13 dicas para fazer fotos muito melhores com o seu Android

night photography iso
© nextpit

A fotografia é um dos principais usos para os smartphones. Ao sair de férias ou participar de uma festa, muitos já abrem mão da tradicional e volumosa câmera e levam apenas os smartphones. Mesmo assim, os resultados nem sempre são satisfatórios. Pensando nisso, elaboramos uma lista com dicas para tirar o maior proveito possível da câmera do seu dispositivo Android.

Limpe a lente

Parece óbvio, mas não é: a gordura dos dedos pode formar uma fina camada sobre a lente, que fará com que suas fotos percam nitidez ou saiam completamente borradas. Por isso, é bom limpar a lente da câmera em intervalos regulares com um pedaço de pano macio. O ideal é um paninho de microfibra, mas se você não tiver isso à mão pode usar o canto de uma camisa de algodão. Tenhha cuidado especial na praia: grãos de areia sobre a lente, mesmo microscópicos podem arranhar o vidro.

AndroidPIT xiaomi mi 9 se camera detail
Mantenha a lente (ou lentes) da câmera de seu smartphone sempre limpa / © NextPit

Ative o foco manual

Quase todos os smartphones atuais têm um sistema de foco automático, e os melhores oferecem também um modo inteligente que seleciona o motivo central para maior nitidez. Nem sempre, contudo, o software entende o que queremos com a foto e seleciona a área correta. Por isso, recomendamos ativar o foco por toque (Touch to Focus) e focar manualmente cada foto clicando na área que deseja destacar.

Esta opção costuma ficar nas configurações da câmera, procure por "Foco manual", "Foco por toque" ou "Toque para focar".

Use as duas mãos

É muito comum ver pessoas tentando fotografar com uma mão, principalmente na hora de fazer as populares selfies, mas na maioria dos casos é melhor segurar o smartphone com as duas mãos, já que uma câmera mais estável produz fotos bem mais nítidas. Um conselho adicional: para evitar o tremor das mãos, prenda a respiração antes de tirar a foto. Outra opção útil é apoiar os braços , as mãos ou o smartphone em alguma superfície ou contra o próprio corpo.

pixel3 3xl 06
Segue o smartphone com as duas mãos para evitar fotos tremidas / © NextPit

Não use o zoom digital

Ao contrário das câmeras, mesmo as mais baratas, a maioria dos smartphones tem apenas zoom digital. Isso não é um zoom "de verdade": o software apenas recorta e amplia uma área da imagem para aproximá-la, mas quanto maior a aproximação menor a nitidez, e o resultado na maioria das vezes é um borrão de pixels.

Por isso, vale a regra de ouro no caso de smartphones: quando você estiver muito longe da cena, faça o zoom “com os pés” e se aproxime dela o máximo que puder. Zoom digital, só quando não houver alternativa.

crop 2
Esses exemplos mostram a diferença entre o zoom ótico (esquerda) e o digital (centro e direita) / © ANDROIDPIT

Destaque o primeiro plano para deixar a foto mais interessante

Não é necessário fazer um curso de fotografia nem seguir ao pé da letra um monte de regras: às vezes, uma boa foto quebra todas as regras de composição. Ainda assim, temos uma regrinha que se aplica em quase todos os casos. Qualquer foto de paisagem ou panorâmica será incrivelmente realçada quando um objeto aparecer um primeiro plano, pois ele dará profundidade à foto.

Use a regra dos terços

Esta é uma regrinha bem simples e fácil de entender: imagine que a sua imagem está dividida em três partes iguais (ou "terços") por duas linhas horizontais e verticais. A foto ficará mais atraente e interessante se você colocar o objeto de destaque, ou "assunto", ao longo ou na intersecção destas linhas, o que dará à sua foto uma composição harmônica. Alguns smartphones inclusive têm a função de deixar essas linhas visíveis, talvez com o nome de "grade" ou "linhas guia". Dê uma olhada nas configurações da câmera.

Rule of thirds photo
A regra dos terços em ação: o ponto principal da foto (a "clareira" no fim da estrada) está ao longo da segunda linha vertical, à direita. / © John R. Daily / Wikimedia Commons (cc-by-sa 2.5)

Endireite o horizonte

Um horizonte "torto" em fotos de paisagens prejudica a composição e nossa impressão geral da imagem. Quando se tem uma visão direta do horizonte, oriente-se por uma linha de referência ou pelos cantos da tela para "endireitar" a câmera e garantir que ele fique nivelado.

2013 09 07
Nesse exemplo, a planta do primeiro plano, no terço esquerdo do quadro, dá profundidade à imagem. O horizonte inclinado, contudo, atrapalha a harmonia da composição. / © ANDROIDPIT

Atenção para a luz

A luz é a melhor amiga, e também a pior inimiga, de um fotógrafo, e isso vale especialmente para os smartphones. Antes de tirar a foto fique atento para evitar sombras intensas ou a contraluz (por exemplo, fotografar olhando em direção ao Sol). Neste último caso, usar o flash pode ajudar a conseguir uma foto mais equilibrada. Entretanto, sempre que possível tente dar as costas para a fonte de luz.

Melhor na sombra do que ao Sol

A luz do Sol em um dia sem nuvens não é a ideal para fotos, pois cria sombras muito "duras". O olho humano pode compensar a diferença de luminosidade, mas as câmeras dos smartphones ainda falham nessa tarefa. Para um belo retrato, portanto, é melhor ir para a sombra ou esperar que o Sol seja encoberto pelas nuvens.

Se você realmente precisar fotografar ao sol, fique de costas para ele (vide regra acima) e experimente ativar o modo HDR da câmera para compensar a diferença de contraste entre luz e sombra.

Espere pela melhor hora do dia

Evite fotografar quando o Sol do meio dia estiver alto no céu. Paisagens e fotos panorâmicas de cidades ficam mais bonitas pela manhã e durante o entardecer, quando a luz ganha uma tonalidade dourada e as longas sombras ressaltam aspectos interessantes do quadro. Os fotógrafos tem até um termo para isso: é a "hora dourada", a primeira hora logo após o amanhecer ou logo antes do anoitecer.

Newbury Racecourse Road
A mesma cena, em pleno sol do meio-dia e ao anoitecer. Notaram a diferença? / © TudorTulok / Wikimedia Commons (CC-BY-SA 4.0)

Flash? Só quando realmente necessário

O flash traz luz para a escuridão, mas na maior parte dos casos essa luz fria e direta prejudica a atmosfera natural do ambiente a ser capturado. O primeiro plano é iluminado sem misericórdia, resultando naquele efeito "branco total radiante", e o cenário de fundo mergulha na escuridão.

Por isso, use o flash apenas se realmente não conseguir fotografar nas condições ambientes de luminosidade - mesmo se para isso for preciso aumentar manualmente o ISO ou tempo de exposição. Se sua câmera tiver um modo noturno, ative-o. Mesmo uma imagem com um pouco de ruído ainda é preferível a outra com uma “explosão” do flash.

Brinque com a perspectiva

A maioria das pessoas tira fotos com o smartphone na altura dos próprios olhos. Mas é mais interessante procurar outros ângulos e mudar a perspectiva, por exemplo ajoelhando-se para registrar uma imagem. Principalmente no caso de crianças, as fotos ficam bem melhores se feitas com a câmera na altura dos olhos delas.

Muenster Kalender kleiner 14
Para esta foto optou-se por uma perspectiva bem próxima do chão, ressaltando assim a altura dos prédios e a curva da margem. / © ANDROIDPIT

Corrija apenas o necessário

Usando apps para realçar, corrigir ou inserir filtros nas fotos você pode conseguir efeitos impossíveis de serem obtidos apenas com a câmera. Há inúmeros aplicativos poderosos para isso (recomendamos o Snapseed), mas vale aqui a regra da moderação. Muitas vezes as imagens podem parecer artificiais se trabalhadas em excesso. Faça apenas as correções e ajustes necessários.

E aí, quais desses truques você já segue na hora de capturar imagens com a câmera do seu Android?

Ir para o comentário (6)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
6 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Matheus Vitório 8
    Matheus Vitório 24/05/2019 Link para o comentário

    Excelente artigo....gostei muito e essas dicas ja mudaram minha perspectiva ao tirar uma fotografia, fui lendo e tentando "fazer" junto...


  • 73
    Jairo rios 24/05/2019 Link para o comentário

    Boas dicas , eu me considero um péssimo fotografo , só a IA para me salvar


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 24/05/2019 Link para o comentário

    Muito legal esse artigo, com dicas e truques importantes sobre como tirar melhores fotos no smartphone.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 24
    Luiz Gustavo lgubarbosa 23/05/2019 Link para o comentário

    Valeu pelas dicas !


  • 31
    Vinicius Da Silveira 23/05/2019 Link para o comentário

    Dica N° 1 verdadeira: Sempre use o Modo Manual/Pro ao invés de modos automáticos, caso você realmente queira fazer um fotão. Mas se quiser fazer uma foto pra upar em Facebook e WhatsApp, pra impressionar qualquer noob, então continha usando o automático mesmo


    • 21
      joao 23/05/2019 Link para o comentário

      problema é saber usar o modo manual, se der na mão de qualquer um a foto vai ficar pior que no modo automático

      Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.