Review preliminar do HTC 10 - O smartphone para um novo começo
A HTC finalmente apresentou o tão vazado HTC 10 que, apesar do nome, é o sucessor do HTC One M9. Com novo nome e melhorias em relação às principais falhas do antecessor, a fabricante taiwanesa quer um novo começo. Para saber se a fabricante conseguiu, pelo menos neste primeiro momento, triunfar no seu objetivo, leia o meu review preliminar do HTC 10.
HTC 10 – Data de lançamento e preço
Último carro-chefe da fabricante, o HTC One M9 teve um começo difícil. O smartphone teve problemas de superaquecimento e desempenho devido à má performance do processador Snapdragon 810. Contudo, graças à atualização para a versão Android 6.0 Marshmallow, falha ganhou uma correção.
Assim, com o HTC 10 a empresa deseja ter um começo melhor e menos problemático em 2016. Por esta razão, também adotou uma nova nomenclatura e, em vez de HTC One M10, temos apenas HTC 10.
O novo modelo topo de linha da HTC foi apresentado hoje, 12 de abril de 2016, e já está em pré-venda no site oficial da fabricante ao redor do mundo. Contudo, como a HTC mão comercializa seus dispositivos no Brasil, se você é um fã da marca só poderá comprar este smartphone se importá-lo.
O preço sugerido do HTC 10 é de 699 euros, o equivalente à R$ 2.782,99 sem taxas ou imposto incluído. O aparelho deve chegar ao mercado em meados de maio. O novo smartphone chegará nas cores cinza, prata e ouro.
HTC 10 – Desenho & Qualidade de Construção
Falar do design de um smartphone é sempre discutível. Especialmente porque o HTC 10 possui praticamente o mesmo visual dos modelos passados, One M7, One M8 e One M9. Entretanto, é preciso reconhecer que a empresa fez alguns ajustes pontuais com o objetivo de tentar diferenciar o novo 10 dos One M.
A característica de design mais marcante do HTC 10 são as bordas traseiras cortadas com fio de diamante, o que deu uma impressão única ao modelo. Assim, quando temos o HTC 10 nas mãos, é possível sentir o corte das laterais e a parte plana da traseira. O corte é bem marcado, logo, quando olhamos para a imagem acima, por exemplo, temos até a impressão de que o aparelho possui uma capa protetora, mas isso é apenas o brilho refletido das laterais curvas.
O HTC 10 possui apenas 3 milímetros de espessura nas bordas, mas 9 mm de espessura no centro.
Se você é fã da parte frontal dos aparelhos da HTC, terá que rever seus conceitos. Finalmente o logotipo da HTC deu lugar para o sensor de impressão digital, ficou mais elegante e necessariamente não faz marketing para a empresa toda a vez que se coloca o aparelho sobre a mesa.
Outra mudança na parte frontal foi a remoção das duas colunas de alto-falantes. Mas, antes que você perca a cabeça, a fabricante deu um jeito de manter a qualidade de som estéreo. Isto foi possível usando o speaker de ligação como o alto-falante 1. O segundo está posicionado na borda inferior do aparelho.
Outra novidade, são os botões capacitivos posicionados nas laterais sensor biométrico do HTC 10, sendo que o botão da home é físico. A HTC traz um smartphone com tela de 5,2 polegadas e resolução WQHD. Em relação ao display, ainda temos uma melhoria visual que difere este modelo dos anteriores - a barra preta contornando a tela já não existe mais.
Os botões laterais para o volume e o interruptor on-off continuam fiéis ao design da série. Tal como acontece com o seu antecessor One M9, o botão para ligar o aparelho está posicionado abaixo do botão de volume.
Em suma, as mudanças no design do HTC 10 podem parecer pequenas para muitos usuários, mas, pessoalmente, creio que isso é bom e faz com que o fabricante tenha uma linha visual clara e consistente. Com isso, a HTC faz o mesmo que a Sony na sua principal linha de smartphones: manter a clássica linguagem visual. De longe, podemos reconhecer facilmente tais aparelhos.
HTC 10 – Tela
A tela do HTC 10 não é, como sugerido erroneamente antes da apresentação oficial, um display AMOLED, mas um display Super LCD 5. Assim como o Super LCD foi instalado nos modelos antecessores a este, temos as mesmas características, ou seja, não há praticamente nenhum espaço entre a tela e a tampa Gorilla Glass. O display foi colocado diretamente sobre o vidro.
Na prática, as cores são muito vivas e oferecem quase a mesma qualidade de um display AMOLED. No meu tempo de hands-on do HTC 10, posso dizer que o display de 5,2 polegadas e resolução de 1.440 x 2.560 pixels ofereceu uma excelente experiência de uso, com cores ricas e brilho perfeito. A mudança de cor não foi perceptível nem mesmo em ângulos de visão quase retos.
HTC 10 – Software
No que toca ao software, existe aqui uma boa notícia: a HTC deixou o software do seu carro-chefe mais puro. O HTC 10 sai de fábrica rodando o Android 6.0.1 Marshmallow em conjunto com a interface Sense 8.0. Mas, em relação aos aplicativos pré-instalados, a HTC fez outras melhorias.
Aplicativos e recursos que fazem o mesmo serviço que os apps padrão do Google foram removidos, evitando assim a duplicação de funções. Um exemplo disso é o uso do Fotos como aplicativo da Galeria de Imagens padrão.
Por que a HTC fez isso? Em primeiro lugar, de acordo com o diretor de produto da empresa, Fabian Nappenbach, isso aconteceu para acelerar o processo de atualização do software, tanto dos aplicativos quanto do sistema operacional em si. Obrigada, HTC!
HTC 10 – Performance
O HTC 10 é o high-end da fabricante taiwanesa, logo, oferece o melhor conjunto de hardware possível. O dispositivo é embalado pelo processador Snapdragon 820, com frequência de giro máxima de 2,2 GHz. A GPU é a Adreno 530, vem com 4GB de memória RAM e armazenamento interno de 32 GB. E sim, oferece suporte para cartão MicroSD até 2 TB.
Este também é o processador do LG G5 internacional e Mi 5. Este último provou em recentes testes que o mais recente chip da Qualcomm oferece desempenho semelhante ou melhor ao do Exynos 8890, dos Galaxy S7 e S7 Edge.
Contudo, para saber todo o poder de fogo do HTC 10 será necessário um teste completo do aparelho, com pelo menos cinco dias de uso consecutivos. Então, assim que receber o meu modelo de testes, vou poder falar mais sobre o quesito desempenho.
HTC 10 – Áudio
Não é mentira dizer que os smartphones da HTC são conhecidos pela qualidade de áudio estéreo BoomSound. Como dito acima, os alto-falantes estéreos ainda estão presentes no HTC 10. A única diferença é que a segunda caixa saiu da parte frontal e foi para a parte inferior do aparelho.
Assim, ao reproduzir as músicas, em vez de ambos os alto-falantes emitirem som estéreo, o alto-falante posicionado na parte superior frontal emite sons mais graves, enquanto o alto-falante localizado na moldura, reproduz som em baixas frequências.
A qualidade de som estéreo só é reproduzida em games ou quando assistimos a um vídeo. Quando usamos os fones de ouvido é possível alterar a equalização do áudio através de perfis de som.
HTC 10 – Câmera
As câmeras dos flagships da HTC até podem ser consideradas inovadoras, mas infelizmente não corresponderam quando o assunto era qualidade de imagem, deixando os dois últimos modelos com performance abaixo da concorrência.
A HTC já havia reconhecido que o tamanho do pixel era diretamente ligado ao melhor desempenho da câmera em pouca luz, tanto que trouxe a câmera Ultra pixel ao HTC One M7, com sensor de 4 megapixels. Desde o final de 2015, fabricantes como Huawei (Nexus 6P), Samsung (Galaxy S7) e Apple (iPhone 6S) fizeram o mesmo.
Em 2014, a HTC anunciava o One M8, com uma câmera de baixa resolução, mas pixels maiores. Novamente, a empresa foi mais inovadora, mas, mais uma vez, a câmera em termos de qualidade de imagem não conseguiu convencer.
Em 2015, a Huawei e a Honor desenvolveram smartphones equipados com dois sensores que capturavam fotos com a mesma profundidade e efeitos de campo, como tais câmeras DSLR com abertura maior.
No ano passado, a HTC adotou no One M9 a tendência do grande valor de megapixels. Os 20MP da câmera do aparelho pareciam muito bons no papel, e parecia mesmo que o aparelho iria mesmo concorrer com o LG G4 e o Galaxy S6, mas a qualidade das imagens foi, mais uma vez decepcionante.
O novo HTC 10 agora usa um sensor de imagem de 1/2,3 polegadas e resolução de 12 megapixels, no qual os pixels são do tamanho de 1,55 microns. A abertura da câmera é de f/1.8 e, em conjunto com o foco automático a laser, garantem o foco rápido dos objetos.
Ao ler as especificações técnicas da câmera, notei que seria altamente provável que o módulo do HTC 10 já estivesse sendo utilizado em outros smartphones, nos Nexus 6P e Nexus 5X . A equipe da HTC confirmou essa suspeita, de modo que podemos dizer com certeza que dentro da HTC 10 existe o sensor Sony IMX377. Ao contrário dos dois Nexus, o HTC 10 usa uma abertura maior e um estabilizador ótico de imagem.
A câmera frontal tem, à primeira vista, apenas a um sensor de imagem de 5 megapixels, mas é reforçada com autofocus, possui a mesma abertura f/1.8 e estabilizador ótico de imagem. Assim, o HTC 10 pode ser um dos melhores smartphones para selfie da atualidade.
Porém, como dito acima, não podemos nos esquecer que, no papel, as câmeras da HTC sempre foram muito boas. Mas, nos testes finais, a qualidade da imagem pode decepcionar. No meu primeiro teste com a câmera do HTC 10, felizmente, posso dizer que temos aqui um divisor de águas e que este tem tudo para ser um grande smartphone para fotos.
HTC 10 – Bateria
A bateria do HTC 10 é de 3.000mAh e está de acordo com os smartphones concorrentes. Graças à tecnologia Quick Charge 3.0, a bateria deve ser carregada entre 0 e 50% em 30 minutos. Além disso, o HTC 10 possui uma porta USB Type-C.
De acordo com a fabricante, o aparelho possui uma autonomia de energia de de até dois dias. De primeira, já digo que vou levar em consideração este tempo durante o meu teste final com o HTC 10.
HTC 10 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
O HTC 10 não fez nenhuma revolução em relação ao design. Mesmo com inovações tecnológicas e de software, a HTC foi conservadora. Entretanto, pequenas modificações foram feitas, o que faz deste aparelho topo de linha ser melhor que as variantes anteriores e um grande competidor neste mercado de dispositivos móveis.
Agora, em relação à câmera, a HTC definitivamente melhorou os pontos mais fracos da série One. O sensor de imagem Sony IMX377 demonstrou um excelente trabalho em conjunto com o estabilizador ótico de imagem (OIS) e a abertura f/1.8.
Neste primeiro teste do HTC 10, posso até dizer que o aparelho deve ficar em uma das primeiras cinco posições do prestigiado site DxOMark, que testa e avalia as melhores câmeras do mercado.
Por fim, neste momento, já é possível dizer que, apesar do HTC 10 não chegar ao Brasil, o que você precisa saber sobre este smartphone é que ele joga na mesma liga do Samsung Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge+, Note 5 e da Sony Xperia Z5!
Ele só peca em um ponto: bateria 4 h de tela apenas com uso hard
Ótimo smartphone,já utilizei o S7 e posso dizer que o HTC 10 é bem melhor! Principalmente no que diz respeito a qualidade de construção som etc ...o conjunto da obra ...ele é bem dizer um Google pixel com entrada de card
Esse povo fica falando em celular pequeno. Celular pequeno é pra quem não curte multimídia no aparelho. Comprem um IPhone poxa. Esse poderia ter uma tela muito melhor. Tela por padrão devia ser 5.5.
Remover o IR do aparelho foi sacanagem
alguem sabe um site para importar? e se ele funciona com a rede 4g brasileira ?
Geovane pega sim. Já comprei 3 htc num site chamado dougshop
Nada que é bom está vindo pro Brasil ultimamente. Opções de alto nivel pra nos atualmente estão o S7, Z5, IPhone 6S e sim o G4 embora um pouco menos poderoso que os anteriores. Mas que ganha em custo-benefício.
é uma pena nao vir com certificacao IP
Na verdade vem com certificação IP 53
Aparelho interessante, mas gosto mais do design do M8
não da pra acreditar que htc saiu do brasil sou fan da marca e nunca tive um e de tirar o folego os os modelos m7 m8 m9 os mais belos do mercado na minha opinião tive o prazer de usar a sense7 no meu galaxy porem nem sempre funcionava bem tinha alguns legs e bugs por não ser otimizado pra rodar no meu aparelho
Tenho um HTC One M7 há exatamente 03 anos. Excelente aparelho, nunca tive qualquer problema com ele até hoje e a bateria dura cerca de um dia. Pena que tive que comprar fora. Enfim, novamente comprarei o 10 assim que os mercados próximos disponibilizarem a venda, pois vale muito a pena.
o melhor HTC ainda é o m7 , o mais bonito de todos
Não sei se o melhor, pois não conheço os sucessores, mas quanto à beleza...concordo contigo.
Muito bacana, muito mesmo!!
E apenas um sonho, pois duvido vim para o Brasil
Design quase perfeito na minha opinião. Poderia ter bordas ainda menores... Ficou devendo em bateria, visto que um Redmi 3 Pro hoje vem com 4.100 mAh e é apenas um intermediário com tela menor, de 5.2". Tirar o sensor infravermelho também foi algo negativo pra mim.
para mim, o fato de se menor que 5.5" eh uma grande vantagem, ele esta no tamanho limite para o bolso, uso com uma mao... enfim, gostei, estou entre ele e o LG G5 para substituir meu antigo Lumia 930, que sinceramente, esta dificil achar um que bata sua camera. Mas ja sinto falta de alguns apps que nao encontro no WP... Em termos de preco, encontrei o LG G5 cerca de 300 reais mais barato que o HTC 10. Uma duvida, pelo texto, eles passaram a utilizar apenas o termo HTC 10, mas o que vejo para venda eh o HTC M10, eh o mesmo? Apenas jogada de vendedor, ou muda alguma coisa como o LG G5 SE?
Resumindo, tirou o estilo show da tela preta frontal, reduziu a qualidade de som (poderiam ter pelo menos instalado um falante no topo junto com a entrada de fones de ouvido) e ainda colocou um horrível e causador de lags, botão FÍSICO que pelo menos acho que não será como o Mi5 que apesar de ter um botão ridiculo tbm, deixa via software, transformar ele num botão touch, acelerando o processo de ir pra home.
Leitor podia ter ficado atrás, assim n ficaria tosco o Design na qual tá genérico demais essa frente.
triste =/
Eu nem olho mais essas matérias de smartphones que não tem no Brasil... Do que adianta só ficar na vontade?
Acho um erro terrível essas empresas que não souberam se adequar ao mercado nacional, aí saem como se aqui não desse "lucro"