Testamos a câmera de microscópio da Oppo: o resultado é surpreendente

Testamos a câmera de microscópio da Oppo: o resultado é surpreendente

Um dos destaques no Oppo Find X3 Pro é a câmera de microscópio que pode mostrar detalhes com um zoom de até 60x. E isso é algo raro por aí. Logo, quando recebemos o dispositivo para testes é claro que nos questionamos: como isso é possível e quão boas são as fotos?

Uma coisa é certa, fiquei bem impressionado quando experimentei pela primeira vez a câmera de microscópio presente no Oppo Find X3 Pro. Já estamos acostumados a ver as lentes macro em aparelhos celulares, mas micro é um mundo completamente diferente. E, como um grande entusiasta da fotografia, quero abordar três pontos neste artigo:

  1. Como funciona a câmera de microscópio do Oppo Find X3 Pro?
  2. Micro vs. Macro: qual é a diferença aqui?
  3. A câmera de microscópio do Find X3 Pro é realmente boa?

Antes de seguir, no entanto, sugiro que você participe deste pequeno quiz que preparei. Veja se a partir da imagem ampliada consegue identificar o objeto da fotografia:

Como funciona a câmera de microscópio do Oppo Find X3 Pro?

Uma grande vantagem de se ter uma câmera no celular é poder capturar uma imagem e utilizá-la de forma rápida e sem muitos ajustes. Embora algumas dicas para melhorar as fotografias feitas com o smartphone são sempre bem-vindas, não é preciso nenhuma mágica para usar a microlente do Oppo Find X3 Pro.

Como a câmera de microscópio usa uma lente sem foco automático e sem foco manual, o familiar toque na tela para focar a imagem não existe. Ao invés disso, é preciso mudar a distância entre a câmera e o objeto.

Oppo Find X3 Pro Mikro 4
A microlente aparece aqui no módulo da câmera com um anel de LED / © NextPit

Com o dispositivo na mão ou apoiado à mesa, por exemplo, basta ajustar ligeiramente a distância e segurar o aparelho com firmeza para obter uma imagem. O próximo passo é enquadrar o objeto, movendo-o próximo à microlente, ao lado esquerdo do módulo da câmera.

Oppo Find X3 Pro Mikro 1
Indico colocar o celular em um ângulo oblíquo acima do objeto que deseja fotografar / © NextPit

Feito isso, se não conseguir foco, tente mudar a distância da câmera para o objeto entre 1 e 3 milímetros. Se não conseguir fazer o foco de primeira, faça uma foto, pois assim será possível ver um gradiente de nitidez e ajuda a entender a distância necessária para a fotografia.

Oppo Find X3 Pro Mikro 3
Levante o aparelho à esquerda para ajustar a distância / © NextPit

Toque no botão do obturador e a imagem será capturada. Naturalmente, o mais importante é não desfocar o quadro. Vale lembrar aqui que a câmera de microscópio não tem temporizador, logo, boa sorte ao não mover demais o aparelho na hora de tirar a foto!

Oppo Find X3 Pro Mikro 2
Um bom resultado precisa de um pouco de delicadeza / © NextPit

Também é possível mudar o zoom para 30x ou 60x. E agora você deve estar se perguntando se a câmera possui mais de uma distância focal, certo? Vamos dar uma olhada mais de perto na tecnologia.

Micro vs. Macro: qual a diferença aqui?

A Oppo informa que a câmera de microscópio oferece um zoom de 30x, tem uma abertura f/3.0 e produz imagens através de um sensor de 3 megapixels. Logo, a  ampliação de 60x mencionada aqui funciona através de um zoom digital, que recomendo não usar com imagens de 3MP.

Um microscópio clássico é composto por uma fonte de luz, um condensador, a lâmina e lentes objetivas e oculares. Se você lembra das aulas de biológica, a luz brilha através do objeto, é ampliada pelas várias lentes e girada para que não fique de cabeça para baixo quando você olhar para a imagem. Para fazer o foco, você pode mudar a distância da lente e do objeto. E é claro que este sistema não existe no Find X3 Pro.

IMG20210316110639
O Find X3 Pro também é capaz de fazer fotografias macro, mas os detalhes são menos visíveis / © NextPit

Embora a Oppo não dê muitos detalhes sobre a câmera de microscópio, uma imagem de divulgação mostrou que o sensor consiste em quatro lentes. Ao fazer isso, a Oppo escolheu a profundidade de campo para dar uma escala de imagem equivalente a um zoom de 30x. A fonte de luz é um pequeno anel de LED montado ao redor da câmera de microscópio. Além disso, é preciso usar a câmera em ambientes bem iluminados para obter o melhor resultado.

Enquanto a fotografia microscópica é a respeito da ampliação de objetos, a fotografia macro é sobre a imagem de objetos em escala. As escalas de 1:1 ou 1:2 são as mais comuns, no entanto, as lentes com escala de 1:4 também estão sendo vendidas como lentes macro. O ideal, porém, é que o tema da imagem apareça no sensor tão grande quanto na vida real.

No entanto, estas exigências da fotografia clássica não são tão relevantes nos smartphones. Por via de regra, as câmeras macro possuem uma profundidade de campo mais curta, mas ainda assim os objetos possuem uma boa nitidez.

A câmera de microscópio do Oppo Find X3 Pro é boa?

Vamos lá! Minha irmã está fazendo o doutorado em biologia e, portanto, sabe muito sobre microscopia e as possibilidades digitais dos microscópios modernos. Comentei com ela sobre o Oppo Find X3 Pro e, como esperava, o aparelho é menos adequado para uso profissional. A ampliação de 30x não é suficiente, pois mesmo microscópios para crianças oferecem zoom de até 150x. As opções de ajuste do Find X3 Pro também não são suficientemente extensas para poder trabalhar com o celular no ramo científico.

Desta forma, embora seja muito prático contar com fotos que registram detalhes minúsculos diretamente na memória do celular, penso que o mesmo pode ser obtido usando lentes acopláveis ao smartphone se você trabalha no campo científico. Aliás, é certamente mais econômico.

No entanto, o resultado da microlente da Oppo não deixa de ser surpreendente, pois torna possível captar imagens que muitos aparelhos disponíveis hoje no mercado não conseguem oferecer.

A lente micro do Oppo Find X3 Pro é útil?

O que você achou das imagens capturadas com a câmera de microscópio do Find X3 Pro? Para que você usaria este tipo de recurso?

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.