Como migrar do WhatsApp para o Signal Messenger

Como migrar do WhatsApp para o Signal Messenger

O mensageiro Signal é uma séria alternativa ao WhatsApp. Ainda assim, muitas pessoas hesitam em fazer a mudança. O NextPit mostra a maneira mais fácil de migrar do WhatsApp para o Signal no seu celular.

A história já é conhecida: muita, mas muita gente volta e meia ameaça deixar o WhatsApp — desconfiança com o Facebook, quedas e bloqueios inesperados... —, até citamos algumas razões contra o Zap. Mas pouca gente realmente põe em prática a decisão e muda para uma alternativa ao WhatsApp, como o Telegram ou Signal.

Isto certamente se deve ao fato de que você tem muitos contatos no WhatsApp e o Signal ainda é pouco usado, especialmente no Brasil. Pesa ainda a necessidade de informar os conhecidos de que você pretende pular a cerca dos mensageiros e para isso você precisa de um roteiro. Mas vamos tentar ajudá-lo:

Como mudar para o Signal

Baixar e instalar o Signal

Se você está preparado para deixar o WhatsApp para trás, então eu imagino que você já tenha o Signal instalado. Caso contrário, esse deveria ser o seu primeiro passo, claro. O Signal está disponível para celulares Android e iPhones, assim como para iPads. Além disso, há também uma versão do Signal para desktops, tanto Windows, macOS e Linux.

O aplicativo é gratuito e é instalado rapidamente. Sua conta fica vinculada ao seu número de telefone, assim como no WhatsApp, confirmado com um código de verificação enviado ao seu celular. Depois disso, você está pronto para a mudança.

Informe os contatos no WhatsApp

Claro que você pode sair de fininho do Zap, mas basicamente usamos o aplicativo porque é lá que está nossos amigos e parentes. Portanto, quando você passar para o Signal, vai querer encontrar lá o maior número possível de seus contatos. Para isso, vale deixar uma pequena provocação no WhatsApp.

LeavingWhatsApp
Aqui está alguém decidido a deixar o WhatsApp... / © NextPit

Você pode usar até mesmo as próprias ferramentas do WhatsApp para avisar os conhecidos da mudança, alterando sua mensagem de status e até 

Deixando de lado possibilidades irreais como veicular anúncios de página inteira em jornais diários e comerciais de TV, você fica essencialmente com as ferramentas de bordo que o WhatsApp já vem com: a mensagem de status e as transmissões do WhatsApp.

Alterar o status do WhatsApp

O status do WhatsApp é o equivalente às Stories no Instagram ou Facebook. Ou seja: você pode colocar uma mensagem visível a todos os contatos, que informa que você está deixando o Zapzap e que passará a usar o Signal. Usar o recurso é fácil, mas depois de 24 horas, este status desaparece e é claro que você não tem nenhuma garantia de que todos os seus contatos irão ver a mensagem.

Transmissão no WhatsApp

Talvez seja mais viável utilizar o recurso de transmissão. Você pode acessá-lo através do menu no canto superior direito. A vantagem aqui é que você pode enviar uma mensagem para até 256 de seus contatos de uma só vez. Aí você simplesmente escreve que está largando o WhatsApp e deixa o link para o download do Signal e pronto.

WhatsApp Broadcast
Sobre a WhatsApp Broadcast você pode escrever diretamente a 256 amigos ao mesmo tempo. / © NextPit

Como mudar seu status ou usar a função de transmissão, você encontrará em detalhes em nosso artigo WhatsApp dicas e truques explicados, bem como uma cornucópia inteira de outras dicas para o Messenger.

Back up das fotos, vídeos e bate-papos

A péssima notícia para qualquer pessoa que passe do WhatsApp para o Signal: não há o recurso tudo-em-um que permite levar todos os seus contatos, fotos, vídeos e o histórico de bate-papo com você. Portanto, infelizmente, você não pode importar uma conversa para o Signal e retomar onde parou no Zap.

Por isso, se houver fotos ou vídeos que você gostaria de manter após desinstalar o WhatsApp, você precisará fazer um backup deles. Provavelmente você já utiliza um serviço como o Google Photos, que faz automaticamente uma cópia de seus arquivos. Desde que o Google Photos mudou recentemente as regras de armazenamento, citamos algumas alternativas ao serviço do Google para guardar suas fotos de forma conveniente e gratuita.

Mas talvez você esteja menos interessado em memes e fotos de bebedeiras e mais interessado nas conversas que teve ao longo dos anos? Nesse caso, você pode exportar seu bate-papo. Neste caso, você tem a escolha se quer salvar apenas o texto ou também as fotos e vídeos.

Como mencionado anteriormente, você não pode importar esses arquivos para o Signal, mas pelo menos pode enviar suas conversas favoritas por e-mail ou guardá-las em outro lugar para não perdê-las para sempre.

Convide seus amigos para o Signal

Signal Invite
Com a função "Convidar" você pode incomodar seus contatos / © NextPit

O Signal também mostra todos os contatos da agenda que já utilizam o mensageiro. Mas se você estiver sentindo falta de seus antigos contatos no WhatsApp, pode enviar um convite. Você pode fazer isso no canto superior direito da tela do Signal no menu com os três pontos. Você encontrará a opção "Convide amigos" que mostra um link para o Signal, que você pode enviar via WhatsApp ou qualquer outra forma para seus contatos.

Mas tenha cuidado - alguém que não tenha seguido seu convite depois da nona tentativa provavelmente não irá mudar de ideia na décima vez...

Apague o WhatsApp

Finalmente chegamos ao grande momento: você informou a todos que está deixando o WhatsApp, seus bate-papos e fotos favoritos estão guardados, e você está decidido. A única coisa que resta fazer é excluir o WhatsApp de seu celular.

Em princípio, é claro, você pode usar os dois apps lado a lado, pelo menos durante um período de transição. Sinceramente, é assim que estou fazendo, mas ao mesmo tempo acho que é mais "honesto" excluir o WhatsApp diretamente se você quiser se livrar do serviço do Facebook.

É radical, mas pode convencer os amigos indecisos de que você está falando sério e que eles devem dar uma chance ao Signal. É claro, há também o risco de que eles não o sigam e você fique praticamente sozinho. Mas honestamente, se um contato some só porque você não está disponível no WhatsApp - então talvez não tenha sido um contato tão importante, não é mesmo?

De qualquer forma, diga quais são seus planos. Você usa o WhatsApp e planeja mudar? Você usa o WhatsApp e o Signal lado a lado ou prefere alternativas completamente diferentes? Já tentou (sem sucesso) convencer os contatos a migrar e desistiu depois da trabalheira que deu? Escreva nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.