Review do Realme 8 5G: quando o corte de gastos vai longe demais

Review do Realme 8 5G: quando o corte de gastos vai longe demais

A Realme realmente se esforço para lançar seu aparelho 5G mais acessível. Comparado com seu antecessor, o Realme 8 5G traz cortes significativos, que podem ser notados negativamente durante o uso. Descubra se a compra do celular 5G acessível ainda vale a pena ou se você deve preferir o antecessor.

Destacar mudanças recentes

Avaliação

Prós

  • Belo painel IPS com 90 Hz
  • Autonomia da bateria
  • 5G a bordo

Contras

  • Câmera tripla sem ultra grande-angular
  • 'Lente fake' no conjunto fotográfico
  • Carregamento "rápido" de apenas 18 watts
  • Apps pré-instalados

Realme 8 5G direto ao ponto

O mais interessante do Realme 8 5G é o seu posicionamento no segmento 5G de entrada. A fabricante chinesa oferece uma alternativa a dispositivos como o Xiaomi Redmi Note 9T ou o Redmi Note 10 5G. Portanto, uma das faixas mais disputadas do mercado, que tem ainda o Samsung Galaxy A32 5G.

Vale destacar que o modelo não tem previsão de lançamento ou preço para o Brasil, mas já foi homologado junto à Anatel. Com o recente lançamento do Realme 7 5G no país, por R$ 2.600, fica a expectativa de ver qual o valor cobrado no novo modelo.

NextPit Realme 8 5G side
Espessura é de apenas 8,5 mm, apesar da bateria de 5.000 mAh / © NextPit

No entanto, a Realme pegou pesado demais para mim no corte de gastos em comparação com o Realme 7 5G. O display do novo modelo oferece 90 em vez de 120 hertz, o processador é menos potente, o carregador só fornece 18 em vez de 30 watts e a câmera tripla na parte traseira não tem uma lente ultrawide.

É uma pena, porque aparentemente, a Realme se esqueceu de uma importante variável na equação de mercado: a queda no preço. No exterior, o Realme 7 5G já pode ser encontrado por valor muito próximo do sucessor, que fez muitos sacrifícios para ter um preço de lançamento mais atraente.

Design & tela: fino e com um bom painel LCD

O Realme 8 5G mede 162,5 x 74,8 x 8,5 milímetros e pesa 185 gramas. A Realme traz um painel LCD de 6,5 polegadas com uma resolução relativamente alta de 2.400 x 1.080 pixels (Full HD+). A taxa de atualização do painel é de 90 hertz. Enquanto a frente é feita de vidro, você encontra policarbonato na parte de trás.

Eu gostei:

  • Design fino;
  • LCD brilhante;
  • Taxa de atualização de 90 hertz.

Não gostei:

  • Antecessor (Realme 7 5G) oferecia tela de 120 Hz
  • Design do módulo de câmera triplo que se passa por quádruplo
  • Leitor de impressão digital na lateral

À primeira vista, o painel do Realme 8 5G me chamou a atenção. Isto porque é muito mais convincente na prática do que na ficha técnica. Os painéis LCD são frequentemente vistos como uma alternativa significativamente inferior aos OLEDs, mas isso não é uma regra. O painel de 6,5 polegadas no Realme 8 5G é muito brilhante e oferece uma alta taxa de contraste.

À primeira vista, eu até desconfiei que a Realme usou um painel OLED. Mas a ficha caiu quando percebi a taxa de atualização de 90 hertz, geralmente só encontrada nessa faixa de preço em telas LCD. Isto dá ao celular da Realme uma exibição de conteúdos muito suave, especialmente ao navegar por páginas.

NextPit Realme 8 5G front camera
Apesar de usar uma tela LCD, o Realme oferece uma boa taxa de brilho e contraste / © NextPit

A qualidade de construção do smartphone é boa no geral. Como no Realme 7, a fabricante adotou principalmente plástico para as laterais e a superfície traseira. Nada mal, e pelo menos a Realme poupou as enormes letras "Dare to Leap" do modelo Pro.

Em comparação com a versão anterior, achei negativo que a Realme ofereça apenas 90 Hz em vez de 120 Hz. Entretanto, como o Realme 7 5G também era um pouco mais caro, esta é uma medida sensata de redução de custos que não incomodará a maioria das pessoas.

Por outro lado, a trapaça no módulo de câmera é um pouco descarada. A colocação de uma inscrição "AI" em um círculo obviamente foi feita para se parecer com uma quarta câmera.

NextPit Realme 8 5G camera
Um destes círculos não é uma câmera... / © NextPit

No uso diário, o Realme 8 5G se mostrou um companheiro prático e sólido. A brilhante tela LCD se sai muito bem, especialmente ao sol! No caso da redução da taxa de atualização, a maioria das pessoas não deve perceber a diferença com relação ao antecessor. Por outro lado, preciso destacar a trapaça no design da câmera.

Desempenho e tecnologia: Dimensity 700 à bordo

A versão 5G do Realme 8 traz um MediaTek Dimensity 700, que dá acesso às redes 5G. Fora isso, é um processador de nível básico, do qual não se pode esperar muito desempenho. Voltando à conectividade, o chip suporta Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.1.

Gostei

  • Processador 5G alcançou 600 mbit/s;
  • Desempenho decente em games.

Não gostei

  • O modelo anterior é equipado com um chip mais veloz;
  • Muitos apps desnecessários de fábrica.

A característica que vêm na cabeça ao avaliar o Realme 8 5G é, claro, o 5G! O chip MediaTek 700U suporta a nova geração de telefonia, que definitivamente já é utilizável em grandes cidades.

Com o Realme 8 5G, consegui chegar a 605 megabits por segundo na sede do NextPit em Berlim. Em meu apartamento afastado do centro, eu acessei com uma antena que chega a 147 mbit por segundo. No entanto, isso ao menos proporciona a sensação de estar constantemente navegando em uma rede Wi-Fi.

O desempenho do processador em si, no entanto, é muito menos agressivo. É um SoC intermediário, com o qual você tem que encarar tempos de espera mais longos no sistema operacional e eventuais engasgos em games. O jogo PUBG Mobile ajusta as configurações gráficas para "HD", o que já é bom para um intermediário.

NextPit Realme 8 5G usb
Saída para fones não foi esquecida / © NextPit

Para efeito de comparação, confira abaixo os resultados dos benchmarks tradicionais. Incluí também os números de outros modelos da Realme.

Realme 8 5G: desempenho

Aparelho Geekbench 5
(single / multi)
3DMark Sling Shot 3DMark Wild Life 3DMark Wild Life
Stress test
Realme 8 5G 573 / 1.769 3.321 1.100 1.090 ~ 1.109
Realme 7 5G 581 / 1.801 4.271 1.585 1.583 ~ 1.594
Realme 8 Pro 568 / 1.685 3.671 1.050 1.045 ~ 1.050

O desempenho do modelo 5G está aproximadamente no mesmo nível do Realme 8 Pro, que também foi lançado em 2021. Mesmo assim, o "rebaixamento" do processador em relação ao modelo anterior fica bastante claro aqui. Em todos os benchmarks, a Realme 8 5G tem um desempenho pior que o Realme 7 5G com sua Dimensity 800U.

Em termos técnicos, você encontra os recursos típicos dos intermediários em 2021. Temos Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.1, mais NFC a bordo para pagamentos móveis. No entanto, há uma coisa que eu notei em relação ao desempenho:

A Realme inclui muitos bloatwares em seu sistema operacional, baseado no ColorOS 11 da Oppo. Felizmente, apps como "HeyFun", "TikTok" ou os atalhos para lojas de aplicativos como "Hot Games" e "Hot Apps" podem ser excluídos.

No geral, o desempenho do Realme 8 5G é satisfatório se você tem um padrão de uso regular. Os games se saíram bem durante o período de teste e o sistema rodou suave durante todo o tempo. Mas o excesso de apps pré-instalados incomodou e você terá um claro ganho de desempenho se optar pelo Realme 7 5G.

Câmera: destaque negativo para o módulo

À primeira vista, o Realme 8 5G já merece um prêmio especial em minha galeria de testes. Isso porque a fabricante disfarça de forma bastante sorrateira a câmera tripla como uma configuração quádrupla. Nem isso não faz com que a câmera tripla de 48 megapixels pareça melhor, com 2 megapixels cada para os sensores de macro e profundidade.

Gostei:

  • Fotos muito boas à luz do dia;
  • HDR poderoso.

Não gostei:

  • Câmera tripla sem distância focal adicional;
  • Excesso de ruído em fotos noturnas;
  • Perda de detalhes no geral;
  • Macros não valem a pena.

Como parte da avaliação, testei o Realme 8 5G pela primeira vez já no escritório. Aproveitei o segundo dia de calor de Berlim no ano, para que o Realme 8 5G pudesse tirar fotos em condições ideais. Em pleno sol, achei as fotos bem legais!

Full resolution crop
Em resolução total, as imagens parecem muito boas! / © NextPit

Vamos começar com uma imagem de 48 megapixels da câmera principal. Cortei a foto em proporção 16:9 para o upload e a exportei em resolução 4K. O que eu gosto são as cores agradáveis e a boa exposição, que oferece um bom nível de contraste. Entretanto, ao fazer zoom, você vê rapidamente um pouco de efeito de aquarela. Portanto, os detalhes ficam um pouco embaçados.

Zoom Realme 8 5G
O zoom não é o forte do Realme 8 5G / © NextPit

Em vez de usar a função zoom no Photoshop, vamos tentar a função zoom no telefone celular! Ele é puramente digital e você pode ver isso nos resultados. Mesmo com uma ampliação de 2x, o nível de detalhes diminui um pouco. Portanto, recomendo que você se aproxime com os pés!

HDR Mode Realme 8 5G
O modo HDR me surpreendeu durante o hands-on / © NextPit

Para não ficar apenas reclamando, o modo HDR me surpreendeu um pouco. Mesmo em uma situação tão extrema como a de uma luz de fundo destacada, os parafusos na varanda acima estão bem visíveis. O resultado não parece muito natural, mas mostra a eficiência do software da Realme e o alcance dinâmico do sensor.

Selfies Realme 8 5G
Você também pode tirar selfies com o Realme 8 5G / © NextPit

Por último, mas não menos importante, duas selfies rápidas — à esquerda você pode ver a câmera frontal em modo retrato e à direita a câmera principal. Os diferentes tons de pele são muito perceptíveis e a Realme provavelmente acha minha pele muito enrugada. Este filtro de beleza pode ser desligado, mas tirar alguns anos da minha aparência não chega a ser um mau negócio, não é?

O modo retrato para objetos não é convincente

Se você quiser aplicar um efeito desfoque em objetos, talvez se decepcione. Teoricamente, é possível tirar fotos com o visual das câmeras DSLR usando o Realme 8 5G, mas o resultado não é realmente convincente. Isto porque o efeito tira muito da beleza do fundo, como você pode ver na foto abaixo.

Realme 8 5g portrait bad nextpit
O fundo nas fotos do retrato não só é bem visível, como também perde muitos detalhes / © NextPit

Há dois aspectos que eu gostaria de abordar quando se trata das imagens do Realme 8 5G. O modo noturno e a câmera macro, que não parece tão promissora com seus 2 megapixels.

Modo noturno causa uma grande perda de detalhes

Para meu teste fotográfico de luz escura, uma vez tentei um cenário onde eu podia controlar a luz um pouco melhor: Minha sala de estar. Primeiro tirei uma foto à luz do dia, depois escureci uma janela e depois fechei as duas janelas. Abaixo você também pode ver um tiro com o modo noturno desligado à direita e com ele ligado à esquerda.

Realme 8 5g dark mode
O Realme 8 5G ilumina as fotos no modo noturno / © NextPit

O Realme 8 5G não lida muito bem com a luz do sol brilhante da esquerda. Os detalhes se perdem um pouco na luz. Pessoalmente gosto mais da imagem superior direita. O modo noturno ilumina minimamente as áreas escuras. Especialmente os detalhes em meu bonsai se tornam um pouco mais visíveis. Infelizmente ambas as fotos noturnas exibem muito ruído.

Macro câmera

Com dois megapixels, a Realme também inclui uma câmera macro no aparelho. Esta é a única câmera adicional que você pode controlar além da câmera principal. Assim, deve pelo menos fornecer resultados utilizáveis, para não ser classificada só como figuração.

Realme 8 5g macro nextpit
As fotos macros não convencem / © NextPit

E assim, o Realme 8 5G falha completamente na missão de sua câmera tripla. Embora o foco mais próximo esteja definitivamente mais perto do que na câmera principal, os resultados servem mais como curiosidade. Esqueça a aparência de câmera quádrupla: o Realme 8 5G tem apenas uma câmera!

A própria Realme oferece celulares com qualidade de foto significativamente melhores. Para incluir o 5G a um preço baixo, a fabricante sacrificou uma característica que, goste ou não, é muito importante para muitas pessoas. Se você procura por boas fotos, provavelmente deveria considerar o 8 Pro. O 7 5G tem pelo menos uma câmera ultra-angular, que falta ao novo modelo.

Bateria: 5.000 mAh versus tela de 90 Hz

A Realme utiliza uma grande bateria com 5.000 mAh no Realme 8 5G e seus 8,5 milímetros de espessura. Entretanto, enquanto o Realme 8 Pro brilhou com seu carregamento rápido de 50 watts, o modelo 5G oferece apenas 18 watts. Portanto, os tempos de recarga devem ser significativamente mais longos.

Gostei:

  • Bateria grande.

Não gostei:

  • Carregamento com apenas 18 watts;
  • Sem recarga sem fio.

Baterias com capacidade de 5.000 mAh são praticamente o padrão entre os intermediários. É assim com a Xiaomi, Oppo e com o Realme 8 5G não é diferente. Pela minha experiência, já suspeitava que o celular só precisaria ser conectado a cada dois dias à tomada.

Nos testes, esta suspeita foi confirmada. Infelizmente, a ColorOS Realme UI não oferece estatísticas úteis sobre o consumo de bateria, entretanto, suponho que a maioria das pessoas encontrará dois dias de autonomia com o 8 5G.

Normalmente dou uma olhada rápida no celular pela manhã, depois escuto música enquanto estou no trabalho, e à noite é hora de espelhar vídeos do YouTube ou Netflix para o Chromecast. Para efeito de teste, usei um chip 5G no celular e, mesmo assim, a bateria segurou bem o uso. Normalmente não uso benchmarks de bateria, porque acho que eles não fornecem nenhuma informação útil sobre o tempo real de uso dos celulares.

Por outro lado, pude testar o carregamento rápido. Com uma carga em 13%, liguei o Realme 8 5G na tomada. Em 35 minutos, a bateria estava na metade. O display mostrou 100% após 1 hora e 20 minutos. Isso é bastante lento em comparação com a concorrência e também com o própria Dart Charge da Realme. O Realme 8 Pro, por exemplo, carrega sua bateria com uma potência impressionante de 50 watts.

Em 2021, a Realme trouxe para o 8 5G uma bateria para igualar os outros intermediários. Você se beneficia da grande de capacidade de 5.000 mAh, mas tem que fazer sacrifícios significativos quando chega a hora de recarregá-la. 18 watts já ficou para trás, mesmo em outros dispositivos da Realme.

Realme 8 5G – Especificações Técnicas

Realme 8 5G em detalhes

Ficha técnica
Especificações Realme 8 5G
Processador MediaTek Dimensity 700
Memória
  • 6 GB de RAM
  • 128GB de armazenamento
Armazenamento expansível? Sim
Tela
  • LCD de 6,5 polegadas
  • 90 Hertz
  • 1.080 x 2.400 pixels
Módulo de câmera
  • 48 Megapixels | f/1.8 | 26 mm
  • Macro: 2 MP | f/ 2.4
  • Profundidade: 2 MP | f/ 2.4
  • Selfies: 16 MP | f/2.1
Vídeo
  • Máximo: 1080p a 30 fps
Bateria
  • 5.000 mAh
  • Carga com fio a 18 watts
OS Realme UI, baseado no ColorOS
Áudio
  • Alto-falante mono
  • Saída de 3,5 mm
Conectividade Wi-Fi 5 | Bluetooth 5.1 | NFC | 5G
Certificação IP não disponível
Dimensões e peso
  • 162,5 x 74,8 x 8,5 mm
  • 185 gramas
Preço 199 € (R$ 1.300, em conversão direta)
Sem previsão de preço no Brasil

Conclusão: apenas se o 5G foi obrigatório!

Em resumo, tenho que aconselhar a maioria das pessoas contra a compra do Realme 8 5G. Porque a empresa colocou o 5G e o preço baixo acima de tudo e a única coisa que realmente se destaca é a brilhante tela LCD com seus 90 hertz. A qualidade de construção e a autonomia da bateria também marcaram pontos positivos.

Mas é exatamente o interessante Realme 7 5G, lançado no Brasil no começo de abril, que é a pedra no sapato do Realme 8 5G. Ele conta com uma câmera mais versátil, tela de 120 hertz, processador mais rápido e 5G. Resta saber a diferença de preço entre os dois modelos.

Para complicar, a categoria dos celulares 5G acessíveis já está ficando disputada. Depois do Realme 7 5G chegar ao Brasil com o título de "celular 5G mais barato do país", o título já foi tomado pelo Galaxy A32 5G. Além disso, a Xiaomi oferece no exterior os gêmeos Redmi Note 10 5G e Poco M3 5G, lançados recentemente. Nesse cenário, infelizmente, o Realme 8 5G tem uma dura missão pela frente.

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • "Se" for vendido por R$ 1.300 (o que a representante da marca no Brasil não fará), ainda assim estaria com preço salgado. A ficha técnica deste modelo não reúne muitos atrativos, logo não terá muita saída. Pena que a Oppo só ofereça sua 2a linha aqui.


  • Bom intermediário Premium, mas com exceção do 5 G , perde em tudo para o Samsung S20FE com snapdragon que no momento está por volta dos 2.300 reais.