NextPit

ARM lança novos designs para CPUs e GPUs

AndroidPIT softbank arm
© NextPit

Processadores baseados no ARM Cortex-A77 e Mali G-77 devem chegar ao mercado no ano que vem, com desempenho até 40% superior aos atuais.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

A ARM, responsável pela arquitetura de mesmo nome que é a base dos processadores de praticamente todos os smartphones do mercado, anunciou o lançamento do Cortex-A77, um novo Core (núcleo) para CPUs, e da Mali G-77, uma nova GPU.

O principal destaque do Cortex-A77, que é produzido em um processo de 7 nanômetros, é um ganho em “instruções por clock”, o que significa que a CPU é capaz de fazer muito mais por ciclo de operação.

Segundo a fabricante, o ganho de desempenho é de 20 % em relação à geração anterior, o Cortex A76 usado em processadores como o Snapdragon 855 da Qualcomm, que por sua vez já tinha um ganho de 35% em relação ao Cortex-A75, usado no Qualcomm Snapdragon 845.

snapdragon 855 mobile platform chip front
O Qualcomm Snapdragon 855 é baseado na arquitetura Cortex-A76 da ARM / © Qualcomm

Já para a GPU Mali G-77 a ARM promete um ganho de desempenho de 40%, e 30% mais eficiência no uso de energia. Além disso, o chip é 60% mais rápido em atividades relativas a inteligência artificial, como o aprendizado de máquina.

Fabricantes como a Qualcomm, Samsung, Apple, Mediatek, Nvidia e, até recentemente, Huawei licenciam os designs da ARM para CPUs e GPUs, e os utilizam como base para seus processadores. Em alguns casos, os designs são usados sem modificação (como em muitos produtos da Mediatek), em outros são intensamente modificados e customizados, como no caso da Apple.

Segundo a ARM, processadores baseados em seus novos designs devem chegar ao mercado no ano que vem.

O que você prefere, um smartphone mais rápido ou com mais autonomia de bateria? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: ARM

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Luís Silva Martiniano 28/05/2019 Link para o comentário

    O interessante é desempenho com autonomia. Porém, desde que o dispositivo possa abrir qualquer aplicativo ou jogo sem travar ou engasgar, tá valendo.


  • Macgyver Freitas 27/05/2019 Link para o comentário

    Ainda tô com meu OP3 com SD820 e 6gb de RAM, roda todos os apps facilmente, e com esse tanto de RAM os apps n precisam ser recarregados com frequência, n vejo motivo pra trocar de aparelho no quesito potência de SoC. O que espero de um próximo SoC é principalmente eficiência energética, e atualmente aguardo a chegada do suporte via hardware ao Codec AV1


  • Wilson Archanjo Junior 27/05/2019 Link para o comentário

    o equilíbrio entre rapidez no processamento e uma bateria mais durável é utopia???


    • Macgyver Freitas 27/05/2019 Link para o comentário

      ZenFone 6 é quase a minha definição de aparelho perfeito com sua câmera q gira e 5000mAh de bateria, só faltou a tela OLED.


      • Gustavo borges de souza 27/05/2019 Link para o comentário

        É porque vc não viu aquela mateira sobre o possível mi mix 4 com especificações super quebradas kk


      • Thiago Lee 27/05/2019 Link para o comentário

        Então se tu pegar o Mate 20X, tu vai achar perfeito lol. Tela oled 7.2, bateria 5000mAh, câmera entre as melhores do mercado lol


      • Henrique Alvarenga 30/05/2019 Link para o comentário

        O Mate 20x é para mim uns dos melhores aparelhos na atualidade.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.