NextPit

Fim do notch? Oppo e Xiaomi mostram smartphones com câmeras debaixo da tela

oneplus 6 notch
© OnePlus

Parece que os dias do notch, buracos ou câmeras pop-up chegaram ao fim. Neste fim de semana, nada menos do que duas fabricantes chinesas demonstraram protótipos de uma tecnologia que coloca a câmera frontal atrás da tela, sem prejudicar a exibição de imagens.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

A primeira a demonstrar a tecnologia foi a Oppo, em um post no Twitter feito por seu Vice-Presidente, Brian Shen. No curto vídeo é possível ver uma tela ligada, sem nenhum notch ou buraco, e mesmo assim a câmera frontal consegue capturar uma imagem.

Segundo Shen, “é muito difícil para uma câmera sob a tela conseguir a mesma qualidade de imagem que uma câmera convencional, mas o desenvolvimento da tecnologia é o primeiro passo para a perfeição”.

Pouco depois foi a vez da Xiaomi, que demonstrou uma tela protótipo instalada em um Mi 9. Alvin Tse, gerente global da Pocophone, disse que a Xiaomi “continua a inovar, e tem tecnologia impressionante escondida na manga”. 

Vale mencionar que ambas as telas são protótipos, e ainda não estão disponíveis em um produto comercial. Alguns meses atrás Yang Byung-duk, vice-presidente do grupo de pesquisa e desenvolvimento de telas da Samsung Mobile Communications, afirmou que a empresa já trabalha em tecnologia similar:

“Embora não seja possível fazer um smartphone com “tela cheia” nos próximos 1 a 2 anos, a tecnologia pode evoluir a um ponto onde o “buraco” para a câmera será invisível, sem afetar seu funcionamento de qualquer forma”.

Parece que as concorrentes não concordam, e é provável que veremos smartphones sem notch, com a câmera frontal debaixo da tela, antes disso.

E você, se incomoda com o notch? Ou acha que todo este esforço para eliminá-lo é um desperdício? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Macgyver Freitas 03/06/2019

    Prefiro a solução de câmera móvel do ZenFone 6, é a solução q a anos espero num aparelho, câmera frontal é sempre uma bosta em relação a principal, então pra quem busca a melhor qualidade, uma câmera única é o ideal

22 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fabiano Novaes Ferreira 26/06/2019 Link para o comentário

    se o notch serviu para criarem o mais rápido possível a tecnologia de câmera debaixo da tela, seu propósito foi cumprido.

    fora isso é só algo que não deveria existir.

    Agora foco na Asus e sua câmera com peças móveis


  • Jairo rios 07/06/2019 Link para o comentário

    RIP notch , para mim.nao deixará saudades , prefiro bordas do que está anomalia


  • Juliano Santos 04/06/2019 Link para o comentário

    Vai demorar a chegar nos intermediários


  • José Luís Silva Martiniano 04/06/2019 Link para o comentário

    Ainda bem, esse entalhe já vai tarde. Nunca que era para ter existido.


  • Alcides 03/06/2019 Link para o comentário

    Aí vai ter uma galera que vai pagar a mais só pra se livrar do notch e ficar com uma câmera pior.


  • Johnny 03/06/2019 Link para o comentário

    Xiaomi Mi Mix 4 ou Xiaomi Mi Mix 5 ? Logo daberemos


  • Nivaldo Cavalcante 03/06/2019 Link para o comentário

    Nossa, adorei a câmera sob a tela, embora o fato de usar a câmera principal possa trazer melhor qualidade (como no Zenfone 6).


  • Soterio Salles 03/06/2019 Link para o comentário

    Pra mim pouco importa quem vai lançar primeiro. O importante é que funcione bem e se torne viável.


  • Macgyver Freitas 03/06/2019 Link para o comentário

    Prefiro a solução de câmera móvel do ZenFone 6, é a solução q a anos espero num aparelho, câmera frontal é sempre uma bosta em relação a principal, então pra quem busca a melhor qualidade, uma câmera única é o ideal


    • Fabiano Novaes Ferreira 26/06/2019 Link para o comentário

      na própria asus tem o zenfone selfie que tem camera frontal melhor, mas sinceramente essa idéia da câmera móvel é péssima. é só uma parte mecânica pronta pra quebrar a qualquer momento


  • Douglas Charles Cunha 03/06/2019 Link para o comentário

    Semanas atrás publicaram um artigo dizendo que a Samsung seria a primeira a lançar essa tecnologia. Eu comentei dizendo que não seria, pois alguma chinesa lançaria primeiro. Os fanboys da Samsung me criticaram até falar chega. Agora só me resta rir deles.


    • lucasssotero 05/06/2019 Link para o comentário

      Claro, afinal as chinesas parecem que querem sair correndo na frente e lançar um aparelho aleatório com uma tecnologia que nem foi aperfeiçoada ainda, so pra falarem que eles fizeram primeiro. A própria postagem fala que ainda falta tempo pra tecnologia ficar tão boa quanto as câmeras frontais atuais, mas pode apostar que daqui 1 ano já vai ter telefone comercial chinês com isso só pra dizer que tem igual foi com a pop up câmera(onde teve casos tipo o find x que Era frágil demais pra ser vendido pro público mas a OPPO não quis saber)

      A pior parte dessa exposição muito antecipada é que quando anunciam um aparelho com isso já não tem o impacto de tecnologia nova porque as chinesas já fizeram o favor de mostrar protótipo inacabado invés de deixar tecnologias que estão desenvolvendo trancadas à sete chaves igual Samsung e Apple.


      • Jonscravit 05/06/2019 Link para o comentário

        "lucasssotero Há 13 horas Link para o comentário
        Claro, afinal as chinesas parecem que querem sair correndo na frente e lançar um aparelho aleatório com uma tecnologia que nem foi aperfeiçoada ainda"
        sabe oque é concorrencia?
        é aquele negocio que não tem nas empresas do brasil e boa parte do mundo, VIVA os chineses que trazem tecnologias novas e melhores preços ao nosso bolso

        "A pior parte dessa exposição muito antecipada "
        pior parte é que os pagadores de fortuna(adoram, pois é para quem pode) em celular de "marca boa" ficam putinhos pq seu S10 plus ou iPhone Xs max não é o TOP do momento, são atropelados por "Xing ling"


  • Chinês do Pastel de Flango 03/06/2019 Link para o comentário

    Era de se esperar essa evolução, bom que não vai demorar a vir pelo jeito. Ótima opção ao notch que rouba espaço na tela, e aos sistemas móveis, mais propensos a dar problemas.


  • Kharlos 03/06/2019 Link para o comentário

    Eu prefiro ter uma pequena borda superior e inferior do que ter notch, furo ou câmeras móveis. Sendo assim prefiro, por exemplo, o design do S9 ao S10.


  • Ezequiel Guerreiro Da Luz 03/06/2019 Link para o comentário

    Acho que toda tecnologia é bem vinda, só não entendo esse ranço do mercado com o notch, prefiro o entalhe que partes moveis em meu dispositivo.


  • Jairo rios 03/06/2019 Link para o comentário

    Bela evolução , parabéns aos envolvidos


  • T.Silva08396 03/06/2019 Link para o comentário

    Bonito mas creio que o furo na tela ainda seja mais viável que tal tecnologia. Sei que a OnePlus já demostrou que o 7 Pro é resistente mas muitos de nós ainda somos "cabreiro" com isso em caso de queda.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 03/06/2019 Link para o comentário

    Que bacana, inovação é tudo. Mas vai custar caro à nós brasileiros hehehehehe


  • Vinicius Da Silveira 03/06/2019 Link para o comentário

    Já previa isso desde dia que inventaram a biometria debaixo da tela.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.