NextPit

Telegram: saiba tudo sobre o app de mensagens

Telegram: saiba tudo sobre o app de mensagens

Você acabou de instalar o Telegram ou ainda está procurando uma alternativa ao WhatsApp? Neste artigo, o NextPit explica tudo o que você precisa saber sobre o app de mensagem. De testes a comparações e tutoriais, consulte nosso guia completo sobre o Telegram para dominar o aplicativo de bate-papo.

O que é Telegram? Minhas mensagens são criptografadas no Telegram? Como o Telegram se compara ao WhatsApp ou Signal? Como funcionam os bots do Telegram? O NextPit responde a todas estas perguntas neste guia definitivo para o aplicativo de mensagens instantâneas.

Esta página reúne todo o conteúdo principal que o NextPit fez sobre o Telegram e o redireciona para todos os nossos artigos de acordo com suas necessidades. Este guia será atualizado regularmente à medida que mais artigos sobre o app forem publicados por nossos editores.

Pegue um atalho

O que é o Telegram

Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens lançado em 2013 pelos irmãos Pavel e Nikolai Durov, que anteriormente fundaram a VKontakte, que pode ser descrito como o 'Facebook russo'. Atualmente, a empresa por trás do Telegram está sediada em Dubai.

Atualmente, o aplicativo anuncia ter 500 milhões de usuários ativos por mês. Segundo o blog SEO Backlinko, "25 milhões de novos usuários se juntaram ao Telegram durante um pico de 72 horas em janeiro de 2021. Isto equivale a cerca de 8,33 milhões de novos registros por dia. E mais de 100 milhões de novos usuários começaram a usar o Telegram somente em janeiro. Na verdade, a base de usuários do aplicativo cresceu a uma taxa superior a 40% a cada ano desde seu lançamento em 2013".

No começo, o Telegram se apresentou como o app desafiante, pronto para encarar os rivais estabelecidos. O aplicativo tinha um espírito rebelde e anti-sistema instigado por seus fundadores, que estavam eles mesmos engajados politicamente contra a "estrutura russa", o que até os colocou em conflito com as autoridades.

Mas hoje em dia, o Telegram é dirigido a todos os tipos de uso, pessoal ou profissional. Ao mesmo tempo em que é mais focado na proteção de dados e privacidade, o Telegram é mais popular do que o Signal e é uma alternativa viável ao gigante ZapZap.

Como funciona o Telegram

O Telegram funciona como um aplicativo de mensagens tradicional. Você pode enviar mensagens para outras pessoas, criar conversas em grupo, fazer chamadas de voz e vídeo e enviar arquivos e figurinhas (stickers).

Entretanto, o que diferencia o Telegram dos rivais é a sua política de privacidade, bem como outras características específicas do aplicativo, tais como opções de bate-papo, personalização e também a questão da criptografia de dados.

Finalmente, o Telegram não depende de nenhuma grande empresa tecnológica ou do chamado "BigTech", ao contrário do WhatsApp que pertence ao Facebook, por exemplo. Entretanto, seu fundador Pavel Durov anunciou no final de 2020 que planejava monetizar o Telegram integrando anúncios, bem como as compras no app.

O envio de mensagens pelo Telegram é seguro?

Todas as mensagens do Telegram são criptografadas. As mensagens em conversas secretas utilizam criptografia de ponta a ponta ou cliente-cliente, enquanto as mensagens tradicionais utilizam criptografia cliente-servidor/servidor-cliente e são armazenadas criptografadas nos servidores do Telegram.

Mas o que isso significa na prática? Usando o WhatsApp ou Signal como exemplo, tudo neles é criptografado de ponta a ponta. Portanto, somente você e a pessoa com quem você está falando podem ler sua conversa. No Telegram, as mensagens normais são criptografadas entre o cliente e o servidor, e no próprio servidor, mas as conversas são tecnicamente acessíveis a partir da nuvem.

Somente as mensagens enviadas em uma conversa secreta são criptografadas de ponta a ponta.

Como baixar e instalar o Telegram?

Você pode usar o Telegram em um celular, tablet e até mesmo em um computador. O Telegram tem aplicativos para iOS (9.0 e acima), Android (4.1 e acima), um aplicativo nativo no macOS e um aplicativo de desktop universal, Telegram Desktop, para Windows, MacOS e Linux. O Telegram Web também pode acessar suas mensagens através de seu navegador.

Aqui estão todos os links para baixar a última versão do Telegram em:

Como usar o Telegram? Nossas dicas e truques

O Telegram oferece alguns recuros não encontrados em seus dois principais concorrentes, com muitas opções de personalização. Note que o Telegram tem um canal oficial de Dicas e truques, que funciona no próprio aplicativo.

No NextPit, oferecemos um guia completo para começar a usar o Telegram ou para aproveitar ainda mais o app. Este artigo reúne todas as nossas dicas e truques, assim como algumas opções secretas do Telegram.

Vamos expandir esta seção com tutoriais individuais para responder a perguntas específicas.

Telegram
Nossas dicas e truques para dominar o Telegram / © New Africa / Shutterstock.com

Telegram vs. Signal vs. WhatsApp, qual é o melhor app de mensagens?

Junto com o Signal, o Telegram é uma das alternativas mais conhecidas para o ZapZap. Os critérios para distinguir ou comparar os três apps de mensagens dizem respeito principalmente à criptografia das mensagens, aos backups e ao armazenamento de seus dados e recursos como chamadas de vídeo, gerenciamento de grupos, etc...

O NextPit em breve publicará comparativos completos que serão agrupados aqui com uma grade de recursos clara e compreensível. Enquanto isso, você já pode ler nosso artigo sobre 8 boas razões para trocar o WhatsApp por uma alternativa como o Telegram.

drake meme whatsapp alternatives thumb2
Como o Telegram se compara a outros apps de mensagens como o WhatsApp e o Signal / © NextPit

O Telegram não está funcionando? Nossas soluções para os bugs mais comuns

O Telegram está fora do ar? Ou você não consegue se conectar ao Telegram Web no seu navegador? O NextPit também fornecerá um guia com a solução para os erros e bugs mais comuns do aplicativo.


É tudo para este guia completo do app de mensagens Telegram. Assim como as 7 maravilhas do mundo, ele não será construído em um dia. Vou atualizar este artigo regularmente, acrescentando guias, tutoriais, testes e comparativos que publicarei em breve.

O objetivo é fornecer a você uma central de informações, que reúne tudo o que o NextPit publicou sobre o Telegram. Meus colegas do NextPit também estão preparando páginas similares para o WhatsApp e o Signal.

Também estou sempre aberto a sugestões e até mesmo pedidos para melhorar este artigo. Você tem uma pergunta específica ou uma necessidade em relação ao Telegram? Por favor, diga nos comentários e eu tentarei responder.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.