NextPit

Hands-on do Zenfone 5Z: a forma mais barata de obter um Snapdragon 845

AndroidPIT asus zenfone 5 5z 8033
© NextPit by Irina Efremova

O Zenfone 5Z da Asus pode ser muito mais empolgante que você pode acreditar. O novo smartphone da fabricante taiwanesa está bem equipado com um Snapdragon 845, da Qualcomm, vem com recursos dignos de um topo de linha, mas deve custar muito menos do que a concorrência. O Zenfone 5Z deve chegar ao mercado europeu por 479 euros, cerca de R$ 2.000 na conversação direta. Um problema, no entanto, pode ser a data de início das vendas.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Asus Zenfone 5z – Desenho & Qualidade de Construção

Há muito tempo ficou claro que a Asus pode, sim, criar um ótimo hardware. Os Zenfones da série 4 ficaram ótimos, assim como os ultrabooks da marca. Os novos smartphones Zenfone 5, Zenfone 5 Lite e Zenfone 5Z apresentados pela Asus no Mobile World Congress 2018 não são uma exceção.

Tanto a frente quanto a parte de trás são cobertas com vidro curvo, que tem um revestimento quase aveludado, e você não terá que se preocupar tanto com o seu smartphone sujo com impressões digitais, pois esse material é menos suscetível a isso do que a maioria dos concorrentes de vidro. O quadro de alumínio combina perfeitamente com o design, e ambos os modelos são completamente idênticos.

20180227 110213
Os dispositivos não diferem muito em aparência / © NextPit

Você não poderia obter mais tela

Para um smartphone com uma tela de 6,2 polegadas, o ZenFone 5Z é bastante compacto. A tela cobre cerca de 90% do display devido aos painéis bem finos. A borda embaixo da tela é a mais espessa para abrir espaço para alto-falantes, fone de ouvido e entrada tipo USB-C. Em cima, a Asus seguiu a Apple com o entalhe no estilo iPhone X, a tela notch. Isso não é apenas moda: ela também ajuda a economizar espaço. A tela possui resolução Quad-HD e está no formato 19:9.

Com o Snapdragon 845 da Qualcomm, o Asus Zenfone 5Z possui o chip móvel mais poderoso a bordo e também possui o motor AI da Qualcomm. A Asus faz uso da Inteligência Artificial em seu software de câmera, que é automaticamente capaz de reconhecer o conteúdo da imagem na galeria de fotos e também otimizar o desempenho de jogos, entre outros recursos que vamos testar mais quando tivermos ele em mãos.

AndroidPIT asus zenfone 5 5z 8116
A tela cobre 90% do display. / © NextPit

Os jogadores provavelmente devem optar pelo Zenfone 5Z, porque ele não só tem Snapdragon 845, mas também (até) 8 GB de RAM: pode ser duas vezes mais que o outro modelo. A memória interna é de 128 ou 256 GB. O celular também apresenta uma solução se você está preocupado com o superaquecimento do uso intenso, com quatro "almofadas" de refrigeração com fibra de carbono de 0,06 mm de espessura que reduzem o calor do Snapdragon 845.

Fotos mais claras e melhores

O sensor de câmera dupla, com 12 ou 8 megapixels na parte de trás do celular também é um recurso novo. O Sony IMX363 deve funcionar bem, especialmente em condições de pouca luz, capturando cinco vezes mais luz do que o antecessor. Isso torna o HDR de pouca luz possível. Na segunda câmera, a Asus usa uma lente grande angular com um ângulo de visão de 120 graus e, vale a pena mencionar, sua câmera frontal é de 8 megapixels.

AndroidPIT asus zenfone 5 5z 8158
Câmera frontal de 8 megapixels. / © NextPit

A Asus lança os Zenfones com o Android 8 Oreo e sua própria Zen UI. Ela ainda é bastante colorida, mas reduzida, roda rápido e pode ser adaptada visualmente. A Asus não faz parte do programa Android One: os taiwaneses permanecem com o seu Android especialmente adaptado. O slot híbrido do Asus Zenfone 5/5Z suporta um segundo cartão SIM LTE ou um cartão de memória microSD de até 2 TB.

Asus Zenfone 5z – Especificações Técnicas

Dimensões: 153 x 75,7 x 7,9 mm
Peso: 155 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 6,2 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2246 x 1080 pixels (402 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 8.0 - Oreo
RAM: 4 GB
6 GB
8 GB
Memória interna: 64 GB
128 GB
256 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 845
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,7 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 5.0

Veredito preliminar

À primeira vista, os celulares Asus parecem promissores. Eles são bonitos, estão bem equipados e têm um preço muito atraente considerando o software e o desempenho. O Zenfone 5Z, em particular, tem muito potencial para se tornar um sucesso, ainda mais pelo preço de 479 euros (R$ 1900 aproximadamente).

Entretanto, a Asus pode estar cometendo um erro esperando até julho (na Europa, segundo semestre no Brasil) para iniciar as vendas, já que até lá eles podem parecer não mais tão empolgantes. Isso não torna o Zenfone 5Z menos interessante, mas pode prejudicar o seu sucesso assim quando ele chegar ao mercado, o que seria uma grande pena.

O que você acha do novo Zenfone 5Z?



*Tradução e localização por Emily Canto Nunes, editora do AndroidPIT Brasil. A Emily está na MWC à convite da Samsung Brasil.

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   47
    Conta desativada 27/02/2018

    O Android não copia ninguém, Android é um sistema operacional e não fabricante de smartphones...

  •   99
    Conta desativada 27/02/2018

    ZenIphone

  • Soterio Salles 27/02/2018

    Especificações ótimas e esse preço é realmente muito bom, vamos ver como fica no Brasil...
    Só me deixa triste ver esse recorte na tela, vulgo "notch"... Poxa ASUS vocês são capazes de fazer muito mais do que isso...

  • Agnaldo 27/02/2018

    E o Dente gourmet chamado "Notch " ataca novamente

  • Marco Ribeiro 28/02/2018

    Sei que muitos estão frustrados por essa escolha de tela notch que a Asus "copiou" da Apple, mas se procurarem informações a Asus não esta copiando a Apple, quem trouxe esta tela pro mercado mobile foi a Essential Phone e sim, Apple que copiou da Essential. Logo, Asus esta copiando da Essential, o pessoal não procura saber e acha que no mundo só existe Apple que "inova" em tecnologia. É tudo baba ovo mesmo kkkk

156 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Eric Fernando 13/03/2018 Link para o comentário

    Qual tamanho da bateria?


  • Igor Henrique 02/03/2018 Link para o comentário

    é preocupante termos concorrentes que tendem a seguir o que a maçã faz. Isso não gera evolução e sim estagnação

    CAV


    • CAV 12/03/2018 Link para o comentário

      Se o pessoal vai comprar do mesmo jeito, isso muda o quê?!
      A verdade é que estagnação esse mercado já enfrenta há um bom tempo.

      Conta desativada


  • Alexandre Rocha 01/03/2018 Link para o comentário

    Enfim um comentário sensato,aqui só tem fanboy discutindo se copiou isso e aquilo dessa ou daquela!


    • Marco Ribeiro 01/03/2018 Link para o comentário

      Esse é o problema, hoje esse mercado é de quem copia mais e melhor, e mesmo assim tem gente que reclama, se não existisse cópia não existia nada nesse mundo mobile. A Asus só ta fazendo oque várias marcas já fazem, nem menos e nem mais, uma hora ela acha um designe próprio e ai as "outras" começam a copiar ela hahaha


  • Alax Ricard de Souza S. 28/02/2018 Link para o comentário

    Muito lindo e gostei demais.


  •   41
    Conta desativada 28/02/2018 Link para o comentário

    SOC parrudo, né? Mas só por causa do notch, prefiro manter o meu Note 8 em mãos.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 28/02/2018 Link para o comentário

    Cópia do iPhone X não tem nem como negar e ainda copiaram a traseira horrível é triste ver uma marca pendendo a identidade.


    • Anderson Maciel 01/03/2018 Link para o comentário

      Isso porque é a Apple que sempre copia todo mundo né?


      • Kerssy Jhonnes Wistherpon 01/03/2018 Link para o comentário

        Verdade a Apple cópia o hardware de forma melhorada e tem o design único em seus aparelhos, mais isso que a Asus fez prevejo que alguma coisa a Apple vai fazer a respeito.


  • Ezequiel Guerreiro Da Luz 28/02/2018 Link para o comentário

    Sinceramente não entendo essa birra com a tela dos novos Smartphones, não gosta do notch não compra com essa tela. eu não gosto de tela edge então não tenho dispositivo com esta tecnologia.


  • Rodrigo Barbosa 28/02/2018 Link para o comentário

    O que é curioso nessa história da CPU, é que para mais de 90% das pessoas não faz a menor diferença na prática se esse aparelho vem equipado com o todo poderoso snapdragon 845, segundo o autor, ou se vinhesse equipado por outro mais "humilde" como o 450, 625, 630, P25 ou outro qualquer.


  • Marcos G. 28/02/2018 Link para o comentário

    Para quem ainda não viu o Sharp Aquos S2, eu vi lá no site do geekbuying: SHARP-AQUOS-S2 5-5-Inch 6GB 128GB


  • Paulo Rodrigues 28/02/2018 Link para o comentário

    Eu fico triste com dia marcado para o início das vendas lá, pior será no Brasil!


  • Guilherme 28/02/2018 Link para o comentário

    Prefiro meu S8, mesmo com o processador do ano passado, ainda sobra desempenho.


  • Henrique P. 28/02/2018 Link para o comentário

    Cara na moral se falar que esse cel é bonito vou atrás do sujeito pra dar um tapa na cara. O bagui feio. O mesmo para o ZF5. A traseira do ZF5 Lite parece a do Mi5s Plus, só mudando de lado os LEDs.


  • Marco Ribeiro 28/02/2018 Link para o comentário

    Sei que muitos estão frustrados por essa escolha de tela notch que a Asus "copiou" da Apple, mas se procurarem informações a Asus não esta copiando a Apple, quem trouxe esta tela pro mercado mobile foi a Essential Phone e sim, Apple que copiou da Essential. Logo, Asus esta copiando da Essential, o pessoal não procura saber e acha que no mundo só existe Apple que "inova" em tecnologia. É tudo baba ovo mesmo kkkk

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.