Review do Galaxy Note 5: um Note 4 piorado
A Samsung decidiu dividir a sua categoria premium, tendo lançado o Note 5 e também o Galaxy S6 Edge+ com poucas semanas de intervalo para o mercado brasileiro. O Edge+ é um aparelho inovador e que não decepciona. O nosso review completo do Note 5, contudo, mostra que os proprietários do Note 4 não terão motivos para um upgrade.
Prós
- Brilho excepcional da tela
- Câmera extremamente rápida e profissional
- Caneta stylus integrada
- Reconhecimento de escrita à mão genial
Contras
- Multitarefas capenga
- Som deixa a desejar
- Autonomia da bateria mediana
Samsung Galaxy Note 5 – Data de lançamento e preço
O Galaxy Note 5 foi lançado no Brasil no dia 07/10/2015, durante uma coletiva de imprensa da Samsung que aconteceu na cidade de São Paulo. O dispositivo estará disponível a partir do dia 12/10 em pré-venda no site da empresa pelo valor de R$ 3.799,00 (32GB). A Samsung está comercializando o dispositivo em três opções de cores: branca, preta e dourada.
Samsung Galaxy Note 5 – Desenho & Qualidade de Construção
Quanto ao design, a Samsung adotou a nova linha visual empregada no Galaxy S6 também para o Note 5. O parentesco com o Galaxy S6 é óbvio à primeira vista. A linha se despediu do policarbonato imitando couro e também do plástico. Dessa forma, o Galaxy Note 5 possui uma moldura de alumínio e tanto sua parte frontal quanto traseira são feitas com o Gorilla Glass 4.
Um dos detalhes mais marcantes é, sem dúvida, as bordas laterais curvadas na parte de trás. Para se ter uma idéia, é como se tivéssemos o Galaxy S6 Edge nas mãos, mas com as laterais da parte traseira curvadas, não da frontal. A tela plana e esta curvatura posterior oferecem uma pegada ainda melhor ao aparelho, e o deixam ainda mais ergonômico, o que vem a ser muito bom em um smartphone deste tamanho; ele me lembra um pouco a parte de trás do Xiaomi Mi Note Pro.
Também merece destaque a moldura bem final ao redor do display, algo incomum no caso de smartphones da Samsung (com exceção do Samsung Galaxy A8). Aqui a companhia sul-coreana realmente operou um avanço, fazendo com que o Note 5 seja um aparelho bastante compacto.
Apesar de o novo Note ter ganhado o visual de um dispositivo premium, sem falar na escolha de materiais, essas mudanças vieram com um preço. Algumas funções e propriedades típicas da linha foram retiradas. Como exemplo maior temos a ausência de entrada para cartão microSD, o que pode decepcionar os adeptos da memória expansível. Além disso, não podemos mais trocar a bateria do novo Note 5.
A Samsung já recebeu muitas críticas quando lançou o Galaxy S6 com essas mesmas características, mas se existe algo bem definido é que a fabricante vai investir neste novo projeto. O maior concorrente da linha, o iPhone 6 Plus, também não comporta qualquer um desses recursos. A diferença é que, talvez, no caso da Apple, o aparelho nunca os teve. Assim, se a Samsung esta tomando a decisão correta, só o tempo dirá.
Samsung Galaxy Note 5 – Tela
O Galaxy Note 5 possui uma tela plana de 5,7 polegadas, com uma resolução QHD e usa tecnologia Super AMOLED. Não temos aqui um display edge como no caso do Galaxy Note Edge ou do Samsung Galaxy S6 e sua tela dual-edge.
Dessa forma, o Galaxy Note 5 no quesito tela pode ser comparado ao Galaxy S6, com a óbvia diferença de que o display cresceu de 5,1 para 5,7 polegadas. Através do aumento da diagonal de tela e da manutenção da resolução de 2.560 x 1.440 pixels, a densidade de pixels diminuiu. Ela passou para 518 ppp na tela do Galaxy Note 5, o que não deve ser motivo para críticas.
Resultado do teste do DisplayMate
Se não estiver convencido com a nossa avalização, podemos citar neste ponto os especialistas em telas de smartphones e tablets. O DisplayMate é uma das grandes autoridades no assunto. Todos os anos nos laboratórios do DisplayMate são testadas, com a ajuda de processos complexos, categorias como brilho, nitidez, reflexo, estabilidade em ângulos inclinados, representação de cores, etc. E praticamente todos os anos a Samsung se destaca e toma a liderança. Como exemplo, o display do Note 4 foi considerado pelo DisplayMate como a melhor tela de todos os tempos, em seguida foi o display do Galaxy S6 e agora, você acertou, é a tela do Galaxy Note 5 que quebra todos os recordes.
Dessa forma, o display do Note 5 é bem mais claro do que o do Note 4, e sua visibilidade ao ar livre ou sob a luz do sol ficou bem melhor. E não só isso: ele economiza mais energia. Ainda segundo o DisplayMate, o Note 5 oferece o melhor e mais fiel display de todos os dispositivos móveis já testados. O mesmo vale para os valores máximos de brilho, que superou todos os outros dispositivos.
Galaxy Note 5: Teste de queda
Como de costume na internet, não demora muito até que os fãs de tecnologia comecem a testar os smartphones de todas as maneiras possíveis. O Note 5 não podia ser a exceção. Os primeiros testes de queda do PhoneBuff mostram por que vidro de ambos os lados pode ser uma decisão de design polêmica. Logo depois da primeira queda o dispositivo já apresenta marcas na parte traseira. Eles atingem rapidamente um ponto em que se mostra difícil evitar a assistência técnica oficial.
Apesar de a moldura de metal resistir bem aos impactos, ela não consegue proteger o display por muito tempo. Dessa forma, tanto a parte traseira quanto a tela se quebram relativamente rápido. Não é possível continuar a usar o Note 5 dessa maneira, pois a touchscreen também deixa de reagir a certa altura.
O teste de queda do Note 5 deixa clara uma coisa: quem quiser comprar esse phablet não pode ser um desajeitado, pois a carcaça de vidro não perdoa. Dispositivos como o iPhone 6 e o HTC One M9 obtiveram melhores resultados em testes equivalentes, ao passo que o Galaxy S6 se sai ainda pior. Recomendam-se, dessa forma, cases e capas de proteção para quem quiser adquirir o Galaxy Note 5.
Outro acidente que não pode acontecer com o Galaxy Note 5 diz respeito à S-Pen. Quando o stylus é inserido do lado errado, ele pode ficar preso no dispositivo! Ao menos foi o que disseram os jornalistas do Android Police.
Eles não inseriram a S-Pen com a ponta no smartphone, e sim com a parte traseira. O resultado é que a caneta ficou presa lá dentro. Segundo o site, custou muito tirar o stylus de novo, e depois disso o compartimento ficou estragado, e a S-Pen não parava mais no lugar certo. Esse problema não ocorre com o Galaxy Note Edge, pois simplesmente não é possível inserir a S Pen do lado errado.
Esse problema ainda não foi comentado pela Samsung, mas ele tem potencial para se tornar um #SPenGate comparável ao #BendGate da Apple.
Samsung Galaxy Note 5 – Características Especiais
Como no modelo anterior do Note 5, encontramos a caneta S-Pen. Mais uma vez, precisamos remover a caneta de forma manual, nada aqui foi automatizado como sugeriam alguns rumores (é preciso empurrar um pouco o stylus para que ele saia). Ao fazer isso, o menu de comandos aéreos também aparece na tela.
A caneta pode ser usada de dois modos. Ao ser retirada da carcaça quando o Note 5 estiver em standby, inicia-se um aplicativo de notas minimalista, com fundo preto e "tinta" branca. Assim, podemos tomar notas de maneira rápida e prática, e elas são diretamente salvas.
Ao se desbloquear o Note 5 e clicar no botão da caneta, iniciamos o menu do Air Command no Galaxy Note 5. Essa lista mostra, de um lado, os aplicativos da S-Pen, e de outro apps que você mesmo acrescentou.
Para usar a S-Pen como substituto da digitação, você deve mudar o teclado para o modo da caneta. No teclado da Samsung, isso se dá à esquerda, ao lado da tecla de espaço.
Notas mais longas são difíceis de serem escritas com a S-Pen, e a Samsung quer que o Note 5 também seja usado no trabalho (no lugar dos dispositivos da BlackBerry). A case de teclado abaixo chegou ao mercado internacional logo depois do próprio aparelho.
Samsung Galaxy Note 5 – Software
O Note 5 já conta com diversas atualizações logo depois de ligado pela primeira vez. O nosso aparelho de testes é vinculado à T-Mobile norte-americana, e conta com diversos updates de performance, mas mesmo a atualização de 21 de setembro não pode resolver o problema de tempo de carregamento, descrito mais abaixo. Vários updates têm como base o Android 5.1.1 Lollipop. Já está prevista uma atualização para o Android 6.0 Marshmallow.
O nosso dispositivo de testes chegou com alguns bloatwares da operadora, e portanto ainda não podemos avaliar os serviços de um dispositivo desbloqueado. A quantidade de aplicativos pré-instalados, contudo, é moderada: além dos típicos apps da Microsoft e Facebook, apenas apps da S-Pen chegam embarcados, e dificilmente você os achará inúteis.
A TouchWiz é obviamente usada como interface, que a Samsung com o decorrer dos anos estabeleceu como visual uniforme da série Galaxy. Ela não se diferencia nos quesitos visual e de performance da interface de usuário do Galaxy S6.
Samsung Galaxy Note 5 – Performance
Do ponto de vista técnico, o Galaxy Note 5 equivale ao Galaxy S6 Edge+, se deixarmos de lado a tela e a S-Pen. O Note 5 também vem embalado pelo Exynos 7420 com oito núcleos e frequência de no máximo 2,1 GHz. A memória de trabalho é bem generosa (4 GB), e como do Edge Plus o dispositivo chega com versão de 32 e 64 GB de armazenamento interno.
Nos testes de benchmark de processador e memória o Note 5 fica entre o S6 Edge+ e o Sony Xperia Z5 Compact.
Com 4 GB de memória RAM esperávamos uma grande peformance no quesito multitarefas do Note 5. Mas em dois testes independentes o dispositivo se mostrou mediano. Tanto o PhoneBuff quanto o Android Police mediram o tempo de carregamento entre a transição de apps e constataram que o Note 5 fica atrás do LG G4 e do Nexus 6, apesar de ambos os aparelho possuírem hardware menos potentes no papel. Ao testarmos pessoalmente o Note 5 na redação, chegamos aos mesmos resultados.
A reativação de apps se dá frequentemente com algum atraso de carregamento, usual em smartphones com menos RAM. Parece difícil, portanto, que a Samsung use muito dos 4 GB para a multitarefa. Outra possibilidade para o atraso seria um modo de economia de energia agressivo, que funcionaria em prejuízo da multitarefa. Até mesmo o Note 4 da redação foi mais rápido nesse ponto.
Temos certeza de que a Samsung irá resolver esse problema de software, pois o comportamente de fechar atividades em segundo plano são programadas no firmware.Se observarmos o update do Android 5.1 para o Nexus 6, devemos nos lembrar da melhora significativa da performance. O segredo foi a otimização do controle de processamento. Isso não seria difícil para a Samsung, como mostram os vídeos acima.
Muito se especulou a respeito de uma entrada para cartão microSD antes do lançamento do Galaxy Note 5, mas desde sua apresentação oficial ficou claro: o Galaxy Note 5 não possui memória expansível. Na minha opinião, isso não é um escândalo, como muitos consideram, pois uso serviços de nuvem para acessar meus dados de vários dispositivos. Contudo, quem quiser trocar seu Galaxy Note 3 ou Note 4 pelo atual top de linha poderá achar aí uma desvantagem. A situação piora se pensarmos que a variante com mais memória do Note 5 tem 64 GB, ou seja, menos do que os 128 GB da versão maior do S6.
Samsung Galaxy Note 5 – Áudio
O som do Note 5 é bom, mas não é excelente. Para obter um bom som do alto-falante mono da parte inferior direita é preciso procurar o equalizador e regular sobretudo o baixo, para que se ouça mais a voz numa canção.
Uma das funções mais importantes do Note 4 era a de ditado. Ela tinha acesso a três microfones integrados e conseguia diferenciar até oito pessoas (numa reunião, por exemplo). A função infelizmente foi retirada do Note 5. Uma função de ditado está presente, mas ela é apenas mediana.
Samsung Galaxy Note 5 – Câmera
"A câmera do Note 5 é fantástica", diz o nosso camerman Toni. No metrô, no elevador ou contra a luz, a câmera do Galaxy Note 5 não deixa nenhum profissional na mão. Sobretudo as funções de controle de luz e foco são excepcionais. Dessa forma, é possível filmar ou fotografar pessoas bem de longe. Clicando longamente no motivo, aparecerá a bolha "AF/AE lock".
Também as imagens mais convencionais mostram que a câmera do Note 5 está entre as melhores do mundo mobile. Detalhes são representados de maneira muito fiel, mesmo quando fotografamos à mão livre no modo automático. Como é típico da Samsung, as cores são apresentadas de maneira um tanto fria. Uma ou outra foto podem exigir trabalho posterior.
Apenas quando observamos atentamente alguns detalhes, como o corte Crop-to-Fit acima no metrô, reconhecemos alguns pontos pouco nítidos devido ao movimento e baixa iluminação. Deve-se ter em conta, no entanto, que essa não é a regra. A foto do elevador no link acima mostra que a câmera do Note 5 é quase imune ao problema de falta de iluminação. Se a câmera é um fator importante na compra de um dispositivo para você, o Note 5 não irá decepcionar.
Samsung Galaxy Note 5 – Bateria
Devido à nova liguagem visual, o Galaxy Note 5 perdeu mais uma característica da série, além da memória expansível. A bateria do dispositivo não pode ser trocada. Além disso, ela se reduziu de 3.220 mAh (Note 4) para 3.000 mAh no novo aparelho. Isso pode ser preocupante no papel, e pode representar uma direção errada no desenvolvimento da série.
Infelizmente o nosso Note 5 chegou com um carregador diferente do original, e portanto não pudemos fazer medições confiáveis de carregamento rápido. Segundo o site PhoneArena, a bateria do Galaxy Note 5 não apresenta resultados de todo ruins num primeiro teste, durando 9 horas e 11 minutos. Como comparação, o Galaxy Note 4 tem uma bateria maior, mas a autonomia de 8 horas e 43 minutos. Além disso em apenas 81 minutos o Note 5 se carrega completamente, e o Note 4 precisa de quase 15 minutos a mais.
Samsung Galaxy Note 5 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Galaxy Note 5 tem um visual excelente e se destaca também pela ergonomia. Plástico e couro falso são coisa do passado. Mas infelizmente o design assumiu o caráter prioritário, e o dispositivo perdeu funções úteis como a entrada para cartão microSD e uma bateria removível.
O desaparecimento de opções como o microfone de conferência e outros exemplos citados acima fazem do Note 4 uma opção bem atrativa. O dispositivo é apenas levemente inferior no que diz respeito à bateria, e para quem não dá tanta importância ao visual, e sim às funções, ele pode ser considerado superior ao sucessor. Dessa forma, o Note 5 não representou em muitos aspectos um verdadeiro upgrade.
E aí, o que você achou do Galaxy Note 5? Ele poderia ser o seu novo smartphone?
Sensacional esse Galaxy Note.
Estamos em julho de 2016. R$ 2200 num Note 5 ou R$ 1800 num Note 4?
Aproveito para deixar como sugestão algo que não encontro no Brasil. Updates de Reviews. Agora que o Note 5 tem Android 6.0 e o preço caiu, acredito que seja necessário olhar pra ele com outros olhos.
Obrigado.
Eu comprei um note 5 e deixei ele ligado direto pq tinha a sensação de que a bateria acabava mto rapido? Deixei ligado direto na Netflix e a bateria durou 4 hrs e 20 min estando a 100% e com o brilho a 70%
Queria saber se e normal esse tempo
Ja que o meu galaxy note 3 fiz a mesma coisa e durou 5 hrs e poca sendo q ja tenho ele a quase 3 anos 😧😧😧
Resoluções diferentes, baterias diferentes, hardware diferentes né.
Melhor smart que ja tive. Muito bom, rápido e eficiente. Que diz o contrário provavelmente nunca manuseou um
Essa é a melhor linha de smarts que existe e abrange os consumidores mais exigentes também. A Xamxung teve uma decisão difícil em suas maus e decepcionou muita gente que esperava por esse modelo (inclusive eu) e pra piorar, almentou o preço. Essa linha de smart quem usa sabe o quanto é difícil trocar por outro aparelho ou marca (não impossível). A Xamxung também sabe disso e se aproveita desse status e segurança para mudar o aparelho como bem achar necessário e acaba cometendo o absurdo de lançar aparelho com downgrades. Não troco meu N3 tão cedo, é ótimo e me atende perfeitamente bem. Aguenta uma geração ainda.
E tem aguma notícia quando chegará o modelo de 64GB do Note 5 no Brasil? Pois foi lançado nos EUA e Europa junto com o modelo de 32GB. Pois sem cartao MicroSD, tem que ser 64GB. Obrigado
Tenho esse Note 5... Aparelho espetacular...
Tô só curtindo muito conteúdo multi mídia... Sua tela é incrível...mais logo logo, vou migrar pra outro... Porque esse não é bem meu perfil, mais o aparelho é espetacular... Porém.agora penso em ter um Top dual ship, pois os planos com linha e Internet juntos são os olhos da cara meu... Então um dual ship é uma mão na roda.. Pois imagine.. Um ship só para ligações e o outro só pra Internet.. Então vai ser possível ter um pacote de dados muito maior e bem mais barato.. E o ship pra ligações, fica no pré pago mesmo, afinal quase tudo hoje é no Zap mesmo.. He He He..
Mais apesar de ter pago quase 3k neste note 5, não me arrependo.. Pois é ótimo.. nem preciso discutir sobre a grandeza deste smartphone né verdade.. Respeita hein.. rsrs
Desvantagens inadmissíveis do Note 5 em relaçao ao Note 4: Não tem entrada para cartao de memória; nao tem bateria removível; não tem infravermelho. Que upgrade é esse ?
agora me diga,o que tem no note 5 que não tem no 4? tudo igual ...quem tem seu note 4,não precisa trocar,é a mesma coisa ,Samsung apenas querendo dinheiro mesmo sem trabalhar direito.
É mais fácil ver o que não tem no 5 que o 4 tem. hehehe. Aí fica caro mesmo. Note 5 a 3.299 para os cadastrados na samsung, já com bônus de R$ 500 e o Note 4 na Kabum por R$ 1.965.
Não troco meu Note 4 por nenhum aparelho hj disponível em nosso mercado, ainda mais após tê-lo atualizado para a versão 5.1 1. Ficou um jato.
Tenho o Note 3 e estava esperando o lançamento do Note 5 pra pular uma geração... mas o acho que compensa mais realmente ir para Note 4, não? No histórico de preços do Buscapé ele aparece por R$ 1.800,00 há alguns dias atrás...
Só achei bonito pra caramba.
De resto meu note 4 compensa.
Para quem já achava o note 5 inferior ao 4, vale lembrar que o note 5 também perdeu o sensor infravermelho. A Samsung não vai ganhar meu dinheiro esse ano...
eu nao troco o meu note 4 pelo note 5. É uma desvantagem.
a vantagem da linha note e as atualizações demoram muito tempo pra abandona fora isso ainda prefiro o s4 edge normal esse ta por 2,500
S4 Edge????????????? Não seria Note 4 Edge???!!!
Na Fast já está por 3.450 e para os cadastrados no site da Samsung, ontem ela enviou convites para comprar e ganhar desconto nesta semana, de R$ 500, exclusivo no site da fabricante, saindo por R$ 3.299,00. Ainda tá caro, pois como bem disseram, dá para comprar 2 do belo e bom Note 4, por cerca de R$ 1.495 cada, e ainda sobra troco. Penso que logo vai baixar também, pelas poucas vendas.
O Note 4 ta 1.495? =O
Onde?