NextPit

Review do Sony Xperia X: um mid-range para poucos bolsos

androidpit sony xperia x hero
© NextPit

O Xperia X é um dos três modelos que foram apresentados pela Sony durante o MWC em Barcelona. O modelo chega ao país por um preço semelhante ao do Xperia Z5, mas trazendo configuração de intermediário. A seguir, você confere os pontos fortes e fracos do aparelho em nossa análise.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Avaliação

Prós

  • Processamento rápido
  • Boa duração de bateria

Contras

  • Desempenho fraco para jogos mais pesados
  • Preço elevado
  • Não possui resistência à água

Sony Xperia X – Data de lançamento e preço

O Xperia X está disponível no Brasil desde o dia 16 de junho, através das lojas oficiais da Sony e também nos varejistas parceiros. O dispositivo foi anunciado pela empresa no dia 9 de junho, durante uma coletiva que aconteceu na cidade de São Paulo.

O Xperia X pode ser encontrado nas seguintes cores: rosê, grafite e prata. Existem duas versões do modelo no país: 64 GB por R$ 3.799,00 com Dual-SIM e 32 GB com Single-SIM, que será vendida exclusivamente pelas operadoras. Ainda não existe preço para a edição com apenas um chip.

Sony Xperia X – Desenho & Qualidade de Construção

O projeto visual do Xperia X segue o padrão da linha Xperia Z. O aparelho possui as curvaturas de suas bordas suavizadas em alumínio, construção sólida e arestas bem polidas, fazendo com que qualquer usuário já familiarizado com a linha da Sony consiga reconhecer o dispositivo.

O sensor biométrico e o obturador físico da câmera estão posicionados em seus locais habituais, assim como o slot para microSD, que oferece a expansão da memória para até 200GB.

androidpit sony xperia x back
Acabamento traseiro do Xperia X / © ANDROIDPIT

Com uma tela de 5 polegadas e um corpo trabalhado em alumínio, o Xperia X é, claramente, um dispositivo com foco no design. O aparelho atende ao público que procura um smartphone com visual refinado, ao invés de um processador de última geração. Ao invés do vidro na parte traseira, a Sony optou em utilizar o alumínio, que confere um ar de elegância e sobriedade ao aparelho.

androidpit sony xperia x screen
Parte frontal do Xperia X / © ANDROIDPIT

Confesso que utilizar o Xperia X é uma experiência muito mais agradável do que qualquer outro smartphone da série Xperia X, principalmente pelo uso prioritário do alumínio. A pegada é mais anatômica, confortável e as marcas de dedos também são infinitamente menos notadas.

androidpit sony xperia x power button
Lateral do Xperia X / © ANDROIDPIT

O dispositivo não oferece proteção contra água, o que pode se considerar um retrocesso. Outros aparelhos da Sony com hardware intermediário, como os da série Xperia M, oferecem esse recurso.

De modo geral, o Xperia X é um dispositivo bonito, compacto e com características visuais bem conhecidas entre os usuários da marca.

Sony Xperia X – Tela

A tela do Xperia X possui resolução FullHD e tecnologia X-Reality Mobile, que realiza um processamento diferenciado para a gama de cores e contraste do aparelho. O painel LCD IPS é ótimo, com bons ângulos de visualização e brilho equilibrado. O usuário pode ajustar o nível do tons das cores entre as configurações do sistema.

A reprodução de cores é boa, como dito, mas as imagens não são tão nítidas como eu esperava, visto que a tela do aparelho deixou um pouco a desejar em condições de forte luminosidade. O display do Xperia Z3+ e do Xperia Z5 são melhores nesse quesito.

androidpit sony xperia x camera menu
Tela FullHD do Xperia X / © ANDROIDPIT

Sony Xperia X – Características Especiais

O Xperia X possui duas características especiais: dual-SIM e o sensor biométrico. No caso da biometria, o usuário pode armazenar até cinco digitais no dispositivo, que servem para desbloquear o aparelho e autorizar compras na Play Store. O reconhecimento é rápido e muito preciso. 

O dual-SIM, que é o caso do modelo testado, possui mais memória do que a versão single. O slot do aparelho é híbrido, ou seja, o usuário precisa escolher se quer usar dois chips-SIM ou um SIM e o cartão de memória no aparelho.

Nesse caso, a Sony resolveu equipar a versão dual-chip com o dobro de armazenamento (64GB) do modelo com um único slot (32GB), para que o usuário não seja prejudicado se decidir usar as duas entradas com cartões de duas operadoras.

androidpit sony xperia x sim sd slot
Slot dual-SIM do Xperia X Dual / © ANDROIDPIT

Sony Xperia X – Software

O Xperia X sai de fábrica rodando o Android 6.0 Marshmallow e a interface de usuário Xperia UI. O software da Sony está com todas as características padrão da empresa, com ligeiros refinamentos. A nova versão dessa skin traz um novo padrão para os aplicativos nativos do sistema, como o telefone e as mensagens, por exemplo, que agora contam com ícones arredondados e mais recursos extras.

A tela de bloqueio do software é bem diferente do padrão do Android, permitindo que o sistema seja desbloqueado a partir de um deslizar para a esquerda. A Sony fez um trabalho diferente no Xperia X, principalmente no que diz respeito a customização, visto que o tema da tela de bloqueio combina com os contextos do sistema e também com o papel de parede.

tela xperia x interface
Interface Xperia UI / © ANDROIDPIT

A bandeja de aplicativos agora oferece uma função de sugestões, que indica ao usuário aplicativos da Play Store que podem ser de seu interesse com base nos softwares que estão instalados no sistema. De modo geral, é possível personalizar a interface inteira, desde o tamanho dos ícones até os contextos do sistema. Durante meus testes, não tive nenhum tipo de lentidão ou travamento com a Xperia UI.

apps xperia x interface
Sugestões de apps da Xperia UI / © AANDROIDPIT

Sony Xperia X – Performance

A Sony fez um bom trabalho de otimização entre o software do aparelho e seu hardware. O Xperia X é embalado pelo processador Snapdragon 650 com 3GB de memória RAM, especificações recomendadas para uma experiência agradável com o SO, mas que ficam um pouco desproporcionais com o preço do aparelho.

O Snapdragon 650 é, tecnicamente, semelhante ao 808, por exemplo. O desempenho do sistema é bom, com aplicativos sendo lançados e carregados rapidamente. A performance gráfica do 650, contudo, é mais baixa. Portanto, jogos mais pesados, como o Lara Croft: Relic Run, elevam o processamento do dispositivo e comprometem o comportamento de outros apps, visto que é um pouco complicado usar o multitarefa nessas horas.

Um dos softwares que tive mais problemas foi com o da câmera, que apresenta alguns bugs ocasionalmente, mesmo após seu encerramento. A solução para esses inconvenientes era encerrar o multitarefa e abrir o app novamente. 

androidpit sony xperia x hero
Xperia X fica atrás do Xperia Z5 em performance / © ANDROIDPIT

Posso dizer que a performance do Xperia X é equivalente a metade do Xperia Z5 em alguns momentos. Para tarefas cotidianas, contudo, o dispositivo não irá decepcionar os usuários que rodarem jogos casuais, redes sociais e utilizam editor de fotos. O problema é pagar um preço elevado apenas para isso, quando modelos intermediários de outras marcas realizam essas mesmas tarefas por metade do preço (ou até menos) do que a Sony cobra pelo Xperia X.

 Abaixo, você confere a pontuação do Xperia X entre os principais benchmarks do mercado e um breve comparativo com o mencionado Xperia Z5:

  Vellamo Metal Vellamo Multicore Geekbench 3 Singlecore Geekbench 3 Multicore Basemark X 1.1 Alta performance
Sony Xperia X 2156 2316 969 3104 13192
Sony Xperia Z5 1983 2708 1256 4098 26308

Sony Xperia X – Áudio

O Xperia X possui dois alto-falantes estéreo, que ficam posicionados em sua parte frontal. A qualidade sonora reproduzida por essas saídas é boa, principalmente para conteúdos multimídias, como vídeos no YouTube, trilhas sonoras de jogos e videoconferência.

Os microfones que cancelam o ruído sonoro trabalham muito bem no Xperia X, tornando as ligações de voz mais claras e bem pronunciadas.

androidpit sony xperia x front camera
Alto-falante superior do Xperia X / © ANDROIDPIT

Sony Xperia X – Câmera

A câmera principal do Xperia X, com 23MP, captura imagens com cores e contraste equilibrados. A estabilização da lente é via software e não óptica, como é o caso do Xperia Z5. Mas é possível tirar boas fotos e driblar os borrões mesmo sem esse controle mecânico da lente. Já a câmera frontal, de 13MP, é excelente para selfies, mas não funciona muito bem em ambientes com luz de fundo forte.

A abertura do sensor frontal é de f/2.0, o que garante melhor visibilidade em fotos feitas em condições de menor luminosidade. O sensor Exmor é fabricado pela própria Sony e conta com uma tecnologia que reduz o tempo entre o foco da cena/objeto e o disparo.

androidpit sony xperia x camera flash
Câmera traseira de 13MP do Xperia X / © ANDROIDPIT

Em ambientes internos com iluminação adequada, ou até mesmo sob luz solar, as fotos do Xperia X ficam excelentes. O nível de nitidez é mais do que satisfatório, assim como o controle de branco. Para vídeos, o Xperia X também se sai muito bem, visto que filmagens feitas com o aparelho em movimento não ficam embaçadas ou muito tremidas.

O sensor frontal também possui estabilização digital e a câmera em questão conta com um modo para autorretratos que suaviza a pele do usuário de forma natural, embora as fotos feitas a partir desse sensor fiquem ligeiramente saturadas.

É possível corrigir essa pigmentação mais avermelhada, ou saturada em alguns momentos, utilizando o software de edição embutido na câmera.

xperia x camera daylight crop to fit
Imagem capturada com o Xperia X / © ANDROIDPIT

O software de câmera da Sony não vem com nenhum recurso extra ou característica especial se levarmos em consideração os smartphones mais recentes da marca. O app conta com um modo manual e o automático, chamado Auto Superior, que escolhe a configuração mais adequada para a cena. É possível baixar aplicativos específicos para o software da câmera, como máscaras e efeitos adicionais de realidade aumentada, editor de fotos e funções extras.

Você pode conferir o ensaio feito com as câmeras do Xperia X, acessando o link abaixo:

Sony Xperia X – Bateria

A bateria do Xperia X é um dos pontos fortes do aparelho, mas, se levarmos em consideração outros modelos da marca, a autonomia de energia deste dispositivo passa a ser menos surpreendente. A Sony sempre exaltou a duração da bateria dos smartphones Xperia que, na maioria dos casos, duram até dois dias em uso convencional. O modelo X, contudo, consegue bater a média de um dia e meio.

O Xperia X conta com uma bateria de 2.620 mAh, compatível com o recurso de recarga rápida. A novidade é que essa tecnologia é fornecida pela Qnovo, e não pela Qualcomm. Segundo a Sony, a nova tecnologia, chamada de Adaptive Charging, faz com que a vida útil do aparelho seja preservada, mesmo com o uso intenso da carga turbo. Durante meus testes, foram precisos apenas 1 hora e 20 minutos para que o Xperia X fosse carregado completamente.

A seguir, você confere o resultado médio do meu teste de bateria:

  • Wi-Fi: streaming pelo Chromecast e Spotify/ Instagram - 9 horas
  • Internet móvel: WhatsApp/ Chrome/ Gmail - 8 horas
  • Wi-Fi: WhatsApp/ Instagram/ sincronização e localização desativados - 14 horas

Sony Xperia X – Especificações Técnicas

Dimensões: 143 x 69 x 7,7 mm
Peso: 152 g
Tamanho da bateria: 2620 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (441 ppi)
Câmera frontal 13 megapixels
Câmera traseira 23 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow
Interface: Xperia UI
RAM: 3 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 650
Número de núcleos: 6
Velocidade máx. 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

Olhando apenas para suas configurações, é um bem difícil indicar o Xperia X, visto que o modelo top da empresa, o Xperia Z5, pode ser encontrado no mercado pelo mesmo preço. Em algumas promoções, por exemplo, o Z5 sai mais em conta do que o novo modelo. E vamos combinar que, se tratando de processamento, o modelo high-end é melhor do que o Xperia X.

Agora, se levarmos em consideração o novo visual, os materiais utilizados na composição do Xperia X e sua câmera, que é equivalente aos modelos topo de linha do mercado, a indicação do Xperia X se torna mais compreensível. Além disso, para quem gosta de selfies, o modelo possui uma das câmeras frontais de maior resolução do momento. 

O preço alto do Xperia X se deve a alguns motivos, como sua importação, o visual premium e a compatibilidade de recursos com smartphones high-end. Se você faz questão de testar essas novidades dentro do padrão Sony, o Xperia X é o modelo perfeito. Agora, se você não faz questão de ter sempre o modelo mais novo, pode apostar sem pensar duas vezes no Z5.

E você, o que achou do Xperia X?


Este artigo foi escrito em parceria com o editor Eric Herrmann, do AndroidPIT.com

Sony Xperia X – Onde comprar

Abaixo, você confere algumas ofertas do varejo online para o Xperia X:

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Thiago F. 10/06/2016

    Rpz... Essas empresas, definitivamente, perderam a noção de valor, né possível!
    Já não bastasse a LG com um intermediário meia boca por 3.5K, agora vem a Sony!
    Por mim, não venderia nenhum!
    Mas sempre tem um trouxa pra pagar nessas porcarias!

  • Matheus Teixeira 22/02/2016

    No Brasil, governo irá abrir programa "Meu celular, Minha vida" pra ajudar brasileiros necessitados de baixa renda comprarem celulares financiados em até 72x para todos terem acesso a ostentação.

  • Marcos 10/06/2016

    R$3.799,00? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Gabriel 22/02/2016

    O. O caraca intermediário custando quase 3000 ta loko

    Mas ele e bom gostei das especificações só o preço q ta muito alto , na minha opinião o preço devia ser 1300 a 1500 mais do q isso já acho caro d+ pra um intermediário

  • Matheus Teixeira 22/02/2016

    Um intermediário de quase 3 mil reais? Kkkkkkkk
    Espera... Não era pra rir? Só pode ser piada né? Kkkkk

219 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fernando A. 02/03/2018 Link para o comentário

    Não sei quantas babação de ovo pra câmera do S7. Se for considerar câmera, acho que o X faz fotos muito boas. Sugiro pesquisar fotos no Instagram com hashtag #xperiax e comparar. Muitos colocam #nofilter aí vc pode ver como é a foto original.
    Eu até penso em voltar pra Samsung, ir pro novo A8 2018. Mas ainda estou em dúvida, a câmera com abertura 1.7 na principal não me parece melhor ainda.


  • Didick O. 29/09/2017 Link para o comentário

    Alguém me pode dizer se o Xperia usa exatamente a mesma câmera que o X Performance? Ou se tem diferença na qualidade, ainda que pouca? Vlw


  • Rafael Martines Garcia 14/12/2016 Link para o comentário

    Sony para mim só se for para o comprar o PlayStation...rsrs


  • Denilson Silva Melo 24/11/2016 Link para o comentário

    Pelo valor q ele tá
    Prefiro s7 e muito melhor na minha opinião.


    • Fernando A. 02/03/2018 Link para o comentário

      Fiz a mesma pergunta quando comprei o meu. A câmera é a mesma, a diferença pelo que sei é que o performance será mais ágil nos tratamentos após o take da foto. Tipo salva mais rápido e já disponibiliza mais rápido pra compartilhar. Tenho há quase um ano, paguei 1499 numa promoção e não me arrependo. Mas a bateria não é boa. Eu não compraria o X performance, teria que importar, é um aparelho raro aqui, se precisar manutenção só com a Sony, olhos da cara.


  • Fabiana Vieira 06/08/2016 Link para o comentário

    ...olha nao sei queria um bom androide com um bom custo benefício, que não tivesse um disigner estranho mas pelo que vejo tá difícil, pagar caro pra ficar exposto a vírus , será que tenho que continuar presa a Apple!!


    • Lucio Henrique 25/11/2016 Link para o comentário

      O único vírus que tem no Android se chama "user" kkkk


  • Jonas Carvalho 22/06/2016 Link para o comentário

    Isso é uma piada ou é alguma pegadinha, alguém me diz onde tá escondido a câmera? 3799,00 ? 😱😱😱


  • Walter L. 22/06/2016 Link para o comentário

    Cara, mesmo assim, para mim não é compreensível, acho que nada explica, não quero nem saber quanto vai ser o performance com características de "mid high-end".
    Gosto muito da Sony, mas acho que se perderam de com essa estratégia.


  • Juliano M.D.M 22/06/2016 Link para o comentário

    Isso que eh complicado, vc ve em um site que a bateria do xperia X eh ruim de mais agora vc entra no Androidpit e falam que a bateria eh boa
    vai saber se eh boa ou não


  • Erivaldo Da Cruz Sousa 22/06/2016 Link para o comentário

    Depois reclamam da lenovo,o moto z é muito mai smartphone e não vai ser este valor,pode escrever aí,por essas que a Sony está perdendo espaço para toda empresa que entra no mercado,e vai fechar a divisão mobile já já


  • Fabricio A.M. 22/06/2016 Link para o comentário

    Se ainda tivesse um visual diferenciado poderia atrair os menos exigentes, mas nem isso, vai mofar na prateleira.


  • Junior Fornazi 21/06/2016 Link para o comentário

    preço desse aparelho está surreal..... mais caro do que o Galaxy Note 5, iPhone 6s, certamente o moto Z kkkkkk


  • Renato Lima 21/06/2016 Link para o comentário

    kkkkkkk olha esse preço..


  • marvels 21/06/2016 Link para o comentário

    Esse celular é totalmente fora do contexto o preço dele... comprei meu s7 por 2900 em 10x em uma promoção na efacil, ganhei o oculos VR, vendi o mesmo por 460 reais, como que esse celular custa 3799 reais? intermediário? A sony é ridicula. Xiaomi redmi note 3 pro, que tem o mesmo processador, chega ser um celular até melhor que esse é vendido na china por 700 reais e da para importar para o brasil nesse valor... + uns 100 reais de imposto... cara a sony tem que ir para o buraco mesmo.


  • Igor Bertelli 21/06/2016 Link para o comentário

    P***, mano! 3,799 em um aparelho com desempenho fraco e sem ser a prova Da água? Um S7 com o mesmo preço da um banho nesse aparelho, por o mesmo preço! Meu Deus, Sony ainda acreditava que vocês poderiam se reestruturar, mas pelo o que parece...


  • Eduardo Rocha 21/06/2016 Link para o comentário

    Intermediário a preço de flagship? Ah, só pode ser piada!


  • Jerry Wendel 21/06/2016 Link para o comentário

    Nas lojas da Motorola aqui em Maceió, temos duas, o Moto G 4 não chega até o fim do dia nos estoques, é chegando e já estão vendidas, pois estão na reserva. Só quem for muito troxa, e eles existem, pra pagar 4k nessa merda que é a mesma coisa do Moto G 2014


  • Leonardo Alves 21/06/2016 Link para o comentário

    Essa linha X da Sony se provou ser o maior fiasco da marca.
    Que jogada absurda...
    Adeus, Sony.


  • Jonnattan Silva 21/06/2016 Link para o comentário

    As marcas reclamam da falta de incentivos fiscais do Brasil mas praticam esses preços absurdos. Bons tempos quando os médios não chegavam a mil reais.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.