Review preliminar do Huawei Mate 9: o dispositivo que pode substituir o Note 7?

Review preliminar do Huawei Mate 9: o dispositivo que pode substituir o Note 7?

Com o Galaxy Note 7 fora do jogo, a Huawei pode ter anunciado a melhor alternativa ao phablet da Samsung, o Huawei Mate 9. A seu favor, o dispositivo possui uma excelente performance e uma ótima autonomia de energia. Tive a chance de testar o dispositivo e posso dizer que o Mate 9 vai satisfazer os usuários mais críticos.

Huawei Mate 9 – Data de lançamento e preço

O Huawei Mate 9 estará disponível a partir de 15 de novembro na Europa e, em dezembro nos EUA. A versão disponível será a de 4GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, e chega com suporte para dois cartões SIM. Na China, o dispositivo chegará com variantes de diferentes capacidade de memória. O dispositivo chega ao mercado europeu por 699 euros.

Infelizmente, para os brasileiros, a Huawei não comercializa seus smartphones no país. Logo, adquirir o Mate 9 será possível apenas a partir da importação do dispositivo de uma das regiões mencionadas acima.

Huawei Mate 9 – Desenho & Qualidade de Construção

A Huawei não mudou muito o design da linha Mate com o novo modelo. O Mate 9 é muito parecido com o Mate 8, contudo, a ergonomia foi melhorada significativamente. Agora a pegada é muito mais firme. A aparência visual foi mais que mantida, em especial na parte da frente. Neste dispositivo, ainda temos a mistura perfeita de vidro e revestimento em alumínio.

AndroidPIT huawei mate9 0188
O Huawei Mate 9 vem com uma ótima construção em alumínio / © NextPit

Com cerca de 6 polegadas de diagonal de tela e um pouco menos de 180 gramas, o Mate 9 é, certamente, muito grande e um pouco pesado. Amantes de smartphones compactos vão desviar o olhar. Contudo, quem curte uma tela grande vai apreciar o dispositivo.

AndroidPIT huawei mate 9 0144
Um grande dispositivo / © NextPit

No entanto, a carcaça fina é um benefício junto ao tamanho da bateria e ao sistema de resfriamento do smartphone. Em princípio, a bateria pode durar até dois dias e o processador pode rapidamente resfriar graças à superfície do metal.

AndroidPIT huawei mate9 0178
A moldura arredondada melhora a pegada / © NextPit

O Mate 9 é muito bonito e se sente muito seguro nas mãos. O uso de materiais de qualidade, como o alumínio, dão a sensação de que estamos segurando um grande.

AndroidPIT huawei mate9 0425
Alumínio / © NextPit

Huawei Mate 9 – Tela

A tela do Huawei Mate 9 possui 5,9 polegadas, com resolução FullHD e usa a tecnologia IPS. O brilho pode ser controlado de forma manual e, se nota muito bem a diferença entre os valores de brilho. O valor mínimo é de 5 cd/m², o que é ótimo para a leitura em ambientes escuros. Durante este pequeno teste, pude usá-lo na luz do dia e, no brilho máximo, reconhecer o que está na tela foi suficiente.

AndroidPIT huawei mate9 0169
O controle de brilho oferece uma ampla gama de valores / © NextPit

Dos dados técnicos a este pequeno teste, a tela do Huawei Mate 9 oferece uma experiência parecida com a do Galaxy Note 7, mas a qualidade da tela é excepcionalmente alta no dispositivo Samsung. No entanto, o display do Mate 9 convence o suficiente no uso diário do dispositivo, sem quaisquer queixas. A densidade de pixel por polegada quadrada é de 373ppi, o que é suficiente para o olho humano. Em uma análise mais aprofundada, veremos como o aparelho se comportará quando usado em conjunto com gadgets de realidade virtual.

AndroidPIT huawei mate9 0440
A cor e a nitidez são excelentes / © NextPit

A tela do Mate 9 vem com proteção Gorilla Glass 3, que é mais resistente a riscos do que a das edições anteriores.

Huawei Mate 9 – Software

A Huawei já tinha redesenhado a sua interface de usuário anteriormente, mas agora estamos falando da EMUI 5 baseada no Android 7.0 Nougat, que ficou mais simples e prática de usar. O Mate 9 usa os novos recursos do Nougat, como a API Vulkan, para um melhor desempenho em jogos, e o Daydream, para a experiência com realidade virtual.

AndroidPIT huawei mate9 0158
Um dos primeiros smartphones a chegar rodando com Nougat / © NextPit

Acredito que o software da Huawei sempre foi um dos maiores obstáculo para uso dos aparelhos. Aplicativos adicionais sem a opção de remoção, ferramentas de otimização e recursos que se assemelham ao software da Apple eram as minhas razões para não escolher a Huawei. Porém, quando a Huawei fez uma parceria com a Google e desenvolveu o Nexus 6P, me vi completamente entregue à marca que por muito tempo neguei. Claro que a experiência com o software não é a mesma, mas me fez abrir os olhos para a fabricante.

Estou ansioso para ter este dispositivo por mais tempo em mãos e trazer um review completo da EMUI 5 baseada no Android Nougat.

 

Huawei Mate 9 – Performance

A Huawei otimizou a performance do Mate 9, principalmente para jogos. De acordo com o fabricante, o desempenho desse dispositivo para esse tipo de atividade é duas vezes maior do que o P9. Temos no Mate 9 o dobro de GPU em comparação com o carro-chefe da companhia.

AndroidPIT Daydream View VR 0128
Mate 9 suporta o Daydream. / © ANDROIDPIT

As especificações técnicas também estão melhores. No Mate 9 encontramos o chipset Kirin 960 que, entre outros benefícios, tem uma CPU octa-core, com quatro núcleos ARM Cortez-A73 de 2,4 GHz, e outros quatro Cortez-A53 de 1,8GHz. A GPU é a Mali-G71 que, unida ao processador gráfico Vulkan, torna o processamento do dispositivo mais otimizado em comparação com seu predecessor, o OpenGL ES 3.1.

Outro ponto positivo no poder de fogo do Mate 9 é a memória interna. Temos aqui uma memória da Samsung no padrão UFS 2.0, que é a mesma presente no Galaxy S6. Essa memória oferece um tempo de boot mais curto. Além do processador potente, a memória também é fundamental para o aumento da performance do aparelho.

Huawei Mate 9 – Câmera

Temos aqui uma lente dupla fabricada pela Leica. A Huawei melhorou o sensor preto e branco desse aparelho em comparação com o P9. Essa lente é de 20MP no Mate 9, enquanto no P9 temos um sensor de 12MP. A lente colorida se manteve com os menos 12MP. A proposta da fabricante aqui é imitar o olho humano, que tem a capacidade de detectar diferentes tons de pretos e brancos.

AndroidPIT huawei mate9 0111
Câmera dupla / © NextPit

Durante o rápido teste que fiz com o dispositivo, pude notar que as imagens são mais acentuadas do que aquelas obtidas com o iPhone 7 Plus. A qualidade das imagens em pouca luminosidade também está num outro nível. Notei também que o efeito Bokeh (desfoque) feito pelo software da câmera foi otimizado.

Huawei Mate 9 – Bateria

Seu predecessor, o Mate 8, tinha um rendimento de bateria que chegava em até no máximo dois dias de uso. O Mate 9, por sua vez, traz uma entrada para carregamento no padrão USB type-C, com uma tensão energética menor. Assim, o carregador e a bateria não aquecem muito durante o carregamento, aumentando a vida útil do dispositivo e preservando a bateria.

AndroidPIT huawei mate9 0118
O Huawei Mate 9 possui um entrada USB Type-C / © NextPit

Huawei Mate 9 – Especificações Técnicas

Dimensões: 156,9 x 78,9 x 7,9 mm
Peso: 190 g
Tamanho da bateria: 4000 mAh
Tamanho da tela: 5,9 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (373 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 20 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat
Interface: Emotion UI
RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB
Memória removível: microSD
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,4 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Veredito preliminar

Se o Note 7 estivesse à venda no mercado, certamente, a Samsung estaria preocupada com este novo concorrente de peso da Huawei. Mas, no cenário atual, o Mate 9 estará  disponível em breve nas lojas internacionais sem grandes concorrentes Android, exceto o iPhone 7 Plus, da Apple.

Os pontos fortes do novo Mate podem tornar sua compra bem interessante, como a longa duração da bateria, a melhora no desempenho (principalmente para jogos) e o software melhor otimizado.

Você gostaria de ver os dispositivos da Huawei disponíveis no Brasil?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

103 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • desde que vi o mate 8 eu me apaixonei mas ta muito longe da minha realidade ,este aparelho eu só trocaria pelo xperia z5 premium o s6 edge plus o note 5 o s7 edge ou o mi mix , somente estes que eu sitei eu teria no lugar do mate 9 mas sabe to indignado pois jamais terei um destes e pra piora meu xperia zq pifou depois de 3 anos de uso e pra piora mais ainda não posso comprar outro mas é assim mesmo a sorte não é pra todos


  • Um aparelho interessante, mas não acho que concorreria com o Note 7.


  • Belo aparelho por fora e por dentro(Exceto se fizerem a cagada de por um MediaTek Octa-Core)


  • a caneta Stylus? Burro. Não se compara esse smartphone com o Note da Samsung. Cadê a S-Pen?


  • Bom aparelho


  • Chineses...


  • é bonito e tudo o mais, blz, mas e se quebrar ?, como faço pra substituir a tela?, visto que o mi5 ja me pareceu bastante complexo de trocar a tela caso eu queira comprar e trocar sozinho,
    ps: difícil em comparação com o lg nexus 5x (que tem um projeto bem fácil, qualquer um conseguiria trocar em 20 min ou menos o display, ou o que for dele) e o
    galaxy s6, que apesar de caro, também não é tão difícil trocar e tem muita mão de obra no brasil.


  • parece que todos os aparelhos que saem sao iguais na parte traseira rsrs


  •   44
    Conta desativada 04/11/2016 Link para o comentário

    Vi que muitos comentários aqui dizem respeito a não venda desse dispositivo no Brasil. Por isso acho que seria interessante se o AndroidPit fizesse uma materia analisando o porque de certas marcas não darem atenção ao nosso mercado. Impostos? Custo/benefício? Nem a Google que tem escritórios aqui no Brasil disponibiliza sua Google Store para nós. Mesmo países com PIB muito menor que o nosso tem, como Portugal por exemplo. Aliás a Huawei vende muito na terrinha o pá!


  • E o Xiaomi mi note 2 que vendeu não sei quanto em um dia ???


  • Lindo, potente e caro e tbm uma boa opção pra quem queria o Note 7... Vale falar também que a Leica está fzd um belo trabalho no que da respeito a câmera dupla...


  • Muito interessante mas a tela é imensa!


  • O Xiaomi Mi Note 2 não e pareo para este aparelho? Penso que e melhor e mais barato.


  • O exemplo é o Nexus 6p o melhor Nexus de todos os tempos, perfeito em tudo.


  • A huawei sempre foi show, mas de 2 anos pra cá eles pra mim estão tirando onda, impressionante não virem pra cá, se viessem ia ficar estranho pra Samsung, Sony e até mesmo a Motorola.


    • Cara, concordo. Depois do 6P, parece q subiu à cabeça...
      Mas sinceramente, o leigo q compra aparelho aqui no Brasil, vai deixar de comprar A5, A7, J5, etc... pra comprar Aparelhos da Huawei, Xiaomi. Tudo começa pela ignorância dos vendedores desinformados q vão conduzir o comprador pra LG, Samsung, Motorola , etc
      O Investimento deles em marketing, vendas, etc seria mt grande. Às vezes eh melhor ficar onde está , no caso da huawei, Europa e Ásia


  • A huawei e exculaxo, quero saber quando eles vão vender oficialmente nestas terras esquecidas pela tecnologia


  • Tem quase todas as configurações compatíveis com o Note, mas esse ainda vem com melhor resolução de tela, entre outros itens.


  •   76
    Conta desativada 03/11/2016 Link para o comentário

    Parece muito legal esse "tablet". Mas vem pro Brasil? Não? Tô fora.

    Conta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.