NextPit

Review do Sony Xperia XA: um intermediário para quem gosta de câmera e design

AndroidPIT Sony Xperia XA 9373
© NextPit

O Xperia XA é o intermediário da nova linha Xperia X, e possui especificações mais modestas. Além da câmera acima da média, o dispositivo conta com uma versão melhorada da interface Xperia UI e outros extras. A seguir, você descobrirá os prós e contras do Xperia XA através do nosso review completo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Avaliação

Prós

  • Câmera acima da média

Contras

  • Desempenho mediano
  • Bateria fraca
  • Armazenamento interno limitado

Sony Xperia XA – Data de lançamento e preço

O Xperia XA está disponível nas lojas brasileiras desde o dia 16 de junho. O dispositivo foi anunciado pela empresa no dia 9 de junho, durante uma coletiva de imprensa que aconteceu na cidade de São Paulo. A versão vendida no país custa R$ 1.799,00 e estará disponível nas seguintes cores: branco, grafite, rosê e verde limão. O modelo nacional é Dual-SIM e conta com 16GB de armazenamento interno.

Sony Xperia XA – Desenho & Qualidade de Construção

Apesar de não ter um corpo de metal, o novo Xperia XA se encaixa perfeitamente na nova espécie que chamamos carinhosamente de intermediários. A falta de bordas laterais provoca uma aparência elegante, mesmo que os materiais sejam de natureza, digamos, acessível. Tanto as bordas como o corpo do dispositivo são feitos em plástico.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9361
O Xperia XA quase não tem bordas laterais / © NextPit

Em uma das laterais se encontram entradas para cartão SIM e cartão de memória Micro-SD cobertas por uma tampa, permitindo a ampliação da memória para até 200GB. Na parte superior encontramos a entrada mini jack para fones de ouvido, e na parte inferior encontramos um alto-falante.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9454
Entrada para o cartão Nano-SIM e microSD/ © NextPit

Este posicionamento pode surpreender os usuários do Xperia, já que o alto-falante está localizado tão para a direita do dispositivo que poderia afetar a saída de som quando em mãos. É difícil provar esta teoria com o dispositivo de teste conectado ao mostrador pelo cabo mini USB, mas poderia ser um problema no dia-a-dia.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9445
Detalhes da parte inferior do Xperia XA / © NextPit

Na borda lateral vemos o botão redondo de ligar/desligar, parecido com os que vinham na linha Xperia Z, o botão de volume e da câmera.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9451
A lateral direita possui os botões característicos da linha Xperia / © NextPit

O modelo pesa somente 137 gramas, e tem 7,9 mm de espessura. O Xperia XA será disponibilizado em quatro cores: branco,  grafite, lime gold e rosé.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9432
O acabamento do Xperia XA é de plástico / © NextPit

O Xperia XA tem as bordas extremas feitas em alumínio, conferindo um visual mais refinado ao aparelho.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9452
Na parte superior e inferior do aparelhos temos as bordas em alumínio / © NextPit

Sony Xperia XA – Tela

A tela do Sony Xperia XA é de 5” com resolução HD, oferecendo assim uma densidade de aproximadamente 293 pixels por polegada. Esta quantidade é suficiente para um smartphone intermediário. A inclusão da tela em um design sem bordas laterais faz com que a experiência seja bastante agradável, e tanto os ângulos de visão como o brilho parecem estar corretos, pelo menos durante seu uso em lugares fechados.

O painel fica ligeiramente ilegível em ambientes com alta luminosidade, mas este é um problema comum das telas LCD. A tela conta com tecnologia Triluminos e possui alguns ajustes nas configurações do aparelho para torná-la mais vívida ou ainda mais balanceada.

Embora não tenha o mesmo nível de nitidez do Xperia Z5, a tecnologia de tela da Sony é capaz de deixar uma tela HD com a mesma qualidade visual de uma Full HD.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9378
A tela em HD da Sony tem quase a mesma qualidade de um padrão Full HD / © NextPit

Sony Xperia XA – Software

O software da Sony está sempre recebendo melhorias nos recursos e em sua interface. A versão do Android 6.0 Marshmallow que vem instalada no Xperia XA possui alguns elementos novos, como um novo visual para o aplicativo de SMS e o teclado Swiftkey como padrão no lugar do Xperia Keyboard.

A Xperia UI conta ainda com uma nova tela de bloqueio e um sistema de sugestões de apps que funciona a partir da tela inicial.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9373
O Xperia XA sai de fábrica rodando com o Marshmallow / © NextPit

A Sony ainda envia uma série de aplicativos pré-instalados, alguns removíveis e outros não, como o Spotify, o Kobo eBooks, Sky Go, Amazon e até o anti-vírus AVG. Assim, o dispositivo sai de fábrica com aproximadamente 5GB disponível no armazenamento interno - o total é 16GB.

Sony Xperia XA – Performance

O rendimento do Xperia XA está nas mãos do processador MediaTek Helio P10 octa-core de 2,0 GHz, um chip pensado para os intermediários. A memória interna do aparelho é de 2GB e o armazenamento é de 16 GB, podendo ser expandido até 200GB através de um cartão microSD.

O rendimento gráfico do Xperia XA em jogos e conteúdos multimídia é apenas satisfatório. É possível notar que alguns aplicativos demoram um pouco para serem abertos, enquanto o multitarefa precisa ser usado com parcimônia. Se você pretende utilizar o dispositivo para redes sociais e mensageiros instantâneos, não encontrará muitos problemas.

sony xperia xa review software hardware
Números técnicos do Xperia XA / © ANDROIDPIT

Os gráficos do Xperia XA ficam abaixo do esperado devido a GPU que acompanha o Helio P10, que possui apenas dois núcleos de 700 MHz. A arquitetura do chipset é a Cortex A-53 de classe média, o que pode justificar o desempenho intermediário do processador octa-core.

Recomendo que você tenha um cartão microSD em mãos para otimizar o desempenho do Xperia XA, que fica com o armazenamento interno limitado em pouco tempo. É possível formatar o cartão para utilizá-lo como memória interna no dispositivo da Sony. Não é possível executar esse procedimento pelas configurações do sistema, mas, através do artigo abaixo você poderá descobrir como utilizar a linha de comando que executa este recurso:

sony xperia xa review microsd as internal
Armazenamento convencional (esquerda) e armazenamento expandido com microSD (direita) / © ANDROIDPIT

Sony Xperia XA – Áudio

O speaker do Xperia XA é ligeiramente fraco e puxa mais para tons agudos. A qualidade das chamadas, contudo, é clara e bem pronunciada. A Sony envia um fone de ouvido na caixa, mas, infelizmente, eles não seguem o padrão de qualidade que podemos esperar da empresa. Temos um fone convencional sem nenhum tipo de tecnologia, como cancelamento de ruído.

É possível ajustar as configurações do som pelo aplicativo de equalizador da Xperia UI, que conta com ajustes para tons graves, médios e agudos.

sony xperia xa review fm radio equializer
O aplicativo de rádio do Xperia XA e o equalizador nativo do sistema da Sony / © ANDROIDPIT

Sony Xperia XA – Câmera

As câmeras da Sony são sempre um diferencial nos smartphones Xperia. A câmera principal oferece um nível de detalhes, cores e brilhos interessantes. Somente quando olhamos de perto é possível identificar leves borrões ou distorções nas imagens capturadas pelo dispositivo. Mesmo em ambientes com pouca luminosidade as imagens saem com boa qualidade. A câmera para selfies, por sua vez, está acima da média entre os intermediários.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9421
Câmera de 13MP do Xperia XA / © NextPit

A câmera traseira possui 13MP e abertura de lente f/2.0, acompanhada por um flash de LED simples. A lente frontal possui 8MP e conta com a mesma abertura de f/2.0 da câmera traseira, além de um ângulo de 88 graus que permite capturar mais pessoas ou detalhes numa única foto. A câmera da frente não possui flash, porém, o modo HDR sempre salva os autorretratos tirados em ambientes com iluminação desfavorável.

sony xperia xa selfie test
Selfie capturada pelo Xperia XA / © ANDROIDPIT

O autofoco híbrido do Xperia XA é excelente para quem gosta de dar o foco na cena e capturar a imagem rapidamente. Não existem atrasos no disparo e tudo funciona rapidamente. Como já é tradição nos smartphones da Sony, o Xperia XA vem equipado com um botão físico para ser usado como gatilho da câmera.

AndroidPIT Sony Xperia XA 9409
Modo manual do software de câmera do Xperia XA / © NextPit

Embora a câmera conte com um modo manual interessante, a opção Auto Superior pode ser o modo mais viável para quem não tem conhecimentos específicos com ajustes.

  • Confira aqui o teste de câmera do Xperia XA com fotos em alta-resolução.

Sony Xperia XA – Bateria

A duração da bateria do Xperia XA fica abaixo dos demais intermediários do mercado. Se você usar a câmera por diversas vezes, por exemplo, a bateria é consumida num ritmo ainda mais acelerado. Durante meus testes, o Xperia XA durou em média 6 horas e 46 minutos. Com alguns ajustes no sistema, incluindo o modo STAMINA de energia, é possível fazer com que o XA dure ao menos um dia e meio.

A bateria de 2.300 mAh é fixa ao aparelho e não pode ser removida; no entanto, com o carregador da Sony é possível carregar o aparelho completamente em menos de uma hora.

Sony Xperia XA – Especificações Técnicas

Dimensões: 143,6 x 66,8 x 7,9 mm
Peso: 138 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow
Interface: Xperia UI
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: MediaTek MT
Número de núcleos: 8
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

O Xperia XA é um dispositivo indicado para quem é exigente em dois aspectos: câmera e design. Infelizmente, o Xperia XA fica meio deslocado quando comparado aos demais intermediários do mercado, principalmente se olharmos para o seu preço e suas especificações. O aparelho entrega boas imagens com ambas as câmeras e o software da Sony tem evoluído de forma bem natural, mas, essas vantagens podem não ser suficientes para sustentar a escolha de parte dos usuários pelo dispositivo.

Se você é fã da Sony, vale a pena pesquisar por um outro produto dentro do portfólio da empresa. O Xperia Z3 é um bom exemplo disso, visto que o dispositivo custa um pouco mais do que o Xperia XA e possui especificações bem mais avançadas.

O que você achou do Xperia XA?

Sony Xperia XA – Onde comprar

Abaixo, você confere as melhores ofertas para o Xperia XA:

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maurício Rodrigues 06/06/2016

    A vergonha na cara da Sony passou longe em vender um aparelho desses por 1899,00

  • David CD 06/06/2016

    Cara, tu consegue enxergar pontos positivos? Num aparelho que é vendido por um preço absurdo pelo que ele oferece? Eu só consigo enxergar moto maxx, moto X Style, LG g4, LG g3, moto x2, S5, s6. Olha quantos aparelhos eu compro por esse preço, ou menos ainda.

  • Deivis Schuman 06/06/2016

    A Sony ta querendo imitar a LG e suas loucuras?
    R$ 1.899,99 em um Mediatek com tela HD?
    É sério isso mesmo?

  • Lewis Carlsen 08/07/2016

    Vale mais a pena comprar um Xperia Z3, o problema da Sony como já disse, é praticar preços muito altos em seus aparelhos. Esse smartphone venderia muito se custasse uns 1000,00 (com todo respeito, é óbvio que infelizmente nenhuma fabricante vai querer "mimar" os consumidores com 800 / 900 reais, como pediram nos comentários por um smartphone como esse).

  •   47
    Conta desativada 10/06/2016

    .

267 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Maxpower 13/06/2017 Link para o comentário

    Minha mulher comprou um desses por 1.050 reais... realmente aparelho muito bonito mesmo...agora vagabundo não fala nada do preço do iPhone 5S que ainda atinge a faixa dos 1800 reais , e no que dizer do iPhone 5C por 1200 reais??? Quero entender porque tanto rancor no coração com a Sony por parte dessa pobre gente...


  • Carlos Barbosa 14/03/2017 Link para o comentário

    kkkkkkkkkkk 1899 reais......


  • Rafael H. 28/07/2016 Link para o comentário

    A camera parece ser muito boa, mas por esse preço fica dificil justificar.


  • Rafael Dantas 14/07/2016 Link para o comentário

    Desculpem mas não troco meu Xperia ZQ (de 2013!) por esse XA.
    Intermediário? Com esses specs? Por esse preço? A Sony está muito perturbada pra lançar um aparelho desses, por esse preço e ainda dizer que é um bom negócio...


  •   45
    Conta desativada 11/07/2016 Link para o comentário

    Concordo que seria melhor se fosse uns 1400,00 .... Mas é importado então deve demorar a baixar o preço. Mas pelo que li em outros reviews e em vídeos também este aparelho é melhor que o Moto G, só não tem a biometria


    • Arnaldo Reis 31/07/2016 Link para o comentário

      Mesma coisa sou eu em relação à Samsung. Ódio mortal desta marca. Pós venda deles é o pior que já vi, e foram 3 ocasiões: 1 smartphone e 2 tv´s.


  • Jerry Wendel 10/07/2016 Link para o comentário

    Minha mulher comprou o Sony Ericsson K800i, primeiro e último Sony. Deu defeito em dois meses e a assistência técnica não consertou, foram grosseiros, arrogantes e nem os prazos cumpriram. Eu avisei que iriam falir, celulares bostas, atendimento um lixo, preços abusivos. Eu falo mal da Sony onde quer que eu vá. Hoje os celulares são fracos, tanto fisicamente como em tecnologia, e os mas feios que existem.
    Eu não compro mais nada da Sony e não deixo nenhum de minha família comprar.


    •   47
      Conta desativada 10/07/2016 Link para o comentário

      .


      • Jerry Wendel 11/07/2016 Link para o comentário

        Mesma coisa eu falei da HP. O que aconteceu? Faliu. Reclamei de drivers pra Linux.


      • Lewis Carlsen 11/07/2016 Link para o comentário

        HP apostando no WP. Parece que ficou bom...


  • Jefferson 10/07/2016 Link para o comentário

    Agora que não troco meu z2 por outro aparelho Sony tão cedo, o preço desses novos aparelhos não vale tudo isso.


  • Messias de Carvalho S. 10/07/2016 Link para o comentário

    A Sony e a quantum tão mostrando aos consumidores esperarem até o final do ano,pois até lá haverá com certeza melhores lançamentos com bom custo benefício. Então quer dizer q só pela beleza do celular eles encarecem esse smart
    Pois dentro dele é uma carroça não vale a pena por esse preço


  • Pajorve 09/07/2016 Link para o comentário

    Sony duvido vc mudar de nome e sair do Brasil....duvido !


  • Jefferson Silva 09/07/2016 Link para o comentário

    Como assim armazenamento interno limitado se não matéria diz que tem expansão até 200gb?


    • Anderson Santos 09/07/2016 Link para o comentário

      A expansão até 200GB é via cartão SD, simples.


  • Stolzes Herz 09/07/2016 Link para o comentário

    MTK não dá, véio.


  •   84
    Conta desativada 09/07/2016 Link para o comentário

    Sony ta falindo gente calma se n fosse o playstation ja tava morta

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.