NextPit

Review preliminar do Sony Xperia XZs: a fórmula de sucesso?

AndroidPIT Sony XZs MWC 2017 7
© NextPit

A Sony deixou no passado o costume de lançar novos topos de linha a cada seis meses. Agora, contudo, a empresa resolveu lançar uma versão atualizada do Xperia XZ, o Xperia XZs, que não é o topo de linha da marca, mas sim uma edição para países selecionados. Saiba o que este modelo traz de diferente neste review preliminar.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Sony Xperia XZs – Data de lançamento e preço

O Xperia XZs foi apresentado durante o MWC 2017, e será vendido em países específicos, em sua maioria regiões da Ásia e Europa. O preço sugerido para o XZs é de 649 euros (aproximadamente R$2.102,06 sem impostos). O aparelho chegará nas cores preto e branco com prata.

 

Sony Xperia XZs – Desenho & Qualidade de Construção

Por se tratar de uma atualização de hardware do Xperia XZ, o Xperia XZs mantém o mesmo visual do modelo base. As únicas diferenças estão na textura do alumínio utilizada pela Sony no aparelho. Neste modelo temos uma aparência fosca e ligeiramente áspera, diferente do modelo anterior, que é um pouco mais liso.

AndroidPIT Sony XZs MWC 2017 6158
Acabamento traseiro do Xperia XZs  / © NextPit

Na parte frontal e em algumas extremidades na parte traseira temos uma mistura de metal com plástico que, segundo a Sony, ajuda na recepção das antenas. Este material usado pela Sony é o ALKALEIDO, mais resistente que o policarbonato e leva uma quantidade maior de alumínio em sua composição.

O XZs tem uma boa pegada, com linhas retas e bordas ligeiramente arredondadas. Os botões também estão em posições estratégicas e de fácil acesso.

AndroidPIT Sony XZs MWC 2017 7
Acabamento frontal do Xperia XZs / © NextPit

A lente da câmera traseira está dentro de uma moldura proeminente, que se destacada da superfície traseira do aparelho. Esse é o ponto que diferencia o XZs do XZ e, como consequência, o novo dispositivo ficou mais elegante.

Sony Xperia XZs – Tela

A tela do Xperia XZs se manteve a mesma do XZ, ou seja, 5,2 polegadas e resolução Full HD. Os mecanismos que gerenciam as cores e o contraste também são os mesmos, como o Bravia Mobile Engine e o X-Reality. Se você já teve contato com o Xperia Z5 ou com o próprio Xperia XZ, não irá ter surpresas com o XZs.

Sony Xperia XZs – Software

O Xperia XZs sai de fábrica rodando com a interface do usuário Xperia UI e Android 7.0 Nougat. Segundo a Sony, os usuários podem esperar pela mesma experiência que é oferecida pelo software do XZ, que traz poucos recursos extras ao sistema.

AndroidPIT Sony XZs MWC 2017 6158 11
Xperia XZs sai de fábrica rodando com a interface do usuário Xperia UI  / © NextPit

Sony Xperia XZs – Performance

Outro aspecto que não mudou em relação ao Xperia XZ foi o processamento, exceto pela quantidade de memória RAM, que passou de 3GB para 4GB. No mais, no Xperia XZs temos o processador Snapdragon 820 de quatro núcleos e 32GB de armazenamento interno. É possível usar um cartão de até 2TB como memória externa.

Sony Xperia XZs – Áudio

Desde o Xperia Z até agora, a Sony continua investindo em saídas de áudio estéreo, e não seria diferente com o Xperia XZs. O aparelho oferece ainda suporte para arquivos de alta definição e também para a tecnologia DSEE HX, que aperfeiçoa a reprodução de formatos MP3. A experiência aqui é a mesma encontra no Xperia XZ, sem nenhuma diferença.

Sony Xperia XZs – Câmera

O grande diferencial do Xperia XZs é seu módulo de câmera, que é o mesmo do Xperia XZ Premium. Esse é o aspecto mais notável do novo modelo, que vem com o sensor triplo de 19MP e o novo sistema Motion Eye. Logo, a câmera deste dispositivo possui um módulo de memória dedicado, que salva metadados de imagens que são processadas antes mesmo do usuário fazer o clique.

A proposta da Sony é oferecer uma alternativa ao usuário, que poderá escolher a foto que mais lhe agrada, inclusive antes mesmo do disparo ter acontecido. Esse mecanismo agirá mais rápido que o próprio usuário, fazendo com que nenhum momento ou situação passe despercebida.

AndroidPIT Sony XZs MWC 2017 8
O grande diferencial do Xperia XZs é seu módulo de câmera / © NextPit

O processador de imagem é o Bionz, presente nas câmeras compactas da empresa, conhecidas como Alpha e Cyber-shot. Ele é uma adaptação voltada para smartphones Xperia, e promete entregar um pós-processamento menos comprometedor, com mais realismo nas cores e nos detalhes. 

Além do Bionz, o Xperia XZs vem com o recurso super slow motion, que gera vídeos de 960 frames por segundo em alta definição. Tanto a captura de imagens quanto os vídeos contam com o auxílio da estabilização óptica da lente, o que é um requisito fundamental em smartphones mais caros e quem o foco em fotografia.

AndroidPIT Sony XZs MWC 2017 6158 12
O processador de imagem é o Bionz / © NextPit

Sony Xperia XZs – Bateria

A Sony promete dois dias de autonomia com 2.300mAh de bateria, o que é uma marca audaciosa considerando o poder de fogo do Xperia XZs. A marca aperfeiçoou o modo STAMINA, que está mais eficiente, assim como a tecnologia presente na bateria, a Qnovo, que aumenta em até duas vezes a vida útil da bateria, mesmo contando com o recurso de carregamento rápido, conhecido por afetar a bateria a longo prazo.

Sony Xperia XZs – Especificações Técnicas

Dimensões: 146 x 72,8 x 8,1 mm
Peso: 161 g
Tamanho da bateria: 2900 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 13 megapixels
Câmera traseira 19 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat
Interface: Xperia UI
RAM: 4 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 820
Número de núcleos: 4
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito preliminar

Temos aqui a receita de sucesso da Sony aperfeiçoada. O Xperia XZs é um plus em relação ao Xperia XZ, e não deve ser encarado como o novo topo da marca. Inclusive, a Sony irá comercializá-lo apenas em mercados selecionados, onde a empresa vende mais esse tipo de variante. 

O Xperia XZ é um dispositivo atraente, e sua nova variante traz pontos importantes e que são o ponto alto dos aparelhos da marca, como uma câmera otimizada e com novos diferenciais. É claro que a capacidade de bateria é um pouco preocupante, visto que não é interessante poupar recursos do sistema para aumentar sua autonomia, principalmente quando o aparelho custou caro ao usuário. Nos nossos testes, contudo, teremos a oportunidade de colocar o Xperia XZs à prova em todos os sentidos.

O que você achou do Xperia XZs?

Artigos recomendados

17 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • airton 28/02/2017 Link para o comentário

    Eita....! Nervosinha a Sony, hein!
    Esse recurso 'Slow Motion' a 960 frames por segundo deve ser extraordinário.


  • Maicon Bruisma 28/02/2017 Link para o comentário

    Que sucesso?


  • José Luís Silva Martiniano 27/02/2017 Link para o comentário

    Deveriam ter feito um desenho mais suave, esse retângulo com cantos vivos, não deixou o dispositivo interessante.


  • Ivan Baptista 27/02/2017 Link para o comentário

    Bateria de 2.900 mAh? Sério isso, Sony? Só quem for louco para comprar um telefone que já vem com uma bateria morta. Já tem concorrente com baterias acima dos 3.500 e 4.000 mAh. Acorda, Sony!


  • Roger S. 27/02/2017 Link para o comentário

    A Sony está passando vergonha com essas bordas enormes, já...


  • Douglas A. 27/02/2017 Link para o comentário

    Uma bateria ridícula, assim como o design é. Tá na hora da Sony inovar!


  • Nivaldo Cavalcante 27/02/2017 Link para o comentário

    a bateria tem 2300 ou 2900? No artigo ficou confuso!


    • Samarony Lima 27/02/2017 Link para o comentário

      2900, ele deve ter confundido com o XA1. Brother Deivis respondendo em 3,2,...


  • Victor Lima 27/02/2017 Link para o comentário

    n muda nada... esse era pra ser o XZ do ano passado mesmo ... com 4GB de memória ...


  • Samuel brito 27/02/2017 Link para o comentário

    apenas mais do mesmo.


  • Anderson 27/02/2017 Link para o comentário

    "vovó, por que essas bordas tão grandes?"


  • Matheus Motta 27/02/2017 Link para o comentário

    2300mah ou 2900mah??


  • Moisés 27/02/2017 Link para o comentário

    Bruno.. Não vejo o pq deste aparelho.
    Muda o aúdio e cam. Além do azul Samsung.

    Poderia ter QHD e SD821

    No texto ficou 16mp ao invés de 19


    • Yuri Barbosa 27/02/2017 Link para o comentário

      Qhd pra q?


    • Bruno Salutes 27/02/2017 Link para o comentário

      Mas ele será vendido só no Japão e em poucos países da Europa, como Espanha, Portugal e Itália. Acredito que não virá ao Brasil (quase certeza). Ah, e pra constar, a lente dos Xperia XA1 é a mesma do Xperia Z5, ou seja, tiram fotos incríveis!


      • Moisés 27/02/2017 Link para o comentário

        Ah..
        No Japão tem o x compact rosa com ip68.. Tipo assim.

        Imaginei mesmo que o XA ia ter a cam do X Perf.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.