Telegram vs. Signal: os mensageiros cara-a-cara

Telegram vs. Signal: os mensageiros cara-a-cara

Telegram ou Signal — qual destes dois aplicativos de mensagens é o melhor e, portanto, também a melhor alternativa ao WhatsApp? Vamos descobrir neste comparativo direto entre os dois mensageiros instantâneos!

Vamos falar mais uma vez de mensageiros. Não importa se você usa seu celular 24 horas por dia ou de maneira mais comedida: todos temos pelo menos uma dessas ferramentas de bate-papo instalada no smartphone. E apesar de todas as razões que podem ser apresentadas contra o WhatsApp, o aplicativo do Facebook ainda é o mais usado no mundo inteiro com mais de dois bilhões de usuários ativos.

Se você procura por uma alternativa, encontrará de cara o Telegram e o Signal. Ambos os apps funcionam de forma muito semelhante ao Zap e basicamente trazem um visual parecido entre si. Aqui, vamos comparar o Signal e o Telegram: qual aplicativo é mais seguro, qual tem melhor aparência, oferece mais recursos e pode ser usado de forma mais versátil? Confira as respostas!

Pegue um atalho:

Opções de design e personalização

Quando você instala um novo mensageiro, a primeira coisa que chama sua atenção é o visual. A boa notícia para os recém chegados ao Signal ou Telegram é que quem já conhece o WhatsApp rapidamente se sentirá em casa com o Signal ou Telegram. As telas de conversas são muito parecidas em todos os três apps.

Sginal Chat
Figurinhas e GIFs também estão disponíveis no Signal / © NextPit

Assim, em ambos os casos, você tem uma lista geral com seus contatos e de lá você pode abrir cada conversa, que também tem um design familiar. Atualmente, nenhum app de bate-papo pode ficar sem figurinhas (stickers) e —assim como os obrigatórios emojis — tanto o Signal como o Telegram oferecem pacotes de figurinhas e sim, você também pode usar GIFs animados para mandar aquele bom dia no grupo da família.

Neste ponto o Signal ainda engatinha. O número de stickers ainda é bastante administrável, enquanto que no Telegram você será soterrado por uma avalanche de pacotes de figurinhas e pode até mesmo criar e compartilhar seus próprios stickers (por que o NextPit não tem seu próprio conjunto de figurinhas?).

Por isso, se a variedade de figurinhas é importante para você, o Telegram saí com vantagem neste duelo. Isto também se aplica às opções de personalização para as janelas de bate-papo. Você pode personalizar os fundos e as bolhas de chat tanto no Telegram como no Signal de acordo com suas necessidades.

No caso do Signal, descobrimos que podemos personalizar tanto as cores dos fundos quanto os balões de conversa. Você pode até mesmo escolher gradientes e selecionar fotos como fundo. O Signal oferece quatro tamanhos de fonte diferentes (Pequeno, Normal, Grande ou Extra Grande) e também pode ajustar o idioma. Você também pode optar pelo visual claro ou escuro.

Signal Colors
O Signal oferece algumas opções de personalização / © NextPit

Para a maioria de nós, essas opções devem ser suficientes, certo? Mas se olharmos agora para o Telegram, você verá que ele vai um passo além e oferece mais opções. Naturalmente, você também pode escolher o idioma, mas também pode ajustar o tamanho da fonte, escolher entre cinco temas (clássico, dia, escuro, noite e ártico), usar balões de chat quadrados ou redondos, ativar as animações e também personalizar a visão geral da conversa.

Você também pode personalizar os fundos no Telegram. Além disso, você pode selecionar temas, para os quais a visualização também pode ser ajustada. Como você pode ver, você pode passar dias customizando o Telegram - se você quiser.

telegram app review ui customization
O Telegram é o paraíso para quem gosta de personalização / © NextPit

Eu já mencionei as figurinhas, mas o Telegram também oferece as chamadas "máscaras", que são filtros para aplicar nas suas fotos.

Resumindo, o Telegram é muito mais completo e deixa não apenas o Signal, como também o WhatsApp bem para trás. Se o comparativo fosse com pontos para cada seção, ele iria claramente para o Telegram, embora o Signal não se saia tão mal assim.

Review do Telegram: facilidade e segurança para suas mensagens

Compatibilidade do aplicativo e suporte

Vamos agora deixar o visual para trás e passar para coisas mais fundamentais: quanto custam os mensageiros, onde posso obtê-los, onde posso usá-los e — se possível — em quantos dispositivos ao mesmo tempo?

A boa notícia primeiro: os dois mensageiros são gratuitos e podem ser baixados das lojas de aplicativos para Android e iOS.

Você também pode usar o Signal como um aplicativo desktop para Windows, Mac e Linux. O Telegram também permite que você faça isso, mas também oferece a opção de funcionar na tela do navegador. Como o WhatsApp, ambos os mensageiros precisam de um número de telefone.

telegram app review desktop and web versions
O Telegram também pode funcionar no navegador / © NextPit

Enquanto você pode usar o Signal em até cinco dispositivos simultâneos, o número de dispositivos é ilimitado no Telegram — ótimo para quem sonha em usar o aplicativo de mensagens em mais de cinco dispositivos diferentes.

Enquanto o Telegram sincroniza tudo através da nuvem, o Signal funciona de maneira independente. Aqui, provavelmente é uma questão de gosto qual é melhor: se a sua prioridade é segurança, talvez seja melhor que tudo esteja armazenado localmente no dispositivo. Mas é claro que o uso da nuvem é mais conveniente. Falaremos sobre segurança mais tarde, em uma seção específica.

Neste ponto, o Telegram é talvez um pouco mais versátil, mas geralmente os dois mensageiros estão no mesmo nível.

Telegram vs Signal: recursos

Os recursos são realmente uma prioridade ao escolher um mensageiro? Pergunto isto porque, para mim, outros fatores desempenham um papel mais importante no uso do aplicativo: ser seguro e meus contatos estarem disponíveis! E claro, eu não poderia viver sem as queridas mensagens de voz...

Mas já que encontramos as funções básicas — conversar, grupos, mensagens de voz e vídeo, envio de fotos, vídeos e outros arquivos — em qualquer aplicativo de mensagens, a gama de recursos não é exatamente a primeira coisa que eu vejo nessa categoria.

Mensagens de voz

Para esta comparação entre o Signal e o Telegram, ambos contam com a opção de envio e recebimento de mensagens de voz, ainda que tenha encontrado algumas interrupções ao usar o recurso no Signal.

O Signal oferece a opção de ouvir as mensagens de voz em velocidade dupla ou meia velocidade. Gosto muito de usar a primeira opção. Se eu quiser responder a um áudio muito longo, mas não tenho tudo o que foi dito à mão, este recurso é muito útil quando preciso ouvir novamente alguma mensagem.

Mas eu não consigo entender porque alguém vai querer ouvir uma mensagem de voz em meia velocidade (a menos que você queira que as mensagens dos seus amigos soem como se tivessem sido gravadas no meio da bebedeira). Se você tocar no ícone de mensagem de voz no Telegram, você passa para a opção de mensagem de vídeo. Eu não encontrei uma função equivalente no Signal. Se ela existir e eu for estúpido demais para encontrá-la, por favor, me avise nos comentários.

Janela de bate-papo

A função principal de um mensageiro é, naturalmente, as conversas de texto. Gostaria de destacar as diferenças funcionais nas janelas de bate-papo dos dois apps. Já falamos acima sobre o fato de que o Telegram dá mais opções em termos de figurinhas.

O que me agrada no Signal, por outro lado, é que — semelhante ao Facebook e ao Facebook Messenger — você pode adicionar emojis de reações a cada mensagem. Basta tocar uma mensagem por algum tempo e selecionar o emoji desejado. Esta é uma característica que eu realmente gosto de usar.

Signal Reactions
Você pode fingir aquele interesse sincero em memes engraçados com um emoji de reação / © NextPit

É claro, você também pode enviar todo tipo de arquivos em ambos os mensageiros. Vale mencionar, entretanto, que o Signal permite o envio de arquivos até 100 MB, enquanto o Telegram permite o envio de arquivos gigantescos de até 2 GB. A propósito, quando você envia arquivos de mídia com o Signal, eles não são automaticamente adicionados à sua galeria.

O Telegram também oferece as chamadas "conversas secretas". Lá — e somente lá — você pode contar com a criptografia de ponta a ponta que se aplica a todas as conversas no Signal.

Ambos os mensageiros permitem que você fixe as conversas para que você possa sempre ficar de olho nelas. O Signal também oferece a opção de enviar uma mensagem para você mesmo. Para falar a verdade, acho isto muito prático para enviar rapidamente uma ou duas frases como um lembrete, especialmente se você não usa outras ferramentas para isto.

Além disso, ambos os mensageiros oferecem a possibilidade de enviar mensagens que se autodestroem (ou efêmeras). O Telegram também permite enviar mensagens "silenciosas" que não incomodam a outra pessoa com notificações e você também pode agendar mensagens.

Grupos

A disponibilidade de grupos também é uma questão natural para os mensageiros modernos e, portanto, não precisa realmente ser mencionada separadamente. Portanto, vamos nos concentrar aqui também nas diferenças essenciais. A maior diferença entre o Signal e o Telegram está no tamanho dos grupos: com o Telegram, você pode reunir até 200.000 pessoas em um grupo.

Participe do canal oficial do NextPit no Telegram

Com o Signal, por outro lado, o limite é de 1.000 pessoas. Para qualquer um com um círculo de amigos normal, isto é absolutamente suficiente. Mas se você tem pretensões de se candidatar nas próximas eleições, talvez precise de mais espaço no app para alcançar mais votos. A vantagem para o Signal, no entanto, é que os grupos também são completamente criptografados, ao contrário dos grupos no Telegram.

O Telegram oferece muito mais funções que vão além do escopo deste artigo. Você pode usar bots, criar enquetes, exibir pessoas nas proximidades e muito mais. Chamadas de voz e vídeo também estão disponíveis, assim como no Signal. Em geral, pode-se dizer que ambos os aplicativos têm todas as funções básicas, cada um deles tem alguns truques que nem o WhatsApp tem, mas no final o Telegram tem mais funções do que o Signal.

Criptografia e proteção de dados

how to hide phone number telegram hero
Você pode ocultar seu número de telefone no Telegram / © NextPit

O último ponto, e certamente não menos importante, é a segurança. O Telegram gosta de se posicionar como uma alternativa segura ao WhatsApp, por outro lado não oferece na data de publicação deste comparativo sua política de privacidade em português.

É importante observar que nem todas as conversas são automaticamente criptografadas de ponta a ponta no Telegram. Somente as "conversas secretas" oferecem esta criptografia. Isto significa que todas as outras mensagens, incluindo grupos, não são criptografadas de ponta a ponta.

As conversas normais que passam pela nuvem só oferecem criptografia cliente-servidor/servidor-cliente. Quem tem acesso aos servidores do Telegram também tem acesso aos dados ali armazenados! Além disso, os servidores não são de código aberto.

Os números de telefone e nomes de contatos da lista de endereços são armazenados. Você até pode criar pseudônimos, mas você pode sempre ser encontrado por seus contatos. Os metadados são armazenados e mantidos pelo Telegram por até 12 meses, embora o app declare que estes dados não serão revendidos ou usados para fins publicitários.

 

Como esconder seu número de telefone no Telegram

 

O Signal não está livre de críticas, porque nele também a política de privacidade não está disponível em português. Além disso, há críticas de que o Signal também lê a agenda de contatos, mas pelo menos apenas localmente.

Além disso, o Signal se apresenta como um modelo de segurança, que codifica todo o conteúdo de ponta a ponta. No Signal você também não precisa usar seu nome verdadeiro, mas pode escolher um pseudônimo — até mesmo um emoji, se preferiro. O Signal tem o código fonte completamente aberto, e qualquer pessoa pode ver cada linha de código que é processada.

Outra grande vantagem: o Signal é apoiado por uma fundação, portanto não tem que ser lucrativo. Portanto, não há motivo algum para que o Signal colete seus dados e os venda por aí.

Neste momento, já deve estar claro para você quem está à frente nesta categoria, certo? Se esta informação não for suficiente para você, vale mencionar que Edward Snowden, entre outros, recomenda o Signal tão claramente quanto ele prega contra o Telegram.

Além disso, até mesmo o Facebook adotou a tecnologia de criptografia do Signal no WhatsApp, deixando o Telegram para trás neste quesito. Mas se o seu motivo para usar estes mensageiros é escapar do controle de dados do Facebook, você está a salvo de Mark Zuckerberg tanto com o Telegram quanto com o Signal. No entanto, o vencedor desta categoria só pode ser o Signal.

Conclusão: e o vencedor é...

Evitei dar pontos em cada categoria de propósito. O resultado disso seria a escolha do Telegram como vencedor.

Mas não quero facilitar as coisas assim. O Signal carrega principalmente a bandeira da segurança e faz isso consciente de que em outros pontos pode ficar para trás do WhatsApp ou do Telegram.

Se a segurança está no topo da sua lista, então o vencedor neste duelo só pode ser o Signal. Exceto ler sua agenda de contatos, o Signal não mostra nenhuma fraqueza, criptografa tudo de ponta a ponta, tem código aberto e não está obrigado a ganhar dinheiro.

Em termos de recursos, o troféu tende a ir para o Telegram. O Signal até ganhou uma série de recursos em 2021, mas no momento está longe de alcançar o Telegram — na minha opinião, nem mesmo o WhatsApp. Além de todas as funções normais de bate-papo, você pode criar grupos enormes, usar bots e enviar arquivos gigantescos no Telegram. Analisando assim, o Telegram é praticamente um canivete suíço de redes sociais.

Então, qual é o melhor mensageiro? Se você está deixando o WhatsApp porque está procurando uma alternativa segura, então o vencedor neste duelo só pode ser o Signal. Mas se você quer apenas abandonar o Facebook e procura o melhor em termos de aparência e funcionalidade, o Telegram é a melhor escolha.

 

Como migrar do WhatsApp para o Signal Messenger
Como transferir as conversas do WhatsApp para o Telegram

 

Por último, mas não menos importante, o número de usuários em cada serviço ainda é o fator decisivo na hora de escolher um app de mensagens. Neste ponto também, o Telegram ainda está bem à frente do Signal, portanto, é mais provável que você encontre seus contatos nele.

 

WhatsApp: as melhores alternativas em 2021

 

Portanto, não é tão simples indicar um vencedor neste duelo. Cabe a você, com seus hábitos e preferências — mas também seu poder de persuasão: convencer seus conhecidos a mudar para um ou outro mensageiro. Diga nos comentários se você prefere o Telegram ou o Signal, e qual o motivo da sua preferência.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.