NextPit

ARK OS pode ser o nome do sistema alternativo ao Android da Huawei

AndroidPIT huawei p30 pro chin
© NextPit

A Huawei está imersa em sua guerra fria com os Estados Unidos. Em meio às sanções comerciais que a cada dia tiram fornecedores e tecnologias de suas mãos, a pergunta que muitos usuários buscam é: o Android irá sair dos celulares da Huawei? Os primeiros sinais claros sobre a transição começam a se intensificar a partir de agora, com o registro do nome do potencial substituto do robô.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

No último dia 24 de maio, a Huawei registou três nomes de sistemas operacionais na EUIPO, o "Departamento de de registros de propriedades intelectuais da União Européia", o Huawei Ark OS, Huawei Ark e Ark OS. Pela documentação não é possível afirmar que esses são os nomes do próximo sistema móvel que a marca chinesa irá usar em seus celulares no lugar do Android, mas o registro chega poucos dias após Tim Watkins, vice-presidente da Huawei para a Europa Ocidental, confirmar ao Financial Times que o sistema alternativo já está em desenvolvimento avançado.

Segundo o executivo, o sistema já foi usado em partes da China e está sendo lapidado pela fabricante para estar completamente pronto até o final do ano. Os primeiros sinais sobre um segundo sistema da Huawei surgiram em meados de novembro, quando as acusações de espionagem industrial e vazamentos envolvendo a fabricante e o governo chinês contra os EUA começaram a ganhar força. Na época o sistema era apelidado de KirinOS.

HongMeng OS

Outra patente registrada pela Huawei faz menção ao HongMeng OS, sistema que é baseado no Linux e foi mencionado por Tim Watkins na mesma entrevista ao Financial Times. Na ocasião, o executivo comentou que o sistema poderia ser lançado até o final do quatro semestre já com uma loja de aplicativos própria. 

O HongMeng OS começou a ser desenvolvido pela Huawei em meados de 2012 já com potencial de ser uma alternativa ao Android. A interface do mesmo segue o padrão da EMUI, com ícones quadrados e sem gaveta de apps. A marca não chegou a lançá-lo até o momento e poucos detalhes são conhecidos sobre seu atual estágio de desenvolvimento. Não está claro que o HongMeng OS e o Ark OS são sistemas diferentes para usos distintos ou se a Huawei apenas rebatizou o nome de sua ideia inicial.

AndroidPIT huawei p30 lite display chin
HongMeng OS segue o visual da EMUI (acima) / © NextPit

Aptoide e AppGallery

Fontes do mercado chinês também garantem que a Huawei está com negociações avançadas entre desenvolvedores e executivos responsáveis pela lojas Aptoide e AppGallery. No caso dessa última, a AppGallery, a opção já está presente em celulares da marca vendidos fora da China por padrão. As negociações seguem no sentido de expandir a oferta de aplicativos e jogos.

A Aptoide é outra opção conhecida entre os usuários do Android e que estaria cotada para ser usada como uma segunda opção. Ainda não está claro, contudo, se desenvolvedores de empresas norte-americanas poderão colaborar desenvolvendo apps e jogos para a Huawei devido às sanções, como é o caso do Facebook, WhatsApp e outras centenas.

E aí, você arriscaria começar do zero com um sistema feito pela Huawei?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

21 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Giordano Santiago 28/05/2019 Link para o comentário

    Já vem com app de espionagem nativo?
    kkkkk
    Passo.


  • marcus 28/05/2019 Link para o comentário

    Também creio que arriscaria sim, desde que mantivessem o devido suporte e assistência técnica aqui no Brasil.


  • Gustavo Frezza 28/05/2019 Link para o comentário

    Se esse sistema sair mesmo e tiver qualidade suficiente para substituir o Android, quem pode sair perdendo nessa briga toda será justamente a empresa americana, Google. Assim Trump mira na chinesa e acerta a americana. Parabéns aos envolvidos!


    • Giordano Santiago 28/05/2019 Link para o comentário

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      arram, vai ganhar do android sim.


      • Gustavo Frezza 03/06/2019 Link para o comentário

        Cara, não precisa ser melhor que o Android do Google para gerar prejuízo para o Google. Se a Huawei lançar um fork do Android, que é o mais provável, sendo ela a segunda maior vendedora de produtos Android, você acha que o Google não vai perder nada com as vendas de aplicativos da PlayStore que não será mais embarcada nos produtos da Huawei? Pense fora da caixinha amigão, o mundo não é preto no branco.


  • Alex Rodrigues 28/05/2019 Link para o comentário

    Se vai dar certo, só o tempo vai dizer. Só sei que, eu usaria!


  • José Luís Silva Martiniano 28/05/2019 Link para o comentário

    A empresa precisa com urgência fazer seu sistema próprio. Por isso que sempre se deve ter um plano B.


  • Tenente Zureta 28/05/2019 Link para o comentário

    "ARGH!" OS


  • Soterio Salles 27/05/2019 Link para o comentário

    Desenvolver alternativas é muito bom mas fica a dúvida. Será que vai dar certo? A Huawei é uma empresa grande com bastante potencial mas outras grandes tentaram também.
    A Nokia com o Symbian, a Samsung com o Bada e posteriormente com o Tizen... Bom não dá pra afirmar nada só esperar pra ver.


    • josias silva 28/05/2019 Link para o comentário

      eu duvido muito que isso aí de certo, quem comprar smartphone com esse os auternativo com serteza vai se arrepender, digo isso por experiência própria.


      • Soterio Salles 28/05/2019 Link para o comentário

        Eu não afirmo nada antes de ver produto acabado e em uso. Nunca podemos afirmar por nossas experiências o que será dos outros.
        O Tizen por exemplo foi muito bem recebido mas a Samsung só lançou aparelhos de entrada e não tirou proveito do sistema.


    • João 28/05/2019 Link para o comentário

      Sailfish, firefox o.s....
      Nada colou aqui no BR


      • Soterio Salles 28/05/2019 Link para o comentário

        Sailfish nem veio pra cá... Firefox OS não deu certo porque a proposta dele era rodar somente em aparelhos modestos.


    • Eduardo S. 28/05/2019 Link para o comentário

      Será fundamental a compatibilidade com os aplicativos Android. Aqui mora o problema.


      • Soterio Salles 28/05/2019 Link para o comentário

        Ou isso ou um bom apoio de desenvolvedores pra levar apps pra lá. E mais, tem que ser fácil desenvolver pra ele pra não deixar o dev com raiva kkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • Jairo rios 27/05/2019 Link para o comentário

    Existem excelentes OS para área móvel como o sailfish disponiveis , para que criar outro ? Comprem o sailfish o qual possue excelentes funções nativas e uma loja de apps como o Aptoide e problema em grande parte solucionado


    • Bruno Salutes 27/05/2019 Link para o comentário

      Eu AMO o Sailfish


      • Jairo rios 27/05/2019 Link para o comentário

        Belíssimo OS , lamentável é a dificuldade para nós comprar um Jollaphone


      • João 28/05/2019 Link para o comentário

        Acredito que seja bom, mas NUNCA encontrei um aparelho só para ao menos vê-lo...
        Difícil apoiar algo sem saber como é (ao menos na teoria), experimentar para ter uma noção...


    • Thierry R. 27/05/2019 Link para o comentário

      Ainda existe o Linux Deepin,que é bem bonito. Poderiam trabalhar com eles, já que são chineses também, para desenvolver para o smartphone.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.