Como saber se você foi bloqueado no WhatsApp

Como saber se você foi bloqueado no WhatsApp

Faz tempo que você não recebe uma mensagem daquele "amigo" no WhatsApp? Será que você ficou no vácuo dias depois de ter mandado aquele "alô"? Aprenda algumas dicas para saber se você foi bloqueado no Zap, olhando para pistas como o status e o símbolo de mensagens.

Antes de mais nada, o único jeito de ter certeza que alguém te bloqueou no WhatsApp é perguntando diretamente para ela. O próprio aplicativo explica que deixa uma incerteza no ar por questões de privacidade e segurança. Caso consultar a outra pessoa não seja uma opção, conheça cinco sinais de que você tomou um cartão vermelho no app.

Cuidado: não acredite em apps que prometem mostrar se você foi bloqueado no WhatsApp ou qualquer coisa do tipo, muitos aplicativos falsos se aproveitam da curiosidade das pessoas para aplicar golpes no celular.

1. Símbolo mostrado após enviar mensagens pode indicar um bloqueio

A esta altura do campeonato a maioria das pessoas já sabe o que significam os símbolos de "✓" nas telas de conversa do Zap:

  • ✓: um significa que a mensagem foi enviada do celular para o sistema do WhatsApp;
  • ✓✓: dois símbolos cinzas indicam que a mensagem foi recebida pelo destinatário;
  • ✓✓: dois símbolos em azul representam que a mensagem foi lida pelo seu contato no Zap.

Se você foi bloqueado, o símbolo da mensagem no WhatsApp vai ficar com apenas um ✓, o temido single check. Caso a pessoa te desbloqueie, ela voltará a receber suas mensagens, o que fará o seu app mostrar o double check, ou seja, ✓✓.

WhatsApp Bloqueado 1
Símbolo único e falta da data de conexão podem ser pistas de que você foi bloqueado no WhatsApp / © NextPit

2. Data da última conexão

No topo de cada janela de conversa, o WhatsApp mostra o último horário em que a pessoa se conectou ao aplicativo. O espaço serve ainda para informar se o seu contato está online ou escrevendo uma mensagem, caso ela ou ele não tenha desativado a opção.

Se o WhatsApp mostra um horário, a outra pessoa com certeza não te bloqueou. Porém, caso não haja a informação da última conexão, é possível que você tenha sido bloqueado por ela, caso da imagem acima. Como dá para esconder a informação dos contatos, isso não serve como prova, mas vamos continuar investigando...

3. Foto de perfil e status em branco

Outro forte indício que você foi bloqueado no Zap é se a pessoa ficou de repente sem uma foto de perfil ou status no app. Quando você bloqueia alguém no WhatsApp, seu celular deixa de compartilhar suas atualizações de status e avatar. Mesmo assim, há a chance da pessoa ter trocado de número (sem avisar) ou apagado o app.

WhatsApp Bloqueado 2
Sumiu a foto do contato e ele não responde às chamadas? Hmmmmmm / © NextPit

4. Contatos do WhatsApp que te bloquearam não atendem chamadas

Outro sinal de que você foi bloqueado é caso a pessoa não atenda suas chamadas de voz ou vídeo. Só não vá exagerar, pois vai pegar mal caso tenha sido um outro problema. A explicação para isso é que ao bloquear uma pessoa, você deixa de receber as ligações dela.

O WhatsApp simplesmente fica com o sinal de espera no seu celular como se estivesse chamando, mas a ligação nem mesmo toca para a pessoa que te bloqueou. Provavelmente o app não deixa isso mais claro para não entregar o seu "amigo".

5. Você não consegue incluir quem te bloqueou a grupos

Outro forte sinal de que você foi bloqueado no WhatsApp é não conseguir incluir a outra pessoa em grupos. Ao adicionar um contato a um grupo novo ou já existente, o contador de participantes não vai mudar, mas o app não mostrará nenhum tipo especial de mensagem.

WhatsApp Bloqueado 3
E aqui é melhor desistir... / © NextPit

E se você quiser bloquear alguém?

Já que estamos aqui, por que não ensinar como bloquear um contato no WhatsApp? O processo é bem simples e rápido, basta abrir a tela de conversa com a pessoa e seguir os passos:

  1. Pressione o botão de menu ⋮;
  2. Escolha a opção Mais;
  3. Toque na opção Bloquear;
  4. Confirme o bloqueio com o botão Bloquear, ou então aproveite e denuncie o contato.
WhatsApp Bloquear
Lembre-se que as denúncias são analisadas pelo WhatsApp, então não adianta fazer acusações sem provas / © NextPit

Para desbloquear a pessoa, basta tocar na opção Você bloqueou este contato. Toque para desbloquear e depois confirme pressionando o botão Desbloquear (ou então refazendo os passos da imagem acima).

As mensagens enviadas durante o bloqueio não são entregues ao destinatário, nem mesmo após o desbloqueio. Ou seja, ficam apenas no aparelho de quem tentou enviá-las, eternamente com um único ✓.

Nota: Para desaparecer de vez com um contato da sua lista é preciso apagá-lo da sua agenda.

E você, já foi bloqueado ou bloqueou alguém no WhatsApp?


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas sobre como saber se você foi bloqueado no WhatsApp. Por isso, a atualização e republicação desta matéria será necessária com o tempo. Comentários antigos podem mencionar métodos descontinuados.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Os comentários favoritos dos leitores

  • Whyatt Earp 27/01/2016

    Divergindo um pouco da matéria está dentro do termo usado "amigo". Faça um teste, faça uma festa e depois fique doente, assim você vai perceber quantos e quais amigos você tem. Vivemos hoje uma superficializacão das relações humanas. O "eu te amo" ficou banal demais. Sobre o tal bloqueio, na verdade quem te bloqueou te fez um favor, é sinal que, quem te bloqueou não ia te acrescentar nada. É melhor te bloquear do que vivendo se lamuriando na sua orelha.

  • Marcos Champloni 24/06/2017

    Se você realmente não quer ter contato com alguém, vai ser preciso bloquear a pessoa não apenas no Whatsapp, mas também na sua agenda de contatos. Dessa forma a pessoa não poderá realmente fazer contato com você.

  • Leonardo 28/01/2016

    Ei, tem chato qndo as pessoas adicione vc em grupo, se realmente agente quer participar seria interessante whatsapp pergunta a gente se realmente que fazer parte do grupo, e tao chato as pessoas te adicionar toda hora receber as mensagem de todos do grupo, ai acabo excluido o grupo eu viro chato.

102 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Aldo há 3 meses Link para o comentário

    Oxi.... Matéria velha..... De novo....


  • Mateus Netto 29/10/2018 Link para o comentário

    Vocês não conta com a possibilidade da pessoa tá sem dados móvel ou Net cair.


  •   40
    Conta desativada 23/03/2018 Link para o comentário

    Já bloquiei 10 contatos aqui com essa ferramenta do WhatsApp!


  • Rosy Castro 16/07/2017 Link para o comentário

    Eu ja bloquei o contato.ms continuo vendo a ultima visualização e foto d perfil.como faço pra nao ver mais?


  • Jaiir_Reis 26/06/2017 Link para o comentário

    Ate uma criança e 5 anos sabe disso tudo ai.


  • Luciano Silveira 26/06/2017 Link para o comentário

    Bloqueei um mala uma vez, no dia seguinte me mandou msg no facebook (coisa que nunca havia feito) me perguntando o que havia acontecido, se roubaram meu celular, "vc nao ta respondendo mais..." PQP !!!!! Ja desinstalei o whats por causa de gente assim, basta um que nao pare de mandar bosta o dia inteiro. Aí teve um dia que tava uns 6 só me mandando piada lixo, xingamentos politicos, negao da piroca, e videos inocentes que de repente sai o som explodindo da mulher dando...fiquei um mes sem whats. Aí acabei voltando por causa dos mais chegados da minha famila, bloqueei todos os escrotos de antes, maioria trabalha comigo, olha que legal; e foda-se, eu falo que nao uso mais o whats ,mas volta e meia to mexendo no whats na frente deles, que se lasquem. Depois descobri que um deles que bloqueei, um monte de gente bloqueou tbm, pensa num cara insuportavel...

    Conta desativada


  • Daniel 24/06/2017 Link para o comentário

    Se fui bloqueado nem notei, mal uso WhatsApp!


  • José Luís Silva Martiniano 24/06/2017 Link para o comentário

    Legal essa informação.


  • Diogo Travassos 24/06/2017 Link para o comentário

    Eu sei um 100% eficiente.
    Crie um grupo qualquer e adicione a pessoa que supostamente te bloqueou, se não der certo é porque ela realmente te bloqueou, se der certo, tá tudo ok.


  • Victor Lima 24/06/2017 Link para o comentário

    galera hoje já manja disso aí kkkk


  • Beto Seideman 24/06/2017 Link para o comentário

    De novo?


  •   60
    Conta desativada 24/06/2017 Link para o comentário

    Melhor estar bloqueado do que aturar certas pessoas


    • AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      Isso é verdade!

      Conta desativadaDavid CDConta desativada


  • AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

    Se bem que, às vezes, eu fico sem jeito de bloquear alguém e se esse alguém me bloquear, seria um grande favor.
    Só é xato porque não vou ter como enviar uma mensagem de agradecimento.

    Conta desativadaDavid CDConta desativada


  • Marcos Champloni 24/06/2017 Link para o comentário

    Se você realmente não quer ter contato com alguém, vai ser preciso bloquear a pessoa não apenas no Whatsapp, mas também na sua agenda de contatos. Dessa forma a pessoa não poderá realmente fazer contato com você.


  • Carina Torres 23/05/2017 Link para o comentário

    Ruim é que praticamente todos esses truques ou não dão plena certeza (tenho mais de um contato que não coloca foto nenhuma) ou te fazem pagar um mico imenso caso não tenha sido de fato bloqueado. Pq ou a pessoa tem que mandar msg pra ver se aparecem os dois "tiques", ou tem que tentar ligar ou tentar incluir num grupo. Caso não tenha sido efetivamente bloqueada, a msg chega, a ligação toca e o grupo aparece. Considerando que já há uma desconfiança de bloqueio, dificilmente é alguem para quem se queira realmente fazer qualquer uma dessas coisas


  • Keells Silva 19/02/2017 Link para o comentário

    alguem pode me tirar uma divida , tenho o contato ( mas somente a foto aparece ) o status e o visto não !
    a possibilidade de estar block mesmo a foto aparecendo ...?


    • Rafael P. 16/06/2017 Link para o comentário

      Olá, esta pessoa não te bloqueou.
      Há essa opção em "privacidade", ele apenas não quer compartilhar status e login com os amigos.


  • Allan X. 04/02/2017 Link para o comentário

    Ótimas dicas.


  • Thiago F. Navarro 30/01/2017 Link para o comentário

    Eu já tentei excluir por aqui pessoas que por engano eu adicionei, mas o problema é maior quando essas pessoas simplesmente quando adicionadas, sabendo que alguém pode adicioná-las sequer respondem a mensagem inicial. Logo, o whatssapp além de ser uma ferramenta democrática (não inibindo alguém de adicionar) ainda pode dar a liberdade total para mensagens enganosas ou então para mal-educados.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.