Review do Lenovo Vibe C2: o smartphone básico com bom custo/benefício
O Lenovo Vibe C2 foi uma surpresa agradável no início do segundo semestre. Depois de um período em recessão, enfim a faixa de aparelhos de entrada recebeu um modelo com características interessantes, ideal para aqueles usuários menos exigentes. A seguir, você confere quais foram as minhas impressões sobre o dispositivo.
Prós
- Acabamento
- Tela
- Software
- Bateria
Contras
- Desempenho
Lenovo Vibe C2 – Data de lançamento e preço
O Lenovo Vibe C2 chegou ao mercado no dia 22 de Julho, custando R$ 699,00. O dispositivo está disponível nas cores branca e preta. Além do site do fabricante, o aparelho também pode ser adquirido através do varejo físico e online. Ao final deste review você encontra as melhores promoções para o Vibe C2.
Lenovo Vibe C2 – Desenho & Qualidade de Construção
Se tratando de um modelo básico, é possível dizer que a Lenovo fez um trabalho decente no Vibe C2. Diferente do Vibe K5, que conta com revestimento em alumínio, o C2 é todo construído em plástico com as bordas cromadas. A pegada do aparelho é bem interessante. Um pouco lisa, mas bem ergonomica.
Na parte traseira temos uma câmera que, por sinal, é bem proeminente em relação a superfície traseira do dispositivo. Essa moldura da câmera lembra um pouco o visual do Nexus 5X, com excessão de um aro cromado que envolve a lente em sua parte superior.
A tampa traseira torna o manuseio do dispositivo mais agradável, visto que a mesma possui uma textura de pontos em alto-relevo. A mesma pode ser aberta para que o usuário tenha acesso aos componentes internos do dispositivos, como os slots dos cartões e a bateria.
Olhando pela parte frontal temos uma semelhança com o visual do Vibe K5, principalmente pelo formato das linhas e pelo posicionamento dos botões capacitivos. Infelizmente, esses botões de navegação do sistema não contam com retroiluminação, o que atrapalha um pouco a visibilidade em ambientes com baixa iluminação.
De modo geral, o Vibe C2 está dentro daquilo que podemos esperar da construção de um modelo básico. O dispositivo não fica devendo em nada para o LG K4 ou para o Moto E3. O Vibe C2 lembra o K5, utilizando mais plástico policarbonato em sua construção.
Lenovo Vibe C2 – Tela
A tela do Vibe C2 possui 5 polegadas e conta com resolução HD. A qualidade da tela LCD IPS deste aparelho está acima da média entre outros modelos na mesma faixa de preço. O painel reproduz cores equilibradas, contraste e brilho balanceados. O ângulo de visão também não fica para trás.
O chipset da MediaTek oferece um assistente que calibra a gama de cores, o contraste e a nitidez dos aparelhos. Apesar do padrão de cores mais frias, o usuário pode configurar o esquema de cores da tela para um padrão mais quente ou vívido.
Como mencionei anteriormente, o brilho do aparelho não é um dos mais altos do mercado. Contudo, não encontrei dificuldades para visualizá-lo em ambientes com forte iluminação. Não temos a mesma visibilidade proporcionada por um painel AMOLED, mas também não temos aquele desfalque de brilho característicos de painéis TFT sem IPS.
Lenovo Vibe C2 – Software
O Vibe C2 sai de fábrica rodando com Android 6.0 Marshmallow e a interface Vibe UI, que é customizada em cima do Google Now Launcher. Basicamente, a interface do Big G é a responsável pela home, pela bandeja de apps e pelos papéis de parede. A Lenovo customizou a área de configurações do sistema, os ícones e a barra de atalhos rápidos. Com isso, a fabricante eliminou serviços que rodam em segundo plano e funções desnecessárias.
Sistema quase "puro" é essencial para o hardware modesto do Vibe C2
Essa foi uma boa alternativa para o modelo, visto que o hardware mais simples requer uma skin mais leve e menos problemática. Aliás, os usuários que compram modelos de entrada geralmente não procuram por recursos extras que acompanham essas interfaces customizadas. Ponto para a Lenovo.
Lenovo Vibe C2 – Performance
O software mais polido contribui com a performance do aparelho. Mas, a interface simplificada não faz milagre sozinha. Com 1 GB de RAM e embalado pelo processador MT6753P, presente também na versão mais básica do Quantum Go, o Vibe C2 apresenta um rendimento básico. Se você procura por um dispositivo modesto para utilizar o Facebook, o WhatsApp e algum editor de imagens regularmente, o C2 pode ser uma pedida interessante.
O smartphone se garante no uso de redes sociais, mas engasga um pouco quando outras atividades são executadas, como várias abas do Chrome abertas ou apps pausados em segundo plano em excesso. As animações do sistema também engasgam em alguns momentos, mas você pode contornar essa situação monitorando e limpando o multitarefa regularmente.
É preciso frequentemente monitorar os apps abertos no multitarefa do Vibe C2 para otimizar a performance do sistema
Vale lembrar que o Vibe C2 é um dispositivo básico, voltado para usuários menos exigentes ou que não possuem muita intimidade com smartphones e com o Android de modo geral. Se você se encaixa nesse perfil, o dispositivo pode superar suas expectativas. Agora, se você já acha o hardware do Moto G 2014 desatualizado, então é melhor investir num modelo intermediário com melhores especificações, como o próprio Vibe A7010.
Lenovo Vibe C2 – Áudio
Na caixa, a Lenovo envia um fone de ouvido tradicional e bem simples, com microfone para ligações embutido. É o mesmo fone que vem na caixa do Moto E de segunda geração. O sistema de áudio não vem com a tecnologia Dolby Atmos, que está presente nos outros dois aparelhos da marca que são vendidos no país. Temos neste aparelho o equalizador Waves MaxxAudio, que funciona bem, mas não nesses fones que a fabricante envia.
Se você utilizar um fone com qualidade melhor, poderá notar que a qualidade sonora do Vibe C2 é bem interessante. No viva-voz a realidade é outra, visto que o som é mais abafado e puxa mais para os tons agudos. Para ligações o speaker frontal é ótimo, reproduzindo as chamadas de maneira clara e alta.
Lenovo Vibe C2 – Câmera
Todos os inconvenientes que encontramos em modelos mais básicos estão presentes na câmera do Vibe C2, mas eles não desapontam muito. Pelo contrário, o dispositivo faz um trabalho regular em diversas situações de luminosidade, assim como em sua câmera frontal. As cores são bem equilibradas, enquanto o nível de nitidez é adequado. O pós-processamento do software aplica um efeito um pouco estranho, aumentando um pouco os detalhes da foto.
O sensor de 8MP não foca nas imagens rapidamente, assim como o flash, que não é um bom auxiliar em diversas situações. Abaixo, você confere algumas fotos feitas com a câmera do Vibe C2:
Lenovo Vibe C2 – Bateria
A bateria de 2.750 mAh do Vibe C2 é suficiente para um dia de uso convencional. É possível chegar ao final do dia com 30% de bateria após uso moderado do Spotify, WhatsApp e redes sociais. Vídeos no YouTube em HD e jogos casuais elevam o consumo de bateria, mas, de certa forma, o dispositivo consegue completar tranquilamente o ciclo de 12 horas de uso.
Temos aqui uma bateria com capacidade mediana, contudo, a ausência de recursos e serviços extras e o software mais "puro" colaboram com o rendimento energético.
Lenovo Vibe C2 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Vibe C2 não é um dispositivo que agrada os interessados em poder de processamento ou especificações técnicas. O aparelho é voltado para aqueles que utilizam redes sociais e mensageiros instantâneos ocasionalmente. Jogos mais básicos, como Candy Crush, por exemplo, rodam sem muitos problemas. Mas, esqueça o Pokémon Go, visto que o jogo não é bem executado neste hardware.
Indico o Vibe C2 para quem ainda não teve nenhum contato com sistemas móveis e não se preocupa muito com performance. De um modo mais popular, posso dizer que o C2 é o smartphone perfeito para adolescentes ou aquele seu tio ou tia que gosta receber e enviar mensagens pelo WhatsApp.
E você, o que achou do Vibe C2?
Lenovo Vibe C2 – Onde comprar
Abaixo, você confere as últimas promoções e algumas lojas que vendem o aparelho:
Comprei um para ser temporário mas realmente me surpreendeu, resolvi até ficar com ele e economizar. Lendo tbm estava desconfiado, mas depois de uns dias usando realmente cumpriu sua missão, consigo trabalhar bem, e ora rodar aplicativos achei tranquilo jogo Real Racing 3 nele e roda liso, só usando pra poder dizer realmente, sempre gostei da lenovo tenho um K5 que mandei pro concerto pq trincou a tela é agora o C2 achei bom custo benefício.
Aparelho pra adolescentes é desconhecer o que a garotada hoje quer: Moto Gs da vida ou tops de linha (mesmo que não vá usar toda a performance). Pra aquele tio ou para meus pais que usam o básico, talvez, mas se bem que eu não recomendaria esse aparelho. Hoje o melhor é comprar um intermediário acessível como o Vibe K5, no mínimo.
Adolescente só quer saber de aparelhos tops de alta performance. Isso aí só para quem só vai usar wathsapp e telefonar mesmo
Custo/não-benefício.
bom pra quem só faz chamadas e no máximo usa o whatsapp...
Muito fraco este aparelho da Lenovo cometendo os mesmos erros da Samsung....
o vibe k5 melhorou , acho que foi o primeiro lote que tava com aqueles bug's
Achismos à parte, não foi o primeiro lote dos K5, é uma carrada de lotes podres ainda à espreita nos estoques das lojas. Veja um caso em http://disq.us/p/1az4tjm .
E há uma semana, vi na mesma prateleira de estoque de loja vários K5 grafite de lote maldito com uns K5 dourados de lote bão no meio.
o aparelho de cor grafite não presta? ou são os lotes q vem errados?
A cor não faz diferença no caso, Pedro, só mencionei porque foi o que vi na loja quando eu queria grafite. É o lote (marcado no meio da etiqueta da caixa):
"WEEK 14 Date 04/16" ainda é podre;
"WEEK 16 Date 04/16" já é bom.
Na minha opinião esse cell disputa com o J3 e J2 da Samsung que não são pior e nem melhor...
Esse mediatek em comparação com um sd 410 é melhor ou pior?
Que bela porcaria, além de feio é lerdo.
"C2 é o smartphone perfeito para adolescentes". Tá bom Bruno. Vc definitivamente ñ convive com os adolescentes de hj... São mais exigentes que os adultos tá? Esse daí serve pra curumim de 5 anos no máximo.
No máximo e desde que tenha giroscópio.
Vdd e olha que mesmo sendo pra criança de 5 anos estou bastante receosa kkkkkk Acabei de comprar pq achei que pagar R$400 tá valendo... Vai ser da minha filha de 5 anos, mas ela gosta muito de jogar Minecraft PE, Subway Surf, então após ver alguns vídeos no YouTube acho q vai rodar kkkk mas.. o medo é grande kkkkkk
Uma porcaria
Não! Passo... 🤔
700 temers nesse celular? Não, muito obrigado.
Básico, como foi dito, não é pra vc que se importa com o máximo do máximo em desempenho, pra isso tem outros modelos. E este preço é de lançamento, daqui uns meses estará menos ainda, assim como o K5 lançado início do ano era $999 e agora custa $200 a menos.