NextPit

Esta nova função finalmente torna o app do Facebook inútil!

androidpit facebook nexus 6
© NextPit

O Facebook é um dos primeiros serviços a usar o sistema de notificações do Chrome. A função do navegador mobile foi iniciada há algumas semanas, e torna o aplicativo do Facebook praticamente supérfluo, uma vez que, finalmente, você poderá receber notificações com a versão para mobile da Rede Social.

Uma das maiores vantagens dos apps com relação aos websites era até agora a possibilidade de enviar notificações push para os usuários. Esta é a maneira pela qual ficamos sabendo a respeito de novas conversas em chats, e-mails, notícias, publicações do Facebook e outras coisas. Desde a versão 42 do Chrome, contudo, foi adicionado o novo padrão de suporte para notificações pela web, e cabia aos sites adaptarem seus serviços.

facebooknotificacoes
A nova opção de receber notificações através do Facebook mobile no Chrome. / © ANDROIDPIT

O primeiro grande usuário da função é o Facebook. Se você entrar com a versão 45 ou superior do Chrome no m.facebook.com, receberá logo de início um popup perguntando se gostaria de permitir notificações. Se aceitar, o Facebook configura um serviço em segundo plano que, graças ao servidor, envia constantemente as notificações através do Chrome para a barra correspondente do seu dispositivo.

Clicando no ícone de Globo do site do Facebook você poderá mudar as configurações das notificações e personalizar o que deseja ou não receber. Com a novidade, os usuários que consideram (com razão) desinstalar o aplicativo do Facebook para poupar recursos e bateria do smartphone, agora não precisarão abrir mão das notificações.

facebooknotificacoes2
As configurações de notificação do Facebook. / © ANDROIDPIT

Por enquanto, apenas o Chrome e o Opera oferecem a nova função de notificações, mas o Firefox também trabalha no momento para disponibilizá-la aos usuários.

O que achou da novidade? Já a experimentou?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

116 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Alysonn Caleb 24/09/2015 Link para o comentário

    O app do Facebook sempre o evitei por exigir um consumo elevado de ram,bateria, processamento e dados;e a obrigação para instalar o Messenger... Por isso optei em usar o Opera para acessar a rede social,e ele ja contava com esse recurso de notificação... O Chrome é um ótimo navegador, mas infelizmente ele consome muito dados móveis... só dar pra usar em uma rede wifi...


  • Matheus Henrique 18/09/2015 Link para o comentário

    e agr o Facebook vai receber o botão ''NÃO CURTI''


  • Mario Souza 18/09/2015 Link para o comentário

    Pra mim não aparece esse popup perguntando se eu aceito receber as notificações. Já atualizei o Chrome, removi cachê e dados, mas ainda sim nao aparece :/


  • Marcelo 17/09/2015 Link para o comentário

    Na verdade a diferença é que, via browser o consumo da sua franquia de internet acaba sendo um pouco maior. então, ainda neste ponto, prefiro o app.
    Outra vantagem do app, é que o comportamento dele é previsível, contrario ao browser que pode sofrer atualizações e seu site no pior dos casos, parar de funcionar.
    Além disso, caso caia a conexão, no app é mais fácil controlar o reenvio.


  •   26
    Conta desativada 17/09/2015 Link para o comentário

    O Chrome matou dois coelhos com uma "caixa-dágua" só, rsrs.
    Facebook e Messenger.


    • Arthur S. 17/09/2015 Link para o comentário

      cajadada*


    • Gilmar Luiz 17/09/2015 Link para o comentário

      Verdade, assim o aparelho fica mais livre e solto, eu particularmente nunca usei esses dois apps, sempre entrei no facebook direto pelo navegador, minha esposa usava, mas percebi que deixava o aparelho muito lento e ocupava muita memoria RAM, e a bateria tbm começou durar muito menos.


  • Paulo Rocha 17/09/2015 Link para o comentário

    Estou usando a duas semanas. A bateria do meu celular nunca durou tanto!


  • Diego Gonçalves 16/09/2015 Link para o comentário

    O UC Browser já faz isso há muito tempo, além de ser mais leve e rápido.


  • Marcos Davi 16/09/2015 Link para o comentário

    Eu uso no desktop a versão mobile por ser mais fluída e sem aquele monte de carregamentos e recebo a notificações também. Nesse caso facilita bastante.


  • 🌚Izaki🌝 16/09/2015 Link para o comentário

    Pelo menos economizo mais espaço sem baixar o facebook lite huehuehue se bem q hj em dia o pessoal do app do face só faz cagada toda att diz q aumenta a performance mais e sempre a msm bosta


  • Patrick 16/09/2015 Link para o comentário

    Inútil em partes, pq não eh possível compartilhar pela galeria do aparelho uma foto para o facebook sem ele. Eu usava o lite, mas os recursos limitados, como a impossibilidade de assistir vídeos, me fez voltar para versão elefante, quer dizer, normal.


  • VictorDunguinha 16/09/2015 Link para o comentário

    Obrigado Google por existir !
    Deixa eu sair dessa porcaria de galaxy fit que eu uso isso com todo prazer.

    Mas será que economiza mais que o face lite ?

    Querendo ou não o chrome adora uma bateria e uma ram tbm...


    • Ramon Silva 16/09/2015 Link para o comentário

      Sim, pois o face lite é um lixo fiz alguns teste e constatei que ele é um lixo, essa atualização você acessa pelo chrome e fica muito melhor, ai o aplicativo fica sem utilidade, outro ponto positivo que do chrome ele economiza ram e dados da sua internet móvel em só lugar.


      • heckerson marcio bernardes 17/09/2015 Link para o comentário

        Entretanto, não é possível compartilhar uma foto da sua galeria por esse novo recurso, apenas é possível compartilhar pelo app.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.