WhatsApp está liberando videochamadas em grupo no Android; saiba como usar

O WhatsApp é um aplicativo que está sempre recebendo recursos a cada nova atualização. Confira a seguir as últimas novidades do aplicativo, incluindo o novo recurso de videochamadas.
Destacar mudanças recentes
Videochamadas em grupo
Atualização, por Bruno Salutes [31/07 às 10:34]
O recurso de videochamadas em grupo começou a aparecer no WhatsApp beta 2.18.162 para poucos usuários, e agora está chegando a versão final do aplicativo. A novidade suporta quatro usuários simultaneamente e está chegando gradualmente, ou seja, nem todos poderão experimentar a função no momento. Para usá-la, basta iniciar uma chamada em vídeo normalmente e depois clicar no botão de "+" no canto superior direito para adicionar mais pessoas.
Assim como nas mensagens, o WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta para preservar a privacidade do usuário. Segundo a empresa, as videochamadas suportam conexões menos estáveis. Vale lembrar que as chamadas por voz também estão suportando mais contatos.

WhatsApp - últimos recursos da versão final
Mensagem marcada como spam: a função alertará o usuário que receber uma mensagem que já foi replicada mais de 25 vezes. Junto com ela, virá um rótulo: “Encaminhada muitas vezes”. Atualmente, a única forma de combater spam no aplicativo é através da própria identificação de cada usuário. Quando recebemos uma mensagem de um contato desconhecido, podemos marcá-la como spam, avisando o WhatsApp do problema, mas só.
Download de dados do perfil: essa nova ferramenta atenta a uma regra estabelecida na Europa, onde tanto o WhatsApp quanto o Instagram estão oferecendo uma função que permite aos usuários salvar seus dados de perfil. Você pode conferir indo até Configurações > Conta > Solicitar dados da conta > Solicitar relatório.

Salvar áudio antes de enviar: você pode gravar uma mensagem de áudio, ouví-la e salvar antes do envio. Essa função pode ser boa para aqueles que estão gravando um áudio, por exemplo, e acabam recebendo uma ligação no mesmo instante. Dessa maneira, o áudio ficará salvo para que você possa retomá-lo após encerrar a ligação.
Áudio sem botão de microfone: basta clicar no microfone e arrastá-lo pra cima para bloquear a captação de áudio. O download do WhatsApp beta você faz aqui.

Baixar arquivos deletados: arquivos costumavam ficar disponíveis por até 30 dias para que você pudesse fazer o download novamente e guardá-los na memória do dispositivo. Agora, contudo, o WhatsApp estará prolongando esse tempo por três meses. Mesmo que você tenha apagado o arquivo será possível recuperá-lo.
Vídeos do YouTube: antes, quando alguém recebia um link do YouTube e clicava nele, o WhatsApp direcionava para o próprio Youtube, caso tivesse instalado no dispositivo do usuário, ou para o navegador padrão. Agora, quando você clicar em um link, o vídeo surgirá como em uma bolha, que vem com os botões de play/pause, fechar e tela cheia. Dá para escolher o lugar da tela em que o vídeo ficará, assim como mudar o tamanho que ele ocupa. As conversas do chat continuam ao fundo e, sim, dá para trocar de conversa e continuar rodando o vídeo.
Notificações personalizadas para grupos: o WhatsApp ganhou um botão que reunirá menções de um contato dentro de determinado grupo. O usuário também receberá uma notificação personalizada quando for citado no grupo. A diferença aqui é que ele poderá clicar nesse widget, digamos, e ir direto às partes nas quais ele foi mencionado.

Limpando conversas e históricos: basicamente, a função permite que o usuário apague históricos de conversas, arquivos trocados em grupos e otimize o armazenamento do dispositivo. Também não existe previsão oficial de liberação do mesmo até o momento. Saiba como usar no artigo abaixo:
Notificação para mudança de número: quando você optar por mudar seu número do WhatsApp, lá nas configurações de conta, encontrará uma opção para notificar seus contatos sobre a mudança. Você pode escolher contatos ou grupos específicos ou simplesmente avisar todos.
Cancelar mensagem enviada: a função mais aguardada pelos usuários do WhatsApp finalmente chegou. O recurso de apagar - cancelar, deletar ou revogar, como quiser - finalmente chegou à versão final do mensageiro. A mensagem pode ser apagada no chat de ambos os contatos em até 7 minutos após seu envio. Os dois contatos ficam com a notificação de remoção do conteúdo, mesmo o conteúdo da mensagem não sendo mais visível.
Para usar, basta selecionar uma mensagem, escolher “Apagar” e em seguida “Apagar para todos”. O exemplo está nas imagens abaixo:

Localização atual: as últimas atualizações oficiais trouxeram a opção de compartilhar sua localização em tempo real, por um determinado período de tempo. A ferramenta pode ser útil para quando estiver encontrando um grupo de amigos para o almoço e quiser que eles saibam quem está a caminho, ou então quando quiser informar sua família onde está, por exemplo. O Google Maps é outro serviço que oferece esse recurso.
Bloqueio de emojis: o WhatsApp está restringindo o uso de determinados emojis em nome de perfil, espaço que muitos usuários escolhem para customizar seus nomes no mensageiro. A empresa resolveu bloquear os emojis de check (✔︎), pois eles podem confundir os usuários do app, visto que contas verificadas de empresas serão liberadas para todos e terão um símbolo de check. Dessa forma, nenhuma pessoa conseguirá se passar por uma conta verificada fazendo o uso desse emoji.

Picture-in-picture: durante uma vídeo-chamada, o usuário pode minimizar a transmissão e continuar usando outras telas do aplicativo normalmente. Agora, o que faz essa função ser restrita é compatibilidade da nova API, presente apenas no Android Oreo. Logo, apenas usuários dessa versão do sistema poderão usar o novo recurso no momento.

Como baixar a última versão do WhatsApp
Se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço.Vale lembrar que o pacote do app disponibilizado no site oficial do WhatsApp (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página do mensageiro.
Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.
Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa, não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp. Porém, se você quiser receber apenas os update com a adição de recursos de forma permanente, poderá aguardar pelo processo normal de atualização de aplicativos pela Play Store.
Atualização semanal do whats!!
Bacana, agora só falta poder mudar o negocio de grupo para que a gente escolha antes aceitar ou não entrar no grupo seria bom vejo muita gente pedindo isso, eu mesmo não ligo muito mas seria bom pra todos
Ainda prefiro o GB Whatsapp.
** Artigo atualizado **
Atualização meia boca, essa do whats, a impressão que dá é que eles estão mais perdidos que cego em meio de tiroteio.
Sobre essa última "novidade"... para que eu vou entrar ou permanecer em um grupo aonde os administradores escolhem quem pode ou não falar. Ridículo isso.
Vai ser tipo os canais do Telegram. Vamos ver se isso eles fazem direito.
Enquanto isso, o Telegram recebeu uma atualização bem interessante essa semana. Agora ao segurar na imagem de um chat é mostrada uma prévia da conversa, e você pode ler as mensagens sem a pessoa saber que foi lido.
Isso não é grupo e sim "canal" (canal de comunicação), e é bem útil. Não foi um fracasso no telegram e não será no WhatsApp, pois existem aplicações úteis para esse recurso.
enfim... pode ser útil em alguns grupos
Foram necessários quase seis anos para que o WhatsApp na sua fase beta apresente TODOS os recursos que o Telegram trouxe no seu lançamento.
Que descaso...
O recurso de grupos onde somente os admins podem falar só fazem sentindo com uma API para terceiros mandarem mensagens. Seria interessante receber avisos da empresa no whatsapp
Atenção usuários do Whatsapp para o toque de 5 segundo para esses grupos que só ADMs falam deixarem de existir....
1 (marcela, thiago sairam)
2 (joão, claúdia, serafina sairam)
3 (pedro saiu)
4 (adm Bruno: galera não saiam)
5 (adm Stella apagou o grupo).
......Whatsapp desiste do recurso
Esse é recurso é útil para criação de canal de comunicação, assim evita bobagens e só é postado as informações relevantes para o qual o grupo foi criado. No telegram isso nem se chama grupo, e sim "canal", esse é o nome certo.
Só a geração frescura total se incomoda c isso. Eh uma função mt interessante para grups voltados a informações administrativas onde só duas ou tres pessoas tem acesso as info e repassam aos demais....evitando q se criem conversas paralelas e tb o envio de fts e vídeos onde o propósito do grupo nao eh esse. Parabéns whatsapp.
Honestamente, até hoje, eu aimda não vi nada que justifique a importância desse recurso.
** Artigo atualizado **
A atualização do whats App.
Sem graça!
Para que já mostrou a galeria para um amigo e esqueceu que tinha recebido nudes no WhatsApp.
nada tão relevante kkk