NextPit

Veja como é fácil tirar print estendido da tela inteira no Android 12

Veja como é fácil tirar print estendido da tela inteira no Android 12

O Google acaba de anunciar o Beta 3 do Android 12 e com a nova versão (SPB3.210618.013) também tivemos a chegada do aguardado recurso de captura estendida de tela inteira. Abaixo, você confere como funciona tirar um print de tela inteira no Android 12.

Este recurso não é exclusivo do Android 12, visto que empresas como a Samsung, por exemplo, oferecem essa opção desde 2015. Essa função é popular por permitir capturar o máximo de informações possível na tela de celular e rapidamente compartilhar a imagem.

Contudo, é interessante notar que o Google permite fazer apenas capturas de tela estendidas em aplicativos e não de sites como o NextPit, por exemplo, usado no navegador Chrome. Logo, você pode compartilhar capturas de tela de uma thread do Twitter, mas não poderá fazer o mesmo com uma matéria da Folha de São Paulo.

No entanto, o Google afirmou em seu blog oficial que vai continuar otimizando este recurso no Beta 4 e que, "está trabalhando para fornecer suporte para uma variedade mais ampla de conteúdo (como conteúdo da web)".

NextPit Android 12 scrollshot2
As capturas estendidas de tela podem ser editadas rapidamente ou compartilhadas após captadas / © NextPit

Como tirar um print estendido da tela inteira no Android 12

Para utilizar este novo recurso, é claro que você terá que utilizar um smartphone rodando a versão beta 3 do Android 12. Neste momento, apenas os dispositivos das séries Pixel 3, Pixel 4 e Pixel 5 oferecem a novidade. Depois, o processo funciona de forma muito parecida com o que temos nas versões anteriores do Android, veja:

  • Primeiro, encontre a página do aplicativo que deseja capturar;
  • Depois, pressione o botão para ligar o aparelho e o botão para diminuir o volume ao mesmo tempo;
  • No canto esquerdo inferior da tela irá aparecer uma prévia da captura da tela e os botões para "compartilhar", "editar" e "capturar mais". Clique em Capturar mais;
  • Tanto a parte superior quanto inferior da tela a ser capturada podem ser estendidas e uma lupa irá aparecer para dar uma visão ampliada do conteúdo, permitindo fazer um corte mais preciso;
  • Se você estiver satisfeito com o resultado, basta clicar então no botão Salvar. Também é possível compartilhar a captura direto da última página ou editar adicionando texto e anotações extras.

No vídeo abaixo, você confere como ficou fácil tirar ainda mais proveito do recurso de captura estendida da tela no Android 12:

E aí, o seu celular já faz capturas estendidas da tela ou screenshots de rolagem como também são conhecidos? O que você achou da solução do Google?

Para saber se o seu smartphone já pode rodar a versão beta 3 do Android 12, acesse a nossa página dedicada às atualizações do Android 12.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.