NextPit

Xiaomi trabalha em recurso para "substituir o céu" em fotos

androidpit sunset meilleraye
© NextPit

Quem curte fotografar já passou pela experiência de ver uma bela foto "arruinada" porque o céu não estava bom. Talvez tenha ficado superexposto, ou estava nublado, ou as cores não ficaram tão boas quanto a olho nu. De olho nesse problema, a Xiaomi está trabalhando em um recurso que irá garantir um céu perfeito nas fotos feitas com seus aparelhos.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Por enquanto conhecido como "Sky Replacement" (algo como "substituição do céu), o recurso será integrado ao app de galeria dos aparelhos da fabricante, e funciona substituindo o céu original da sua foto por várias versões estilizadas, como um perfeito céu azul, um pôr do sol dourado ou avermelhado. Além disso, o app ajusta a luz no restante da imagem, para que a cena pareça mais natural.

O recurso foi descoberto pelo polonês kacskrz, membro do site XDA-Developers, que também fez o vídeo acima. Aparentemente, ele fará sua estréia em três aparelhos atualmente em desenvolvimento pela Xiaomi, de codinomes Raphael, DaVinci e Pixys. Segundo o site, Raphael e DaVinci seriam aparelhos topo de linha, baseados no processador Qualcomm Snapdragon 855, e Pixys seria a versão MIUI de um aparelho Android One, sucessor do Mi A2. 

E você, concorda com estes recursos para "aprimorar" fotos, ou acha que as câmeras devem se limitar a retratar exatamente a realidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

12 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Paulo zOiO zuLLu 14/05/2019 Link para o comentário

    Pode vir. Tá tudo aberto! Vai dar praia... Kakakaka


  • Emerson Morais 14/05/2019 Link para o comentário

    hoje em dia, se a imagem da pessoa na foto é totalmente diferente dela na vida real, porque o céu têm que ser igual também né rs


  • José Luís Silva Martiniano 14/05/2019 Link para o comentário

    Parece muito interessante esse recurso.


  • Thiago Lee 14/05/2019 Link para o comentário

    Pós processamento ajuda, mas vocês estão querendo um milagre... Quer foto boa, perfeita, que retrate o modo natural? DSLR tá ai pra isso, compre uma máquina de uns 4k, uma lente de mais 2/3k e tire aquela foto FODA do céu.
    Pq se vocês acham que pós processamento vai fazer o que uma DSLR faz, então vocês estão viajando legal na maionese. Olha o tamanho dos sensores de uma câmera profissional para uma de celular. Poxa gente, não forcem, se fosse tão simples ter uma qualidade impecável, DSLR nem existiria mais.


    • Douglas Charles Cunha 14/05/2019 Link para o comentário

      Independente de ser uma DSRL com lentes especiais, sem lentes especiais ou um celular, o céu nublado continuará nublado, por mais perfeita que seja a foto. Qualquer filtro ou pós-processamento, já não é real. Lembrando: fotógrafos profissionais editam suas fotos também. DSRL não é perfeita.


  • Nathan Hermano 13/05/2019 Link para o comentário

    O PICNIC já faz isso, tem o mesmo princípio... Eu não gosto de tirar a naturalidade das fotos


  • Quack 13/05/2019 Link para o comentário

    Cada vez menos fotos naturais... péssimo.


  • Felipe de Carvalho 13/05/2019 Link para o comentário

    Pessoalmente, acredito que a ideia de utilizar recursos IA para "corrigir" a fotografia é super válido, no sentido de entregar nas imagens exatamente o que se enxerga a olho nu, talvez até com sensíveis e quase imperceptíveis melhoramentos. Aumentar o realismo e o resultado final, com base em IA, ao invés de precisar instalar sensores caríssimos, é uma ideia muito interessante.

    No entanto, diante da possibilidade em se ignorar completamente a realidade e inserir imagens como um "por do sol avermelhado" onde não existe, nesse caso acredito ser um exagero. Assim que isso se popularizar, aos poucos já não se poderá mais distinguir a realidade das montagens. Muito disso já ocorre com correções faciais e equilíbrio de cores, mas agora até o céu ser completamente substituído? Não sei.

    As redes sociais já são um antro de "aparências" que em nada condizem com a realidade, me incomoda isso, mas a tendência é que esse cenário apenas se agrave.

    Evidentemente que toda iniciativa de desenvolvimento de tecnologia é super válido, tudo de inovador deve ser estimulado, empresa alguma é responsável pelo uso daquilo é que disponibilizado no mercado de consumo. Mas... paciência.


  • Jairo rios 13/05/2019 Link para o comentário

    Investir em um bom pós processamento nas fotos nada né .


    • Rafael Rigues 13/05/2019 Link para o comentário

      Jairo, quem garante que não estão investindo? Veja nosso review do Mi 9 (linkado no texto), onde o autor afirma que a câmera do aparelho "oferece imagens de qualidade excepcional em quaisquer condições".


  • Anderson Aroeira 13/05/2019 Link para o comentário

    Bem mais útil que o modo LUA.


    • Chinês do Pastel de Flango 13/05/2019 Link para o comentário

      Ia citar justamente o modo "lua" da Huawei, hehehe. Como o amigo ali em cima disse, alterar a foto para melhorar o que se vê "a olho nú" eu também concordo. Mas alterar completamente a realidade, seria mais interessante eles terem investido para melhorar o pós-processamento das imagens para chegar no nível de um Pixel por exemplo (como o outro amigo citou). Mas, são só nossas opiniões...rs

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.