NextPit

Hands-on do Sony Xperia 1: o smartphone de Hollywood

AndroidPIT sony xperia 1 hero 2cv
© NextPit

Ano novo, nova linha de smartphones. Como é típico de muitas fabricantes, como a Sony, um novo topo de linha é lançado logo nas primeiras semanas do ano. Além de uma série básica e de intermediários, a fabricante está lançando o Xperia 1, sucessor do Xperia XZ2 Premium e do Xperia XZ3, trocando o público alvo de seus produtos. Além de fotos, a marca japonesa está focando agora em vídeos. O Xperia 1 é uma espécie de smartphone hollywoodiano.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Design

Antes de chegarmos às características técnicas e especiais do novo Xperia 1 , queria falar sobre a aparência do dispositivo. Depois de anos hibernando numa linguagem própria de design, a divisão mobile da marca finalmente ousou dar um passo à frente para algo mais próximo das tendências do mercado. O design está mais curvo e ergonômico de modo geral. Só o peso dos Xperia que tem aumentado, chegando a quase 200 gramas no Xperia XZ2 Premium.

AndroidPIT sony xperia 1 back front 2cv
Visual do Xperia 1 / © NextPit

O Xperia 1 cresce em altura, devido ao formato de tela 21:9, mas perde bastante espessura e peso. É claro que em linhas gerais temos o toque Sony no aparelho, mas no manuseio é possível sentir inúmeras diferenças.

AndroidPIT sony xperia 1 colors 2cv
Traseira lisa com bordas ergonômicas / © NextPit

O sensor de impressões digitais na lateral permaneceu, mas agora ele não está integrado ao botão de power, mas sim ao seu redor. Para evitar que a impressão digital seja desativada no mercado norte-americano, a Sony resolveu envolver a biometria como uma espécie de contorno no botão, não junto dele.

AndroidPIT sony xperia 1 button layout 2cv
Biometria fica na lateral  © NextPit

Tela

A Sony resolveu equipar o Xperia 1 com uma tela na proporção de 21:9, como parte de uma estratégia definida em conjunto com o grupo Sony Pictures. Inúmeros filmes e conteúdos em Hollywood são feitos nesse formato pelo estúdio. O painel OLED tem 6,5 polegadas, resolução 4K e tecnologia HDR, e faz uso de um processador de imagem desenvolvido pela divisão Sony Bravia que intensifica a exibição do que é reproduzido na tela em temos de velocidade, cores e contraste.

Contudo, os vídeos exibidos na tela do Xperia 1 estão dentro da média para um display com essas configurações. Não sabemos se essa promessa da Sony de entregar uma experiência de exibição mais imersiva será algo a ser trabalhado pela marca até a chegada do aparelho ao varejo. Empresas como Amazon Prime, Netflix e YouTube já estão distribuindo títulos neste formato em parceria com o estúdio da Sony.

AndroidPIT sony xperia 1 chin 2cv
Tela 4K OLED / © NextPit

Na primeira impressão, os vídeos carregados localmente no Xperia 1 da Sony parecem muito intensivos em cores e ricos em contraste. A questão permanece se esta imagem também será refletida nos produtos finais. Assim que o Xperia 1 estiver disponível nos mercados, os filmes, mesmo que estejam disponíveis no formato 21: 9, poderão ser consumidos por serviços de streaming, como o Amazon Prime Video, o Netflix, o YouTube e, é claro, a Sony. As fotos.

O painel mais estreito e esticado é perfeito para operar o sistema com uma mão na maior parte do tempo. É certamente o mais agradável nesse sentido de portabilidade.

AndroidPIT sony xperia 1 hero 2cv
Painel tem boas cores, brilho e contraste / © NextPit

Software

O sistema do aparelho é o Android 9 Pie com interface própria da Sony. Existem alguns recursos que são novos e merecem ser destacados neste hands-on, como o modo Game. Basicamente, você pode ajustar configurações específicas de exibição para um único jogo ou para vários, como o desempenho da placa gráfica, do processador e a quantidade de notificações. É possível gravar a tela do celular e até inserir comentários, opção ideal para fazer live de games pela internet.

É claro que o ponto alto do software é o modo Cinema Pro, exclusivo do Xperia 1, e que está associado a câmera do aparelho. Agora, pasmem, pois esse software foi desenvolvido numa parceria da Sony Mobile e o estúdio de produção do diretor James Cameron, responsável por clássicos como Titanic e Avatar.

AndroidPIT sony xperia 1 camera app 2cv
App Cinema PRO / © NextPit

O que esse aplicativo faz é abrir os ajustes do hardware da câmera para a captura de vídeos, como alguns softwares costumam fazer com o modo de captura de fotos. Você consegue controlar o obturador, o ISO, balanço de branco e até ajustar os níveis dos canais de áudio de um vídeo. Esse software também adiciona filtros e efeitos especiais em sua produções caseiras, mas na demonstração que tivemos com a unidade de pré-produção esses filtros não funcionaram muito bem.

Performance

Para dar vida ao Xperia 1 e sua gama de recursos avançados no software, a Sony embala o modelo com processador Snapdragon 855, 6 GB de RAM e 128 GB de espaço interno. Aparentemente, a empresa não venderá outras variantes, pelo menos até o momento. O fôlego do dispositivo vem de uma bateria de 3.300 mAh que usa tecnologia Power Delivery, e não a Quick Charge da Qualcomm. O carregador na caixa é de 18 W.

AndroidPIT sony xperia 1 two 2cv
Processador Snapdragon 855, presente! / © NextPit

Câmera

A tendência da câmera tripla finalmente chegou à Sony. O conjunto é formado por três lentes de 12 megapixels que servem para capturar três distâncias focais, sendo: 12 MP de 16 mm e abertura f/2.2, 12 MP com 26 mm e f/1.6 e, por fim, 12 MP de 52 mm e f.2.4. Será possível capturar fotos com aberturas de ângulos diferentes, podendo usar ainda o zoom óptico de 2x e a telefoto para retratos com fundos desfocados.

A Sony também está usando ISO 3.200 para melhorar a sensibilidade do aparelho em condições de baixa luminosidade, junto com o sistema de autofoco PDAF, que é portado das câmeras Alfa. O software é capaz de fazer disparo contínuo de 10 fotos por segundo com auto ajuste de exposição e foco em cada uma delas. A função mais interessante é o autofoco nos olhos, que identifica a direção do olhar do usuário para ajustar o desfoque de fundo numa foto retrato.

O Super slow motion em Full HD segue presente com um máximo de 960 frames por segundo, sendo possível adicionar filtros e adesivos de AR.

AndroidPIT sony xperia 1 camera setup 2cv
Tries sensores de 12 MP / © NextPit

Conclusão preliminar

Muitas coisas presentes no Xperia 1 irão surpreender os fãs da Sony, como o design modernizado e ainda clássico, a câmera tripla, a nova tela com proporção e qualidade surpreendente e seu poder de fogo. É claro que outros detalhes ficaram de fora, como a biometria sob a tela, por exemplo, que é algo que deve ficar para o Xperia 2, quem sabe.

O Xperia 1 parece ser um aparelho fantástico, uma renovação, mas que ainda precisa ser submetido a testes mais profundos para ser melhor avaliado por nós.

O que você achou dele?

Artigos recomendados

32 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • leo show 06/03/2019 Link para o comentário

    apesar d a bateria ser 3 .300 mah e a tela ser oled mais ( economica ).. e o snapdragon tbm sendo o top de linha mais inteligente e economico ja feito possa ser que a sony fez um equilibrio ai .. esperar pra ver ..


  • walterCruz 27/02/2019 Link para o comentário

    Tela 6,5" OLED resolução 4K + HDR para uma mísera bateria de 3300mAh, não é possível! Por mais que o gerenciamento da Sony seja muito bom, será medíocre comparado aos demais concorrentes!


  • Juliano Olivetti 26/02/2019 Link para o comentário

    É bonito, parece muito harmónico e bem construído. Um fator decisivo será o preço, se muito demais do topos atuais, vai ser mais um fracasso de vendas.

    CAV


    • CAV 04/03/2019 Link para o comentário

      A geração anterior de tops de linha dela supostamente deu a noção de que mesmo praticando preços inferiores a concorrência, não significará um maior engajamento.

      Se ela trouxer pra cá, é bom que já venha em estoque limitado, porque...


  • José Luís Silva Martiniano 26/02/2019 Link para o comentário

    Ficou muito bom, dispositivo muito interessante.


  • Kharlos 25/02/2019 Link para o comentário

    A Sony e suas baterias ridículas.


  • Paulo Henrique 25/02/2019 Link para o comentário

    Sony sem bordas galopantes? se for uns 1000 reais vale a pena. kk


  • Jader Bravo 25/02/2019 Link para o comentário

    um lançamento mais marcante que do LG G8, parabens, Sony, parece q o japoneses começaram a abrir mais os olhos para o mercado


  • Pedro 25/02/2019 Link para o comentário

    3330 mAh para 6,5"? Sony ficou louca.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 25/02/2019 Link para o comentário

    Belo conjunto, Sony acompanhando as tendencias e inovando ao seu estilo.


  • Barbosa51 25/02/2019 Link para o comentário

    Belo celular, mas a bateria me parece pequena...


  • Davino Zolet 25/02/2019 Link para o comentário

    Imagine o formato 21 9 com tela de 5'5 polegadas?!?! Seria um sonho


    • Paulo Henrique 25/02/2019 Link para o comentário

      seria só o vidro então, sem os frisos laterais. muito desproporcional.


  • Marcio S. 25/02/2019 Link para o comentário

    Eu gosto muito da Sony, a construção de seus aparelhos sempre me chamou muito a atenção por sempre usar materiais de boa qualidade e possui ótima resistência. O que mais acho interessante é que a Sony não está preocupada com as "tendências e modinhas" e segue seus próprios conceitos para produzir o visual de seus aparelhos. Vale lembrar que muitas de suas inovações foram essenciais para o aprimoramento de outras marcas.


  • Lucas Cardozo 25/02/2019 Link para o comentário

    Deus que me free pagar 900 dolares sabendo que o S10 custa o mesmo preço.

    Sony nunca me deixou fotografar em RAW, desde o Z3 até o XZ1 Compact.

    Falta um diferencial ai para valer essa grana toda. Ser 21:9 é bonito, ter 4K é um número para se falar com os amigos e só?


  • Didick O. 25/02/2019 Link para o comentário

    Pra ser o smartphone perfeito falta a entrada p2, bateria maior, leitor biométrico na tela e preço abaixo dos S10 padrão(750-850$). Mas com certeza vou substituir meu Xperia XZ por esse Xperia 1 🙂


    • Douglas Charles Cunha 25/02/2019 Link para o comentário

      P2? Sério?


      • Didick O. 25/02/2019 Link para o comentário

        Sim sério, ainda prefiro usar a velha entrada 3,5mm jack do que Bluetooth, que além de ser bem mais caro a qualidade também é inferior.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.