NextPit

O que é o Bluetooth 5.1 e por que ele vai melhorar muito essa conexão

AndroidPIT Samsung Galaxy S8 BLUETOOTH 5
© NextPit

Quando checamos a ficha técnica de um smartphone, sempre está lá a informação de que há Bluetooth, e algumas vezes percebemos que ele também tem uma versão. De forma natural, queremos sempre a última versão, mas não sabemos exatamente o que isso adiciona.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

A versão 5.1 desse útil protocolo acaba de ser anunciada, mas o que ela traz de melhor? Você poderá continuar conectando seus dispositivos a gadgets e acessórios de áudio, ainda poderá transmitir arquivos, mas terá algumas vantagens interessantes. Vamos conferir.

Em 1994 foi lançado esse novo padrão de comunicação para dispositivos móveis. A empresa sueca Ericsson tomou a iniciativa de criar a tecnologia Bluetooth, que unificava outras tecnologias também desenvolvidas por ela. O nome do Bluetooth é uma referência a um antigo rei da Dinamarca, Harald Bluetooth.

AndroidPIT Samsung Gear IconX 7363
Melhor conexão com seus gadgets? Sempre tem, mas o que mais? / © NextPit

A última novidade que tivemos a respeito do Bluetooth foi em 2017, quando chegou a quinta geração do padrão. Entre as novidades, algumas que já esperamos, como ser mais rápida, mais poderosa e ter uma abrangência até quatro vezes maior que a versão anterior. Você pode ler mais sobre ele aqui:

Mas o Bluetooth 5.1 trouxe uma coisa que esperávamos há muito tempo, e que poderá ser muito útil a todos nós. Agora, ele será mais preciso dentro de interiores, e dará direções melhores. Mas para o que isso serve?

Se perdeu no shopping? Cadê o restaurante? Quais partes do museu eu já visitei? Esses são pontos em que o 5.1 será de bom uso. Você usa aqueles dispositivos que rastreiam objetos como chaves, malas? Eles não mostrarão mais apenas uma "zona quente" em que podem estar, dirão para qual lado você deve ir e onde está o objeto.

google maps indoor maps google 01
O Google é um dos que poderá se beneficiar das vantagens do BLluetooth 5.1 / © Google

O 5.1 poderá substituir a WLAN em muitos casos, e ajudar em áreas em que o GPS funciona de maneira pobre. E, também, como esperado, há os Atributos Genéricos (GATT), otimizados para alcançar um emparelhamento mais rápido e velocidades de transmissão mais altas, além de um Índice de Canal Aleatório aprimorado para evitar que os pacotes de dados "colidam" durante a transmissão, resultando em interrupções ou desconexões.

É legal ficar de olho nessas pequenas novidades e inovações que, junto a um conjunto maior, facilitam nossa vida e trazem um melhor uso dos nossos companheiros diários.

O que você achou das novidades do Bluetooth 5.1?

Fonte: Bluetooth.com

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Luís Silva Martiniano 01/02/2019 Link para o comentário

    Sensacional, muito bom mesmo.


  • Thiago Lee 31/01/2019 Link para o comentário

    Bluetooth todo ano promete algo novo e todo ano é a mesma coisa, dificuldade para parear, acessórios que conectam 1 vez e tem que reparear para conectar de novo, delay no som que todo ano diz que melhora e nunca melhora ;D, tá ai uma tecnologia que coloco só 40% da fé tecnologica xD


  • Diego de Oliveira 31/01/2019 Link para o comentário

    "Bluetooth é uma referência ao seu criador original, Harald Bluetooth." Kkkkkkkkkkkkkk Harald Bluetooth foi rei da Dinamarca em 986.


  • Phelipe B. 31/01/2019 Link para o comentário

    E o consumo de energia?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.