Review do Huawei P30 Lite: um bom custo/benefício...e só!

Review do Huawei P30 Lite: um bom custo/benefício...e só!

A nova edição do Huawei P30 Lite é um dispositivo de gama média que está à venda por menos de R$ 1.300. A pequena novidade desta última edição é a adição de 2 GB extras de RAM, de 4 a 6 GB. O que este smartphone tem para oferecer? Vale a pena comprar? Para descobrir, passamos pelo nosso processo de revisão.

Avaliação

Prós

  • Relação custo/benefício
  • Design agradável
  • Desempenho rápido

Contras

  • Falta de nitidez em fotos e vídeos
  • A vida útil da bateria poderia ser melhor

Design Huawei tipicamente elegante

O Huawei P30 Lite é muito elegante graças à sua grande tela de 6,15 polegadas. É um smartphone bastante bem feito que não abandona os recursos que muitos usuários consideram essenciais: uma tomada para fones de ouvido, NFC, porta USB-C e suporte a cartões microSD.

O leitor de impressões digitais é colocado na parte de trás, o que penso que dificulta o acesso porque não se consegue ver onde se coloca o dedo. É um pouco antiquado ter o sensor de impressões digitais nas costas e pessoalmente prefiro ir sem ele.

Por falar em costas, parece haver um problema na construção da câmara perfurada dedicada às três lentes fotográficas. Este choque da câmera é particularmente espesso e faz o telefone oscilar quando colocado sobre uma mesa, por exemplo.

AndroidPIT huawei p30 lite new edition 11
O leitor de impressões digitais é colocado na parte de trás. / © NextPit

As chaves físicas estão concentradas no lado direito enquanto a caixa SIM+microSD está na parte superior do dispositivo. As tomadas para auscultadores e para recarregar a bateria estão, como é frequentemente o caso, localizadas na parte inferior do smartphone.

AndroidPIT huawei p30 lite ports2
A tomada de auscultadores e as fichas de carregamento são colocadas na parte inferior do smartphone. / © NextPit

O Huawei P30 Lite não é um smartphone compacto devido às suas dimensões (72,7 x 152,9 x 7,4 mm) e peso (159 gramas). Pode certamente ser usado com uma mão, mas estando habituado a usar smartphones menores, tive a tendência de usar ambas as mãos durante os meus testes. Em geral, o Huawei P30 Lite é bastante convincente do ponto de vista do design.

Um display IPS de 6,15 polegadas

O Huawei P30 Lite apresenta uma tela IPS de 6,15 polegadas com uma resolução de 2312 x 1080 pixels. Na tela, as cores são brilhantes e bonitas. O conteúdo editorial, como um artigo ou um aplicativo, por exemplo, pode ser lido agradavelmente, mas a qualidade das imagens, fotos e vídeos não é muito boa. Há uma verdadeira falta de nitidez.

Tanto o brilho mínimo como o máximo funciona bem. Nas configurações, e mais precisamente na seção de exibição, você pode personalizar o nível de brilho, escolher o tamanho da tela e/ou texto e ativar o modo "Conforto dos olhos" que eu particularmente gosto. Aconselho-o vivamente a ir a este menu para se atualizar de acordo com os seus próprios gostos. Não consigo sublinhar o quanto é importante cuidar dos teus olhos.

AndroidPIT huawei p30 lite new edition 01
Na tela, as cores são brilhantes e bonitas. / © NextPit

A única pequena observação negativa que tenho é que, após apenas alguns dias de uso, o filme de proteção de tela foi danificado. Prometo, não o deixei cair no chão e não o enruguei. Alguns dias depois de começar o teste, quando o tirei da minha bolsa, descobri grandes arranhões, localizados em diferentes lugares na tela, que pareciam ser causados por fricção com os outros objetos na minha bolsa. Se você quiser comprar este smartphone, certifique-se de comprar um filme protetor de tela de boa qualidade. Pela minha experiência, aquele que vem com o smartphone não vale a pena.

Android 9 Pie e EMUI 9.0.1

O Huawei P30 Lite foi lançado com o Android 9 Pie e vem com o sistema operacional EMUI 9.0.1 da Huawei.

A EMUI é uma interface conhecida por aqueles que já lidaram com um smartphone da marca. Para quem não sabe, é uma interface personalizada inspirada no iOS que oferece alguns recursos interessantes, como a instalação rápida de muitos aplicativos, e sem afetar o desempenho do smartphone. No lado do software, eu não tive nenhum problema com o smartphone como um todo.

AndroidPIT huawei p30 lite new edition 04
A interface EMUI é agora bem conhecida. / © NextPit

Do ponto de vista da segurança, este Huawei P30 Lite pode ser desbloqueado tanto por reconhecimento de impressões digitais como facial, e ambos os sistemas funcionam sem qualquer problema.

Huawei P30 Lite – Performance

Apesar do seu design elegante, o Huawei P30 Lite é um smartphone de gama média, e a folha de especificações confirma-o. Onboard é um processador HiSilicon Kirin 710 Octo-Core com frequência de 4 x 2,2 GHz (CortexA73) + 4 x 1,7 GHz (Cortex A53). É suportado por 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Você pode expandir a memória interna até 512GB com um cartão microSD.

No uso diário, o Huawei P30 Lite pode lidar com tarefas sem qualquer problema. Não espere que este smartphone seja tão rápido e ágil como um gestor multitarefa de topo de gama, mas ainda pode oferecer um bom desempenho em linha com a concorrência nesta gama de preços.

O Huawei P30 Lite oferece uma boa experiência de áudio, com volume suficiente para acompanhar jogos, vídeos e música enquanto estiver em movimento. Também funciona bem quando você faz ou recebe chamadas telefônicas. Finalmente, liga-se o Bluetooth 4.2 e Wi-Fi (2.4GHz e 5GHz) 802.11 a/b/g/n/ac.

Comparação do benchmark Huawei P30 Lite

- 3DMark Sling Shot Extreme 3DMark Sling Shot Vulcan 3DMark Sling Shot Geekbench 5 (Single/Multi) PassMark
Memória
PassMark
Disco
Huawei P30 lite 870 934 1045 293/1262 11152 57538
Huawei P30 3934 4134 3211 3322/9710 30150 45394
Huawei P Smart 824 1355 902 1522/5276 10584 54661
Samsung Galaxy A40 496 728 805 1276/4115 11277 38635
Honra 9X 891 932 1151 323/1349 11876 58355

Três câmaras na parte de trás.

Os smartphones de gama média estão a ficar cada vez melhores, pelo que se estão a aproximar de dispositivos topos de gama. Mesmo nesta faixa de preços, as marcas procuram melhorar oferecendo smartphones com design bonito e recursos de qualidade fotográfica. O Huawei P30 Lite não é excepção. A configuração da câmara é a seguinte:

  • Câmera Selfie (24MP, f/2.0)
  • Traseiro principal, 48MP, f/1.8
  • Lente grande angular traseira, 8MP, f/2.4
  • Lente macro traseiro de 2MP, f/2.4
  • Sensor de profundidade, 2MP, f/2.4

A Huawei fez do P30 Lite um smartphone versátil que deixa espaço para a criatividade. Embora as fotos obviamente não possam competir com as tiradas com as câmeras dos melhores smartphones, o P30 Lite 2019 oferece uma boa renderização de fotos em geral e, mais especificamente, na representação de cores e contrastes. O único problema, na minha experiência com esta câmara, é a nitidez das imagens. Você pode ver isso ainda mais quando você amplia as fotos. E é precisamente aqui que está o limite médio. Em geral, o smartphone é bom, pelo menos para uso básico, mas quando você o empurra um pouco, você pode ver onde as falhas estão escondidas: nos detalhes.

Para tirar fotos em 48 megapixels, você deve selecionar a função dedicada. O grande ângulo funciona muito bem mesmo quando a luminosidade não é boa. A aplicação da câmara é intuitiva e bastante rápida. Você pode ver alguns exemplos de fotos no link abaixo:

Uma bateria de 3.340 mAh

A Huawei equipou o P30 Lite com uma bateria de 3.340 mAh. Esta capacidade é um pouco decepcionante porque, a título de comparação, a Xiaomi Redmi Note 8T, que custa quase a metade, tem uma bateria de 4.000 mAh. Com uso intensivo consegui durar um dia, e com uso mais moderado é possível durar quase dois dias sem ter que recarregar o smartphone. Como sempre, tudo depende de como você usa a câmera: o uso mais intensivo da câmera e da função de cinema obviamente coloca uma tensão na vida útil da bateria.

Durante o teste, tive de trabalhar o aparelho durante cerca de três horas, e após as duas horas de utilização, a caixa já tinha aquecido. Acho isto bastante surpreendente e não é um bom presságio para o futuro deste dispositivo.

Por favor note, um carregador rápido de 18W é fornecido com a compra de um novo Huawei P30 Lite 2019.

Huawei P30 Lite – Especificações Técnicas

Dimensões: 152,9 x 72,7 x 7,4 mm
Peso: 159 g
Tamanho da bateria: 3340 mAh
Tamanho da tela: 6,15 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2312 x 1080 pixels (415 ppi)
Câmera frontal 24 megapixels
Câmera traseira 48 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 9 - Pie
Interface: Emotion UI
RAM: 6 GB
Memória interna: 128 GB
Memória removível: microSD
Chipset: HiSilicon Kirin 710
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Boa relação custo-benefício

O Huawei P30 Lite (Nova Edição) é um bom smartphone pelo seu preço. O NFC, USB-C, dual SIM e suporte a microSD incluídos, uma câmera tripla e uma bateria de 3.340 mAh podem facilmente atender às necessidades dos usuários menos exigentes que procuram um smartphone versátil por menos de 300 dólares.

Na minha opinião, as duas pequenas falhas são a falta de nitidez da câmera e este smartphone poderia ter tido uma bateria mais potente. Dito isto, a Huawei fez um bom trabalho com a P30 Lite deste ano. O problema agora é decidir entre a grande variedade de dispositivos similares oferecidos pela marca e seus concorrentes.

Uma confissão a fazer: este teste não tem sido fácil para mim. Habituado a usar apenas modelos de iPhone durante cerca de oito anos, era difícil desfrutar de passar tempo num smartphone Android. Primeiro de tudo, sendo o formato maior, é bastante confuso ter um dispositivo que precisa ser usado com ambas as mãos, mas também a dificuldade de trocar todos os seus contatos do iOS para o Android.

Quando não se é paciente, como sou, é muito complicado. E é precisamente por isso que a Apple mantém clientes como eu... No entanto, tenho de admitir que, no geral, foi uma boa experiência que me fez pensar positivamente nas surpresas desta nova experiência para mim: a velocidade de download de aplicações, o brilho das cores em geral, a escolha nas funcionalidades fotográficas e a descoberta de todas as funcionalidades do Android em geral.

O que você acha da Nova Edição do Huawei P30 Lite? Partilhe os seus pensamentos abaixo da linha.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Mano, tu tem mão de bebê? De onde q 152,9 mm de altura não é compacto? Perto dos 159 mm do meu que uso muito bem, parece pequeno.

    CAV


    • Qualquer aparelho com dimensões superiores a 150 mm está longe de ser compacto.
      150 mm de altura é coisa de Galaxy J7 ou derivados, que a Samsung nunca vendeu como compacto (pra isso, tinha o Galaxy J5, cuja altura nunca ultrapassou 145 mm).
      Nada perto de 160 mm do Galaxy A9 Pro (2016), mas a sua definição de compacto é diferente da própria Samsung, por exemplo.


  • Olá internautas!
    Vendo toda linha Huawei com até 20% de desconto via Mercado Pago.
    12 x sem juros.
    Produto disponível no Brasil.
    Sedex Grátis pra todo Brasil.
    WhatsApp para links e informações +55 11 952267759.


  • Bem, é um review bem non sense, uma pessoa que reclama do sensor de desbloqueio estar localizado na traseira e que nos últimos 8 anos utiliza de forma constante iPhone, deveria fazer reviews de iPhone e não um gadget que roda Android.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.