NextPit

Como recuperar fotos e vídeos apagados do celular

Atualizado: instruções revisadas
Como recuperar fotos e vídeos apagados do celular

Quer saber como recuperar fotos e vídeos apagados do seu celular? Neste artigo, ensinamos alguns dos métodos que podem ajudá-lo a resgatar arquivos deletados da memória do smartphone. De início, entretanto, gostaríamos de destacar que a cada nova versão do Android, e as políticas de segurança atualizadas do Google, está se tornando cada vez mais difícil recuperar fotos e dados excluídos.

Pegue um atalho

Você já procurou na lixeira do sistema?

Pode parecer meio óbvio, mas vale a pena lembrar. A maioria dos celulares modernos não apagam os arquivos quando você seleciona a opção de excluir. Em vez disso, eles transferem as imagens e vídeos excluídos para uma pasta temporária (geralmente chamada de Lixeira) onde são mantidas por um tempo limitado (geralmente 30 dias) antes de serem automaticamente excluídas — aí sim para sempre.

Caso você tenha excluído a foto ou vídeo recentemente, é provável que você a encontre nesta pasta. Os passos para acessar a lixeira mudam de um celular para outro. Mas você a encontrará geralmente no aplicativo de Galeria/Fotos do seu smartphone. Nos aparelhos da Samsung, por exemplo, você pode acessar a Lixeira dentro das configurações da Galeria.

recuperar fotos
A Lixeira guarda fotos e vídeos excluídos por 30 dias na maioria dos celulares antes de apagá-los de verdade / © NextPit

Em celulares Android que usam o Google Fotos como o aplicativo padrão da galeria, apenas as fotos que foram copiadas para a nuvem são armazenadas na pasta 'Lixeira' — embora por 60 dias.

Caso você tenha certeza de que as imagens foram apagadas mesmo da lixeira, as coisas se complicam e as chances de recuperar as fotos ou vídeos apagados se tornam menores. Isto tem a ver principalmente com os mecanismos atualizados de segurança e privacidade do Google para o Android — incluindo novas iniciativas como o limite de armazenamento, que restringe o acesso dos apps a pastas de outros aplicativos e serviços.

De qualquer forma, vamos explicar algumas das opções ainda disponíveis.

Recuperar fotos excluídas com um aplicativo

Há vários aplicativos que prometem recuperar fotos e vídeos apagados em celulares Android. Embora muitos deles não funcionem, tivemos algum sucesso com o app DiskDigger photo recovery. O DiskDigger também foi um pouco menos intrusivo quando se trata de mostrar propagandas.

Observe, no entanto, que a ferramenta funciona melhor em celulares com root. Você pode tentar recuperar fotos e vídeos apagados sem a opção, mas os resultados podem não ser dos melhores. De qualquer forma, primeiro vá até a Play Store, instale o DiskDigger e depois abra o aplicativo.

Se você apagou as fotos ou vídeos recentemente, o DiskDigger deve ser capaz de encontrar os arquivos, e você terá a opção de recuperá-los para uma pasta no celular ou fazer backup delas para um serviço de nuvem.

DiskDigger Composite
O Disk Digger é fácil de usar: inicie uma varredura, indique os arquivos para recuperar e onde salvá-los / © NextPit

Nota: Em um aparelho sem root, o DiskDigger limita-se a recuperar arquivos do seu cache de miniaturas, o que significa que as imagens provavelmente serão de qualidade inferior às fotos ou vídeos originais. Recuperar as versões originais em resolução completa das fotos ou vídeos só é possível através do root do seu celular, e obter a versão Pro do aplicativo que custa R$ 9,53.

De qualquer forma, o DiskDigger não parecia encontrar nossas fotos após uma busca inicial, mas uma rápida fuçada nas configurações e desmarcando a opção de tamanho mínimo de arquivo mostrou nossas fotos apagadas. Como dissemos acima, se você quiser recuperar suas fotos, você precisará da versão Pro do DiskDigger. Vale destacar que não há garantia de que você poderá recuperar as fotos excluídas mesmo com a versão paga.

Apps alternativos que vale a pena tentar: embora existam vários aplicativos para Android que afirmam recuperar arquivos excluídos, note que a maioria deles não poderá fazê-lo em versões mais recentes do Android — e sem acesso root. Além do DiskDigger, também tentamos outro aplicativo chamado EaseUS Mobisaver que funcionou de forma semelhante. Caso você não tenha sucesso com o DiskDigger, vale a pena experimentar.

Recupere fotos e vídeos do celular Android usando o PC

Temos certeza de que você também pensou nesta opção. É possível recuperar fotos em um celular ou tablet Android usando um computador? Bom, se você estiver usando um aparelho que roda Android 9 ou inferior, isto pode ser possível.

Mais uma vez, graças aos mecanismos de segurança e privacidade do Google, a opção não funciona em celulares e tablets mais novos, rodando o Android 10 ou superior. Tentamos uma série de aplicativos que afirmavam recuperar arquivos excluídos e nenhum deles conseguiu alcançar o resultado desejado.

Caso você tenha um celular mais antigo rodando o Android 9 ou inferior, você pode usar aplicativos como o Wondershare Dr.Fone e o EaseUS Mobisaver (para Windows). Observe que para usar estes dois aplicativos, você precisará habilitar as opções do desenvolvedor em seu dispositivo.

Como recuperar as fotos e vídeos apagados de um cartão microSD

Caso o arquivo apagado em seu celular foi gravado originalmente em um cartão microSD, as chances de recuperá-lo são muito maiores. Para isso, você precisará de um computador e de um software de recuperação de dados como o Recuva e um leitor de cartões de memória compatível. Para recuperar dados de um cartão microSD usando o Recuva, siga estes passos.

  • Baixe a última versão do Recuva e instale-a em seu computador;
  • Conecte o leitor de cartões microSD no PC (ou insira o cartão de memória no leitor de seu notebook);
  • Abra o Recuva e escolha o Modo Avançado (Switch to advanced mode);
  • Clique em Opções, selecione a aba Ações e marque Verificar arquivos não removidos;
  • Clique em OK, selecione o cartão microSD, clique em Verificar e aguarde o fim da busca;
  • Após a verificação, você verá uma tela com todos os arquivos recuperáveis;
  • Clique em Recuperar para completar o processo.
Recuva
Recuva é um ótimo programa para recuperar arquivos apagados de um cartão microSD / © NextPit

Como funciona a recuperação de arquivos?

É importante saber como a recuperação de arquivos funciona. Esta é uma explicação simplificada, para não ter que entrar em detalhes sobre sistemas de arquivos, tabelas de alocação, clusters, etc.

Quando um arquivo é apagado de um “disco” (ou pendrive, memória flash, unidade SSD, etc) em um computador ou celular, ele não desaparece como que por mágica. Na verdade ele ainda está no dispositivo de armazenamento. O que o sistema operacional, seja o Windows, Linux, macOS ou Android faz, é simplesmente marcar o espaço (composto por blocos) ocupado pelo arquivo como “livre”.

Os dados do arquivo apagado ainda estão ocupando aquele espaço, mas como os blocos estão marcados como livres, o sistema operacional sequer percebe que eles existem. Quando for necessário gravar um novo arquivo no disco, o sistema simplesmente procura os próximos blocos livres e grava o arquivo sobre ele, substituindo os dados que estavam ali.

Um app de recuperação de arquivos ignora o sistema operacional e “fuça” o conteúdo dos blocos livres. Quando encontra dados, ele tenta combiná-los com o conteúdo de blocos adjacentes, como se estivesse montando um “quebra-cabeças”, para reconstruir o arquivo apagado.

Por isso, quanto antes você tentar recuperar fotos ou vídeos apagados do seu smartphone, maiores as suas chances de sucesso. Se você esperar demais, o sistema pode acabar gravando sobre os blocos que o arquivo ocupava, e aí suas chances de recuperação desaparecem.

Depois de recuperar suas fotos e vídeos, você vai querer ter a certeza de que isto nunca mais acontecerá. E para isso, você precisa garantir que seus arquivos sejam sempre armazenados de forma segura.

Temos um artigo dedicado que lhe diz como fazer exatamente isso. Mas se você estiver com pressa, aqui está o que você pode fazer.

Como fazer backup de suas fotos e vídeos no Android

Agora que já explicamos como recuperar os arquivos apagados no Android, o próximo passo é evitar que o problema ocorra novamente. Para isso, recomendamos o uso de um aplicativo como o Google Fotos ou OneDrive. Abaixo, usamos o exemplo do Google Fotos que permite automatizar o processo de backup de suas fotos.

Embora o Google Fotos tenha ativado recentemente um limite para a quantidade de fotos que você pode armazenar gratuitamente, ainda achamos que é uma boa opção mesmo com seus planos pagos só por causa de sua simplicidade.

Você pode usar até 15 GB de armazenamento grátis (compartilhados com o Gmail e Google Drive vinculados à sua conta do Google) para armazenar fotos e vídeos. Para ter certeza de que você ativou esta opção, execute os seguintes passos:

  • Em seu celular Android, abra o Google Fotos;
  • Na parte superior direita, toque na foto do perfil de sua conta;
  • Selecione Configurações do Google Fotos e, em seguida, a opção Backup e sincronização;
  • Ative a opção Backup e sincronização;
  • Escolha logo abaixo se prefere guardar os arquivos em qualidade original ou econômica.
foto
Google Fotos pode guardar seus vídeos e fotos de forma automática / © Divulgação

Bem, isso resume nosso guia sobre como recuperar fotos e vídeos apagados em celulares e tablets Android. Você já teve algum acidente com perda de dados antes? O que você fez para recuperar as fotos deletadas no Android? Diga-nos nos comentários.


Este artigo foi revisado em julho de 2021. Os comentários antigos foram mantidos.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luciano Simas 30/04/2019 Link para o comentário

    Pra quem tem espaço sobrando no celular, gosto muito do aplicativo dumpster , que tudo que deletamos ainda fica dentro desse aplicativo, inclusive vídeos.


  • Claquete Contemporânea 29/04/2019 Link para o comentário

    Desde que eu vi o comercial do Google Fotos nunca mais precisei me preocupar com armazenamento.


  • Jairo rios 29/04/2019 Link para o comentário

    Boa informação , nunca ocorreu comigo mas caso ocorra já sei o que fazer.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.