Teste cego de câmeras 2021: o NextPit escolhe a melhor câmera de celular!

Teste cego de câmeras 2021: o NextPit escolhe a melhor câmera de celular!

Em nosso teste cego de câmeras, cinco celulares de última geração competem uns contra os outros! Com os modelos premium da Apple, OnePlus, Oppo, Samsung e Xiaomi, fotografamos os mesmos temas com todos os smartphones. E quem decide qual a melhor câmera é você — sem saber qual modelo está por trás de cada foto!

Estes são os nossos desafiantes no teste de câmeras às cegas deste ano:

Configuração para o teste cego de câmeras

Também tiramos as mesmas fotos com uma Canon EOS 5D Mark III. Processamos as imagens RAW da forma mais natural possível e tentamos reproduzir as condições de iluminação prevalecentes no assunto em cada caso. Certamente há uma margem de erro aqui; mas achamos a comparação interessante! Por favor, não se sinta tentado a votar sempre na foto que está mais próxima da DSLR.

Como hoje em dia os celulares cobrem uma grande variedade de distâncias focais, usei três lentes para o teste: a fabulosa Canon 16-35 mm F2.8 III, uma Sigma 50 mm F1.4 e uma Canon 100 mm F2.8 Macro. A primeira foi utilizada para as fotos ultrawide e grande-angular, a segunda para a série de retratos, e a última para as fotos teleobjetivas.

De volta aos celulares: para o teste cego, usamos as configurações de fábrica dos aplicativos de câmera e — exceto quando indicado para uma seção específica — em modo automático. Fotografamos todos os assuntos exatamente três vezes com cada smartphone e selecionamos a melhor foto depois.

A fim de não dar pistas dos modelos por suas distâncias focais levemente diferentes, cortamos ligeiramente as imagens para obter o mesmo ângulo de imagem em todos os lugares.

1. Câmera principal (luz do dia, cidade)

Um exercício simples para aquecimento: à luz do dia, os smartphones não devem ter problemas para acompanhar as DSLRs. Estamos fotografando com o modo padrão aqui.

Imagens de comparação:

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 1.1Imagem 1.1
Kamera-Blindtest 1.2Imagem 1.2 Kamera-Blindtest 1.3Imagem 1.3
Kamera-Blindtest 1.4Imagem 1.4 Kamera-Blindtest 1.5Imagem 1.5
Qual celular foi o seu favorito?

2. Câmera principal (resolução máxima)

50 megapixels, 108 megapixels e em breve ainda mais? As fabricantes de celulares estão superando umas as outras com valores cada vez mais absurdos de resolução. Afinal de contas, os sensores de imagem crescem com a contagem de pixels, o que acaba beneficiando a qualidade da imagem. Para esta pesquisa, ajustamos as imagens para um pedaço de 20 por 20 por cento das originais.

scene 2 crop
Aqui está a imagem completa - e a área que escolhemos para a comparação abaixo / © NextPit

Aqui você pode ver claramente a diferença do sensor maior na DSLR, mesmo sem resoluções insanas. Veja como a reprodução detalhada da Canon EOS 5D Mark III com seus "míseros" 22,3 megapixels resulta em uma comparação direta.

Imagens de comparação: resolução máxima

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 2.1Imagem 2.1
Kamera-Blindtest 2.2Imagem 2.2 Kamera-Blindtest 2.3Imagem 2.3
Kamera-Blindtest 2.4Imagem 2.4 Kamera-Blindtest 2.5Imagem 2.5

 

Qual celular foi o seu favorito?

3º Ultrawide (natureza)

Ainda em meio ao verde, mas desta vez bastante distante. Acho interessante como os vários celulares interpretaram de forma diferente a luz o tempo. Além disso, a reprodução de detalhes também é curiosa. Será que o Oppo Find X3 Pro será o vencedor neste round? Afinal, ele tem o maior sensor por trás da lente ultra-angular.

Imagens de comparação: Natureza em ângulo ultra amplo

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 3.1Imagem 3.1
Kamera-Blindtest 3.2Imagem 3.2 Kamera-Blindtest 3.3Imagem 3.3
Kamera-Blindtest 3.4Imagem 3.4 Kamera-Blindtest 3.5Imagem 3.5
Qual celular foi o seu favorito?

4º Ultrawide (cidade)

Para nosso segundo assunto com a câmera ultra grande-angular, fomos ao coração de Berlim. A foto foi tirada exatamente da localização anterior do Muro. As vigas de metal à direita mostram onde estava uma torre de vigia antes da reunificação alemã. Aqui eu achei a reprodução de cores muito interessante. Como você prefere — exuberante e "maior que a vida" ou mais neutro?

Imagens de comparação: Cidade com ângulo ultra amplo

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 4.1Imagem 4.1
Kamera-Blindtest 4.2Imagem 4.2 Kamera-Blindtest 4.3Imagem 4.3
Kamera-Blindtest 4.4Imagem 4.4 Kamera-Blindtest 4.5Imagem 4.5

 

Qual celular foi o seu favorito?

5. Retrato telefoto (2x)

Para a próxima rodada, ativamos o modo retrato em todos os smartphones. Como regra, a câmera aplica imediatamente a distância focal equivalente a 50 milímetros nas câmeras de 35mm/Full Frame, típica para retratos, correspondendo a um "2x" em comparação com as câmeras principais.

Além disso, os celulares também tentam embaçar o fundo. Isto é para imitar o efeito bokeh que a câmera SLR produz com suas lentes de 50 mm; a abertura foi de F1.4 neste caso. Outro desafio é a representação correta dos tons de pele. Qual smartphone o convenceu mais aqui?

Fotos de comparação: Telefoto 2x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 5.1Imagem 5.1
Kamera-Blindtest 5.2Imagem 5.2 Kamera-Blindtest 5.3Imagem 5.3
Kamera-Blindtest 5.4Imagem 5.4 Kamera-Blindtest 5.5Imagem 5.5

 

Qual celular foi o seu favorito?

6. Teleobjetiva na natureza (5x)

Depois do "2x" temos o "5x" — e é aqui que a Samsung e Xiaomi podem ganhar uma vantagem. Afinal, o Mi 11 Ultra e o Galaxy S21 Ultra têm a bordo uma lente periscópica que pode exibir esta ampliação nativamente. A concorrência, por outro lado, tem que usar o zoom digital. Você consegue identificar os modelos Ultra nas imagens? Qual deles é seu favorito?

Imagens de comparação: Telefoto natureza 5x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 6.1Imagem 6.1
Kamera-Blindtest 6.2Imagem 6.2 Kamera-Blindtest 6.3Imagem 6.3
Kamera-Blindtest 6.4Imagem 6.4 Kamera-Blindtest 6.5Imagem 6.5

 

Qual celular foi o seu favorito?

7. Teleobjetiva na cidade (4x)

Para nossa segunda telefoto, reduzimos o zoom um pouco para tirar a vantagem da Samsung e da Xiaomi — elas dependem aqui do zoom digital. O grande vazio na faixa de distância focal do Mi 11 Ultra é provavelmente perceptível aqui, porque não há mais distância focal entre 1x e 5x. Estamos curiosos com os seus votos!

Fotos de comparação: Telefoto cidade 4x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 7.1Imagem 7.1
Kamera-Blindtest 7.2Imagem 7.2 Kamera-Blindtest 7.3Imagem 7.3
Kamera-Blindtest 7.4Imagem 7.4 Kamera-Blindtest 7.5Imagem 7.5
Qual celular foi o seu favorito?

8. Telefoto cidade (20x)

Na oitava rodada, usamos zoom máximo. Com a DSLR, cortamos a imagem devido à falta de uma lente mais longa e a ampliamos muito. O mesmo vale para o iPhone 12 Pro Max, que vai até "12x". A Samsung e Xiaomi podem ter novamente vantagem aqui com suas lentes de periscópio.

Imagens de comparação: Telefoto cidade 20x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 8.1Imagem 8.1
Kamera-Blindtest 8.2Imagem 8.2 Kamera-Blindtest 8.3Imagem 8.3
Kamera-Blindtest 8.4Imagem 8.4 Kamera-Blindtest 8.5Imagem 8.5
Qual celular foi o seu favorito?

9. Foto noturna (câmera principal)

É claro que não podiam ficar de fora as fotos em ambientes com pouca luz, nas quais — spoiler — as diferenças se tornam novamente enormes. Fotografamos este motivo com a câmera principal e no modo de fotografia normal e cortamos todos as imagens para cerca de 50%.

Para dar uma ideia das condições de iluminação: com a DSLR, fotografei em ISO 3200 — na abertura F2.8 e velocidade de obturação de 1/15 segundo. Preste atenção especial ao alcance dinâmico e reprodução de detalhes nas áreas mais escuras da imagem. Também acho curioso como o céu é reproduzido de forma diferente. Quem consegue o melhor resultado nesta disputa?

Imagens de comparação: Foto noturna com câmera principal

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 9.1Imagem 9.1
Kamera-Blindtest 9.2Imagem 9.2 Kamera-Blindtest 9.3Imagem 9.3
Kamera-Blindtest 9.4Imagem 9.4 Kamera-Blindtest 9.5Imagem 9.5
Qual celular foi o seu favorito?

10. Foto noturna (ultrawide)

Sempre fui fã de lentes ultra-angulares, especialmente da lendária olho de peixe de 8-15 mm da Canon. Por isso fiquei entusiasmado quando as câmeras ultra-angulares chegaram aos celulares com o LG G6.

Agora, as fabricantes estão equipando os módulos — que às vezes são adequados apenas para a luz do dia — com sensores cada vez maiores. A Oppo usa no Find X3 Pro o mesmo sensor Sony IMX766 da câmera principal. Isso deve ser perceptível na qualidade da imagem em nosso cenário de baixa luminosidade.

A propósito, já estava muito, muito escuro aqui. Na DSLR, eu estava fotografando a ISO 12.800; a 1/8 de segundo e F2.8. Também tive que fazer alguns malabarismos nos ajustes em pós-produção para obter um resultado parcialmente decente. Nos celulares, ativei o modo noturno e — quando possível — ajustei para o tempo máximo de exposição.

Imagens de comparação: Foto noturna em ângulo ultra amplo

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 10.1Imagem 10.1
Kamera-Blindtest 10.2Imagem 10.2 Kamera-Blindtest 10.3Imagem 10.3
Kamera-Blindtest 10.4Imagem 10.4 Kamera-Blindtest 10.5Imagem 10.5
Qual celular foi o seu favorito?

11. Foto noturna (câmera principal, extremamente escuro)

Sim, ainda mais escuro — e acho que as diferenças são realmente acentuadas. Um ou outro smartphone superou até mesmo a DSLR no modo noturno, que realmente começou a sofrer em ISO 12.800 e 1/5 de segundo. É claro que a EOS 5D Mark III não é exatamente de última geração; no entanto, ela ainda é notável.

Imagens de comparação: Foto noturna com câmera principal

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 11.1Imagem 11.1
Kamera-Blindtest 11.2Imagem 11.2 Kamera-Blindtest 11.3Imagem 11.3
Kamera-Blindtest 11.4Imagem 11.4 Kamera-Blindtest 11.5Imagem 11.5
Qual celular foi o seu favorito?

Se você chegou até aqui, antes de mais nada: muito obrigado por participar e votar! A preparação para este artigo com todos os smartphones foi realmente empolgante — e estou ansioso pelos resultados das pesquisas. Quem vencerá a corrida no final?

Na quarta-feira da próxima semana (26), encerraremos o teste às cegas, e então você descobrirá qual celular a comunidade NextPit escolheu como o vencedor. Fique ligado!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 4 meses Link para o comentário

    Antes da divulgação final dos resultados precisamos ser sensatos e coerentes...🤔
    Não tem como não votar nas fotos DSLR, afinal essa máquina que realizou as fotos é uma referência indiscutível em matéria de qualidade profissional, principalmente se tratando de uma máquina com sensor CCD "Full-Frame"
    Acho que se tivermos "bom senso" seria mais coloquial analisarmos qual das fotos "se aproximou mais" da qualidade da DSLR; acho que esse raciocínio é o logico.


  • Edinho K. há 4 meses Link para o comentário

    Se der zoom nas imagens, dá pra ver claramente que tem fabricante sentando a mão na remoção de ruído, no contraste e na saturação pra entregar imagens impactantes. Mas os detalhes e as texturas das superfícies praticamente inexistem...


  • Douglas Charles Cunha há 4 meses Link para o comentário

    O pessoal que tem o Galaxy já sabe que o céu azul é característica da inteligência artificial do aparelho e por isso vota sem nem ver a nitidez e qualidade do resto.


  • Jairo rios há 4 meses Link para o comentário

    Belo trabalho realizado , sinceramente preferi as fotos da DSLR em ambientes claros em escuros e muito escuros alguns smartphones me surpreenderam positivamente.


  • Penskemen há 4 meses Link para o comentário

    Meio estranha a captura dessas fotos... Todas estão exatamente perfeitas no mesmo mesmo ângulo, e no mesmo tipo de enquadramento🤔
    Será que realmente foram foram tiradas e captadas de dispositivos de diferentes, ou estão somente utilizando filtros diferentes para as mesmas fotos ?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.