Review do Xiaomi Redmi Note 10 Pro: vida longa ao rei dos intermediários

Review do Xiaomi Redmi Note 10 Pro: vida longa ao rei dos intermediários

A Xiaomi deu uma chacoalhada no mercado de smartphones intermediários com o novo Redmi Note 10 Pro. Com uma tela de 120 Hz, câmera de 108 MP e um monte de outras especificações que chamam a atenção, será que o smartphone consegue se firmar como a nova referência da categoria? Leia nossa avaliação para descobrir!

Avaliação

Prós

  • Boa qualidade de construção
  • Excelente tela AMOLED de 120 Hz
  • Desempenho sólido
  • Boa câmera principal
  • Boa duração da bateria
  • Entrada tripla para SIM duplo + microSD
  • NFC
  • Alto-falantes estéreo

Contras

  • Uma câmera um pouco volumosa
  • O desempenho da câmera cai com pouca luz
  • Sem suporte a 5G
  • Sem suporte a carregamento sem fio

Xiaomi Redmi Note 10 Pro direto ao ponto

Outro smartphone sem sal na faixa dos R$ 3.000? Não! Longe disso, meus amigos! O que Xiaomi oferece com o Redmi Note 10 Pro é um candidato ao título de campeão da categoria. A tela em si não está muito distante dos dispositivos premium, cortesia da taxa de atualização de 120 Hz, ao mesmo tempo em que traz uma fantástica fidelidade de cores e brilho.

Além disso, há uma câmera que funciona muito bem, pelo menos durante o dia, embora pareça que a câmera principal de 108 MP seja mais marketing do que uma evolução real na direção certa.

A capacidade da bateria é grande o suficiente para durar um dia inteiro e mais um pouco, enquanto o som estéreo é alto e claro na maior parte do tempo. Com o chipset Snapdragon 732G, ele deve satisfazer mais do que apenas os usuários comuns. Além disso, a qualidade de construção é muito decente para a faixa de preço. Felizmente, também há espaço para um conector de 3,5 mm e um slot de cartão de memória microSD.

A Xiaomi oferece tudo isso por R$ 3.500 (quase metade disso nos sites de importação) e deu o pontapé para a temporada 2021 do já tradicional duelo entre os campeões de venda entre os Androids: Xiaomi Redmi Note vs. Samsung Galaxy A.

Projeto: grande, mas funcional

O que eu gostei:

  • Construção de qualidade;
  • Slot triplo para SIM duplo e um cartão microSD;
  • Entrada de áudio 3,5 mm.

O que eu não gostei:

  • O relevo da câmera é um pouco grande demais;
  • Atrai muitas impressões digitais.

Recebi a versão Onyx Gray do Redmi Note 10 Pro para este teste e logo de cara, a qualidade de construção chamou a minha atenção, sem nenhuma falha perceptível entre o acabamento e outros componentes. Os botões, vale destacar, oferecem uma resposta agradável.

O sensor de impressão digital instalado lateralmente é rápido e confiável. O smartphone também se destacou por atrair manchas de impressões digitais. Portanto, tenha isso em mente antes de sair e gastar seu dinheiro suado com este aparelho.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro NextPit 2
A traseira do Redmi Note 10 Pro é um verdadeiro ímã de impressões digitais / © NextPit

O que me agradou neste dispositivo foi o fato de que há muitos detalhes de projeto bem implementados. Além do botão de liga/desliga/sensor de impressão digital e do controle de volume, temos alto-falantes localizados nas partes superior e inferior, com a sempre bem-vinda entrada de áudio de 3,5 mm para fones de ouvido.

Há ainda uma entrada no lado esquerdo que oferece espaço para dois cartões SIM, além de um cartão de memória microSD, que tal? Da maneira como os smartphones estão sendo projetados hoje em dia, parece que as fabricantes estão abandonando o slot do cartão de memória microSD em celulares intermediários e topo de linha.

Visualmente, a única coisa que me incomoda é a protuberância do módulo de câmera, que deixa o aparelho desequilibrado ao ser apoiado sobre superfícies. Se você tiver mãos pequenas, poderá ter problemas para se acostumar com o formato imposto pela tela de 6,7 polegadas, e mesmo se você tiver mãos grandes como eu, não é recomendável a operação com uma só mão.

Um smartphone muito atraente do ponto de vista visual, com um relevo de câmera que incomoda e uma qualidade de construção acima da média.

A tela perfeita para um smartphone intermediário

O que eu gostei:

  • Tela de 120 Hz;
  • Painel AMOLED;
  • ... na verdade, tudo sobre a tela!

O que eu não gostei:

  • Apenas duas opções para a taxa de atualização - 60 ou 120 Hz;
  • O display "nem sempre-on".

Quando se trata das telas de smartphone em 2021, a categoria premium é definida pelo combo: taxa de atualização de 120 Hz + tela AMOLED. A Xiaomi simplesmente aplicou a receita em um intermediário de 6,67 polegadas, fazendo uma ousada aposta na tela do Redmi Note 10 Pro.

Eles basicamente invadiram o território dos flagships com um olhar confiante, e deixando no ar a pergunta: "Ei rapazes, vocês viram o que eu fiz aqui?".

Aqui estão as outras informações sobre a tela: este "DotDisplay" AMOLED de 6,67 polegadas tem uma resolução de 2.400 x 1.080 pixels, o que corresponde a uma densidade de pixels de 395 ppi. O painel também apresenta uma taxa de amostragem de 240 Hz, suporte a HDR10 e uma luminosidade máxima de 1.200 nits.

Em termos menos técnicos: quanto maior a taxa de atualização, mais suave a exibição de animações na tela, e isto fica mais evidente quando você está rolando por longas páginas de texto ou timelines de redes sociais. O display é fácil de ler sob luz natural, enquanto a fidelidade de cores não deixa nada a desejar, assim como o contraste.

Se desejar, você pode entrar nas configurações e ajustar a temperatura da cor de acordo com suas próprias preferências visuais.

Pensei agora se esta tela tem algum ponto fraco. Para encontrar algo para se reclamar na tela do Redmi Note 10 Pro é preciso ser extremamente crítico. E suponho que nesse caso apontaria para o fato de que só é possível escolher entre taxas de atualização de 60 Hz e 120 Hz.

Além disso, embora a tela sempre ativa (always-on display) seja uma opção oferecida, ela não oferece nenhuma informação visual realmente útil e se desliga após dez segundos. Você pode então vê-la novamente com um toque na tela, mas com apenas um intervalo de dez segundos para exibição de informações e mensagens, acho que o uso do termo "sempre" é um exagero.

Quem quer comprar um smartphone intermediário que tenha a melhor tela possível precisa considerar o Xiaomi Redmi Note 10 Pro, sem dúvida alguma.

Desempenho e memória sólidos

O que eu gostei:

  • Desempenho sólido;
  • Sem superaquecimento excessivo;
  • Memória expansível;

O que eu não gostei:

  • Sem suporte a 5G.

Dependendo da versão escolhida, você terá entre 6 GB ou 8 GB de RAM e entre 64 GB e 128 GB de armazenamento interno. Para este teste, recebi o modelo com 128 GB de armazenamento e 6 GB de RAM. Na minha opinião, a indústria deveria deixar para trás os 64 GB de espaço de armazenamento em smartphones, uma vez que não é suficiente para as necessidades atuais, mas felizmente há um slot de cartão de memória microSD.

No lugar do Snapdragon 720 que alimentou seu antecessor, o Redmi Note 9 Pro, o Note 10 Pro utiliza o Snapdragon 732G. Esta atualização do processador é muito bem-vinda devido à maior velocidade da GPU Adreno 618. Os oito núcleos da CPU trabalham discretamente em segundo plano e, combinados com o display de 120 Hz, o desempenho é tão rápido que é difícil acreditar que estamos lidando com um SoC da série 7 da Qualcomm.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro NextPit 5
Na parte inferior, há uma porta USB-C e uma grade de alto-falantes / © NextPit

Durante minha avaliação, conferi alguns dos games mobile mais populares, como Call of Duty Mobile, Real Racing 3 e Genshin Impact, e raramente encontrei uma queda de desempenho. Me atrevo a dizer que a maioria das pessoas não terá problema algum com o desempenho em jogos.

A propósito, isto também se aplica ao processamento de imagens, que costumava ser um ponto fraco no passado. Mesmo com 108 megapixels, o smartphone ainda consegue processar a foto rapidamente — em aproximadamente um segundo, na minha opinião.

A Xiaomi oferece um pacote completo em termos de desempenho e armazenamento. Mesmo a memória interna de 64 GB no modelo mais barato pode ser compensada com o slot de cartão de memória microSD. Tanto o público de redes sociais quanto os jogadores devem ficar satisfeitos com o desempenho do Snapdragon 732G.

Redmi Note 10 Pro câmera: boa demais para um intermediário

Xiaomi Redmi Note 10 Pro NextPit 1
A câmera na parte de trás tem um design bastante curioso / © NextPit

O que eu gostei:

  • Fotos realistas e detalhadas durante o dia;
  • Macros decentes;
  • Câmera versátil.

O que eu não gostei:

  • Sem estabilização óptica de imagem;
  • Resultados medíocres com pouca luz.

Antes de mais nada: temos em nossa equipe fanáticos por câmera como o Ben ou Stefan, que sempre se concentram no desempenho da câmera em suas avaliações. Ao comprar um smartphone, me certifico de que a câmera não seja um fracasso total, mas sou mais uma pessoa comum que tira fotos casuais de festas aqui e ali e usa alguns filtros para compartilhar as imagens no Insta.

Por isso, não se surpreenda que não escrevi um longa-metragem na seção de câmeras deste review. Se você tiver qualquer pergunta sobre as câmeras, fique a vontade para usar a seção de comentários.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics 01
Gostei da câmera principal desde o primeiro clique / © NextPit

A câmera principal (f/1,79) tem uma resolução de até 108 megapixels. Para ser sincero, os resultados da câmera de 108 megapixels não me surpreenderam muito. Claro, você pode ampliar bem as imagens, mas isso é mais um argumento de marketing, pois os resultados tendem a ficar um pouco desbotados e menos realistas. Normalmente, nove pixels são agrupados graças à combinação de pixels (binning), resultando em uma imagem de 12 MP.

Também estão a bordo no módulo traseiro de câmera: uma lente de ângulo ultra amplo (campo de visão de 118 graus; f/2,2) com 8 MP, uma câmera macro/telefoto (f/2,4) com 5 MP e 2x de ampliação, e finalmente um sensor de profundidade (2 MP).

Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics Zoom Wide Angle
Câmera principal à esquerda, zoom 2x no meio, e grande angular à direita / © NextPit

Se o tempo cooperar, você terá resultados muito bons com esta câmera. Quando mudei para a câmera ultra-angular, notei que a paleta de cores muda um pouco, e pessoalmente achei tais imagens saturadas demais. Além disso, os detalhes tendem a desaparecer quando faço zoom nas imagens.

Com um pouco de habilidade, você pode tirar algumas fotos macro com a lente telemacro, enquanto o modo retrato também não desaponta.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Photos 36
Aqui você tem um pouco da primavera com a câmera macro / © NextPit

Estou sempre inclinado a encontrar falhas nos resultados, mas depois me lembrei que estou segurando um smartphone que custa quase a metade de um topo de linha. Pensando nisso, as fotos capturadas são excelentes. Não acho que nenhum outro smartphone dentro desta faixa de preço possa ter um desempenho melhor do que o Redmi Note 10 Pro no momento.

Para confirmar esta afirmação, tenho mais algumas amostras de fotos tiradas pela câmera, como visto abaixo:

Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics 04
Mesmo a cena do caiaque ou da luz de fundo (abaixo, à direita) não causaram nenhum problema para a câmera / © NextPit

A partir das seguintes fotos em flor de cerejeira, você pode ver isso:

  • ... as flores de cerejeira são simplesmente um ótimo tema para fotos;
  • ... o autor do review parece ter um verdadeiro fetiche por fotos de cerejeira;
  • ... a câmera alcança ótimos resultados nesse tipo de situação;
  • ... menos carros devem ser permitidos dentro das cidades - e não apenas porque estragam a paisagem.
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Photos 41
Como ficaria esta composição sem os carros? / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics 02
Legal, certo? / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics 03
Mais algumas flores de cerejeira / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Photos 84
Eu gosto das cores realistas da câmera / © NextPit

À noite, os resultados variaram muito — algo já esperado entre os intermediários. Com algum cuidado, porém, você pode tirar fotos excelentes, especialmente com o modo noturno ligado, que não ilumina as imagens de maneira anormal, algo que já vimos algumas vezes em outros smartphones mais baratos.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Photos 101
O modo noturno mostra a iluminação de rua de maneira bonita e clara / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics Night
Tirar fotos na pressa pode resultar em imagens como a do topo / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Pics Night 02
A imagem da ultra grande-angular não só perde em nitidez e detalhe, como as cores são mais irreais / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Photos 90
De perto... / © NextPit
Xiaomi Redmi Note 10 Pro Sample Photos 93
...e cara a cara / © NextPit

Enquanto espero que alguém perceba o trocadilho entre a Vila Sésamo e as fotos macro, chegamos à pior seção da análise de câmera: Aqui estão os resultados para selfies:

Xiaomi Redmi Note 10 Pro Selfies
Com outras pessoas, as selfies certamente sairiam melhor / © NextPit

A câmera é campeã absoluta? Não! É possível encontrar uma câmera indiscutivelmente melhor na categoria ? Que eu saiba não! Para esta faixa de preço, você conta com uma câmera versátil, especialmente com o sensor principal que capta fotos muito boas sob as condições certas.

Duração da bateria

O que eu gostei:

  • Carga rápida de 33 watts;
  • Bateria de longa duração.

O que eu não gostei:

  • Sem carga sem fio;

A Xiaomi incluiu uma generosa bateria de 5.020 mAh e isso certamente foi uma boa decisão, considerando a tela de 120 Hz que vem no Redmi Note 10 Pro. A vida útil da bateria foi suficiente durante todo o meu período de teste, durando dois dias antes de me fazer procurar a tomada mais próxima.

Naturalmente, os padrões de uso são sempre muito pessoais, e o mesmo se aplica aqui. Se você é um usuário hardcore que joga games e assiste a streaming o tempo todo, não espere que ele dure o dia inteiro.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro NextPit 3
O adaptador incluído carrega a 33 watts / © NextPit

O carregador incluído também garante que você terá carga suficiente em pouco tempo, graças à sua potência de 33 watts. Carregar o Redmi Note 10 Pro completamente leva aproximadamente 90 minutos, o que é (um pouco) mais lento do que alguns rivais.

Apesar da comparação, não dá para reclamar do que a Xiaomi oferece. Só é uma pena que não haja suporte a carregadores sem fio, mas a categoria exige alguns cortes de gastos, certo?

Resumo sobre a bateria: suficientemente grande e carrega rápido o bastante.

Xiaomi Redmi Note 10: ficha técnica

Especificações

  Xiaomi Redmi Note 10 Pro
Processador

Qualcomm Snapdragon 732G
GPU Qualcomm Adreno 618

Memória e armazenamento

6 GB + 64 GB | 6 GB + 128 GB | 8 GB + 128 GB
LPDDR4X RAM + UFS 2.2

Dimensões

164 mm x 76,5 mm x 8,1 mm
Peso: 193 g

Tela

AMOLED de 6,67 polegadas
Resolução 2.400 x 1.080 FHD+ (395 PPI)
Taxa de contraste: 4.500.000:1
Luminosidade: 700 nits, brilho máximo de 1.200 nits
Espectro de cores DCI-P3
8-bit de cor
HDR10
Taxa de atualização: 120 Hz
Taxa de amostragem para toques: 240 Hz
Certificação SGS para tela de fácil visualização

Câmera traseira

Quádrupla: 108 MP + 8 MP + 5 MP + 2 MP

Câmera grande angular 108 MP
Pixels de 0,7 μm, com combinação 9 em 1 em "super pixel" de 2,1 μm
Tamanho do sensor: 1/1,52 polegadas
f/1.9

Câmera ultra grande angular de 8 MP
Campo de visão 118°
f/2.2

Câmera macro/teleobjetiva de 5 MP
f/2.4
Foco automático

Sensor de profundidade com 2 MP
f/2.4

Funções fotográficas da câmera traseira:
Modo de exposição longa com seis efeitos (Multidão em movimento, Pintura a óleo, Trilhas do néon, Pintura leve, Céu estrelado, Trilhas estelares)
Clones fotográficos
Modo noturno 2.0
Modo 108 MP

Funções de vídeo da câmera traseira
Clones de vídeo
Vídeo duplo
ShootSteady
Função de vídeo profissional com time-lapse
Vídeo em telemacro com time-lapse
Modo macro de vídeo

Gravação de vídeo da câmera traseira:
4K (3.840 x 2.160) a 30fps
1080P (1.920 x 1.080) a 30fps/60fps

Câmera frontal

Câmera frontal de 16 MP
f/2.45

Características da câmera fotográfica frontal:
Modo noturno para selfies
Modo beleza, com IA
Modo retrato AI com controle de bokeh e profundidade

Recursos de vídeo da câmera frontal:
Time-lapse

Gravação de vídeo da câmera frontal:
1080P (1.920 x 1.080) a 30 fps
720P (1.280 x 720) a 30 fps
Vídeo em câmera lenta: 120 fps, 720p

Bateria e carregamento

Bateria de 5.020 mAh de alta capacidade
Suporta carga de 33 W

Segurança

Sensor de impressão digital na lateral
Desbloqueio por reconhecimento facial

Rede e conectividade

Dual SIM
NFC
Faixas de rede suportadas:
4G: LTE FDD B1/2/3/4/5/7/7/8/20/28/32
4G: B38/40/41(2.535-2.655 MHz)
3G: WCDMA B1/2/4/5/8
2G: GSM 850, 900, 1800, 1900 MHz

Redes WLAN suportadas
WLAN de 2,4 GHz/5 GHz
Bluetooth 5.1

Navegação e posicionamento
GPS: L1 | Galileo E1 | Glonass L1 | Beidou B1

Áudio

Alto-falante duplo
Entrada para fones de ouvido de 3,5 mm
Certificação de áudio de alta resolução
Áudio sem fio de alta resolução

Vídeo Suporta exibição HDR ao reproduzir conteúdo de vídeo HDR10
Sensores Sensor de distância | Sensor de luz ambiente | Acelerômetro | Bússola eletrônica | Giroscópio | Motor de vibração linear | Infravermelho
Certificação contra  água e poeira Classificação IP53
Sistema operacional MIUI 12, baseado no Android 11
Conteúdo da embalagem Redmi Note 10 Pro, carregador, cabo USB-C, ferramenta de ejeção SIM, capa de proteção, manual do usuário, certificado de garantia

O que mais você precisa saber

Ah, sim, havia mais algumas coisas que eu notei e que gostaria de mencionar para finalizar:

  • O som estéreo é bastante alto e decente para um aparelho da categoria.
  • O Redmi Note 10 Pro tem proteção IP53, mas é só para pequenas borrifadas de água;
  • Sim, a tela é plana!
  • O carregador está incluído;
  • A Xiaomi inclui alguns apps irritantes de fábrica, mas você pode desinstalar a maioria deles rapidamente.

O Xiaomi Redmi Note 10 Pro é bom?

Sem firulas: sim, esta é a referência quando se trata de smartphones intermediários. Por menos de R$ 3.500 (quase a metade importando), a Xiaomi deixa você colocar um pé no segmento premium com o Redmi Note 10 Pro, e não é apenas a tela que impressiona. Ele é um verdadeiro celular versátil e competente em termos de fotografia, jogos ou duração da bateria.

Quanto à sua estética, o relevo do módulo de câmera me incomoda um pouco, e você ainda poderia citar a falta de suporte 5G como um ponto negativo, mas como todos os possíveis pontos fracos mencionados para o Note 10 Pro, são apenas questões subjetivas e não se tratam de falhas. Para pessoas com mãos pequenas, talvez o volume do aparelho possa incomodar um pouco.

Em resumo, deixo esta recomendação: você quer trocar de celular e não tem dinheiro suficiente para um flagship? Então coloque o Redmi Note 10 Pro na sua lista de opções, nem que seja para esperar uma queda de preços na loja oficial da marca. Afinal de contas, não é sempre que temos um novo rei dos celulares intermediários.

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 3 meses Link para o comentário

    Se você não fizer questão de um smartphone com banda 5G, "esse é o aparelho" para te acompanhar por no mínimo 3 anos. Seu custo/benefício é excelente, tela de tamanho tamanho bem razoável do tipo Amoled de 120hz, além de possuir bom espaço de armazenamento e memória que permite rodar o sistema de forma bem fluída, e o conjunto de câmeras é um capítulo a parte, deixando Galaxy's e iPhones da vida com dor de cotovelo. Mas aí vem aquele questionamento... ahh mas é aparelho chinês. Mas na atual conjuntura você não tem outras opções, pois das 4 fábricas aqui no Brasil "que tinham alguma produção", só sobrou Motorola e Samsung, que não tem as características desse modelo da Xiaomi. Então procure não ser tão radical, e dê uma chance para o Redmi Note 10.


    • Adilson Correia há 1 mês Link para o comentário

      Comprei um (importei no lançamento) e concordo com tudo que disse
      Estou usando desde o dia 07/04