Análise do Xiaomi Mi 9: o smartphone de ponta de que você precisa
O MWC 2019 em Barcelona serviu de palco para a estréia triunfante da última estrela Xiaomi. O Mi 9 chegou para enfrentar os gigantes equipado com um conjunto digno de admiração. E o melhor, com um preço escandalosamente baixo. O Xiaomi Mi 9 é um rival digno da atual disputa entre os topo de linha. Na verdade, ele pode até ocupar uma das primeiras posições no pódio. Eu te digo porque nesta análise completa.
Prós
- Custo/Benefício
- Excelente câmera
- Sensor de impressões digitais sob a tela melhorado
- Desempenho campeão
- Carga rápida e sem fios
- NFC
Contras
- Traseira escorregadia demais
- Sem entrada para fones de ouvido
- Som mono
O melhor custo/benefício do mercado
449 Euros (cerca de US$ 500 ou R$ 1.950)! Este é o escandaloso preço do Xiaomi Mi 9. OK, não é nenhuma pechincha, mas vendo os preços do mercado atual, podemos dizer logo de cara que é o smartphone com o melhor custo/benefício do mercado.
O Xiaomi Mi 9 está disponível em preto, roxo e azul, e é equipado com 6 GB de RAM e 64 GB de memória interna. Uma versão com mais memória (6 GB de RAM e 128 GB de memória interna) sai por apenas 50 Euros a mais.
Um smartphone brilhante, que lembra o Huawei P20 Pro
Se há algo em que o Mi 9 não se destaca é no seu design. Alguns poderiam até considerá-lo “maçante”. Mas para uma pessoa como eu, que adora preto sobre todas as outras cores e prefere algo simples e sóbrio, isso não é um problema. Aliás, é o oposto. O carro-chefe da Xiaomi é um smartphone discreto, mas elegante.
O design é sexy e elegante, graças à combinação de metal e vidro e às sinuosas linhas arredondadas que lhe dão forma . No lado esquerdo a Xiaomi adicionou um botão dedicado ao Google Assistant que me incomoda um pouco, pois eu o pressiono sem querer mais vezes do que gostaria.
Na parte de trás, o Mi 9 lembra um pouco o Huawei P30, especialmente por causa da câmera com lentes triplas dispostas verticalmente no canto superior esquerdo do aparelho. É claro que o design ainda lembra muito a Apple. Não preciso lembrar do quanto os chineses gostam de olhar para Cupertino.
A traseira "brilhante" (parece um espelho) é responsável pelo quase único defeito que encontrei no Mi 9. E é que, como o Mi8 ou sua variante Pro, ele é muito escorregadio. Felizmente a embalagem inclui uma capa antiderrapante para evitar desastres. E sem ela, marcas de dedos são inevitáveis.
Uma bela e grande tela AMOLED
A Xiaomi ainda usa telas da Samsung e, como seu antecessor, o Mi 9 tem um painel AMOLED. Já sabemos o que isso significa: excelente qualidade, cores boas e brilhantes, pretos muito profundos e muita nitidez mesmo em plena luz do dia . Coberta por Gorilla Glass 6, a tela de 6,39 polegadas - mesmo tamanho do Mi Mix 3- e resolução FHD + de 2340 x 1080 pixels também se destaca por ocupar 90,7% do corpo do smartphone.
As bordas foram reduzidas a um mínimo, assim como o notch, que agora tem formato de gota. Tudo isso permite uma experiência verdadeiramente imersiva ao desfrutar de todos os tipos de conteúdo multimídia, como sua série favorita na Netflix, como deveria ser. Obrigado, Xiaomi!
A união faz a força
Assim como no Mi 8 Pro, a Xiaomi incluiu reconhecimento facial 2D e um leitor de impressões digitais sob a tela para desbloquear o dispositivo, um conjunto que funciona perfeitamente bem. O sensor de impressões digitais é visivelmente mais rápido do que o de seu antecessor e está localizado um pouco mais abaixo, o que facilita o acesso.
Não tenho reclamações sobre nenhum dos dois sistemas, pelo contrário. Eu tenho ambos ativados por precaução, mas a verdade é que o desbloqueio facial é tão eficaz que eu raramente tive que colocar meu dedo na tela do Mi 9. Mas devo admitir que ele não é tão bom quanto o de seu antecessor. É que para reduzir o notch o Mi 9 perdeu o sensor infravermelho, usado para reconhecer seu rosto à noite.
MIUI 10, é o que impede o Mi 9 de ser praticamente perfeito
Após usar o Mi 8 Pro por alguns meses, não notei a diferença de software entre um e outro e, como você pode imaginar, já tinha uma opinião formada sobre a MIUI 10. Nunca irei me acostumar com as malditas propagandas. Na verdade a interface da Xiaomi - longe de ser a minha favorita - não me incomoda especialmente, até gosto por seu design minimalista, mas entre os anúncios e os erros que ela apresenta, acabou me deixando com raiva.
Mas o que especialmente me irritou foi isto: por que toda vez que você está ouvindo algo no telefone e vem uma notificação o som cai ou praticamente desaparece? É algo muito incômodo. Dá para evitar isso se você colocar o telefone no modo "Não perturbe", mas demorou um pouco até eu chegar lá...
A interface da Xiaomi roda sobre a mais recente versão do Android, a 9.0 "Pie".
O smartphone mais poderoso de 2019
Não sou eu que estou dizendo isso, são os especialistas. No ranking da prestigiada ferramenta de benchmark AnTuTu, o Xiaomi Mi 9 9 ocupa a primeira posição, à frente de rivais como o Samsung Galaxy S10 (em todas as suas variantes), o Huawei P30 e sua versão Pro.
O carro-chefe da Xiaomi é baseado no mais recente processador da Qualcomm: o poderoso Snapdragon 855. Este chipset dá ao Mi 9 um desempenho de campeão e uma fluidez que vale a pena mencionar. Ele aguenta tudo o que você jogar sobre ele, sem um deslize sequer. As tarefas do dia-a-dia de um usuário muito exigente como eu não são um problema, nem mesmo jogos como PUBG, que roda com gráficos perfeitos e sem nenhum engasgo.
Xiaomi Mi 9 comparado com aparelho semelhantes
Xiaomi Mi 9 | Xiaomi Mi 8 Pro | Nokia 9 PureView | Samsung Galaxy S10 | Huawei P30 Pro | |
---|---|---|---|---|---|
3D Mark Sling Shot ES 3.1 |
5659 | 3338 | 4641 | 4299 | 3990 |
3D Mark Sling Shot Vulkan |
4762 | 3112 | 4272 | 4197 | 3995 |
3D Mark Sling Shot ES 3.0 |
7028 | 4373 | 6164 | 4381 | 3219 |
3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 |
66907 | 65170 | 64670 | 54749 | 35981 |
Som mono e sem entrada de fones
Infelizmente, e como já é tradição dos últimos carros-chefe da empresa chinesa, não há uma entrada para fones de ouvido no Mi 9. Para mim isso é um grande “porém”, embora compreensível dada a tendência do mercado.
Em vez disso temos um conector USB Tipo C, com um adaptador incluso para aqueles que, como eu, não gostam muito de fones Bluetooth. Em ambos os lados da porta USB temos furos para o alto-falante, embora um dos conjuntos seja falso, já que o Mi 9 tem apenas um alto-falante. Isso mesmo, não há som estéreo, mas ao menos o que ouvimos tem qualidade suficiente. Nenhuma reclamação a este respeito.
Três câmeras para se apaixonar
O Mi 9 é o primeiro smartphone da fabricante chinesa a integrar uma câmera tripla com AI. A câmera central, com sensor Sony IMX586 de 48MP (como no Honor View 20) com abertura f / 1,75 é a principal, acima de lente telefoto equipada com um sensor Samsung de 12MP com abertura f / 2.2 e zoom óptico de 2x, e abaixo de uma lente Ultra Wide com sensor Sony de 16 MP e abertura f / 2.2. O trio funciona perfeitamente e oferece imagens de qualidade excepcional em quaisquer condições.
É claro que com a luz natural as coisas funcionam melhor, as câmeras do Mi 9 se saem muito bem mesmo à noite. As cores são bem representadas, com bom balanço de branco e muitos detalhes. Fiquei especialmente satisfeita ao usar a lente grande angular, que permite novas possibilidades de enquadramento. Quem precisa das 5 câmeras do Nokia 9 PureView?
Galeria de fotos como Mi 9
A câmera frontal é de 20 MP e também demonstra todo o seu potencial com muito pouco esforço. Suas selfies estão garantidas.
Sem dúvida, o desempenho fotográfico do Mi 9 se destaca. E muito. Quem concorda comigo são nossos colegas do DxOMark, que lhe premiou 107 pontos (112 por fotos, 99 por vídeos), proclamando-o como o melhor da casa. Como eles apontaram, e como pude verificar por mim mesma, o efeito bokeh e o autofoco também funcionam muito bem.
Quanto aos vídeos (960fps em câmera lenta disponível), o Mi 9 surpreende e a gravação padrão em 4K faz jus aos detalhes, mesmo em cenas internas. Também possui um sistema de estabilização de imagem muito bom.
Mais autonomia do que o esperado e carregamento rápido e sem fios
No quesito bateria, normalmente os smartphones soam melhor no papel do que na realidade. No caso do Mi 9 e sua bateria, aconteceu o contrário . 3.300 mAh não parecia algo para comemorar, mas no uso típico fui agradavelmente surpreendida. Durante minhas duas semanas de uso eu não tive que parar para reabastecer uma vez antes de ir para a cama. Nenhuma. Além disso, cheguei ao final do dia com 15% da bateria restante.
Vamos deixar claro que me levanto às 6h30 da manhã, vou para a cama às 10:30h e uso meu celular como se fosse uma extensão da minha mão. Eu tiro fotos o tempo todo, publico Stories no Instagram, olho no Facebook, acompanho minhas duas contas de e-mail ... isso sem mencionar as centenas de áudio e mensagens de WhatsApp que envio diariamente.
Os benefícios da bateria Mi 9 não terminam aqui. Ele é o primeiro smartphone no mercado a suportar carregamento sem fios a 20W, embora o carregador específico não venha na caixa (como esperado). O que está incluíso na embalagem é um carregador com fios de carga rápida a 27W, que é capaz de levar o Mi 9 a 100% em menos de uma hora.
Xiaomi Mi 9 – Especificações Técnicas
Veredicto final: o verdadeiro rival das estrelas da Samsung, Apple e Huawei
O verdadeiro rival das estrelas da Samsung, Apple e Huawei está aqui. Não, não é brincadeira. Por metade do preço (ou até menos) a fábrica chinesa mais uma vez demonstra que é possível fazer um smartphone com tudo o que é necessário e um pouco mais. O Xiaomi Mi 9 pode atender as necessidades de qualquer usuário, mesmo os mais exigentes.
O mais recente processador da Qualcomm, leitor de impressões digitais sob a tela, reconhecimento facial, câmera traseira tripla com sensor Sony de 48 MP e lente grande angular, carregamento rápido, carregamento sem fio, NFC ... Todos os ingredientes de um smartphone de primeira linha sem ter que deixar uma fortuna no caixa. A Xiaomi volta a tornar acessível para o público em geral o que anteriormente era reservado apenas a alguns.
Quem quer um Galaxy S10, um Apple iPhone XR ou XS ou até mesmo um Huawei P30 se é possível ter quase o mesmo por muito menos? Não eu, claro. Ainda mais levando em conta que, como dizem, hoje em dia “trocamos mais de smartphone do que de roupa”.
Boa tarde... Esse mi 9 tem infla vermelho?
E a banda 28? Vc não comentou sobre o mi 9 nas redes brasileiras.
Uma dúvida: a capitação de áudio em gravação de vídeo e vídeo-chamadas é boa? pois é um ponto q sempre vejo a Xiami bem abaixo de seus concorrente. E é o único ponto q ainda n me fez comprar o Mi 9 SE rsrs
Já pensou em instalar a Xiaomi.eu? Eu acho bem melhor que a Miui oficial. :D Não tem essas propagandas chatas.
De nada adianta ter uma Ferrari para andar nas ruas esburacas do Brasil... como que a pessoa pode ser feliz tendo um sistema nativamente cheio de propagandas?
Tem como remover as propagandas do sistema. Fora que no Brasil como região nas configurações já não vai ter propaganda mesmo.
Ah então é super válido hahaha
Tem a opção de desativar as propagandas e mesmo que não tivessem a opção, ainda acho válido a compra deste smartphone.
Interessante, só podia ser mais especifico na parte de bateria pois ainda assim não me deu uma ideia do quanto ela realmente dura, ótimo review realmente a Xiaomi aprendeu e ta melhorando nas câmeras
Ótimo review, poderia também incluir o tempo de tela ligada médio nessas analises, já que esta virando uma unidade de medida bem comum nos sites e foruns gringos(SoT).
Não é o melhor celular do momento, mas sem duvidas é um otimo custoxbeneficio
"Vamos deixar claro que me levanto às 6h30 da manhã, vou para a cama às 10:30h e uso meu celular como se fosse uma extensão da minha mão."
Então depois de 4 horas que acordou vc já vai dormir?!🤔😉
Obviamente não Henrique. Nem todos os países usam "tempo militar" como nós.
Ok, é que fora do ambiente militar também usamos aqui as horas em 24.
Por ser um redator, deveria ter usado!
Mas tá bom!
Estou com uma dúvida sobre a MIUI 10. Vejo falarem dessas tais propagandas pop-up que assombram a interface, mas no Redmi Note 5 que eu tenho NÃO TEM NENHUMA PROPAGANDA. Não estou reclamando, por favor, mas por qual motivo será que aqui não aparece? De mais alguém também não mostra propagandas? Sério, nunca vi.
Ainda não vi nenhuma propaganda aqui no Mix 3 com MIUI 10. Pelo que eu andei lendo é somente em algumas regiões e o Brasil não é afetado e em muitos Apps nativos é só ir nas configurações e desabilitar a opção "Receber Recomendações"
ufa ja estava assustado pois tenho a intenção de até ano que vem sair do Mi A1 pra um Xiaomi com Miui...
Também tenho um Redmi Note 5 e não recebo nenhuma propaganda, muita gente não sabe, mas nas configurações tem como desabilitar, só ir nas Configurações > configurações adicionais > privacidade > ad services, é só desabilitar a opção e nunca mais será incomodado.
É tudo configurável, fácil de encontrar, e ainda assim tem vários tutoriais no youtube. Tenho aqui um MI Mix3, Mi 8 e Mi A1. Sáo ótimos, estamos todos satisfeitos. Saí do S7 edge e não sinto falta. Com GCam as fotos ficam espetaculares. Melhores que no Iphone x e S9.
É o celular custo x benefício do momento. Mas acho que o SE bem mais interessante, pois tem a maioria das coisas do mi9 normal por um preço aí dá mais baixo. Pra quem não faz questão de pegar um top, seria minha escolha.