Privacidade no iPhone: como usar a Transparência no Rastreamento em Apps

Privacidade no iPhone: como usar a Transparência no Rastreamento em Apps

Um dos recursos mais aplaudidos do novo iOS 14.5 foi a Transparência no Rastreamento em Apps (TRA ou ATT). Essa função oferece mais controle sobre quais serviços estão utilizando os seus dados para fins de publicidade direcionada, por exemplo. Neste artigo, você fica sabendo como tirar o melhor proveito deste recurso que permite bloquear o rastreamento das suas atividades no iPhone.

Vamos pelo princípio: o que é a Transparência no Rastreamento em Apps e por que é tão importante? A TRA obriga os desenvolvedores de aplicativos a pedir permissão para rastrear a sua atividade em apps e sites de terceiros no aparelho.

Como você sabe, muitos aplicativos coletam dados gerados por você no uso diário do celular para personalizar anúncios, por exemplo, ou compartilhar suas ações através de serviços corretores de dados. Assim, se você conceder permissão para rastrear a sua atividade, um aplicativo pode compartilhar informações sobre você ou sobre o seu dispositivo com outros serviços. Essas informações vão desde o seu ID de usuário até seu nome, e-mail e localização.

Assim, a partir do momento em que esses dados são combinados entre um serviço e outro, você vira alvo para direcionamento de anúncios e medição de publicidade.

Com a transparência no rastreamento, a Apple oferece a chance de você escolher com quem deseja compartilhar as suas atividades entre apps. Mas para isso acontecer, você precisa ativar o recurso de rastreamento, pois por padrão, o iOS 14.5 não permite que nenhum aplicativo faça o rastreamento das suas atividades entre apps e sites. Ao "permitir a solicitação" de tracking você saberá quais são os aplicativos que podem compartilhar seus dados entre apps e outros sites.

Vale lembrar que este não é um recurso exclusivo do software no iPhone, mas também está disponível para iPad ou para iPod Touch com o sistema na versão 14.5 ou superior.

Como usar a Transparência no Rastreamento em Apps no iPhone

Como disse acima, por padrão o sistema automaticamente bloqueia qualquer app instalado no seu celular de fazer o tracking das suas atividades. Porém, ao "Permitir Solicitações", você reivindica o controle sobre quais serviços podem personalizar ofertas para você.

  • No iPhone, acesse Ajustes > Privacidade > Rastreamento;
  • Ative a opção Permitir Solicitações (assim, você passa a permitir que apps peçam para rastrear suas atividades entre apps e sites de outras empresas).

Feito isso, os aplicativos instalados no seu iPhone serão obrigados a pedir permissão para rastrear as suas atividades. Como é possível perceber na captura de tela abaixo, você pode marcar ou desmarcar a opção de rastreio de cada app usando a chave de seleção.

Apple Transparencia Rastreamento Apps iOS
Como funciona a Transparência de rastreamento de apps no iOS 14.5 / © NextPit

É claro que nem todos os aplicativos realizam essa coleta de informações, logo, apenas aqueles que fazem o rastreamento de dados para otimizar algum tipo de serviço é que irão aparecer nessa tela. Aliás, essa opção aparecerá apenas na primeira vez em que você abrir o app após ativar a permissão de solicitação no iPhone.

Posteriormente, para consentir ou revogar o acesso, basta novamente acessar Ajustes > Privacidade > Rastreamento.

Apple Transparencia Rastreamento Apps iOS notificacoes
Após marcar "Permitir Solicitações", os aplicativos passam a emitir a notificação acima / © NextPit

A Apple informa que, em alguns casos, o ajuste “Permitir Solicitações” é desativado. Entre estes cenários, a empresa destaca os três casos abaixo:

  • Para usuários com contas de criança ou com menos de 16 anos de idade (Brasil) por ano de nascimento, com sessão iniciada com o ID Apple;
  • Se o ID Apple for gerenciado por uma instituição de ensino ou usar um perfil de configuração que limita o rastreamento;
  • Se o ID Apple foi criado nos últimos três dias.

Além disso, também é preciso dizer que apps da mesma empresa, como Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, ainda podem fazer o rastreamento das suas atividades entre si.

E aí, você já está usando o AT&T no seu iPhone, iPad ou iPod Touch? Ficou surpreso com algum aplicativo solicitando o rastreamento de dados no seu celular?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.