NextPit

Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos ao mesmo tempo

Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos ao mesmo tempo

O WhatsApp começou a disponibilizar o recurso de uso em múltiplos aparelhos para usar a mesma conta do Zap em vários dispositivos e sem a necessidade de ter um celular conectado à internet ou mesmo ligado. Explicamos como fazer isso neste tutorial.

WhatsApp: dicas e truques essenciais para o aplicativo

Usar o WhatsApp em vários dispositivos — um smartphone e tablet, por exemplo — ainda é complicado, mesmo em 2021. Mas o aplicativo de mensagens começa a facilitar o processo em sua última versão beta com o recurso chamado de "Múltiplos aparelhos".

Pegue um atalho:

O que é e o que faz o WhatsApp em múltiplos aparelhos?

O recurso de múltiplos aparelhos do WhatsApp — ainda em testes fechados — permite que você utilize o aplicativo em até quatro dispositivos adicionais, seja na web, macOS, Windows ou mesmo no gadget Facebook Portal, sem ter que ficar conectado em seu celular com a conta do aplicativo.

Basicamente, é como conectar vários dispositivos como um PC ou tablet à sua conta, como acontece atualmente no WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop, com a única diferença de que suas sessões não perdem a conexão caso o Zap deixe de funcionar no celular principal.

Este recurso pode ser muito útil se o seu smartphone ficar sem bateria ou perder o acesso à internet.

Como ativar o recurso multi-dispositivo no WhatsApp?

Você pode, se tiver o recurso liberado, adicionar até 4 dispositivos adicionais ao seu celular, ou seja, 5 dispositivos ao mesmo tempo com a mesma conta. Para ativar o recurso multi-dispositivo no WhatsApp:

  1. Abra o menu de Configurações, tocando no botão ;
  2. Escolha a opção Aparelhos conectados;
  3. Toque em Múltiplos aparelhos (Beta), se você não tem esta opção na tela, significa que sua conta ainda está liberada para a novidade;
  4. Escolha Juntar-se ao beta.
whatsapp how to multi device
Veja aqui como ativar o beta de múltiplos aparelhos / © NextPit

Aí está, você acabou de ativar o recurso de múltiplos dispositivos. Os passos são exatamente os mesmos no iPhone e no Android.

Como funciona o WhatsApp em múltiplos aparelhos?

Uma vez ativado, o recurso multi-dispositivo funciona exatamente da mesma forma que a conexão com o WhatsApp Web em um PC ou tablet.

A única grande diferença é que você não precisa ficar conectado com seu celular principal para continuar usando o WhatsApp em seus outros dispositivos. Antes, quando você se desconectava ou fechava o WhatsApp, suas sessões web e desktop também paravam de funcionar. Este não é mais o caso aqui.

  1. Abra as Configurações no botão , e depois abra Aparelhos conectados;
  2. Toque em Conectar um aparelho;
  3. Aponte a câmera do celular para o código QR na tela do PC ou tablet.
how to use whatsapp web on pc
Basta conectar seus dispositivos adicionais via WhatsApp Web como de costume / © NextPit

Finalmente, como se trata de um beta, o WhatsApp afirma que alguns recursos não estão disponíveis, como por exemplo:

  • Ver a localização em tempo real nos aparelhos adicionais;
  • Fixar conversas no WhatsApp Web ou Desktop;
  • Entrar em grupos e ver e redefinir convites para grupos no WhatsApp Web e no WhatsApp para computador;
  • Enviar mensagens ou fazer chamadas usando seu aparelho conectado para contatos que usam versões muitos antigas do WhatsApp;
  • Fazer chamadas usando o Portal ou o WhatsApp para computador para aparelhos conectados que não participam da versão beta para múltiplos aparelhos;
  • Mudar o nome da empresa ou as etiquetas no WhatsApp Business usando o WhatsApp Web ou o WhatsApp para computador.

O WhatsApp explica que você pode conectar até 4 dispositivos companheiros ao mesmo tempo, mas só pode conectar um telefone à conta.

Bem, isso é em teoria. Como você provavelmente sabe, é possível trapacear e conectar-se a outro telefone usando o WhatsApp Web. Basta lembrar de mudar a página móvel para a versão desktop para que o código QR seja exibido em seu segundo smartphone ou tablet.

Como instalar (e usar) o WhatsApp em um tablet Android!

Bem, não ajuda muito, mas é bom saber que isso pode ser feito. Você pode enviar e receber mensagens através do celular secundário com o WhatsApp Web como você normalmente faria de um PC ou tablet, mas você não pode fazer chamadas de voz ou vídeo.

As mensagens do WhatsApp são sempre criptografadas de ponta a ponta em todos os aparelhos?

Em sua página de perguntas e respostas para múltiplos dispositivos, o WhatsApp assegura que "suas mensagens pessoais, mídias e chamadas são criptografadas de ponta a ponta".

Como isso é possível? Cada um dos aparelhos adicionais conectados à sua conta terá agora sua própria chave de identificação e poderá assim criptografar e decodificar as mensagens e outros conteúdos localmente, sem ter que confiar no celular ao qual a conta está registrada.

whatsapp how to multi device encryption
Parte superior: o antigo sistema com o celular como central de criptografia; parte inferior: o novo sistema com cada dispositivo tendo sua própria chave de criptografia de ponta a ponta / © NextPit

O mesmo se aplicará às chamadas de voz e vídeo, que poderão funcionar sem se comunicar com o smartphone com o chip da linha telefônica. O WhatsApp assegura, entretanto, que as mensagens permanecerão sincronizadas entre dispositivos, o que significa que você encontrará seu histórico de conversas de um dispositivo no outro, mesmo que o celular não seja mais usado como central.

Um detalhe é que será necessário usar o WhatsApp no celular principal pelo menos uma vez a cada 14 dias, caso contrário, as sessões ativas nos dispositivos adicionais serão encerradas. Isto garante que o dono da conta tenha sempre acesso ao seu aparelho principal.

WhatsApp Web não funciona? Como resolver os problemas mais comuns

WhatsApp Web permite clonar o perfil do "Zap" em 2 celulares

Enquanto o recurso de múltiplos aparelhos do WhatsApp mantém a limitação de funcionar em apenas um celular, é possível utilizar a gambiarra já compartilhada por muitas pessoas para abrir o app em dois smartphones: usando o WhatsApp Web.

O objetivo original do WhatsApp Web é permitir que você acesse de forma fácil as mensagens do seu celular no computador, com as vantagens de teclado maior. Você pode descobrir mais sobre o serviço no nosso guia detalhado para usar o WhatsApp Web. Para acessar o recurso no seu celular, você pode usar o modo desktop do navegador no smartphone:

2021 03 30 whatsapp dois smartphones
A boa e velha gambiarra / © NextPit
  1. Abra o navegador no segundo celular que vai acessar a conta do WhatsApp;
  2. Visite o site https://web.whatsapp.com/;
  3. Depois toque no botão ;
  4. Escolha a opção Para computador, a página será recarregada;
  5. No celular principal, toque no botão , escolha a opção Aparelhos conectados e depois toque no botão Conectar um aparelho;
  6. Aponte a câmera do smartphone principal para o código QR exibido na tela do segundo celular.

Infelizmente, esta solução apresenta algumas limitações:

  • É necessário manter o celular principal ligado e online o tempo todo;
  • Alguns navegadores reiniciam a página, o que faz com que a conexão seja perdida e precise ser reiniciada;
  • Às vezes o site do WhatsApp se nega a abrir a página do serviço Web, ficando presa na primeira tela.

Você poderá assim enviar e receber mensagens em um outro celular ou tablet. Apesar de ser prático acessar o WhatsApp Web no tablet, abrir e usar a página projetada para PCs no smartphone é um pouco desajeitado.

Apps como o "Whats Web" para Android simplificam um pouco o uso em dois celulares. Outra vantagem dos aplicativos gratuitos: as mensagens do Whats são acessadas em um app à parte, sem precisar procurar pela aba certa no navegador.

WhatsApp: problemas mais comuns e suas soluções

Chegamos ao fim deste tutorial sobre como habilitar e usar o recurso de múltiplos aparelhos no WhatsApp. O que você achou do recurso? Você ainda está usando o WhatsApp beta e já recebeu a novidade? Fale sobre o novo recurso nos comentários.


Tutorial atualizado em julho de 2021 com o novo recurso de Múltiplos aparelhos, comentários anteriores podem fazer referência às alternativas disponíveis anteriormente, como usar o WhatsApp Web em um segundo celular.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

100 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • GG Silva há 5 meses Link para o comentário

    Tanto puxa e estica para que? Usa o Telegram e acabe com este tormento.


  • Smurf 07/10/2019 Link para o comentário

    O parallel space pode ser usado para clonar o wats em outro aparelho? Tendo o nr do aprelho e instalando com o cod enviado via sms pelo watss?


  • Mariana silva 02/05/2018 Link para o comentário

    Spymaster é o melhor programa para clonar WhatsApp, ele mostra mensagens, audios e fotos:


  • Jeff William 17/12/2017 Link para o comentário

    Disa é o nome do aplicativo que você precisa . Eu uso no meu


  • Emilyn Barbosa 25/11/2017 Link para o comentário

    No caso, trabalho numa empresa onde eu queria ajudar minha outra colega de trabalho que recebe mais de 100 msgs no WhatsApp da empresa por dia, ela finaliza o expediente e ela nunca consegue zerar as mensagens, creio que eu possa ajudá la agilizando com esse procedimento.


  • Gui Santos 16/06/2017 Link para o comentário

    Não to conseguindo copiar a pasta do backup pro segundo aparelho. Aparece uma mensagem dizendo que alguns arquivos estão corrompidos. Ja fiz e refiz o backup umas 5 vezes e sempre a msm msg


    • Gui Santos 16/06/2017 Link para o comentário

      Opa, conseguir, eu tava recortando a pasta n sei pq isso faz corromper kkk enfim copiei a pasta e agora foi. Vou deixar a pergunta ai caso alguem tenha o msm "problema".


  • Cristie Gambetta 26/04/2017 Link para o comentário

    Quem pode me ensinar a usar telegram ? Para ter o mesmo whats em 2 aparelhos e com os dois funcionando simultaneamente? Me ajudem.😘


  • Renato Gomes 24/03/2017 Link para o comentário

    Fiz o procedimento, e pra quem está na duvida vou explicar o que acontece. Os teus telefones não irão sincronizar as mensagens enviadas. Quando um estiver funcionando o outro não irá funcionar.


  • Nivaldo Cavalcante 30/01/2017 Link para o comentário

    O método sem root é meio que "dispensável", não?


    • Gustavo Primo 30/01/2017 Link para o comentário

      Acho que não. Se você tiver um Tablet e tiver medo ou falta de experiência para fazer root é uma opção bem interessante ao meu ver.


  • Diogo Travassos 29/01/2017 Link para o comentário

    Acho que quem comenta não leu nada, pqp, paralel space é o @#$%, ninguém quer ter 2 Whastapps no mesmo telefone, voltem e leiam, se não entenderem, leiam novamente até entender a proposta.


  • Josias Marinho 29/01/2017 Link para o comentário

    Seria bom tbm se os filmes na Playstore fosse gratuito


  • Roger S. 29/01/2017 Link para o comentário

    Desnecessário isso pra mim, o que uso são duas contas no mesmo aparelho...


    • Luis Gustavo 30/01/2017 Link para o comentário

      O Knox é estilo o app Parallel, para duas contas no MESMO aparelho, a ideia aqui é manter o mesmo número de Whats em dois aparelhos diferentes ;)


  •   54
    Conta desativada 28/01/2017 Link para o comentário

    Uso o whatsChrome que tem a mesma função do whatsapp web, mas funciona melhor.


  • Thiago19 28/01/2017 Link para o comentário

    Acho bem inútil esse whatsapp web, ao meu ver não funciona direito e a falta de verificações em duas etapas torna o processo pouco seguro, facilmente se consegue espionar alguém por ter acesso ao aparelho por alguns minutos.


  • Vilson Lima 28/01/2017 Link para o comentário

    use o aplicativo yowhatsapp no meu s5 duos funciona que é uma beleza

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.