[TUTORIAL][UNBRICK][IMEI] Recuperar IMEIs em Celulares Qualcomm/Mediatek

  • Respostas:18
Luís Carlos
  • Posts no fórum: 12

27/08/2016, 13:03:54 via Web

Fez algum FLASH de alguma CUSTOM ROM e ficou sem IMEI, não se preocupe, podemos ajudar.

  • OBS 1: A ferramenta utilizada é focada para dispositivos Qualcomm. Se utiliza algum aparelho MTK, pule até o fim do post.

  • OBS 2: Para achar o IMEI original do seu dispositivo, abra a parte de trás de seu aparelho e retire a bateria, geralmente está lá ou na capa.

QUALCOMM

ETAPA 1:

A prmeira coias que você deve fazer no seu aparelho é ROOT (Utilizar o SuperSU). Após o ROOT, Instale um Custom Recovery (Recomendo TWRP, utilizei o mesmo para os teste)

Aqui está um guia para a instalação do TWRP, por ERIC ROMERO: https://www.nextpit.com.br/forum/612351/tutorial-twrp-instalacao-de-custom-recovery

ETAPA 2:

Enquanto seu telefone está sendo ROOTEADO, baixe os arquivos necessários: https://drive.google.com/file/d/0B3bizPCWTBjcaHZfYWJ4MVBXWk0/view?usp=sharing

Extraia em uma nova pasta os seguintes arquivos e instale o Qualcomm QPST Tool:

  • ADB
  • Qualcomm QPST Tool
  • IMEI Converter

ETAPA 3:

Ligue a Depuração USB do seu dispositivo e o conecte ao USB. Vá até a pasta ADB, segure a tecla "SHIFT" e selecione "Abrir janela de comando aqui"

image

(Fique de olho no seu dispositivo, ele irá te pedir uma permissão)
No "Prompt de Comando" digite "adb shell", e aperte enter. Agora digite "su", aperte enter novamente. Finalmente digite "setprop sys.usb.config diag,adb"

image

ETAPA 4:

Abra o "QPST Configuration" (C:\Program Files (x86)\Qualcomm\QPST\bin). Seu telefone estará visível em "Active Phones"

image

Clique em "Start Clients", depois em "Software Download"

image

Vá até a aba "backup" e crie um backup do seu arquivos QCN. Nesta guia, clique em "Start", uma barra irá começar a encher. Enquanto isso, vá até a cozinha e tome um água, está tudo dando certo.

ETAPA 5:

Após ter feito o backup, abra o software "RF_NV_Manager" (C:\Program Files (x86)\Qualcomm\QPST\bin)

image

Com o software aberto, vá na guia "Settings" e clique em "Comport" e selecione a sua e aperte. Em seguida vá na guia "File" e selecione a opção "Read From Phone". Espere a barra completar.

Após a barra ter sido completada, volte na guia "File" e selecione a opção "Read Supported RF NV Items"

image

Vá até o item "550": "NV_UE_IMEI_I"

image

OBS: Na imagem não está descrito, mas ao lado do botão "Write NV", selecione a opção "HEX"

ETAPA 6:

Volte na pasta dos arquivos extraídos e abra o "IMEI Converter" e digite seu IMEI e clique em "< CONVERT IMEI >".

image

ETAPA 7:

Utilize os conjuntos de números que apareceram, para preencher os espaços da janela do "RF NV Manager".

image

Após isso, clique em "Write NV". Caso os não dê nenhum erro, e os caracteres digitados ficarem em minúsculo. Exemplo:

image

Seu telefone voltará com seu IMEI. Reinicie o telefone. Após ter reiniciado o seu telefone, ligue para o seguinte número: *#06#. Pronto, IMEI Recuperado.

MEDIATEK

ETAPA 1:

  • Entre em modo depuração e conecte o telefone no USB, e deixe em compartilhar media (MTP).
  • Baixe o software "MTK Droid Tool" no seguinte link: https://androidmtk.com/download-mtk-droid-tool
  • Extraia o "MTK Droid Tool" em alguma pasta.
  • Execute o "MTK Droid Tool" como Administrador

ETAPA 2:

Preste atenção ao telefone, ele irá pedir confirmação da depuração a qualquer momento. Mas continue com os passos.

  • Clique na opção "Root", no canto inferior direito. Espere.
  • Quando a caixa amarela no canto inferior esquerdo ficar verde, clique na caixa: "IMEI/NVRAM"
  • Abrirá uma janela "Change IMEI...", espere-a carregar.
  • Nas caixas digite seus números de IMEI. Clique em "Replace IMEI"
  • Após o processo completar, o programa irá pedir para reiniciar o telefone. Aceite.
  • Após o telefone ligar, verifeique se o IMEI voltou, ligando para o número: *#06#
  • Pronto, IMEI Recuperado.

CRÉDITOS

Esse tutorial foi um compilado de vários posts e dois dias de conteúdo próprio. Agradecimentos devem ser creditados à:

PremiumRepair (Pelo Vídeo Qualcomm)
Willians Santos (Pelo Vídeo Mediatek)
DrWillz (Pelo Post em Inglês)
Ahmet Bozkurt (Pelo Post em Turco)
Erick Romero (Pelo Tutorial de instalação do Custom Recovery TWRP)
Eu (Por Reunir as Informação e Testar)

Aparelho de "Testes": LG Optimus G: E975 - Paranoid ROM 6.0.3

Links para os posts originais do Qualcomm: http://xiaomiimeirepair.blogspot.com.br/2015_05_01_archive.html
http://en.miui.com/thread-245598-1-1.html
https://www.youtube.com/watch?v=nwzgs1Cmr9k

Links para os posts originais do Mediatek:
https://www.youtube.com/watch?v=1gL8un0uWzA

— alterado em 31/08/2016, 19:36:56 alterado por moderador

Responder
Walisson Rodrigo
  • Posts no fórum: 2

24/10/2016, 20:52:57 via Web

Olá como faço o procedimento quando o Aparelho é um DualChip 4G no meu caso um Lenovo Vibe K5 que ao reinstalar uma versão STOCK pelo QFIL software que acompanha os que você usou no tutorial ele ZEROU meu IMEI e tentei varias versões STOCK mas nenhuma corrigiu meu IMEI.

Vocês podem me ajudar.

skype/email: walissonrodrigo@outlook.com

Responder
Lucas Ruan
  • Posts no fórum: 1

17/11/2016, 23:53:17 via Web

Olá, porque quando vou no programa meu cell não aparece , por favor me ajuda Moto G 2014 - Xt1069

Responder
Marcelo Ironman
  • Posts no fórum: 9

28/11/2016, 16:41:41 via Web

Olá pessoal, estou c/ problema para instalar o programa QPST, ele tá dando erro na instalação, tentei no win7 e win10, mas s sucesso, obrigado a todos

Responder
Marlon mattos
  • Posts no fórum: 4

07/01/2017, 23:42:52 via Web

Olá Amigos. O processo 1 e 2 mencionados são específicos para dispositivos com processadores Qualcomm? Tenho um S7 flat hero (930F) ao digitar *#06# ... Aparece os números IMEI, mas o IMEI SV esta 00. Aparelho reconhece chip... mas só fica em estado de emergência. A princípio cliente, me entregou com imei null, realizei o procedimento do post XDA Developers para recuperação... voltou aparecer o ""IMEI'' mas O IMEI SV esta 00, logo teria que ser 01,02, 03... Alguma sugestão com recuperar pasta EFS diretamente?

Responder
FRANCISCO
  • Posts no fórum: 21

11/02/2017, 21:10:58 via Web

10dias sem celular e quando resolve vem isso...... nenhum slot funciona....tenho um zenfone 2 e no passo acima o programa nao reconhece meu aparelho....
alguem pra ajudar

Responder
Erick Monteiro
  • Posts no fórum: 2

14/02/2017, 21:09:03 via Web

Amigo estou com o mesmo problema que você, o IMEI está correto, mas o IMEI SV está 00, e meu celular reconhece o chip mas fica em estado de emergência, você conseguiu arrumar o problema?

Responder
Erick Monteiro
  • Posts no fórum: 2

14/02/2017, 21:10:28 via Web

Marlon mattos

Olá Amigos. O processo 1 e 2 mencionados são específicos para dispositivos com processadores Qualcomm? Tenho um S7 flat hero (930F) ao digitar *#06# ... Aparece os números IMEI, mas o IMEI SV esta 00. Aparelho reconhece chip... mas só fica em estado de emergência. A princípio cliente, me entregou com imei null, realizei o procedimento do post XDA Developers para recuperação... voltou aparecer o ""IMEI'' mas O IMEI SV esta 00, logo teria que ser 01,02, 03... Alguma sugestão com recuperar pasta EFS diretamente?

Amigo estou com o mesmo problema que você, o IMEI está correto, mas o IMEI SV está 00, e meu celular reconhece o chip mas fica em estado de emergência, você conseguiu arrumar o problema?

Responder
Vinicius M. Castro
  • Posts no fórum: 5

20/02/2017, 16:26:59 via Web

Poderia relançar o link para download?

Responder
Vinicius M. Castro
  • Posts no fórum: 5

20/02/2017, 16:48:50 via Web

Fiz todos os passos, deu quase tudo certo...
Mas o QPST não reconheceu o celular, não sei mais o que fazer. Tem alguma dica?

Responder
FRANCISCO
  • Posts no fórum: 21

21/02/2017, 01:32:33 via Web

perdeu o IMEI tambem mano???? consegui resolver o meu hoje...porem o sinal fica caindo, quando entrei em UNBRICK fiz muitos wipe e apaguei uma pasta importante FACTORY que nela contem o number serial...consegui uma pasta de outro zenfone e so formatei com meus dados...ta quase dando certo....quanto ao IMEI formatei com o phonetool 191 digma

Responder
FRANCISCO
  • Posts no fórum: 21

21/02/2017, 01:33:14 via Web

chama no face que te passo as coisas e tu me ajuda a formatar o resto da pasta FACTORY

Responder
Thiago Pig
  • Posts no fórum: 2

09/04/2017, 14:17:41 via Web

tente restaurar a pasta efs após isso faça o procedimento novamente.

Responder
emerson gomes
  • Posts no fórum: 1

15/04/2017, 02:07:27 via Web

Boa noite! Estou com o mesmo problema.
Meu celular s7 edge duos não tá mais reconhecendo o chip. Dígito *#06# e não aparece meu imei. Não seu mais oque fazer. Alguém me ajuda pfv.

Responder
Leonardo Teixeira
  • Posts no fórum: 2

06/06/2017, 14:25:21 via Web

Alguém por favor pode me ajudar, comprei um lenovo vibe k5 note e instalei uma nova ROM nele e apagou o IMEI e NS e estou usando o celular sem chip a um mes já... já tentei de tudo, e vendo esse post me deu um brilho de novo, irei testar pra ver se consigo recuperar, pois tenho os imei original na caixinha e etc...
se alguem poder me ajudar por favor, gosto muito do celular, mas esta ruim usar sem chip, por favor me chamar no wpp

51 9553 5359

alguem sabe se a assistencia tecnica da lenovo arruma ou algo do tipo?? estou desesperado atras de uma solucao para recuperar os imei do meu celular.

Responder
Leonardo Teixeira
  • Posts no fórum: 2

06/06/2017, 21:22:17 via Web

FRANCISCO

chama no face que te passo as coisas e tu me ajuda a formatar o resto da pasta FACTORY

cara, tens como me adicionar no face? facebook.com/leonardo.ingle tenho um lenovo k5 note e instalei uma outra rom nele e nao fiz o backup da pasta efs acho e apagou o imei e serial number.
tenho a caixa do aparelho ainda que contem todas as informacoes, mas nao sei o passo a passo para recuperar a pasta e recuperar meu imei, o celular é muito bom e queria concertar para continuar usando, ja reinstalei a rom original e mesmo assim nao voltou o imei.

— alterado em 06/06/2017, 21:23:12

Responder
Davi Ferreira
  • Posts no fórum: 1

12/01/2018, 14:48:02 via Web

Amigo, bom dia!

Primeiramente parabéns pelo seu trabalho nesse post, muito bem explicativo.

Veja, eu estou sem aparelho desde dezembro por ter sido roubado e agora me surgiu uma oferta: Um Nubia z7 por 500,00 pois ele está com imei null (o dono tem caixa e todos os acessórios, foi mudar a rom e deu merda).

Esse procedimento funcionará nesse aparelho?
Devo voltar para a stock rom antes de fazer o procedimento?

Responder
James William
  • Posts no fórum: 12

29/12/2020, 12:53:49 via Web

Firmware file is used to upgrade, downgrade, or reinstall the operating system in your device. It resolves software issues, boot loop issues, IMEI issues, and dead issues.

Responder
Eduardo Silva
  • Posts no fórum: 1

05/03/2021, 15:21:53 via Web

Por mais que faça muito tempo desta postagem,ainda não consegui recuperar meus imeis por esse tutorial promissor ja que meu aparelho não consta conectado ao pc em modo diagnóstico.

Se alguém souber como resolver ficarei grato...
abraço a todos.

Responder