Review da Fitbit Alta HR: a pulseira que faz você perder peso e dormir melhor
A nova Alta HR é a mais recente pulseira fitness da Fitbit. A marca é mundialmente conhecida por desenvolver pulseiras inteligentes e modernas. O novo modelo é uma melhoria em relação a Alta padrão, pois conta com monitor de frequência cardíaca e promete entregar uma autonomia de bateria superior. Confira o que achei dessa smartband a seguir.
Prós
- Design
- Autonomia de bateria
- Ecossistema
- Monitor de frequência cardíaca
Contras
- Não possui GPS e certificação IP
Fitbit Alta HR – Data de lançamento e preço
A FitBit Alta HR ainda não é vendida oficialmente no Brasil, e seu preço na Europa é de 149 euros (aproximadamente R$ 515,00 sem impostos ou taxas). A pulseira está disponível nos tamanhos S, L e XL.
Fitbit Alta HR – Desenho & Qualidade de Construção
Ao contrário de muitas outras pulseiras fitness, a Fitbit Alta HR é bastante fina. De acordo com a marca, que comprou recentemente a Pebble, esse modelo é o mais fino já comercializado nessa categoria. No entanto, não temos dimensões pouco espessas em todo o seu design, mas, de qualquer forma, o modelo é discreto e serve bem em todos os tamanhos de pulso.
A pulseira fitness é discreta e cabe em todos os tamanhos de pulso
Três tamanhos da pulseira estão disponíveis para compra: S, L e XL. Por padrão, a pulseira vem com acabamento em silicone, mas é possível comprar outras correntes com acabamentos diferentes. O mecanismo de fixação da corrente é exclusivo da Fitbit, ou seja, você precisará recorrer aos acessórios oficiais da marca. O fecho também é bem seguro, evitando que a mesma seja perdida facilmente. Aconselho você a não optar pela corrente de couro, mesmo sendo este um revestimento mais elegante, visto que seu acabamento pode se danificar bastante conforme o uso.
O tamanho compacto da Alta HR faz com que a pulseira seja relativamente leve, com 25 gramas, proporcionando um conforto em uso diário ao usuário. Como sempre, podemos esperar um acabamento de qualidade e bastante confortante, no padrão da Fitbit. O ajuste entre a corrente e o fecho é sólido e firme, e o núcleo feito em aço inoxidável é bastante bonito. A pulseira é resistente à respingos de água, e não resistente, infelizmente. Este é um ponto negativo aqui, visto que modelos mais baratos contam com esse recurso.
A Alta HR conta com um visor OLED na parte superior central, enquanto em sua parte inferior estão o sensor de batimentos cardíacos e a entrada para carregamento através de um dock. O monitor é acompanhado por dois sensores laser.
No pulso, a HR se mostrou bastante confortável. É menos volumosa que um smartwatch e também menor que alguns concorrentes de mercado, além de contar com a vantagem de ser unissex.
...Fitbit Alta HR – Tela
Ao contrário do que parece, o painel da Fitbit Alta HR não é tão grande assim. O visor não cobre todo o espaço frontal, logo, estamos falando de uma tela com 0,78 polegadas. Pode parecer pouco, mas esse tamanho é mais que suficiente para que todas as informações essenciais sejam exibidas, como a previsão do tempo, a frequência cardíaca, a distância percorrida ou o número de passos dados. Só lamento o fato das opções que podem ser exibidas serem limitadas.
A navegação é bem simples, bastando apenas tocá-la. A resposta ao toque não é muito rápida, logo, você precisará colocar mais força ao tocar na tela, levando em consideração a navegação por um smartphone. Infelizmente, não é possível iniciar um exercício pela Alta HR, visto que será necessário utilizar aplicativos do celular para isso.
A Fitbit também deveria ter oferecido mais brilho para o visor que, embora seja possível visualizá-lo em condições de luz ambiente, ainda sim é perceptível que falta mais brilho no painel.
...Fitbit Alta HR – Características Especiais
Pedômetro
Os algoritmos do sistema da Fitbit trabalham muito bem em conjunto com seus sensores, como o pedômetro. O mesmo contabiliza dias ativos e inativos, incluindo aqueles que ficam abaixo da meta, por exemplo. Logo, você não terá que se matar para atingir uma meta de dez mil passos. Outras pulseiras são mais exigentes, mas cotnam com metas menores, como seis mil passos.
Monitor cardíaco
Como a maioria dos dispositivos vestíveis, a Alta HR conta com um sensor óptico que mede a frequência cardíaca, contudo existem algumas limitações em seu funcionamento. De modo geral, o sensor entrega resultados corretos sobre a saúde do usuário, enquanto o mesmo anda ou pedala, por exemplo. Durante o levantamento de peso ou numa sessão de yoga, essas informações não são reconhecidas corretamente ou facilmente.
Durante o levantamento de peso ou numa sessão de yoga, essas informações não são reconhecidas corretamente ou facilmente
Acontece que durante esse tipo de esporte o pulso está diretamente envolvido no exercício e também acontece o bloqueio do fluxo sanguíneo, fazendo com que o registro seja menor em comparação com pulseiras e métodos dedicados a isso. Ao contrário da Garmin VivoSmart HR, a Alta HR não oferece suporte a conexão de cinto de frequência cardíaca pelo Bluetooth. O próprio aplicativo da Fitbit não conta com esse tipo de suporte a acessórios de terceiros.
Alguns resultados podem ficar incompletos, principalmente pelo fato da Alta HR não oferecer GPS. Esse também é um dos pontos fracos do vestível.
Outros sensores
Uma das poucas falhas da Fitbit Alta HR é a ausência do GPS embutido. Se você quer acompanhar seu percurso de corrida, a pé ou de bicicleta, terá que levar seu smartphone junto para essa finalidade. Também não há o altímetro, ou seja, a Alta HR não contará a quantidade de degraus que você subiu ao longo do dia.
Monitoramento de sono
A função de monitoramento do sono detecta automaticamente os momentos em que o usuários desperta ou dorme. De modo geral, esse sistema oferece bons resultados. O monitoramento mostra a profundidade do sono, luz ambiente e outros detalhes. Gostei bastante da informação que o app oferece sobre o estado que despertamos, onde conseguimos entender em qual condição física ou mental acordamos em dias específicos.
Fitbit também oferece uma função de alarme inteligente, capaz de acordar na hora certa.
Acompanhamento nutricional
O monitoramento da alimentação pode ser feito pela Fitbit, contudo, é preciso inserir todos os dados sobre as refeições no aplicativo. O banco de dados é bem funcional, mas está abaixo da média entre seus concorrentes.
...Fitbit Alta HR – Software
Como já é tradição, o aplicativo da Fitbit conta com ótimas características e recursos. O aplicativo está disponível na Play Store e é bastante fácil de usar. Todas as informações essenciais do usuário ficam na tela de início, incluindo aquelas coletadas durante o uso da pulseira. Também é possível desafiar seus amigos, além da possibilidade de customizar a vibração para notificações.
A sincronização entre a pulseira e a aplicação é rápida e sem preocupações. Alta HR é capaz de gravação de dados sem sincronização durante uma semana. Finalmente, um dos outros benefícios do aplicativo é que ele é compatível com muitos serviços de terceiros (Alexa, IFTT, MyFitness Pal ...).
...Fitbit Alta HR – Bateria
Se você está procurando por uma pulseira com autonomia duradoura, a Fitbit Alta HR irá encantá-lo, pois é uma das melhores da marca. A unidade conta com uma autonomia de cerca de uma semana. A pulseira começa a mostrar sinais de fadiga após 5-6 dias e, geralmente, é melhor carregá-la no dia seguinte. A vantagem é que a autonomia do equipamento não é afetado pelo fato da carga estar baixa ou em decorrência do uso do monitor cardíaco nesses momentos.
Outros concorrentes estão fazendo melhor nesta área de autonomia, mas a Alta HRi é boa o suficiente para você não ter do que reclamar. Especialmente desde que o carregamento é fácil e é feito rapidamente. Note-se também aqui que o carregador é o proprietário e é melhor não perdê-lo, sob pena de ter que comprar outro.
...Fitbit Alta HR – Especificações Técnicas
Veredito Final
Com essa versão melhorada da Alta, a Fitbit reafirma sua posição no mercado de vestíveis conectados. A pulseira é recomendada para quem procura por um rastreador fitness fácil de se usar, discreto, confortável e capaz de contribuir com informações úteis sobre a saúde do usuário, incluíndo o monitoramento. O ecossistema da Fitbit é bem interessante, incluíndo os aplicativos, acessórios e compatibilidade com outros serviços.
Entre seus contras está a ausência do GPS e a certificação de resistência à água. Neste caso, opte por outras pulseiras que sejam mais completas.
O que você achou da Fitbit Alta HR?
prefiro o microsoft band 2,so que como é muito caro(mais de 1k temers) prefiro o mi band 2 mesmo
As fabricantes ainda não aprenderam que tudo tem que ser a prova de água?
Tô querendo comprar uma Mi band 2.
Mi Band 2 é melhor em minha opinião...
Nesse preço dá para comprar 8 Mi Bands 2 e ainda sobra troco. Fora que as funcionalidades são menores e a bateria não dura nem metade do tempo.
Estou usando a mi band e uma coisa não consigo imaginar em usar essa ai . Não é aprova de água ou poeira?pqp deve ser mto ruim. Gastei 120 reais na minha miband2(valor mais alto pq foi com pelicula e mais pulseira)e estou bem satisfeito
Deixa eu ver se eu entendi. Essa pulseira faz basicamente o mesmo que uma Mi Band 2 faz custando muito mais?
Bem... Fico com a minha Mi Band 2 mesmo que meu custou apenas 19 dólares.
Acho que convêm mais a Mi Band 2!
tenho curiosidade e saber se realmente vale a compra ?
Vale cada centavo. Comprei duas há dois meses e estou satisfeito. São realmente úteis. E pra mim, as baterias, duram exatamente duas semanas.
Cara, vai de MiBand2 , faz tudo que essa faz por 1/5 do valor, aliás faz mais! ainda é a prova d'agua
Vou pedir uma!
Feia e cara
Hhahahahaa!
Já me acostumei com a minha mi band 2 até comprei uma pulseira de aço ela ficou linda
Ela é boa mesmo brother JP?
Gostei muito da minha também. Mas vou continuar com a de borracha acho que combina mais
Mi Band 2 mandou um abraço!!! Boa, bonita e barata...sem contar que faz tudo que se espera de um smartband de responsa!!! A minha chegou dia 10/04 e hoje dia 10/05 ainda tem 31% de bateria.
Que show de bola brother Léo Ramones! Saiu por quantos a sua?
Comprei na GearBest por R$ 83,40 na cotação do dólar do ano passado e com acréscimo de uma pequena taxa do meu cartão Nubank, mas atualmente ela já se encontra por R$69,60 na cotação do dólar atual e sem a taxa do cartão de crédito. No mínimo o valor total dela sai por R$ 71,00 no ato da compra, eu acho.