NextPit

Próxima versão do Android removerá Dalvik e terá ART como padrão

br teaser n5
© NextPit

Com a introdução do Android 4.4. KitKat, a Google também introduziu a máquina virtual ART como uma forma de tornar a execução dos apps mais eficiente. Não demorou muito para que pudéssemos perceber que este era o princípio do fim do Dalvik, visto que o ART oferece um aumento de velocidade de execução de até 2 vezes em relação ao Dalvik. Ontem, apareceu no banco de dados do AOSP sinais de que a máquina virtual Dalvik será removida da próxima versão do Android e o ART será o novo padrão do OS.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
br teaser n5
© NextPit

Como especulado desde o início do uso do ART, a remoção do Dalvik parece mesmo acontecer com a apresentação do Android 5. Na imagem abaixo é possível perceber os dizeres "Dalvik está morto". Em sequência, vemos a mudança no tempo de execução da máquina virtual para o padrão ART.

dalvik art android
© XDA

Porém, algumas coisas devem ser pontuadas aqui. Apesar de aumentar a eficiência do OS, o ART vai dificultar o acesso de aplicativos root ao sistema, visto que não vai deixar os aplicativos de root irem fundo no acesso ao sistema operacional. Além disso, a instalação dos aplicativos será perceptivelmente mais demorada conforme a complexidade dos mesmos e eles utilizarão mais espaço na memória do aparelho.

Por enquanto, vale lembrar que diversos aplicativos ainda não são compatíveis com ele e podem dar erro quando usados na máquina virtual ART. Acessando a lista de apps no Android Runtime, você pode ver quais são os aplicativos que ainda não rodam com ART.

E aí, você apoia a substituição do Dalvik pelo ART ou acha que é uma ação precipitada da equipe de desenvolvedores do Android?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

57 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Anttonio Netto 22/05/2015 Link para o comentário

    cara!! e quem tem um aparelho Samsung que nunca vai sair do JB 4.2.2 é o caso do s3 mini ve i8200l lançado em 2014, ou seja a máquina virtual vai continuar sendo o dalvik, e aí a minha pergunta, os aplicativos quando forem atualizados para rodar no art, vão continuar a rodar no dalvik??


  • Alan 21/12/2014 Link para o comentário

    eu mudei meu moto g pra ART e agora toda vez q eu desligou e depois vou liga lo novamente ele começa a atualizar o Android e otimizar os apps ,isso é normal ? já aconteceu umas 5 vezes


  • rodrigohmoraes 20/06/2014 Link para o comentário

    Acabei de mudar aqui do Dalvik para o Art, uso o Nexus 4, Cyanogemod 4.4.3...notei uma leve acelerada na execução dos aplicativos...e por enquanto nenhum dos principais aplicativos deram algum problema...


  • Matheus Velasques 20/06/2014 Link para o comentário

    Alguem poderia me explicar sobre o Art e Dalvik? tenho um moto g e possui essa tecnologia porem não sei do que se trata eu uso atualmente o dalvik , mas queria mudar pelo art quais são as vantagens alguem poderia me informar ?


    • Arthur S. 21/06/2014 Link para o comentário

      Dalvik é um sistema antigo usado no Android, e que funciona o root.
      Art é o novo sistema usado no android, que é mais rápido, mas tem como contras que o root não funciona nele e que alguns apps não funcionam ou ficam bugados com ele ativado.


  • antonio de j. 20/06/2014 Link para o comentário

    Eu consegui colocar no ART vamos ver como vai ficar daqui pra frente.


  • Luciano Silveira 20/06/2014 Link para o comentário

    Com ART os apps abrem mais rapido. Mas em compensação demoram mais pra instalar. De resto, o funcionamento do aparelho nao muda em nada. Vamos ver se mudam mais alguma coisa.


  • Olier Out 20/06/2014 Link para o comentário

    Tenho um Moto G e quando seleciono o "art" o aparelho reinicia. Quando vou ver se ficou mesmo "art" aparece selecionado "dalvik". Alguém sabe o porquê disso acontecer?


  • antonio de j. 20/06/2014 Link para o comentário

    Ok 👌, obrigado



  • Joao Paulo Silva 20/06/2014 Link para o comentário

    Galera... saiu mas uma versão do Android, o agora 4.4.4 para linha Nexus, estou verificando se isso eh real... Daniel Carrara e Camila... tem alguma informação?


  • Maycow Ranover 20/06/2014 Link para o comentário

    Sim, acho que o Dalvik deva ser trocado pelo ART, desde que o seja corrigida uma série de erros que tem no ART. Por exemplo, quando eu mudei para ART o nova launcher e vários outros APPs não funcionaram no meu dispositivo. Mas no modo ART dá pra perceber que o aparelho fica bem mais rápido.


  • Jhonatan Alves Co7 20/06/2014 Link para o comentário

    +Camila viu que saiu as imagens de fábrica e a atualização do Android 4.4.4


  • antonio de j. 20/06/2014 Link para o comentário

    O meu face parou pela manhã, mais foi por pouco tempo, logo logo voltou ao normal


  • antonio de j. 20/06/2014 Link para o comentário

    Camila se eu ativar o ART não vou ter problemas com a atualização ota quando a Motorola disponibilizá? Quando vc poder responder responda-me por favor, obrigado.


  • AlphaCentauro 20/06/2014 Link para o comentário

    Camila responde ai , sera que o Nexus 4 sera atualizado para a próxima versão do Android ???


  • David Silva 20/06/2014 Link para o comentário

    facebook parou aqui no moto g
    alguem mais?


    • Blind 20/06/2014 Link para o comentário

      reinstala o app, alguns precisam.


  • antonio de j. 19/06/2014 Link para o comentário

    Se não me engano o whatsap não funciona, se não funcionar então é melhor deixar do jeito que está.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.