NextPit

ES File Manager é banido da Play Store e você deveria desinstalá-lo agora!

AndroidPIT es file explorer 9015
© NextPit

Um dos gerenciadores de arquivos mais populares para o Android, ES File Manager, foi removido da Play Store, suspeito de ser uma ferramenta para fraude de publicidade. E não é o único ...

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Tudo começou há alguns dias com um artigo no BuzzFeed News, que alegava que alguns aplicativos da desenvolvedora DO Global (uma ex-subsidiária da Baidu) estavam executando processos em segundo plano para clicar em banners publicitários, obviamente sem a permissão do usuário e mesmo que os aplicativos não estivessem ativos ou a tela do celular estivesse desligada.

O objetivo era claro: gerar receita para a DO Global às custas dos anunciantes, que pagavam por cliques que nunca aconteceram, e dos usuários, que veriam maior consumo de dados e uso de bateria em seus aparelhos. Obviamente, isso é contra os termos de serviço da Google Play.

Depois que esse escândalo se tornou conhecido, o Google removeu alguns aplicativos de sua Play Store, como o Total Cleaner, o Smart Cooler e o RAM Master, todos pertencentes à DO Global. O ES File Manager escapou da sanção por alguns dias, já que seu desenvolvedor é a ES Global, de propriedade da DU Global, que por sua vez é uma subsidiária da DO Global.

AndroidPIT file explorer 22
O ES File Manager era muito popular, e já foi uma recomendação nossa. / © NextPit

Entretanto, assim que essa bagunça de desenvolvedores foi compreendida a Google também removeu o ES File Manager do catálogo de sua loja. Embora sua popularidade tenha diminuído nos últimos anos, em parte devido ao excesso de anúncios e a concorrentes cada vez melhores, o ES File Manager acumulava mais de 100 milhões de downloads com uma classificação média de 4,6 estrelas.

Se você ainda tiver esse aplicativo instalado no seu smartphone, recomendamos que por precaução você o exclua imediatamente, assim como todos os outros aplicativos da ES Global, DU Global e DO Global. Se eles estavam sendo usados para fraude publicitária, sabe-se lá o que mais podem estar fazendo por debaixo dos panos...

E você, pretende remover os aplicativos da ES Global, DU Global e DO Global de seu smartphone?
 

Fonte: BuzzFeed News

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

68 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luiz Gustavo 02/05/2019 Link para o comentário

    Desde que entrei no mundo Android só usei a linha Galaxy e esses modelos da Samsung tem um gerenciador de arquivos excelente então não tem necessidade de instalar essas tranqueiras que tem na loja, limpadores de memórias RAM e limpadores de arquivos tbm só servem pra ocupar espaco e travar os aparelhos.


  • Augusto Furtado 30/04/2019 Link para o comentário

    Se Google for banir aplicativos ruins, a loja terá 60% menos apps.


  • NdersonDavid 30/04/2019 Link para o comentário

    Uma vez o meu dispositivo estava com memória totalmente cheia, fiz a verificação pelo ES Explorer e vi que tinha uns 10GB faltando, eu não intendia e achava que era por causa da Rom, quando fiz o teste em outro aplicativo descobrir que o ES não exibia um puta arquivo de 10GB na pasta dele. Nunca mais vi ele desde de então :v


  • Rodrigo S. 30/04/2019 Link para o comentário

    Triste por quem usava qualquer app da empresa DU.
    Quanto a gerenciador de arquivos, tenho o Solid Explorer pro.


  • Paulo Marques 30/04/2019 Link para o comentário

    Usava o famigerado há muito, muito tempo. Tive sorte, tenho um moto G6 atualmente e o mesmo estava travando absurdamente. Verificando a memória, percebi um gasto total de 110% dos 3gb de RAM disponíveis sem que eu descobrisse qual processo era o responsável (não quero root por enquanto). Resolvi partir pro reset total. A sorte veio na reinstalação dos meus apps, o ES não veio. Fui pesquisar e descobri a picaretagem.
    Infelizmente o respeito ao próximo, de maneira geral, mundialmente até, não importa mais. O próximo agora é apenas fonte de recursos. Fazíamos com o planeta, por que não fazer com o ser humano?
    Pilhas, é o que somos (verdade da Matrix)


  • Lucas Vinícius 30/04/2019 Link para o comentário

    Bom saber sobre isso, já estava desanimado e suspeitando de algum tipo de fraude ou até te forçando a fazer coisas que não gostaria sem a nossa permissão, chegando em casa vou procurar outro gerenciador que não faça esse tipo de coisa.


  • Matheus Vitório 30/04/2019 Link para o comentário

    Uso a versão Pró do App e não tenho problema com propagandas, nem na versão free tive esse problema....vou continuar a utilizar, até que me provem o contrário de ter outro melhor, continuo nele!!!


    • Giordano Santiago 30/04/2019 Link para o comentário

      melhor que esse ES tem e não são poucos. O da asus por exemplo, da um BANHO nele e com uma mão nas costas. E ZERO publicidade. O tempo desse ES explorer acabou. E desde 2010.


      • Matheus Vitório 30/04/2019 Link para o comentário

        Me indica um pra eu usar no meu S8.....Que tenha versão Pró ou Premium por gentileza.


      • Chris 30/04/2019 Link para o comentário

        Usa o Solid Explorer, a versão Pro está por apenas R$1,99.
        É um bom programa, estou testando aqui.


      • Guilherme José Ceretta 30/04/2019 Link para o comentário

        Solid explorer, versão clássica ou a atual.


      • Ronion 03/05/2019 Link para o comentário

        Nem se compara o Asus explorer... O ES tinha milhões de funcionalidades a mais. Uma que falta no da asus é saber o tamanho das pastas ao navegar ... Coisa básica.... Dentre outras várias customizaçoes


      • Giordano Santiago 06/05/2019 Link para o comentário

        Falei da asus por ser o mais simples e direto. Sem publicidade e tem o trivial, como ftp. Mas como citaram acima, existe o solid que é excelente.


  • Augusto Furtado 30/04/2019 Link para o comentário

    Se Google for banir aplicativos ruins, a loja terá 60% menos apps.


    • Rafael Rigues 30/04/2019 Link para o comentário

      Augusto, o problema não é que o aplicativo é "ruim". É que ele está sendo usado para cometer fraude publicitária: baixando e clicando automaticamente em anúncios o tempo todo, mesmo que não esteja aberto, sem o consentimento do usuário. Além do prejuízo para os anunciantes (que pagam por cliques que nunca existiram) há o prejuízo para os usuários, com maior consumo de dados e bateria.


  • Augusto Furtado 30/04/2019 Link para o comentário

    Eu uso a verdade pró, se propagandas. É um dos aplicativos que não vivo sem. Adoro o recurso de criptografia dele.


  • Jefferson Tadeu 30/04/2019 Link para o comentário

    Eu ainda utilizo o app, porém na versão antiga (3.2.5.5) de 2015.
    Essa versão é da época em que não se usava anúncios no app.
    Pra quem, assim como eu, já está habituado com o app essa é uma boa alternativa.
    Baixe o apk da versão antiga, 3.2.5.5, instale manualmente, vá até configuração/atualizar definições e desabilite a atualização automática.


  • Monyo the Mini-Devil 30/04/2019 Link para o comentário

    Eu usava esse app a alguns anos atras e realmente era o melhor gerenciador de arquivos, mas depois que foi comprado pela Baidu, o negócio começou a desandar e encheu de anúncios bem invasivos e acabei desinstalando. Triste ver um aplicativo que antes era excelente ser destruído dessa forma.


    • Augusto Furtado 30/04/2019 Link para o comentário

      Capitalismo. É assim que as coisas funcionam. Quando você não paga, você é o produto. Por Isso eu sempre opto por pagar pelos apps sempre que possível. Odeio propagandas.


  • João Silva 30/04/2019 Link para o comentário

    Faltou banir o "antivirus" DFNDR, ele faz exatamente o que esses aplicativos banidos fazem e ainda pior, assume o celular como administrador e não deixa desinstalar. Aconteceu no meu Galaxy S5.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.