NextPit

Review do Lenovo Vibe C2: o smartphone básico com bom custo/benefício

lenovo vibe c2 review
© NextPit

O Lenovo Vibe C2 foi uma surpresa agradável no início do segundo semestre. Depois de um período em recessão, enfim a faixa de aparelhos de entrada recebeu um modelo com características interessantes, ideal para aqueles usuários menos exigentes. A seguir, você confere quais foram as minhas impressões sobre o dispositivo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Avaliação

Prós

  • Acabamento
  • Tela
  • Software
  • Bateria

Contras

  • Desempenho

Lenovo Vibe C2 – Data de lançamento e preço

O Lenovo Vibe C2 chegou ao mercado no dia 22 de Julho, custando R$ 699,00. O dispositivo está disponível nas cores branca e preta. Além do site do fabricante, o aparelho também pode ser adquirido através do varejo físico e online. Ao final deste review você encontra as melhores promoções para o Vibe C2.

Lenovo Vibe C2 – Desenho & Qualidade de Construção

Se tratando de um modelo básico, é possível dizer que a Lenovo fez um trabalho decente no Vibe C2. Diferente do Vibe K5, que conta com revestimento em alumínio, o C2 é todo construído em plástico com as bordas cromadas. A pegada do aparelho é bem interessante. Um pouco lisa, mas bem ergonomica.

Na parte traseira temos uma câmera que, por sinal, é bem proeminente em relação a superfície traseira do dispositivo. Essa moldura da câmera lembra um pouco o visual do Nexus 5X, com excessão de um aro cromado que envolve a lente em sua parte superior.

lenovo vibe c2 review
Design do Vibe C2 / © NextPit

A tampa traseira torna o manuseio do dispositivo mais agradável, visto que a mesma possui uma textura de pontos em alto-relevo. A mesma pode ser aberta para que o usuário tenha acesso aos componentes internos do dispositivos, como os slots dos cartões e a bateria.

vibe c2 traseira
Acabamento traseiro do Vibe C2 / © NextPit

Olhando pela parte frontal temos uma semelhança com o visual do Vibe K5, principalmente pelo formato das linhas e pelo posicionamento dos botões capacitivos. Infelizmente, esses botões de navegação do sistema não contam com retroiluminação, o que atrapalha um pouco a visibilidade em ambientes com baixa iluminação.

vibe c2 camera
Câmera traseira proeminente / © NextPit

De modo geral, o Vibe C2 está dentro daquilo que podemos esperar da construção de um modelo básico. O dispositivo não fica devendo em nada para o LG K4 ou para o Moto E3. O Vibe C2 lembra o K5, utilizando mais plástico policarbonato em sua construção.

Lenovo Vibe C2 – Tela

A tela do Vibe C2 possui 5 polegadas e conta com resolução HD. A qualidade da tela LCD IPS deste aparelho está acima da média entre outros modelos na mesma faixa de preço. O painel reproduz cores equilibradas, contraste e brilho balanceados. O ângulo de visão também não fica para trás.

O chipset da MediaTek oferece um assistente que calibra a gama de cores, o contraste e a nitidez dos aparelhos. Apesar do padrão de cores mais frias, o usuário pode configurar o esquema de cores da tela para um padrão mais quente ou vívido.

lenovo vibe c2 tela
Tela de 5 polegadas com resolução HD do Vibe C2 / © NextPit

Como mencionei anteriormente, o brilho do aparelho não é um dos mais altos do mercado. Contudo, não encontrei dificuldades para visualizá-lo em ambientes com forte iluminação. Não temos a mesma visibilidade proporcionada por um painel AMOLED, mas também não temos aquele desfalque de brilho característicos de painéis TFT sem IPS.

Lenovo Vibe C2 – Software

O Vibe C2 sai de fábrica rodando com Android 6.0 Marshmallow e a interface Vibe UI, que é customizada em cima do Google Now Launcher. Basicamente, a interface do Big G é a responsável pela home, pela bandeja de apps e pelos papéis de parede. A Lenovo customizou a área de configurações do sistema, os ícones e a barra de atalhos rápidos. Com isso, a fabricante eliminou serviços que rodam em segundo plano e funções desnecessárias.

Sistema quase "puro" é essencial para o hardware modesto do Vibe C2

Essa foi uma boa alternativa para o modelo, visto que o hardware mais simples requer uma skin mais leve e menos problemática. Aliás, os usuários que compram modelos de entrada geralmente não procuram por recursos extras que acompanham essas interfaces customizadas. Ponto para a Lenovo.

vibe c2 interface
Interface do Vibe C2 com Android 6.0 Marshmallow / © NextPit

Lenovo Vibe C2 – Performance

O software mais polido contribui com a performance do aparelho. Mas, a interface simplificada não faz milagre sozinha. Com 1 GB de RAM e embalado pelo processador MT6753P, presente também na versão mais básica do Quantum Go, o Vibe C2 apresenta um rendimento básico. Se você procura por um dispositivo modesto para utilizar o Facebook, o WhatsApp e algum editor de imagens regularmente, o C2 pode ser uma pedida interessante.

O smartphone se garante no uso de redes sociais, mas engasga um pouco quando outras atividades são executadas, como várias abas do Chrome abertas ou apps pausados em segundo plano em excesso. As animações do sistema também engasgam em alguns momentos, mas você pode contornar essa situação monitorando e limpando o multitarefa regularmente.

É preciso frequentemente monitorar os apps abertos no multitarefa do Vibe C2 para otimizar a performance do sistema

Vale lembrar que o Vibe C2 é um dispositivo básico, voltado para usuários menos exigentes ou que não possuem muita intimidade com smartphones e com o Android de modo geral. Se você se encaixa nesse perfil, o dispositivo pode superar suas expectativas. Agora, se você já acha o hardware do Moto G 2014 desatualizado, então é melhor investir num modelo intermediário com melhores especificações, como o próprio Vibe A7010.

antutu vibe c2
Resultado do Vibe C2 no AnTuTu / © NextPit
geekbench3 vibe c2
Resultado do Vibe C2 no Geekbench 3 / © NextPit
vibe c2 vellamo
Resultado do Vibe C2 no Vellamo / © NextPit

Lenovo Vibe C2 – Áudio

Na caixa, a Lenovo envia um fone de ouvido tradicional e bem simples, com microfone para ligações embutido. É o mesmo fone que vem na caixa do Moto E de segunda geração. O sistema de áudio não vem com a tecnologia Dolby Atmos, que está presente nos outros dois aparelhos da marca que são vendidos no país. Temos neste aparelho o equalizador Waves MaxxAudio, que funciona bem, mas não nesses fones que a fabricante envia.

Se você utilizar um fone com qualidade melhor, poderá notar que a qualidade sonora do Vibe C2 é bem interessante. No viva-voz a realidade é outra, visto que o som é mais abafado e puxa mais para os tons agudos. Para ligações o speaker frontal é ótimo, reproduzindo as chamadas de maneira clara e alta.

lenovo vibe c2 smartphone som
Interface do equalizador Waves MaxxAudio / © NextPit

Lenovo Vibe C2 – Câmera

Todos os inconvenientes que encontramos em modelos mais básicos estão presentes na câmera do Vibe C2, mas eles não desapontam muito. Pelo contrário, o dispositivo faz um trabalho regular em diversas situações de luminosidade, assim como em sua câmera frontal. As cores são bem equilibradas, enquanto o nível de nitidez é adequado. O pós-processamento do software aplica um efeito um pouco estranho, aumentando um pouco os detalhes da foto. 

O sensor de 8MP não foca nas imagens rapidamente, assim como o flash, que não é um bom auxiliar em diversas situações. Abaixo, você confere algumas fotos feitas com a câmera do Vibe C2:

IMG 20160117 101556
Foto em modo automático e sem HDR / © NextPit
IMG 20160117 102404
Foto em modo automático feita pelo Vibe C2 / © NextPit

Lenovo Vibe C2 – Bateria

A bateria de 2.750 mAh do Vibe C2 é suficiente para um dia de uso convencional. É possível chegar ao final do dia com 30% de bateria após uso moderado do Spotify, WhatsApp e redes sociais. Vídeos no YouTube em HD e jogos casuais elevam o consumo de bateria, mas, de certa forma, o dispositivo consegue completar tranquilamente o ciclo de 12 horas de uso.

Temos aqui uma bateria com capacidade mediana, contudo, a ausência de recursos e serviços extras e o software mais "puro" colaboram com o rendimento energético.

lenovo vibe c2 bateria
A bateria do Vibe C2 é removível / © NextPit

Lenovo Vibe C2 – Especificações Técnicas

Dimensões: 134 x 71,4 x 8,6 mm
Peso: 139 g
Tamanho da bateria: 2750 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 5 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow
Interface: Não disponível
RAM: 1024 MB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: MediaTek MT6735P
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM

Veredito Final

O Vibe C2 não é um dispositivo que agrada os interessados em poder de processamento ou especificações técnicas. O aparelho é voltado para aqueles que utilizam redes sociais e mensageiros instantâneos ocasionalmente. Jogos mais básicos, como Candy Crush, por exemplo, rodam sem muitos problemas. Mas, esqueça o Pokémon Go, visto que o jogo não é bem executado neste hardware.

Indico o Vibe C2 para quem ainda não teve nenhum contato com sistemas móveis e não se preocupa muito com performance. De um modo mais popular, posso dizer que o C2 é o smartphone perfeito para adolescentes ou aquele seu tio ou tia que gosta receber e enviar mensagens pelo WhatsApp.

E você, o que achou do Vibe C2?

Lenovo Vibe C2 – Onde comprar

Abaixo, você confere as últimas promoções e algumas lojas que vendem o aparelho:

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   82
    Conta desativada 13/08/2016

    "C2 é o smartphone perfeito para adolescentes". Tá bom Bruno. Vc definitivamente ñ convive com os adolescentes de hj... São mais exigentes que os adultos tá? Esse daí serve pra curumim de 5 anos no máximo.

38 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fabio Marquês 12/12/2016 Link para o comentário

    Comprei um para ser temporário mas realmente me surpreendeu, resolvi até ficar com ele e economizar. Lendo tbm estava desconfiado, mas depois de uns dias usando realmente cumpriu sua missão, consigo trabalhar bem, e ora rodar aplicativos achei tranquilo jogo Real Racing 3 nele e roda liso, só usando pra poder dizer realmente, sempre gostei da lenovo tenho um K5 que mandei pro concerto pq trincou a tela é agora o C2 achei bom custo benefício.


  • Rafhaela Marques 18/08/2016 Link para o comentário

    Aparelho pra adolescentes é desconhecer o que a garotada hoje quer: Moto Gs da vida ou tops de linha (mesmo que não vá usar toda a performance). Pra aquele tio ou para meus pais que usam o básico, talvez, mas se bem que eu não recomendaria esse aparelho. Hoje o melhor é comprar um intermediário acessível como o Vibe K5, no mínimo.


  • klods dell 16/08/2016 Link para o comentário

    Adolescente só quer saber de aparelhos tops de alta performance. Isso aí só para quem só vai usar wathsapp e telefonar mesmo


  • Luiz Henrique 15/08/2016 Link para o comentário

    Custo/não-benefício.


  • Renato Lima 14/08/2016 Link para o comentário

    bom pra quem só faz chamadas e no máximo usa o whatsapp...


  • Eliandro Moura 14/08/2016 Link para o comentário

    Muito fraco este aparelho da Lenovo cometendo os mesmos erros da Samsung....


  • Pedro Marcello 14/08/2016 Link para o comentário

    o vibe k5 melhorou , acho que foi o primeiro lote que tava com aqueles bug's


    • Tobias 14/08/2016 Link para o comentário

      Achismos à parte, não foi o primeiro lote dos K5, é uma carrada de lotes podres ainda à espreita nos estoques das lojas. Veja um caso em http://disq.us/p/1az4tjm .
      E há uma semana, vi na mesma prateleira de estoque de loja vários K5 grafite de lote maldito com uns K5 dourados de lote bão no meio.


      • Pedro Marcello 24/08/2016 Link para o comentário

        o aparelho de cor grafite não presta? ou são os lotes q vem errados?


      • Tobias 25/08/2016 Link para o comentário

        A cor não faz diferença no caso, Pedro, só mencionei porque foi o que vi na loja quando eu queria grafite. É o lote (marcado no meio da etiqueta da caixa):
        "WEEK 14 Date 04/16" ainda é podre;
        "WEEK 16 Date 04/16" já é bom.


  • João M. 14/08/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião esse cell disputa com o J3 e J2 da Samsung que não são pior e nem melhor...


  • Bruno Ricardo Rodrigues 13/08/2016 Link para o comentário

    Esse mediatek em comparação com um sd 410 é melhor ou pior?


  • Bruno da Silva Santos 13/08/2016 Link para o comentário

    Que bela porcaria, além de feio é lerdo.

    Conta desativada


  •   82
    Conta desativada 13/08/2016 Link para o comentário

    "C2 é o smartphone perfeito para adolescentes". Tá bom Bruno. Vc definitivamente ñ convive com os adolescentes de hj... São mais exigentes que os adultos tá? Esse daí serve pra curumim de 5 anos no máximo.


    • Tobias 14/08/2016 Link para o comentário

      No máximo e desde que tenha giroscópio.

      Conta desativada


    • [email protected] 28/11/2016 Link para o comentário

      Vdd e olha que mesmo sendo pra criança de 5 anos estou bastante receosa kkkkkk Acabei de comprar pq achei que pagar R$400 tá valendo... Vai ser da minha filha de 5 anos, mas ela gosta muito de jogar Minecraft PE, Subway Surf, então após ver alguns vídeos no YouTube acho q vai rodar kkkk mas.. o medo é grande kkkkkk

      Conta desativada


  • Carlos Chalef 13/08/2016 Link para o comentário

    Uma porcaria


  • Cláudio Rocha 13/08/2016 Link para o comentário

    Não! Passo... 🤔


  • Jefferson Silva 13/08/2016 Link para o comentário

    700 temers nesse celular? Não, muito obrigado.


  • Waldiney S. 13/08/2016 Link para o comentário

    Básico, como foi dito, não é pra vc que se importa com o máximo do máximo em desempenho, pra isso tem outros modelos. E este preço é de lançamento, daqui uns meses estará menos ainda, assim como o K5 lançado início do ano era $999 e agora custa $200 a menos.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.