NextPit

Que palhaçada! Huawei é proibida de usar cartões microSD em seus aparelhos

AndroidPIT Huawei P30 Pro 7
© NextPit

Inúmeras empresas e associações já romperam contratos de fornecimentos de produtos à Huawei desde que o governo Trump impões sanções comerciais a fabricante devido a suspeita de espionagem industrial chinesa. Entre empresas que fornecem chips, semicondutores e softwares, o caso mais curioso que aconteceu agora foi o recente banimento da Huawei da lista das fabricantes que podem usar tecnologias da SD Association.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Agora, a SD Association, que detém os padrões para a tecnologia SD usada em cartões de memória, resolveu remover a Huawei da lista de empresas que podem usar o padrão em seus produtos. A associação regulamenta e define os padrões que acessórios e hardware em geral precisam seguir para usar a conexão SD, presente em câmeras, computadores e smartphones, fundada em 2000 pela SanDisk em parceria com outras empresas, como a Panasonic.

Empresas que estão fora da lista não podem vender aparelhos que sigam esses padrões. Segundo um comunicado da SD Association enviado ao site Android Authority, " a organização está em conformidade com a recente ordem do departamento de comércio dos EUA que visa suspender relações comerciais de empresas norte-americanas com a Huawei".

Padrão NM

A Huawei vem apostando em um padrão diferente do SD desde o ano passado, quando lançou o NM (Nano Memory) em aparelhos topos de linha, como o P30 Pro, o Mate 20 Pro e o Mate X. É claro que a maioria dos smartphones da fabricante usam o padrão SD, como o P30 Lite, por exemplo, que está à venda no Brasil. O Android Authority também recebeu uma declaração da Huawei que confirmou que "os aparelhos que já estão à venda com compatibilidade ao formato SD não serão afetados".

AndroidPIT Huawei P30 Pro 7
Porta pra o NM no P30 Pro / © NextPit

Não houve esclarecimentos por parte da Huawei sobre o uso de alguma patente ou tecnologia da SD Association no desenvolvimento do NM. Se houver, claro, será mais um problema na conta da Huawei. Por se tratar de uma guerra política, analistas acreditam que a queda de braço entre o governo norte-americano e o chinês não deve ter fôlego para ir muito longe. 

E aí, será que a coisa pode pior ainda mais para o lado da Huawei?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Bruno Salutes 24/05/2019

    Normal, Felipe, gente ignorante só funciona na base da ignorância mesmo. Eu comando uma equipe e um site que fala com 25 milhões de pessoas através dos meus conhecimentos de "anta"...ele só escreve comentários usando um avatar falso.

    Desculpa aos demais leitores, mas existem formas de reagir ao contraditório sem ofensas pessoais.

  • Felipe de Carvalho 24/05/2019

    Acredito que você consegue, e deve, defender seu ponto de vista sem ofender os demais. Não precisa ofender para afirmar que o entendimento do outro está equivocado.

  • Manoel Paulo 24/05/2019

    Esse protecionismo americano pode levar o país para uma crise e em breve.

  • Leo Koester 24/05/2019

    Não vai fazer diferença alguma se a ARM não voltar a fornecer tecnologia para a Huawei.

    Afinal, que diferença faz não poder usar SD quando nem processador seu aparelho pode ter?...

76 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas Charles Cunha 27/05/2019 Link para o comentário

    Deixando de lado a política e a tecnologia, eu gostaria de saber sobre a língua portuguesa: onde está o parêntese de fechamento?


  • Henrique RJ 26/05/2019 Link para o comentário

    Aqui temos dois fatos notórios:

    O jornalismo imparcial, não pode tomar partido de A ou B, visto que temos leitores de ambos os lados. Colocar no título do texto "Que palhaçada", mostra claramente, um viés de desaprovação da decisão dos EUA, que para alguns é injusta, mas para outros é devida. Assim, para se manter como um site sério e de credibilidade, é necessário que na próximas reportagens, a opinião do autor seja colocada de modo a não ofender ou criticar a diversidade de opiniões.

    Em segundo lugar, já não bastasse o FlaxFlu político e dos fanboys de tecnologia, agora temos de países. Não há santo nessa história Huawei x EUA. A questão é que há uma disputa comercial nesse meio e a empresa, que é de grande relevância no mercado mundial e diretamente ligada ao governo autocrático Chinês, está sendo usada pra pressionar um equilíbrio na balança comercial entre os dois países. Não tomo partido de nenhum deles, visto que ambos são espiões contumazes, porém cada um a sua maneira. Uma se defende com o argumento da "segurança nacional" e a outra quer o total controle da população. Independente do fim que isso vai levar, a imagem da Huawei já foi para o buraco e mesmo que as sanções sejam canceladas, o estrago de imagem já está feito.

    P.S.: A uns anos atrás eu importei um smart da China e ele tinha tanto spyware e bloatware de origem duvidosa, que o antivírus quase enlouqueceu. Tirando a Xiaomi e a OnePlus, não confio em nenhuma marca chinesa. Essa é a minha opinião.


  • Huawei 25/05/2019 Link para o comentário

    Meu apoio vai para a Huawei os estados unidos estao fazendo de tudo para deribar a grande chinesa quero que a Huawei de a volta po cima a tragam muitas tecnologias


  • Paulo F. 25/05/2019 Link para o comentário

    Eu como nem sou fã da marca não estou stressado, ela está a ser vítima de uma guerra comercial pode ser que cheguem a acordo e tudo isto passa.


  • Vinicius Da Silveira 25/05/2019 Link para o comentário

    Ninguém fica incomodado pelo fato da Huawei contribuir para o controle social o povo chinês. Ninguém se incomoda com o fato do governo chinês ter total acesso aos dados que a Huawei coleta. Ninguém se incomoda pelo fato da China boicotar a Google a anos. E agora vocês ficam com essa hipocrisia? A Huawei não é santa.


    • Gustavo Frezza 26/05/2019 Link para o comentário

      Não existe qualquer prova sobre coleta de dados por parte da Huawei, informe-se!


      • Vinicius Da Silveira 26/05/2019 Link para o comentário

        Não existe...
        Só temos a palavra do FBI, CIA, NSA, e todas as Fabricantes que estão boicotando a Huawei. Ai eu fico entre acreditar nas inteligências dessas corporações, ou no Gustavo Frezza. Quem precisa se informar é você, ao invés de querer defender uma fabricante que está longe de ser santa, ou vítima.


      • Danilo M. 26/05/2019 Link para o comentário

        Tá boba...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Voltando pro assunto, apoio os EUA!


      • Gustavo Frezza 26/05/2019 Link para o comentário

        Existem acusações mas não existem provas. O governo anterior dos EUA colocou especialistas em segurança para verificar os aparelhos da Huawei e eles emitiram um relatório confirmando que não foi encontrada nenhuma evidência de espionagem. Acusações sem provas não passam de teorias conspiratórias. Mas afinal, aparentemente o mundo agora não precisa mais de provas, teorias conspiratórias são suficientes para a maioria, afinal a maioria não sabe pensar por conta própria.


      • Vinicius Da Silveira 28/05/2019 Link para o comentário

        Bom, se o FBI, CIA e NSA recomendam que é melhor parar de usar os produtos da Huawei, quem sou eu pra dizer o contrário?


      • Lerreg Granger 28/05/2019 Link para o comentário

        Ah claro, por que enquanto eles estavam roubando seus dados eles mandavam vc parar de usar o google, facebook, e nunca mais comprar um Apple não é mesmo??
        O governo americano está apenas dando uma de Snowden só que dessa vez sem nenhuma prova.


      • Gustavo Frezza 03/06/2019 Link para o comentário

        Como eu disse, não existe estas acusações atuais por parte destas instituições. Você está só repetindo algo que ouviu sem sequer saber se é verdade, procure se informar com notícias atuais e com fontes confiáveis sobre isso amigão.


  • JOSÉ ROBERTO Ckios Infinity Care 25/05/2019 Link para o comentário

    Podem acreditar que só incentivaram ainda mais os chineses a desenvolverem tecnologias melhores que as americanas e em breve eles vão dominar o mundo na área de telecomunicações, estou com dó do pessoal da tecnologia SD , Android , Ios etc ....prepararem para a revolução na área de celulares e o sucateamento das atuais tecnologias .....Vai Huawei .....


    • Felippe Duarte 25/05/2019 Link para o comentário

      Viaja não


    • lucasssotero 26/05/2019 Link para o comentário

      Só que não.
      Não existe isso de empresa de escala global operar sem comercializar com norte americanas. Não é só uma questão de fazer um OS novo, o que por si só já seria uma tarefa monumental, mas sim de mudar toda a infra estrutura da empresa, desde equipamentos na linha de produção à Windows usado nos escritórios da empresa. A menos que façam o trump mudar de ideia, pode ir se despedindo da Huawei.


  • José Luís Silva Martiniano 25/05/2019 Link para o comentário

    A situação está muito complexa e tensa para Huawei. E pelo que parece, só está piorando.


    • Felippe Duarte 25/05/2019 Link para o comentário

      Tb acho, sacanagem que foi logo agora que voltaram para o Brasil, tive huawei e com certeza vai tomar conta de uma grande parte do mercado


  • Comodoro Jose Sousa 24/05/2019 Link para o comentário

    Quando começam a perder dentro de campo, querem ganhar no tapetão. Que exemplo os americanos estão dando para o mundo? Se não conseguir ganhar no fair play, temos o unfair play como opção.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.