Review do Samsung Galaxy S5

Review do Samsung Galaxy S5

Nós estamos com o Samsung Galaxy S5 há vários meses, vivendo e trabalhando com ele todos os dias, e algumas das primeiras impressões que tivemos quando fizemos nosso primeiro hands on mudaram um pouco. Confira como vemos o carro-chefe de 2014 da Samsung após o uso prolongado.

Avaliação

Prós

  • Ótimo display
  • Câmera acima da média
  • Excelente vida útil da bateria
  • Resistente à água

Contras

  • Interface lenta e irregular
  • Vários aplicativos pré-instalados
  • Não é uma grande melhoria em relação ao Galaxy S4

Samsung Galaxy S5 – Desenho & Qualidade de Construção

O Galaxy S5 levou um monte de críticas no lançamento por ser o "Samsung Band-Aid", e parte dessa crítica é merecida. O aparelho em si não está muito distante da receita de design que a Samsung vem usando há anos que está precisando de um pouco de atualização. Mas, até aí, a Sony nunca muda, por isso é tudo relativo - se você gosta da estética estabelecida pela Samsung, você vai ficar feliz com o projeto do S5.

galaxy s5 watermark 19
A Samsung não fugiu do seu tradicional design, mas a qualidade de construção é ótima. / © ANDROIDPIT

A qualidade de construção, entretanto, é excelente, e tudo está muito bem considerado. O plástico com covinhas nas costas tem uma pegada muito melhor do que os dispositivos Galaxy anteriores e o scanner de digital incorporado ao botão home possui um toque agradável, mesmo que não seja um recurso útil para todos os usuários. A Samsung permaneceu com o plástico, mas a vantagem é que o painel traseiro com certificação IP67 resistente à água e poeira é removível, proporcionando acesso a um slot para cartão microSD e bateria substituível. Há também um monitor de frequência cardíaca incorporado ao flash LED, e o S5 também tem sinal infravermelho e notificação de LED. 

samsung galaxy s5 new format
O Galaxy S5 não está ganhando nenhum prêmio no quesito "aparência". © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Tela

O Galaxy S5 tem uma tela Full HD (1920 x 1080 pixels) de 5.1 polegadas Super AMOLED, que não irá saltar aos olhos com densidade de pixels, mas sim com cores e saturação. Como de costume, a Samsung optou por um contraste altíssimo do display, que é maravilhoso de se olhar, mesmo que não seja exatamente realista. A tecnologia AMOLED significa que o dispositivo mostra  a cor preta em alta qualidade e um bom contraste, mas não vai se sair tão bem ao ar livre porque não tem luz de fundo. 

samsung galaxy s5 astuce 1
Como sempre, a Samsung entrega um ótimo display de 5.1 polegadas com cores super brilhantes. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Características Especiais

Como mencionado acima, o S5 tem algumas características especiais que podem não ser essenciais para todos, mas eles fazem o S5 se destacar. O monitor de frequência cardíaca na parte traseira, abaixo da lente da câmera, está ligado ao aplicativo S Health, para que você possa acompanhar sua atividade física e ficar de olho em sua frequência cardíaca em movimento. O botão home físico funciona como um scanner de digital que nem sempre é confiável, mas que foi melhorado com algumas atualizações de software. Estas características têm sido amplamente criticadas como truques inúteis, mas eu tendo a discordar. A Samsung tem feito um esforço para se concentrar em componentes essenciais, como segurança, saúde, câmera e bateria no S5, e seus esforços, embora não sejam perfeitos, são um passo na direção certa se comparados a alguns dos truques  mais flagrantes da Samsung ao longo dos anos. O S5 é também resistente à água e poeira, com certificação IP67. 

comparatif galaxy s5 iphone 5s scanners empreintes 628 E
O botão home funciona também como scanner de digital para destravar o Galaxy S5. A Samsung finalmente introduziu, ainda, o botão de apps recentes (à esquerda). / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Software

O Galaxy S5 teve uma breve reformulação da interface de usuário TouchWiz da Samsung, e embora ela seja mais leve e mais plana do que as versões anteriores, aparenta um pouco inacabada. Algumas partes são muito bem feitas, mas a experiência não é consistente. O menu de configurações tem algumas opções de visualização, incluindo uma visão baseada em ícones grande, redonda e colorida, uma visão tabulada e uma exibição em lista. As notificações desaparecem e as configurações rápidas assumem uma outra aparência que é menos colorida, mas bem acabada. Esta parte do redesign é transferida para os aplicativos recentes, que agora possuem um botão dedicado, que finalmente substituiu o botão de menu em dispositivos anteriores da Samsung, mesmo que seja do lado errado em relação a outros dispositivos Android.

s5 touchwiz screenshot
A interface de usuário TouchWiz foi reformulada com ícones brilhantes e redondos. / © ANDROIDPIT

O S5 rodava Android 4.4.2 KitKat no lançamento e recebeu algumas atualizações de desempenho, mas ainda não deu o salto para o Android 4.4.4. O KitKat roda bem no S5, mesmo que a TouchWiz o torne devagar, e tem todas as opções de software KitKat habituais, como a impressão em nuvem, suporte ao Chromecast, o modo de imersão (o S5 é um grande dispositivo para leitura ou para games), espelhamento de tela, NFC e integração ao Google Now. Enquanto a Samsung reproduz um monte de aplicativos principais do Google, todas as ofertas do Google funcionam bem na S5 também, e você pode desabilitar os aplicativos da Samsung que não lhe agradam. Vale citar que a TouchWiz e os aplicativos pré-instalados ocupam uma quantidade significativa de armazenamento interno. 

galaxy s5 watermark 20
As configurações rápidas e a área de notificações parecem ter recebido um estilo visual totalmente diferente. © ANDROIDPIT

Quanto aos recursos de software específicos, o S5 apresenta a plataforma de segurança Samsung Knox, que compartimentaliza aplicativos para uso pessoal e empresarial, tornando o Galaxy S5 um dispositivo perfeito para o trabalho e uso privado. Há um agradável menu flutuante chamado Toolbox também, onde você pode manter uma lista de atalhos para seus aplicativos mais utilizados, e a Samsung apresentou o tela inicial dedicada Magazine, que é uma espécie de mistura de Flipboard e BlinkFeed da HTC. De maneira típica da Samsung, tem muitos, muitos recursos no Galaxy S5. Para alguns é muito, para outros, ele abrange todas as bases. Eu estou em algum lugar no meio. 

AndrodiPIT Galaxy S5 SHealth Magazine
A home screen da Samsung "My Magazine" (à esquerda) e o app S Health. © ANDROIDPIT

O habitual conjunto de características inteligentes Samsung está presente, com a Air View (visualização de conteúdo sobre a tela, como em um mouse de um PC), controles baseados em gestos, backup em nuvem, bloqueio e modo privado, o modo Fácil e o S Voice agregando valor onde você queira. Outras características úteis incluem Multi-Janela, operação com uma mão e um fantástico Download Booster que utiliza tanto o Wi-Fi e conexão de dados para criar velocidades de download de 1 gigabyte em 30 segundos. A disponibilidade deste recurso depende da operadora. 

galaxy s5 watermark 2
Juntamente com os apps stock do Google, você também tem cópias da Samsung e toda sorte de bloatware. © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Performance

Como já mencionei, o S5 não é tão super rápido como suas especificações podem sugerir. A interface atrasa as coisas um pouco e há demora perceptível quando lançamos alguns aplicativos e alternamos tarefas, ou acessamos a tela do My Magazine. Em quase todos os outros aspectos, porém, o S5 executa como você esperaria dele, mas a velocidade de interface é um problema que não pode ser negligenciado. No entanto, o S5 tem um sólido poder de processamento e RAM suficiente para alimentá-lo através de suas necessidades diárias do Android. 

AndroidPIT Galaxy S5 Download Booster
O Download Booster do Galaxy S5 é excelente, mas é uma que o dispositivo inteiro não seja tão rápido. © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Câmera

A câmera do S5 é muito respeitável e mantém-se muito bem quando comparada a outras câmeras por aí. Ele tira fotos muito rapidamente com o rápido foco automático (0,3 segundo) e as imagens são geralmente ótimas. O S5 oferece um sensor de 16 MP ISOCELL que traz HDR  em tempo real e captura de vídeo em 4K. Alguns dos modos predefinidos menos populares foram retirados da câmera do S5, mas eles podem ser baixados da Play Store, se você realmente os quiser.

  • Teste da câmera do Galaxy S5
Screenshot 2014 08 11 18 20 55
O app da câmera do S5 possui inúmeras opções. / © ANDROIDPIT

A câmera do S5 é recheada de opções, configurações e modos para não faltar escolhas. Há estabilização de imagem, disparo em modo contínuo, modo "Beauty Face", câmera dupla, panorama, algumas configurações manuais limitadas e uma opção de foco seletivo não muito impressionante que permite trabalhar o foco em uma imagem depois de tirá-la. A câmera pode ser um pouco inchada, mas o básico está bem coberto, e é improvável que você se decepcione com a câmera do S5, exceto em pouca luz. 

  • Comparativo entre o Galaxy S5 e o LG G3
samsung galaxy s5 camera teaser article
Os mais populares modos pré-configurados estão presentes, e mais deles podem ser baixados. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Bateria

Este é um dos maiores problemas para smartphones atualmente, e o Galaxy S5 é um astro nesta categoria. A tecnologia Logix Lucid da Samsung é integrada ao S5 para gerenciar o desempenho da bateria em níveis ótimos. Isso funciona que é uma beleza, e o S5 está próximo de ter a melhor vida útil de bateria de qualquer smartphone que eu vi este ano. Adicione a isso o fato de que o S5 também tem o modo de economia de energia regular que já vimos em outros dispositivos Samsung, além do fantástico Modo de Economia Ultra, e você tem um dispositivo impressionante no que diz respeito à bateria. 

galaxy s5 watermark 16
Nós adoramos a bateria removível e as excelentes otimizações de bateria no Galaxy S5. / © ANDROIDPIT

Ativando-se o Modo de Economia Ultra, o aparelho irá implementar uma interface de usuário em tons de cinza que oferece funcionalidade limitada, mas você pode adicionar seus próprios aplicativos essenciais, como WhatsApp, Facebook e Google+, bem como navegar na web em preto e branco. Enquanto a propaganda da Samsung mostra que é possível fazer uma viagem de 7 dias de costa a costa com uma única carga, não é exatamente assim que vai acontecer. É mais uma extensão da bateria do que algo em que você possa confiar 100% para o uso diário. Ainda assim, é facilmente o melhor modo de economia de energia que eu já vi. 

AndroidPIT S5 Power Saving Mode
O Modo de baixo consumo de energia do Galaxy S5 é realmente impressionante! / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S5 – Especificações Técnicas

Dimensões: 142 x 72,5 x 8,1 mm
Peso: 145 g
Tamanho da bateria: 2800 mAh
Tamanho da tela: 5,1 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1920 x 1080 pixels (432 ppi)
Câmera frontal 2,1 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4.2 - KitKat
Interface: TouchWiz
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 801
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Galaxy S5 pode não ter correspondido muito às expectativas, mas ainda é um smartphone muito sólido. É o tipo de celular onde todos os ângulos do software estão cobertos. Algumas escolhas podem não ser para todos, como o design, a nova interface, o monitor de frequência cardíaca e o scanner de digital, mas, em se tratando de câmera, bateria e tela, é muito bem feito. Se você não é um fã da Samsung, é improvável que o S5 vá conquistá-lo, e se você é um fã da Samsung, então talvez o S5 não seja o bastante para fazer com que você queira trocar o seu Galaxy S4, ou até mesmo o seu S3, como alguns leitores nos relataram. Na minha opinião, existem vários smartphones melhores por aí este ano, mas se você examinar o Galaxy S5 a fundo, você terá um telefone sólido, com muito potencial, mesmo que não seja exatamente algo de outro mundo.

E aí, qual a sua opinião sobre o Galaxy S5? Deixe-nos saber na seção de comentários! 

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

33 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Quando eu me lembro que deixei de comprar esse smartphone, para comprar seu homônimo, o S5 New Edition, me dá uma raiva, quase que imperdoável.


  • algumas duvidas que não vi por onde pesquisei ainda ...
    parece ser legal o S Heart ... ele sincroniza com o app Strava?
    na tela de bloqueio por padrão das bolinhas, tem como ativar a câmera sem colocar a senha? ou alguma facilidade para ativar câmera para quem usa luva, pois ando de bike e moto


  • O S5 ainda n foi pro lollipop n??


  • Mas será q um launcher não resolveria o problema de interface lenta?


  • Comprei um Galaxy s5 lte 4g faz uma semana no entanto estou na dúvida, acho que me entregaram o samsung galaxy s5. Como saber se é o Galaxy s5 lte 4g ou Galaxy s5 olhando além da nota fiscal? Tem como saber pelo aparelho? Obrigado.


  • Simplesmente não consigo gostar do design, nem da interface e nem na metodologia de marketing da Samsung. Pra mim é uma empresa que tenta abraçar o mundo! Agradar a gregos e troianos e não se foca! Nisso acaba deixando uma série de coisas inacabadas no caminho! Ela se esforça e aplaudo isso com a inovação feita nos últimos anos. Mas fora isso, nada significativo pra que ela permaneça no topo e com o S5 não foi diferente. Ela que abra o olho... as outras marcas estão vindo correndo muuuito enquanto ela anda despreocupada...


  • Comprei um galaxy s5 sm-g900m tinha um galaxy s3 a diferença é muito grande entre os dois o s5 e um celular muito bom mas para não ter lentidão ou leg eu tive q fazer o root e usar dois aplicativos para fechar o que o sistema deixa aberto um foi o disableservice e o outro o e o greennify juntamente com o xposed aí o celular fico melhor tirou até 35593 no atuntu a câmera e muito boa a bateria eu consigo ficar cm dois dias no meu s3 apenas 1 dia em uso moderado e quase não ativo o modo ultra de economia eu gostei do aparelho até me supreendi o acabamento e bem feito msm não sendo metal coisa q eu não ligo fico legal. Bom eu ia pegar o LG G3 mas cmo demorar pra lançar e disseram q a tela dele não é tão boa na luz e não é à prova de água e poeira resolvi pegar o s5 mas o próximo da LG deve trazer isso. E quando vencer a garantia irei testar o desempenho na cm11 pra ver até onde ele chega.


    • No meu s5 Ja rodei o Fifa 16 com varios outros apps abertos e não travou em nada, nao deu lag, nao bugou! mas no s3 só o fifa 16 aberto, não rodava...rsrsrs
      Gostei do s5 e espero nao precisar fazer root.


  • uma coisa comum a todas as análises é que ninguém leva em conta um item que na minha opinião tem seu peso, os acessórios disponíveis, neste quesito o único que se compara aos iphones são os galaxys, cases, tipos de películas, cabos e etc... devem ser considerados, outra coisa agora é o s5 dual, aliás primeiro top dual e 4g do mundo, na hora de gastar uma pequena fortuna tudo tem que ser considerado!


    • Não vejo estes quesitos a ser considerado. Visto que nunca usei um case, película ou qualquer acessório. Massssss muitos sei que usam, hoje em dia na Internet tem tudo para todo o tipo de celular (até aqui no interior tem tudo para o moto x e é um celular pouco visto por estas bandas hauhauah) . Dual Chip é outra coisa que eu dispenso. E Dual Chip vem bem destacado na características do celular nao precisa de adicionar ao Review.


  • Contras👎

    ✕ Interface lenta e irregular

    "só precisava ler isso" tsc, tsc, tsc


  • Pra mim o S5 que coloca uma moral é o Prime...


  • S5 com uma CM11 ou PA fica poderoso! Isso é fato, e sem fanboyolismo dos Motofags por favor

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.