Hands-on do Huawei P40 Pro: a melhor câmera do ano?

Hands-on do Huawei P40 Pro: a melhor câmera do ano?

Confira neste artigo as nossas primeiras impressões sobre o novo P40 Pro, da Huawei. Mesmo em meio a pandemia do novo coronavirus (covid-19), a Huawei horou o combinado e lançou o smartphone que promete ter a melhor câmera se comparado aos seus rivais (S20 Ultra e iPhone 11 Pro Max).

Huawei P40 Pro – Desenho & Qualidade de Construção

Huawei sempre deu grande importância a um caixa chique para sua série P e o P40 Pro também tem um design muito bonito. Na parte de trás, a corcunda da câmera cresceu inconfundivelmente para uma ilha de verdade. Mas só esta ilha e as letras alinhadas com a paisagem faz lembrar muito as velhas câmeras compactas da Sony como a Cyber-shot DSC-TX30. Isto é intencional, porque os smartphones quase substituíram as câmeras compactas.

AndroidPIT huawei p40 pro back2 np3
O Huawei P40 Pro lembra-lhe uma câmera compacta? / © NextPit

O layout de todo o smartphone foi pensado para a sua utilização como câmera. Todos os botões estão localizados no lado direito, para que estejam em cima ao tirar fotos ou gravar vídeos. Huawei disse que tudo isso foi projetado para que o smartphone esteja sempre seguro e com a mão na mão. Especialmente quando você o segura em suas mãos da maneira que você faz ao tirar fotos. Na verdade, o Huawei P40 Pro acomoda-se perfeitamente na mão, é fácil de segurar. Pena que só temos o P40 Pro de alto brilho em preto. Os modelos na cor dourado ou prateado têm acabamento mate, com isso, eles não são facilmente cobertos com impressões digitais, quanto ao preto de alto brilho.

AndroidPIT huawei p40 pro camera app np3
De acordo com Huawei, o design da caixa deve ser tal que o smartphone fique em segurança nas suas mãos. / © NextPit

O mostrador de quatro bordas

O novo design da tela do smartphone, agora inclui um novo hole-punch (furador) para a integração da câmera de selfie. O P40 Pro da Huawei este ano, vem com um recorte em forma de pílula. Este não só contém as duas câmeras frontais, mas também um IR Blaster, que suporta o desbloqueio da face 2D em condições de pouca luz.

AndroidPIT huawei p40 pro selfie cam np3
O recorte da pílula - Visor Quad Over Flow Display / © NextPit

Mas as bordas na extremidade superior e inferior do visor do Huawei P40 Pro são perceptíveis. Até agora, estes eram planos e retos em todos os smartphones, as extremidades dobradas sobre os lados ou não. O Huawei P40 Pro tem um pequeno raio que se dobra na direção da estrutura da caixa. A Huawei deu um  nome comercial para o visor, seu nome é 'Quad Over Flow Display'. Uma pequena curva no display que eu posso ver, mas não é tão pronunciada como nas laterais.

AndroidPIT huawei p40 pro bottom np3
O visor dobra-se ligeiramente na parte inferior ou não? / © NextPit

Tecnicamente, a Huawei instalou um painel AMOLED de 6,58 polegadas com uma resolução de 2.640 x 1.200 pixels no P40 Pro. Além disso, o painel é capaz de emitir tanto 60Hz como 90Hz de taxa de atualização, e o display causa uma impressão brilhante e colorida durante a minha primeira hands-on.

Android 10 sem aplicativos e serviços do Google

Huawei usa EMUI 10.1 baseado no Android 10, para o P40 Pro, como fez para o Mate 30 Pro e Huawei Mate Xs, assim as atualizações e patches de segurança não causarão nenhum problema. O Huawei Mobile Services, que roda inteiramente no P40 Pro em vez do Google Mobile Services, parece um pouco diferente. No início prarece dificil, mas logo você encontra o Huawei App Gallery para baixar o WhatsApp, o Facebook e o Twitter... Pode simplesmente descarregar as aplicações na Huawei App Gallery, como no caso do Facebook e do WhatsApp, ou consultar as páginas do fabricante e descarregar as APKs. Uma terceira forma, como é o caso do Twitter, é bastante inteligente e armazena os websites móveis como aplicações quase HTML5 que podem depois ser utilizadas através da funcionalidade Quick Apps.

AndroidPIT huawei p40 pro app gallery np3
A Galeria de aplicativos deve crescer rapidamente e atrair o maior número possível de desenvolvedores. / © NextPit

O Huawei Mobile Services, que tem apenas algumas semanas fora da China, funciona com alguns problemas. A mudança através da Phone Clone App, que segundo a Huawei também pode transportar dados como os históricos de conversas do WhatsApp para o seu novo P40 Pro, falhou completamente. Também não consigui jogar os meus jogos favoritos atuais como Star Trek Fleet Command e Shadowgun War Games no P40 Pro, porque não estão disponíveis na Galeria de Aplicações e também estão sincronizados através dos Serviços de Jogo do Google. É uma grande tarefqa para a  Huawei convencer os desenvolvedores do HMS Core e seus SDKs e APIs. Se a Huawei será bem sucedida aqui, só tempo dirá.

Chip rápido com modem 5G integrado

Dentro do Huawei P40 Pro, é utilizado o Kirin 990 5G SoC interno. Este já é usado no Huawei Mate Xs e Huawei Mate 30 Pro. Ele conta também 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos com a ajuda de um Cartão de Memória Huawei Nano. Com esta combinação do poderoso hardware, o Huawei P40 Pro deve estar mais do que pronto para todas as tarefas diárias de um smartphone.

AndroidPIT huawei p40 pro back np3
Huawei / © NextPit

No entanto, uma pequena funcionalidade oculta é interessante: a funcionalidade SIM dupla do P40 Pro. Você tem a opção de usar um cartão SIM físico em vez de um Nano Memory Card, ou você pode usar um eSIM se quiser manter seu armazenamento expansível. Isso mesmo, também o Huawei finalmente lhe dá a opção de usar um eSIM em 2020. Ótimo!

Uma câmera tecnicamente complexa

A Huawei um único objetivo com suas câmeras smartphone: a melhor qualidade da categoria para todos. Todos que têm um smartphone Huawei série P devem ser capazes de obter os melhores resultados possíveis da forma mais simples possível. Portanto, a Huawei empurra a configuração da câmera do P40 Pro ainda mais longe e a chama de UltraVision Quad Camera. Isto consiste nos seguintes componentes:

  • Câmera principal com sensor de imagem de 50 megapixels, f/1.9, estabilizador óptico de imagem
  • Câmera ultra-angular com sensor de 40 megapixels, f/1.8, estabilizador óptico de imagem
  • Câmera telefoto periscópica com sensor de imagem de 12 megapixels, zoom óptico de 5x, f/3.4, estabilizador óptico de imagem
  • Câmera ToF para informações de profundidade 3D

A Huawei não usa uma máscara RGB para os três sensores de imagem, mas a máscara interna RYYB. Trocando o pixel verde pelo amarelo, está disponível uma melhor sensibilidade à luz. É interessante que a Huawei tem um estabilizador de imagem óptico nas três lentes, que podem ajudar não só com fotos, mas também com vídeos. Especialmente na área de vídeo, a Huawei quer que o P40 Pro tenha mais qualidade do que o P30 Pro, que já é muito bom na questão fotografia.

AndroidPIT huawei p40 pro camera closeup np3
O P40 Pro olha através de três olhos para o mundo inteiro. Um sensor ToF fornece informações adicionais de profundidade. / © NextPit

Na verdade, nosso tempo prático não foi suficiente para testar todas as capacidades da câmera Huawei P40 Pro. Além disso, é preciso perceber repetidamente que todos os fabricantes, mesmo após o início das vendas com atualizações, eliminaram rapidamente alguns erros e bugs. Este será certamente o caso com a P40 Pro e seus modelos irmãos. De qualquer forma ficaremos felizes em oferecer um extenso teste de câmera da Huawei P40 Pro nas próximas semanas.

Uma bateria com potencial

A bateria supri facilmente as necessidades de um usuário ativo. A  capacidade é de 4.200 mAh. Se acabar, ela pode ser carregada por cabo com a fonte de alimentação SuperCharge de 40 watts da Huawei, ou também pode ser carregada sem fio com 27 Watts. O Huawei P40 Pro também suporta carga reversa sem fio, mesmo que seja útil apenas para fones de ouvido sem fio.

Como o P40 Pro com sua bateria de 4.200 mAh funciona bem e como o Kirin 990.

Huawei P40 Pro – Especificações Técnicas

Peso: 209 g
Tamanho da bateria: 4200 mAh
Tamanho da tela: 6,58 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2640 x 1200 pixels (441 ppi)
Câmera frontal 32 megapixels
Câmera traseira 50 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 10 - Q
Interface: Huawei EMUI
RAM: 8 GB
Memória interna: 256 GB
Memória removível: NM Card
Chipset: HiSilicon Kirin 990
Número de núcleos: 8
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 5.0

Veredito preliminar

Em relação ao sistema operacional, EMUI 10.1, você recebe um pacote que já foi avaliado um milhão de vezes. Mas a Huawei está abrindo novos caminhos com a Huawei Mobile Services. Esta combinação da Galeria de Aplicativos, Serviços em Nuvem, o Sistema Principal e outros serviços como Música e Vídeo Huawei, tem que provar que são bons nos próximos meses e se tornar uma alternativa abrangente e forte aos serviços do Google o mais rápido possível. Portanto, o sucesso do Huawei P40 Pro e de todos os outros smartphones da aliança Huawei and Honor depende muito do ecossistema que o fabricante chinês agora tem de construir fora da China na forma de HMS.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Olhei uma comparação de câmeras entre o P40 Pro, o Galaxy S20 Ultra e Mi10 Pro em um canal geek de Portugal. No geral, o Huawei captura mais luz, especialmente nas fotos noturnas (tanto que às vezes as fotos parecem claras demais pra condições de pouca luz), mas o Samsung entrega fotos mais "prontas" (cores mais reais, iluminação mais adequada). Mas, no geral, os três desempenham muito bem, ainda mais se considerarmos as limitações físicas das câmeras de smartphones.
    Mas uma questão que não tem nada a ver com desempenho e que me chamou atenção é a beleza desse P40. A Huawei soube caprichar no desenho daquele calombo das câmeras mais do que as outras fabricantes. Só isso já vale um destaque sobre os rivais.