Review do Telegram: facilidade de uso e segurança para suas mensagens

Review do Telegram: facilidade de uso e segurança para suas mensagens

O Telegram é a alternativa mais conhecida e mais popular ao WhatsApp. Mas o aplicativo de mensagens mudou muito desde seu lançamento em 2013. Neste teste completo, eu avalio os recursos do Telegram, criptografia e segurança em 2021.

Testei as versões móveis (Android e iPadOS), desktop (Windows) e web para este teste. A ideia principal não é fazer uma comparação entre o Telegram e WhatsApp, mas ver como o Telegram conseguiu se posicionar como a alternativa mais confiável para o serviço de mensagens do Facebook, e também porque está sujeito a críticas com relação à sua segurança.

Telegram: saiba tudo sobre o app de mensagens

Pegue um atalho

Telegram direto ao ponto

Quando se trata de apps de mensagens, existem duas linhas de pensamento. Por um lado, o campeão de público, adotado em massa e já sinônimo de bate-papo no celular para a maioria das pessoas: WhatsApp. Por outro lado, as alternativas mais confidenciais, focadas na proteção de dados e especialmente na independência do chamado "BigTech", tais como o Signal, Viber ou Threema.

O Telegram é uma espécie de meio termo. É verdade que o app faz da proteção de dados e sua independência O grande ponto de venda. Mas, ao mesmo tempo, o Telegram não oferece criptografia de ponta a ponta por padrão, por exemplo.

A razão é o uso crescente da nuvem para armazenar todas as suas mensagens e fotos em um servidor seguro e torná-las acessíveis a partir de qualquer dispositivo conectado. Uma escolha que torna o Telegram muito mais conveniente do que o Signal e seu armazenamento local, por exemplo.

Mas se eu tivesse que escolher apenas uma característica do Telegram, seria a versatilidade. O aplicativo oferece uma gama de recursos que permitem levar a personalização do uso muito longe. Para resumir, eu diria que o Telegram é menos popular que o WhatsApp, mas mais independente e confidencial, menos seguro que o Signal, mas mais versátil e intuitivo.

Design e personalização: ao gosto do cliente

O Telegram tem uma interface muito limpa e moderna com algumas das mais avançadas opções de personalização do mercado.


Gostei:

  • da interface altamente personalizável;
  • dos fundos animados;
  • da criação de figurinhas;
  • das opções de cores para o tema;

Não gostei:

  • da exibição do meu número na tela;
  • alguns dos stickers parecem rascunhos.

A interface do Telegram é bastante tradicional, para que você não fique desorientado se estiver acostumado a outro app de mensagens. A única coisa que me irrita é que meu número de telefone é exibido toda vez que eu acesso o menu.

Mas, além disso, é um design muito limpo e organizado, e altamente personalizável. Se compararmos as configurações visuais dos bate-papos no Telegram e no WhatsApp, não há discussão. O Telegram ganha a disputa de mão beijada.

telegram app review ui design
Ver meu número de telefone na tela me deixa realmente paranóico / © NextPit

Você pode personalizar o tema da interface, a cor do fundo e até mesmo usar animações como papel de parede. Mas você pode levar as configurações ainda mais longe, alterando a ação associada ao gesto de deslizar em um bate-papo. Um gesto pode resultar em um arquivamento, notificações silenciosas, confirmação de leitura ou exclusão.

Há também a opção de ligar ou desligar as animações mais suaves se necessário, compartilhar bate-papos recentes e habilitar um modo escuro padrão. O app permite até mesmo mudar o sistema de unidades (métrica ou imperial) para geolocalização.

telegram app review ui customization
Capturas mostram apenas o começo das possibilidades de personalização disponíveis / © NextPit

O Telegram também oferece uma gama de figurinhas (stickers/adesivos) e filtros animados e não animados (chamados de máscaras). O aplicativo permite que você crie seus próprios stickers.

Em geral, eu diria que enquanto o Telegram oferece as mesmas opções básicas de personalização que já conhecemos, o app leva a personalização a um outro patamar.

Quando você considera que adultos normais passaram semanas se maravilhando com os widgets do iOS 14 e criando telas iniciais personalizadas, acho que o Telegram está no caminho certo.

Se você conhece alguém que já gastou um final de semana em menus experimentando todas as opções e aproveitando, acho que você pode dizer que este aspecto do aplicativo é um sucesso.

Compatibilidade ampla e armazenamento na nuvem

O Telegram está disponível em quase todas as plataformas e oferece um armazenamento centralizado na nuvem, o que tem suas vantagens e suas desvantagens.


Gostei:

  • sessões sincronizadas em vários dispositivos ao mesmo tempo;
  • múltiplas contas no mesmo aplicativo.

Não gostei:

  • sem criptografia ponta-a-ponta para o Telegram Web ou Telegram Desktop;
  • trocas secretas são armazenadas localmente e apagadas a cada desconexão.

Você pode usar o Telegram em celulares, tablets e até mesmo computadores. O Telegram oferece aplicativos para iOS (9.0 e superior), Android (4.1 e superior), um app nativo no macOS e uma aplicação universal desktop, Telegram Desktop, para Windows, macOS e Linux. O Telegram Web também pode acessar suas mensagens pelo seu navegador.

O Telegram Web e o Telegram Desktop funcionam exatamente da mesma forma que seus equivalentes no WhatsApp, com um código QR que você escaneia a partir de seu celular para sincronizar suas sessões. No entanto, o Telegram Web não permite que você faça chamadas de voz ou vídeo. E nem o Telegram Web nem o Telegram Desktop oferecem o recurso de mensagens secreta, para criptografia de ponta a ponta das suas mensagens.

telegram app review desktop and web versions
O Telegram Desktop (topo) e o Telegram Web funcionam exatamente como seus equivalentes da WhatsApp, mas sem a criptografia / © NextPit

Lembre-se que se você se desconectar de seu celular principal, suas sessões da Web e Desktop não expirarão e continuarão a funcionar de forma independente. Isto é bom e ruim, especialmente se você perder os aparelhos envolvidos, ou for roubado. Ainda não recebi confirmação se o Telegram oferece pelo menos um período de inatividade após o qual a sessão é desativada. Em qualquer caso, é sempre possível fechá-la manualmente a partir de seu celular.

Quanto ao armazenamento, o Telegram mantém os chats e arquivos em um servidor remoto em vez de no seu dispositivo, você também pode acessar seus chats na versão desktop e/ou web.

Mas isto levanta questões de privacidade que detalharei a seguir. Para manter as coisas simples, o Telegram escolheu um sistema híbrido com comunicações que ficam armazenadas na internet por padrão e, portanto, são acessíveis a partir de múltiplos aparelhos, e mensagens secretas criptografadas de ponta a ponta e armazenadas localmente apenas em seu celular principal.

Segundo o Telegram, isto garante a confidencialidade das mensagens que você deseja tornar confidenciais, ao mesmo tempo em que facilita a recuperação e salvamento de mensagens comuns, menos confidenciais. Um equilíbrio bastante delicado entre a facilidade de uso e a proteção de dados.

Também é possível usar o Telegram em vários dispositivos ao mesmo tempo e até mesmo em vários celulares simultaneamente. O Telegram não especifica um limite exato para o número de aparelhos suportados pela função multi-dispositivo.

Em geral, o Telegram é um aplicativo que pode ser usado de forma sincronizada em vários dispositivos ao mesmo tempo e até mesmo em vários celulares simultaneamente, o que não é o caso de seus principais concorrentes. Por outro lado, esta interoperabilidade possibilitada pelo armazenamento na nuvem (exceto para mensagens secretas) necessariamente oferece riscos em termos de segurança.

Principais recursos do Telegram 

É neste ponto que o Telegram se destaca claramente de alguns de seus concorrentes mais tradicionais, oferecendo funções que não estão disponíveis em seus rivais.


Gostei:

  • das mensagens programáveis e silenciosas;
  • mensagens que se auto-destroem e poder apagar mensagens com menos restrições.

Não gostei:

  • apagar as mensagens de outras pessoas;
  • criptografia de ponta a ponta desligada por padrão e apenas no celular principal.

Se você deu uma olhada no canal Dicas do Telegram ou consultou nosso guia de dicas e truques do aplicativo de mensagens, você saberá que seria inglório listar aqui todas os recursos do Telegram.

Portanto, vou me concentrar apenas nas principais características que realmente fazem com que o Telegram se destaque dos outros apps de mensagens ou as opções que ainda faltam ao aplicativo.

Chats secretos

As conversas secretas são as únicas conversas no Telegram que se beneficiam da criptografia de ponta a ponta. No app, todas as transferências de dados (mensagens, fotos, vídeos, etc.) são criptografadas, mas somente as mensagens secretas se beneficiam da criptografia de ponta a ponta, ou seja, do remetente ao destinatário sem nenhum intermediário. Mesmo assim, você deve ativar os chats secretos manualmente e separadamente para cada conversa.

As conversas secretas também não permitem que você encaminhe mensagens ou faça capturas de tela. Mas na realidade, alguém pode sempre tirar uma foto da tela com outro dispositivo e no caso do app para iOS é possível tirar prints sem grandes problemas.

Todas os chats secretos no Telegram acontecem entre dispositivos específicos e armazenadas localmente, elas não passam pela nuvem do aplicativo. Isto significa que você só pode acessar as mensagens de um chat secreto a partir do dispositivo original no qual o bate-papo foi criado.

Auto-eliminação de mensagens

Se você não quiser que as mensagens de suas conversas secretas permaneçam para sempre no aparelho do contato, o Telegram permite que você defina prazos de autodestruição para apagá-las permanentemente. Depois que uma mensagem é recebida, ela permanece no chat por um período de tempo pré-determinado — você pode escolher durações entre um segundo e uma semana — antes que elas desapareçam.

É preciso estar particularmente preocupado com a privacidade para querer fazer isso — já que isso significa que você nunca terá um histórico da conversa — mas ainda assim é uma ótima opção que o Facebook Messenger, o WhatsApp e o WeChat não têm.

Eliminar mensagens para todos, mesmo as de outras pessoas

Desde 2019, o Telegram permite que qualquer pessoa exclua mensagens enviadas umas das outras. Esta é uma opção que divide opiniões. Ter suas mensagens apagadas por outra pessoa não é exatamente desejável.

Mas se a sua conversa é entre você e alguém de sua confiança, esta é outra forma conveniente de controlar suas comunicações on-line. A idéia é oferecer mais controle sobre suas mensagens e evitar que uma conversa passada volte para assombrá-lo no futuro, como explicou o fundador do Telegram, Pavel Durov, no momento do lançamento deste recurso tão polêmico.

Envio de arquivos maiores que no WhatsApp e outros rivais

Se você quiser enviar arquivos grandes, o Telegram supera a maioria de seus concorrentes, suportando arquivos de até 2 GB de espaço. O limite do Zap é de apenas 16 MB, por exemplo. Os arquivos do Telegram também são armazenados na nuvem, para que você possa acessá-los a partir de outros dispositivos.

Mensagens programadas e silenciosas

Uma das características mais importantes e únicas do Telegram é a capacidade de agendar uma mensagem e enviá-la sem uma notificação ao destinatário. Você pode digitar uma mensagem e programá-la para ser enviada em um horário específico.

Outro recurso interessante são as mensagens silenciosas quando não se quer perturbar o destinatário. Quando você envia uma mensagem silenciosa, o destinatário receberá a mensagem, mas sem disparar uma notificação. Duas características muito úteis que o Telegram tem em comparação com o WhatsApp, por exemplo.

Chamadas de voz e vídeo em grupo

Estes dois recursos estão entre os mais recentes a serem implementados no Telegram. Os membros de um grupo podem iniciar um bate-papo de voz com os outros participantes. De acordo com o Telegram, o número de pessoas em um bate-papo de voz é ilimitado. Considerando que um grupo pode conter 5.000 membros, isto parece muito e obviamente eu não tenho como testá-lo.

O WhatsApp permite chamadas de voz em grupo, mas apenas 7 pessoas podem ser chamadas. Além disso, no Zap a chamada funciona de forma temporária, enquanto no Telegram o chat fica aberto para que as pessoas possam entrar e sair dele a qualquer momento. É mais como uma sala de discussão do que uma chamada de voz, para exemplificar.

Telegram: como fazer uma vídeo chamada em grupo?

Finalmente, o recurso de videochamada em grupo foi um tanto esquecido pelo Telegram, especialmente durante os lockdowns da COVID-19. As chamadas podem acomodar até 30 participantes ao mesmo tempo dentro do mesmo grupo. Entretanto, achei o processo de criação de uma videochamada em grupo muito pouco intuitivo. Primeiro é preciso criar um bate-papo de voz e depois mudá-lo para vídeo.

Em geral, acho que o Telegram oferece uma gama mais completa de recursos do que seus principais concorrentes. Aprecio a liberdade e versatilidade dos recursos, mas acho algumas das escolhas totalmente contraditórias com a ênfase do Telegram na privacidade e proteção de dados.

Criptografia e privacidade no Telegram

Isto nos leva ao cerne da questão, pelo menos para uma minoria de pessoas no momento: a criptografia das conversas e a proteção dos dados dos usuários. O Telegram afirma se dedicar seriamente a este respeito. Mas será que não passa de conversa fiada?


Gostei:

  • nome de usuário, mensagens silenciosas e "pontos de vista" ocultos para permanecer incógnito;
  • criptografia de ponta a ponta para chats secretos e chamadas de voz;
  • que não pertencem ao Facebook ou a outro "BigTech".

Não gostei:

  • criptografia de ponta a ponta não é padrão em todos os recursos;
  • o Telegram coleta alguns dados;
  • Protocolo MTProto é fortemente criticado;

O Telegram tem sido muito questionado ao longo dos anos sobre seu modelo de segurança. As preocupações se concentram em duas áreas principais: criptografia de ponta a ponta e o protocolo MTProto.

As conversas no Telegram não são criptografadas de ponta a ponta por padrão

Vamos começar com a criptografia de ponta a ponta (E2E). Já expliquei que ela não está habilitada por padrão para todas as comunicações.

Todas as mensagens no Telegram são sempre criptografadas. As mensagens em chats secretos utilizam criptografia de ponta a ponta ou cliente-cliente, enquanto as mensagens normais utilizam criptografia cliente-servidor/servidor-cliente e são armazenadas criptografadas na nuvem do Telegram.

Uma vez que as mensagens chegam nos servidores do Telegram, elas são criptografadas usando o protocolo MTProto enquanto "descansam" nos servidores. No entanto, o Telegram pode ler os dados do bate-papo, pois gerencia a criptografia das mensagens nos (seus) servidores. Seu protocolo "caseiro" tem recebido muitas críticas de especialistas em criptografia.

Somente chats secretos e chamadas de voz são criptografadas de ponta a ponta por padrão. Eu digo por padrão, já que você tem que conhecer o recurso de conversas secretas e se lembrar de ativá-la toda vez que falar com alguém para que suas mensagens sejam criptografadas o tempo todo.

O Telegram coleta alguns dados sobre você

Em sua política de privacidade, o Telegram afirma que "podemos coletar metadados como seu endereço IP, os dispositivos e aplicativos do Telegram que você utilizou, histórico de mudança de nome de usuário, etc.".

Esta lista não é muito extensa ou detalhada, e o Telegram não explica claramente o que é feito com estes dados, indicando, por outro lado, que eles podem ser mantidos por até 12 meses.

De acordo com a mesma política de privacidade, o Telegram pode ler algumas de suas mensagens na nuvem (não secretas) se elas tiverem sido denunciadas, para investigar spam e outras violações de seus termos de uso.

Depois disso, você deve ter em mente que a venda de seus dados não está no centro do modelo de negócios do Telegram. De acordo com a página de FAQ do Telegram, a empresa é financiada por seu fundador e CEO Pavel Durov, não por publicidade ou coleta e compartilhamento de dados (embora a monetização em breve pode dar as caras).

Na mesma página, o Telegram também afirma que seus dois princípios básicos de privacidade são:

  • não compartilhamos seus dados para mostrar anúncios;
  • coletamos apenas os dados que o Telegram precisa para funcionar de forma segura.

Às vezes somos incógnitos em plena luz do dia

Um dos pontos fortes do Telegram em termos de privacidade são as opções que permitem que você permaneça incógnito ao utilizar o app. Por exemplo, você pode criar um pseudônimo ou nome de usuário para evitar dar seu nome ou número a outras pessoas. Você também pode esconder que leu uma mensagem, para não informar o remetente.

Mas ao mesmo tempo, o aplicativo exibe nosso número de telefone de forma pública por padrão quando criamos uma conta, alguém em uma discussão pode apagar minhas mensagens, e todos os meus contatos, a maioria dos quais são quase desconhecidos ou pelo menos não próximos a mim, recebem uma notificação quando eu crio uma conta no Telegram.

Em geral, não sei o suficiente para dizer com certeza que o Telegram é mais ou menos seguro do que o WhatsApp, por exemplo. Mas uma coisa é certa, o Telegram não é mais seguro que os outros por padrão. Embora eu possa entender a escolha deste modelo híbrido imperfeito entre a criptografia na nuvem e a criptografia de ponta-a-ponta, acho que é uma pena deixar a proteção de dados a cargo do usuário.

Conclusão

Em um mundo ideal, eu utilizaria o Telegram para meus canais públicos e grupos como uma rede social e o Signal para minhas mensagens privadas e profissionais. Mas você tem que ser realista e fazer escolhas.

Como qualquer aplicativo de mensagens que não seja o WhatsApp ou o Facebook Messenger, o Telegram precisa ser suficientemente abrangente e o mais inclusivo possível para capturar cada vez mais pessoas. Uma abordagem multi-funcional e universalista que muitas vezes é incompatível com as questões de segurança.

Isto às vezes leva a situações complicadas, tais como a função "Nearby", que permite adicionar contatos perto da da sua localização. Entretanto, de que adianta utilizar um aplicativo ultraseguro se nenhum dos seus contatos está no mesmo app?

Acho o delicado equilíbrio mantido pelo Telegram bem resolvido. O aplicativo é acessível e versátil o suficiente para atrair o público geral que não se importa com sua privacidade, ao mesmo tempo em que oferece o mínimo em termos de criptografia e privacidade.

Em todo caso, o Telegram tem pelo menos o mérito de dar a seus usuários uma escolha. E isso não é ruim em um momento em que tantos serviços chamam a atenção a cada nova atualização nas regras de uso, certo?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.