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Anatel mudará regras para registro de chips pré-pagos para evitar fraudes

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A Anatel irá exigir das operadoras de telefonia que atuam no Brasil mudanças na forma como as linhas pré-pagas são registradas. Hoje basta um número de CPF, o que permite que bandidos registrem linhas em nomes de inocentes e as usem para cometer crimes.

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As mudanças foram propostas pelas próprias operadoras de telefonia e são resultado de uma auditoria feita pela Anatel no final de 2017, onde mais de 157 milhões de usuários de linhas pré-pagas foram analisados. Entre os problemas mais recorrentes encontrados “estão CPFs inválidos, cadastros incompletos ou sem dado algum e casos com mais de 50 linhas em um único CPF”, segundo reportagem da Folha de SP.

De acordo com Gustavo Santana Borges, gerente de Controle de Obrigações de Qualidade da Anatel, “[O novo sistema] vai identificar se o CPF é válido, se é de alguém que ainda está vivo ou algum de falecido”. Além disso, antes de habilitar uma linha serão necessárias mais informações sobre seu usuário.

Outra possibilidade é a integração com o sistema de Identidade Digital, que será implantado pelo Governo Federal. Com isso, o usuário só precisará de sua impressão digital para habilitar uma nova linha: todas as outras informações serão obtidas junto aos bancos de dados do governo.

Os usuários também terão à disposição um sistema para consultar, de forma centralizada, quantas linhas estão habilitadas em seu nome e a quais operadoras pertencem, o que tornará mais fácil identificar se são vítimas de fraude.

Para se ter uma idéia da dimensão do problema, um levantamento da Polícia Civil de SP em mais de 500 linhas telefônicas ligadas a seis grandes operações desde 2016 apontou que “mais de 90% delas” estavam registradas em nomes de terceiros que nada tinham a ver com os crimes investigados. Tais pessoas podem acabar sendo presas até que a “confusão” seja esclarecida e sua inocência comprovada. 

As novas regras para registro de linhas pré-pagas deverão ser implantadas até 2020. 

E você, já teve problemas com fraudes no registro de uma linha pré-paga? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

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12 Comentários

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  • João José 10/04/2019 Link para o comentário

    so merda a anatel faz, agora tem essa, cade a privacidade?

    pra começar cpf é dado publico, nao deve ser usado só como forma de identificar pessoas, igual print de tela de conversa de whatsapp: tem até aplicativos pra forjar um


  • Rafael Nunes 09/04/2019 Link para o comentário

    Até que enfim você vê alguma coisa útil que a Anatel faz. Porque é pra isso que esse órgão existe, pra benefícios dos usuários, e não para apenas ficar criando regras que desabonem as pessoas e ficar cobrando taxas desnecessárias pra população.

    CAV


    • CAV 10/04/2019 Link para o comentário

      Talvez isso seja influencia da nova gestão do Ministério das Comunicações, mais técnica do que política.


  • José Luís Silva Martiniano 08/04/2019 Link para o comentário

    Há tempos que já deveriam ter tomado essas medidas, para dar segurança.


  • Soterio Salles 08/04/2019 Link para o comentário

    E pra quem já tem a linha registrada será que vai ser necessário alguma atualização de cadastro?


    • Rafael Rigues 09/04/2019 Link para o comentário

      Soterio, _por enquanto_ nada muda.


  • Juliano Santos 08/04/2019 Link para o comentário

    Vai ficar um inferno.


    • JasonBourne 08/04/2019 Link para o comentário

      crl queria entender vcs, se feito pra evitar um problemão reclama, se não fazem nada reclamam, queria saber em qual planeta vcs vivem pqp


  • Phelipe B. 08/04/2019 Link para o comentário

    O registro do pré pago deveria ser feito igual ao registro do Pós, na loja e com direito a cópia dos documentos e tudo o mais.


    • Marlon Costa 08/04/2019 Link para o comentário

      Concordo! Só que o que vale para as operadoras é vender. E isso criaria uma burocracia absurda para elas, impactando em vendas e demandando um número de empregados muito maior que o disponibilizado hoje.


      • Ibrahim 08/04/2019 Link para o comentário

        As mudanças foram propostas pelas próprias operadoras de telefonia, está lá no texto.


      • Chinês do Pastel de Flango 08/04/2019 Link para o comentário

        Se houver mesmo a integração com o sistema de Identidade Digital talvez reduza a burocracia, ai sim faria sentido.

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