NextPit

Review do Multilaser MS6 Colors: o nacional que não decepciona

frontdomultilaser
© NextPit

A Multilaser é conhecida pela fabricação de periféricos e computadores mas, recentemente, a empresa brasileira começou a investir em smartphones e tablets. O MS6 Colors é um dispositivo intermediário que pode interessar muitos usuários, principalmente aqueles que buscam um produto com fabricação local e garantia 100% nacional. Confira nossa análise no artigo abaixo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Avaliação

Prós

  • Acessórios
  • Bateria
  • Acabamento

Contras

  • Armazenamento
  • Tela
  • Sistema operacional desatualizado

Multilaser MS6 Colors – Data de lançamento e preço

O Multilaser MS6 foi lançado em abril de 2015 com duas opções de cores: branco (P3313) e preto (P3299). O dispositivo pode ser encontrado por aproximadamente R$ 550 em diversas lojas físicas e online. Confira os valores mais recentes do dispositivo na sessão "onde comprar".

Multilaser MS6 Colors – Desenho & Qualidade de Construção

Primeiramente, gostaria de mencionar os itens que acompanham o dispositivo na caixa, são eles: 2 capas traseiras ( amarela e cinza), 1 capa de silicone preta, 1 cartão microSD de 8GB, fones de ouvido intra-auriculares e uma película para tela de superfície lisa. A Multilaser entrega diversos acessórios que muitos fabricantes comercializam separadamente com preços exorbitantes. Atualmente, nenhum dispositivo é comercializado com cartão de memória e muito menos película.

caixadomultilaser
Multilaser MS6 Colors: acessórios na caixa.  © ANDROIDPIT

O MS6 é bem construído e possui uma aparência bem robusta. As linhas do dispositivo são retas e sua construção é feita em policarbonato emborrachado (soft touch), com traseira removível para acesso a bateria. A parte traseira abriga a câmera, que possui uma ligeira protuberância em relação à superfície do dispositivo. A parte superior dispõe as entradas para carregamento micro USB e fones de ouvido no padrão P2.

trasdomultilaser
Multilaser MS6 Colors: parte inferior e superfície traseira.  / © ANDROIDPIT

Pode-se dizer que o Multilaser MS6 é um dispositivo com poucas bordas laterais, mesmo levando em consideração os botões capacitivos (retroiluminados) na parte frontal. O dispositivo possui 156 gramas e 1,14 milímetros de espessura. O  manuseio do MS6 com apenas uma mão é inviável, mas a pegada do dispositivo é bastante confortável.

botoesdomultilaser
Multilaser MS6 Colors: botões retroiluminados. / © ANDROIDPIT

Multilaser MS6 Colors – Tela

O Multilaser MS6 possui tela de 5.0 polegadas com resolução QHD (540X960). O painel LCD IPS possui cores precisas e um ângulo de visão satisfatório. No entanto, os pixels podem ser enxergados na tela com mais facilidade devido à baixa resolução do painel.

teladomultilaserum
Multilaser MS6 Colors: tela com resolução QHD. / © ANDROIDPIT

A tela é revestida por uma camada de proteção contra riscos e arranhões proprietária da Multilaser, que se mostrou bem eficiente. O toque no painel é bem confortável, embora exista um ligeiro atraso no comportamento da tela em algumas ocasiões, como quando selecionamos algum ícone ou executamos algum gesto específico. 

partedovisormultilaser
Multilaser MS6 Colors: ângulo de visão da tela. / © ANDROIDPIT

Multilaser MS6 Colors – Software

O dispositivo roda com Android KitKat 4.4.2 e interface do usuário pura, ou seja, pouco modificada pela Multilaser. Os contextos e menus exibem o padrão Holo, adotado pelo Google em 2012 com a chegada do Android Ice Cream Sandwich. A Multilaser traz alguns widgets especiais, além de 52 aplicativos pré-instalados. Felizmente, metade dos aplicativos podem ser desinstalados, desativados ou movidos para o cartão microSD.

HOMEDOMULTIhomedomultilaser
Multilaser MS6 Colors: Interface do usuário no Android KitKat 4.4.2. © ANDROIDPIT

A Multilaser traz algumas opções de configurações bem interessantes, como criar e gerenciar perfis de áudio, calibrar o sensor de proximidade e giroscópio. A tela de bloqueio nativa do MS6 é o Start (falamos mais sobre ele nesse artigo), que oferece alguns widgets e uma barra lateral com diversos atalhos: Facebook, SMS, YouTube, entre outros. 

sensoreaudiodomultilaser
Multilaser MS6 Colors: perfis de áudio (esquerda) e calibragem do giroscópio (direita).  © ANDROIDPIT

Multilaser MS6 Colors – Performance

O Multilaser MS6 roda com processador MediaTek MT6582 (ARM Cortex-A7) quad-core de 1,3GHz, com 1GB de RAM e 8GB para armazenamento interno. Os gráficos são processados pela GPU Mali-400 MP, capaz de rodar títulos como Subway Surfers, Sonic Dash e Angry Birds Go. Jogos mais pesados são executados com certa dificuldade, como NFS: Most Wanted. O sistema roda fluido sem nenhum tipo de engasgos ou atrasos entre as transições e animações do Android. Algo que me chamou atenção no MS6 foi a presença do Bluetooth 2.1, com velocidade máxima para transmissão de 3 Mb/s e maior consumo de bateria quando ativado.

É possível utilizar até dois SIM cards no MS6 operando entre 2G/3G. O sistema dispõe de uma interface simples para gerenciamento dos cartões, como definição da operadora preferencial para dados e ligações. Durante os testes realizados com o aplicativo de benchmark AnTuTu, o Multilase MS6 obteve 18.681 pontos, logo abaixo do Xiaomi Redmi Note, HTC One (M8) e LG G3.

Multilaser MS6 Colors – Câmera

A câmera traseira do Multilaser MS6 possui 8MP com resolução máxima de 3264 x 2448 pixels. O dispositivo captura imagens satisfatórias em ambientes com boa iluminação. O software da câmera possui diversos ajustes, como filtro de cor, modo de beleza fácil, panorama, multi-ângulo e modo automático. O sensor filma em 1080p, mas indicamos que seja utilizada a resolução HD, pois o dispositivo enfrenta algumas dificuldade para gravar em alta resolução. O flash de LED que acompanha a câmera traseira é pouco recomendado. A câmera frontal possui 2MP e captura imagens medianas em ambientes bem iluminados. 

IMG 20150714 131729
Multilaser MS6 Colors: foto em boa iluminação. / © ANDROIDPIT
IMG 20150714 131757
Multilaser MS6 Colors: foto em iluminação ambiente. / © ANDROIDPIT
IMG 20150714 131941 1
Multilaser MS6 Colors: foto em baixa iluminação. / © ANDROIDPIT

Multilaser MS6 Colors – Bateria

A bateria do Multilaser MS6 é de 2000mAh, com autonomia para 12 horas de uso moderado. Em uso avançado, essa marca pode ser reduzida para 5 horas. Não pude notar aquecimentos no dispositivo durante a execução de jogos e vídeos no YouTube. A temperatura média da bateria é de 23°C.

Multilaser MS6 Colors – Especificações Técnicas

Dimensões: 153 x 78,5 x 8,9 mm
Peso: 170 g
Tamanho da bateria: 2000 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 960 x 540 pixels (247 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 2 megapixels
RAM: 1024 MB
Memória interna: 8 GB
Memória removível: microSD


 

Veredito Final

O Multilaser MS6 é um dispositivo com bom custo/benefício capaz de bater outros concorrentes com valores aproximados, como o Sony Xperia E4. A quantidade de acessórios incluídos na caixa do dispositivo demonstra o cuidado da Multilaser com os consumidores brasileiros.

O MS6 é totalmente indicado para usuários menos exigentes, que acessam redes sociais e buscam por um dispositivo que dê conta de tarefas rotineiras. A opção dual-chip é um coringa do modelo e sua autonomia de bateria está dentro da média do mercado. A Multilaser ainda não possui uma data específica para a atualização do Android KitKat 4.4.2 presente no modelo, sendo este um dos pontos contras do dispositivo.

E aí, qual sua opinião sobre o Multilaser MS6 Colors? 

Multilaser MS6 Colors – Onde comprar

O dispositivo da Multilaser  pode ser encontrado em diversas lojas físicas e online, portanto, uma pesquisa de preços é fundamental. Confira abaixo as melhores ofertas para o MS6 Colors que você pode encontrar.

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

38 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Capitão Brasil 25/07/2016 Link para o comentário

    O aparelho é sem frescuras. Funciona, é robusto. Não serve para crianças, nem para gente que insiste em ser adolescente, nem para alpinista social e que sonha em morar nos EUA. Valeu Multilaser.


  • Luciana Souza 27/05/2016 Link para o comentário

    Olha ,gosto muito desse aparelho,meu 1primeiro foi um MS2 deixei na mão do meu esposo ele deixou no balcão de um quiosque ,liguei para o celular o rapas que achou prometeu enviar pelo correio e que eu não precisava pagar o envio dos correios que ele enviaria pra mim ate hoje estou esperando,ele e fácil de usar e o playstory trás infinitas possibilidades,já ate fiz rastreio do MS2 e descobri a localização dele , so nao arisquei ir atras por nao saber se o rapas era uma pessoa do bem; pois ele automaticamente quando você compra ele pede conta do gmail e é cincronizado com o gmail que só vai funcionar com o gps localizador ,hoje tenho o MS6 ,não me preocupo se alguem me tomar pois ele tem rastreador mesmo se trocar o chip.


  • luiz eduardo 14/10/2015 Link para o comentário

    primeiro a tela é 5.5 nao 5.0 segundo sim é um otimo aparelho que vem com cartao de memoria pelicula 3 capas e 1 enborrachada aonde a samsung ou sony dariao isso tudo com um otimo aparelho pelo preço de 500 reais pq paguei isso. ai vem um monte de gente ai com um pocket ou um yong da samsung fala mal da multilaser kkkkkkkkk


  • Danniel Andrade 16/07/2015 Link para o comentário

    lixo de aparelho, lixo de empresa, enquanto tiver otarios comprando esse tipo de bosta o ciclo vicioso continua.


  • Odilo Schmitt Neto 15/07/2015 Link para o comentário

    A multilaser não conhece seus concorrentes, não tem outra explicação! É muita ignorancia fazer um smartphone desse, com essas configurações e preço, sabendo que existem várias outras opções que simplesmente destroem esse aparelho! Totalmente ridículo!


    • Marcos Viana 16/07/2015 Link para o comentário

      Pior, não conhece os usuários.


  • davidsoares 15/07/2015 Link para o comentário

    Mil vezes um blu, ou xaomi Red Mi 2 até um positivo e melhor que essa marca podre aí se vc consegui usar um aparelho desse que funcione de forma decente e muita sorte não recomendo essa marca não, não e não!


  • Renato França 15/07/2015 Link para o comentário

    To decepcionado de ter aberto essa matéria hahhahaa


  • airton 15/07/2015 Link para o comentário

    Puxa vida hein! Deveriam ter lançado a dois anos atrás..


  • Bruno R 15/07/2015 Link para o comentário

    A única nacional que presta é a Embraer. O resto é lixo importador de xing ling com logotipo nacional. Abraço.


  • bryant36 15/07/2015 Link para o comentário

    na boa não acho que estar no kit kat seja uma disvantagem tão grande assim, ta cheio de nego que tem moto g, zéfone 5 e outros fazendo downgrade do lollipop


  • Bryant Rosado 15/07/2015 Link para o comentário

    o ms6 Não é o único aparelho que vem com película... o s3 neo que comprei também vem e aliás porque ele Não tem atenção por nenhum site praticamente? pelo pouco tempo q estou com ele aparentou ser um aparelho muito bom, aliás melhor q moto g e mais barato


  • gleibson 15/07/2015 Link para o comentário

    muito bom gostei nota dez


  •   32
    Conta desativada 15/07/2015 Link para o comentário

    Todos smartphones da Multilaser que eu tive em mãos demonstraram ter um acabamento semelhante ao dos clones chinês(os famosos xing ling), e um desempenho a desejar.
    A unica empresa Brasileira que tem alguns smartphones bons e com ótimos acabamentos é a Positivo.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.