NextPit

Conheça os smartphones Android com as melhores telas do mercado

AndroidPIT oneplus 7 pro almond menu
© NextPit

Sem ela, não é possível ter um smartphone. A tela de um aparelho é a janela para todos os recursos que ele oferece: para o mundo da internet, para a comunicação com os amigos, para o entretenimento... enfim, é essencial. Mas foi só bem recentemente que elas atingiram o nível de qualidade que vemos hoje.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Seja em densidade, seja no aproveitamento do espaço ou na tecnologia, algumas brilham perante nossos olhos. Veja a seguir uma lista com as telas que mais nos impressionaram recentemente.

Razer Phone 2

Em um smartphone voltado para gamers, é de se esperar que a tela receba muita atenção. No Razer Phone 2 ela tem 5,7 polegadas com resolução de 1440 x 2560 pixels, e é um painel IGZO LCD IPS. IGZO (Indium Gallium Zinc Oxide) é uma tecnologia desenvolvida pela Sharp que possibilita que o painel LCD tenha transistores muito menores que os tradicionais, com um consumo muito menor de energia: a economia pode chegar a 90% em comparação a um LCD convencional do mesmo tamanho e resolução.

Razer 2 05
Razer Phone 2: apesar da aparência tradicional, a tela tem tecnologia que a torna duas vezes mais rápida / © NextPit

Mas outra vantagem da tecnologia IGZO é que os transistores são muito mais rápidos, o que permite uma frequência de atualização de tela muito maior. No Razer Phone 2 a tela é atualizada a 120 Hz, o dobro da frequência padrão na maioria dos outros smartphones. Com isso, você tem movimentação muito mais suave da tela, o que pode frazer diferença em jogos que exigem reações rápidas.

Motorola Moto Z2 Force

Aqui temos uma tela P-OLED de 5.5 polegadas com resolução Quad HD de 1440 x 2560 pixels e 534 ppi, o que por si só é suficiente pra chamar a atenção. Mas o maior destaque na tela do Moto Z2 Force é a tecnologia Shattershield, anti-estilhaços. Significa que essa tela é capaz de sobreviver à maioria das quedas que destruiriam uma tela tradicional.

AndroidPIT motorola moto z2 force 8090
Tela inquebrável? / © NextPit

Com tela revestida por camadas de um plástico especial (em vez de vidro), o Z2 Force é uma evolução do primeiro Moto X Force, pioneiro na tecnologia Shattershield. No início, as telas pareciam mais plásticas, mas a fabricação foi aprimorada e hoje está bem melhor. Uma tela que não quebra? Isso sim é o desejo de muitos consumidores.

Sony Xperia 1

A tela OLED de 6,5 polegadas do Xperia 1 chama a atenção não pelo tamanho ou pela resolução 4K (3840 x 1644 pixels), mas sim pelo formato: ela foi a primeira no mercado com proporção 21:9, praticamente a mesma usada em filmes de Hollywood. Isso pode parecer estranho a princípio, já que o aparelho fica mais estreito e mais alto que de costume, e parece que ele foi "esticado".

AndroidPIT sony xperia 1 back front 2cv
Xperia One. Mas pode chamar de "tela de cinema" / © NextPit

Mas é ideal para assistir filmes de Hollywood, que são gravados praticamente nesta proporção. A imagem ocupa a tela inteira, quase sem bordas ao redor. Também é uma ótima para leitura, seja de páginas web ou e-books (mais conteúdo por vez na tela, menos rolagem) e para usar dois apps ao mesmo tempo "lado a lado", já que o espaço para cada um na tela é maior.

O Xperia 1 não será lançado no Brasil, porque a Sony está deixando nosso país, mas isso não significa que não teremos acesso a esta tecnologia. A Motorola já lançou por aqui o Motorola One Vision, cuja tela, embora seja um painel LCD com resolução menor, tem a mesma proporção do Xperia 1. Vale a pena conhecer.

androidpit motorola one vision hero
Motorola One Vision / © NextPit

OnePlus 7 Pro

Os aparelhos da OnePlus sempre foram muito bons em sua faixa de preço, mas raramente se destacavam em relação ao mercado global. Isto muda com o OnePlus 7 Pro, que tem uma tela Fluid AMOLED de 6,67 polegadas. As bordas são curvas como nos Galaxy S10 e S10+, e apesar da resolução ser "só" Full HD+ (1080 x 2340 pixels) ela se destaca pela taxa de atualização de 90 Hertz, algo que antes só era encontrada em smartphones "gamer".

Normalmente a tela de um smartphone é atualizada a 60 Hertz (60 vezes por segundo). Uma taxa de atualização mais alta resulta em movimentação muito mais suave e fluida (daí o nome Fluid AMOLED), que é difícil de explicar com palavras. A diferença em relação a uma tela comum é notável.

AndroidPIT oneplus 7 pro almond buttons
A tela Fluid AMOLED do OnePlus 7 Pro ocupa mais de 93% da frente do aparelho / © NextPit

A contrapartida é que o consumo de bateria é maior neste modo. Por isso, na configuração do aparelho você pode mudar a frequência da tela para 60 Hz se desejar. Mas o consenso geral entre os jornalistas e usuários que experimentaram o produto é que depois de usar uma tela a 90 Hz, fica difícil voltar aos 60 Hz.

Samsung Galaxy S10+

A Samsung é dona da tecnologia Super AMOLED, então não podemos deixar de ter um aparelho da empresa nesta lista. Afinal, há muito tempo as telas dos Galaxy S e Galaxy Note vem nos impressionando com cores vibrantes e contraste absoluto.

Escolhemos o Galaxy S10+ porque sua tela tem o mesmo tamanho, 6.4 polegadas, da usada no Galaxy Note 9, mas ocupa mais da frente do aparelho (quase 89%). A resolução também é um pouquinho maior, 1440 x 3040 pixels, mas com uma densidade de 522 ppi é muito difícil notar a diferença.

AndroidPIT samsung galaxy s10 plus front g3gt
Galaxy S10+: tela imensa com suporte a HDR10+ / © NextPit

Mas o mais legal é o suporte a HDR10+, uma tecnologia sendo usada na produção de vídeo para registrar cenas com contraste muito superior e muito mais nuances de cor. Serviços como o Netflix e Amazon Prime oferecem filmes e séries neste formato. A tecnologia também está presente em muitas das TVs 4K no mercado, e agora também pode estar no seu bolso.

Mi Mix 3

A linha Mi Mix vem nos impressionando desde que o primeiro modelo foi lançado, em 2016. E com o Mi Mix 3, ela atingiu um novo patamar: a imensa tela Super AMOLED com 6.4 polegadas e resolução 2K (1080 x 2340 pixels) ocupa quase toda a frente do aparelho, o que faz com que ela pareça ainda maior do que é.

Xiaomi Mi MIX 3 07
Mi Mix 3 é quase todo tela / © NextPit

Mas o que chama a atenção é a falta de um notch ou buraco para a câmera frontal: em vez disso a Xiaomi adotou um mecanismo "slider": a tela inteira desliza para baixo com um gesto, revelando as duas câmeras frontais (uma de 24 MP e outra de 2 MP) atrás dela. É um design bastante impressionante.

E você, concorda com essa lista? Qual é sua tela favorita até hoje?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

8 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   16
    Conta desativada 02/06/2019 Link para o comentário

    Entra o Xiaomi redmi mi7


  • Jheisan Henrique 01/06/2019 Link para o comentário

    Comprei o MI MIX 3 justamente pela falta do NOTCH, realmente é uma tela excelente, nítida e sem saturação excessiva, perfeito para quem quer fugir de entalhe na tela


  • Soterio Salles 30/05/2019 Link para o comentário

    Usuário de um Mi Mix 3 aqui. Acho a tela dele muito boa. Ela não é tão saturada como boa parte das AMOLED mesmo com as configurações de contraste elevado e com certeza a ausência de notch é um ponto positivo.


  • José Luís Silva Martiniano 30/05/2019 Link para o comentário

    Trata-se de dispositivos com telas sensacionais. Concordo com essa lista.


  • Tiago Soares 30/05/2019 Link para o comentário

    A tela do OnePlus 7 Pro tem resoluçao QHD+ 3120x1440, não FHD+ como dito no artigo.


  • Carlos Felipe Araújo 30/05/2019 Link para o comentário

    PIOR TELA: LG (IPS), é só esperar pra aparecer BURN IN.


    • Almir Junior 02/06/2019 Link para o comentário

      Esperar pra ver Burn In? Inocente. E falar que a tela do LG eh ruim por ser LCD, eh porque nunca ficou com um top de linha em maos. Ainda mais no que se trata fo LG G6 e G7.


      • Luciano 03/06/2019 Link para o comentário

        Concordo, possuo um Mi Note 2 com tela Oled de 2016 linda com ótima exibição de cores e saturação e é da LG!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.