Como usar o WhatsApp em dois celulares ou com 2 números em um smartphone

Como usar o WhatsApp em dois celulares ou com 2 números em um smartphone

Oficialmente, você só pode usar o WhatsApp com um único número de telefone celular. Mas com alguns truques, você pode "clonar" seu número de telefone para enviar e receber mensagens do "Zap" com sua linha pessoal em dois ou mais smartphones ou usar seu WhatsApp profissional no seu celular particular. Siga nossas instruções para não depender de apenas um aparelho.

Embora o WhatsApp ainda seja o mensageiro mais popular do mundo, existem inúmeras restrições no aplicativo de bate-papo. Para começar, você só pode usar o WhatsApp no smartphone com o cartão SIM ativo do seu número de celular. Isso é especialmente irritante quando você quer usar o mesmo perfil do WhatsApp em dois telefones celulares ou também em um tablet ou PC.

Outro problema é caso você queira ter o número do seu celular de trabalho no WhatsApp do seu celular pessoal. Você pode encontrar as soluções certas para ambos os casos aqui, basta usar os atalhos a seguir:

WhatsApp Web permite clonar o perfil do "Zap" em 2 smartphones

O objetivo do WhatsApp Web é permitir que você acesse de forma fácil as mensagens do seu celular no computador, com as vantagens de teclado maior. Você pode descobrir mais sobre o serviço no nosso guia detalhado para usar o WhatsApp Web. Para acessar a plataforma no seu celular, você pode usar o modo desktop do navegador no smartphone:

2021 03 30 whatsapp dois smartphones
A boa e velha gambiarra / © NextPit
  1. Abra o navegador no celular que vai acessar as duas contas do WhatsApp;
  2. Acesse o site https://web.whatsapp.com/;
  3. Depois toque no botão "⋮";
  4. Escolha a opção "Para computador", a página será recarregada;
  5. Aponte a câmera do outro smartphone para o código QR exibido na tela.

Infelizmente, esta solução apresenta alguns problemas:

  • É necessário manter o celular principal ligado e online o tempo todo;
  • Alguns navegadores reiniciam a página, o que faz com que a conexão seja perdida e precise ser reiniciada;
  • Às vezes o site do WhatsApp se nega a abrir a página do serviço Web, ficando presa na primeira tela.

Você poderá assim enviar e receber mensagens em um outro smartphone ou tablet. Apesar de ser prático acessar o WhatsApp Web no tablet, abrir e usar a página projetada para PCs no celular é um pouco desajeitado.

Apps como o "Whats Web" para Android, ou o "Dual Messenger for WhatsApp" no iOS simplificam um pouco o uso em dois smartphones. Outra vantagem dos aplicativos gratuitos: as mensagens do Whats são acessadas em um app à parte, sem precisar procurar pela aba certa no navegador.

Solução à caminho: usar o WhatsApp em até quatro aparelhos 

Se a alternativa sugerida acima para usar o WhatsApp em vários dispositivos não servir para você, é preciso ter um pouco de paciência. O site WABetaInfo encontrou uma opção para uso simultâneo em vários aparelhos em uma versão de testes do WhatsApp. No futuro, até quatro dispositivos poderão ser usados ao mesmo tempo.

Se o uso em múltiplos aparelhos é importante para você, pode ser um bom motivo para considerar alternativas ao WhatsApp. Existem ainda outros argumentos para abandonar o aplicativo, destacados em meio às polêmicas sobre as políticas de privacidade do app no começo de 2021.

Como usar dois números de WhatsApp em um smartphone

Com um truque simples você pode usar o WhatsApp em um smartphone com dois números ao mesmo tempo. Não importa se o segundo número vem de um cartão SIM em seu celular dual-chip, um número de telefone fixo ou uma linha móvel em outro smartphone.

huawei mate 20 x 10
Aparelhos da Huawei permitem usar apps "duplicados" de mensagens / © NextPit

Opção A: Dual Messenger (apenas no Android)

Muitas marcas de smartphones permitem que duas "versões" do WhatsApp sejam instaladas paralelamente. Nos smartphones da Huawei ou Honor, você conta com a opção "App-Twin" nas configurações do aplicativo. A Samsung chama a opção de "Dual Messenger". Se você não conseguir encontrar uma opção semelhante no seu smartphone, você pode usar o aplicativo Parallel Space em qualquer telefone celular Android. Com ele também é possível clonar mensageiros como o WhatsApp.

A ideia por trás dessas opções é operar não apenas o WhatsApp, como também outros apps associados ao número de telefone, com duas linhas ao mesmo tempo — de trabalho e pessoal, por exemplo. Especialmente nos casos em que os dois chips SIM estão no mesmo smartphone.

E nem mesmo é preciso que o segundo SIM card esteja no celular. No lugar da opção de ativação por código SMS, é possível usar a opção de ligação telefônica no caso do WhatsApp. A alternativa permite obter o código para uma linha fixa, que pode ser digitado em um smartphone com outro número.

Opção B: WhatsApp Business (Android e iOS)  

Destinado originalmente para usuários empresariais, o WhatsApp Business pode ser instalado pela Play Store ou AppStore em seu celular paralelamente ao WhatsApp pessoal. A instalação é feita exatamente da mesma forma, só que não pede o seu nome, mas sim o nome da sua "empresa". Com ele, você tem dois WhatsApps — com números diferentes — no mesmo celular: missão cumprida!

2021 03 30 whatsapp business
Processo de ativação da conta no WhatsApp Business é semelhante ao do "Zap" comum / © NextPit

Outros mensageiros são muito mais práticos

Se você der uma olhada nas alternativas ao WhatsApp, você encontrará opções como o Telegram ou o Signal, compatíveis com vários dispositivos sem precisar de gambiarras. O Telegram, por exemplo, não armazena seus dados na memória interna do dispositivo, mas nos seus próprios servidores. Isso torna muito mais conveniente trocar de smartphone ou acessar e enviar mensagens no PC e outros telefones celulares, inclusive ao mesmo tempo.

Isso resolve ainda a limitação do WhatsApp de precisar manter o smartphone com o perfil do app conectado à Internet, permitindo se comunicar até mesmo quando o celular está sem carga na bateria.

Qual o seu método preferido para driblar as limitações do WhatsApp? Gosta do Parallel Space ou prefere usar outra ferramenta? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

99 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.