Review do Sony WF-1000XM4: difícil tirar da cabeça

Review do Sony WF-1000XM4: difícil tirar da cabeça

O que você pode esperar de fones de ouvido que custam mais de R$ 1.500? Pois o novo Sony WF-1000XM4 não deve chegar por menos que isso ao Brasil! Mas os fones de ouvido Bluetooth intra-auriculares provavelmente com o nome mais impronunciável de todos são, no entanto, os mais elogiados na internet. Confira em nosso teste se o hype é real ou não passa de uma modinha.

Avaliação

Prós

  • Som de alta qualidade
  • Ótimo cancelamento de ruído
  • Com LDAC e DSEE Extreme
  • Inúmeros recursos de conveniência
  • Duração da bateria de até 12 horas

Contras

  • "Fixação" na orelha pode exigir um tempo de adaptação
  • Sem AptX (HD)
  • A Sony precisa de um novo aplicativo
  • 360 graus, mas raramente utilizável

Sony WF-1000XM4 direto ao ponto

Os Sony WF-1000XM4 são os mais incríveis fones de ouvido Bluetooth intra-auriculares com ANC (cancelamento de ruído ativo) que você pode comprar em junho de 2021! É assim que esta avaliação poderia ser resumida em uma frase. O que parece um pouco estranho, no entanto, é na verdade apoiado por muitas impressões positivas de minha parte e atenção aos detalhes por parte da Sony que explico ao longo deste artigo.

Os novos fones de ouvido top de linha da Sony soam bem, fornecem ANC no mesmo nível da alternativa WH-1000XM4 e têm todas as características premium que você esperaria de aparelhos de áudio de alta qualidade em 2021. Além disso, a vida útil da bateria é muito boa e os fones de ouvido também fazem progressos em termos de design com um estojo de carga menor.

No entanto, em meus ouvidos, que agora conheço muito bem graças ao aplicativo da Sony, o WH-1000XM4 nem sempre se fixou bem. O aplicativo mencionado também está bastante ultrapassado, o que faz com que, na minha opinião, a experiência de uso seja prejudicada um pouco. No entanto, aconselho a compra do WF-1000XM4 se você tiver o cacife para importar um par de fones de ouvido que possa ser perdido facilmente em qualquer lugar.

Design e conforto de uso: nem sempre o ideal

Os Sony WF-1000XM4 são versões sem fio dos clássicos fones de ouvido intra-auriculares. Isto significa que os protetores auriculares são mantidos em seus ouvidos através de tampões auriculares sem um clipe de retenção. Um único Earbud pesa pouco menos de 7 gramas, enquanto o estojo de carga incluído pesa 41 gramas. O case encolheu em tamanho em comparação com o modelo anterior.

Gostei:

  • Design moderno;
  • Estojo de recarga menor;
  • Construção de alta qualidade;
  • Certificação IPX4.

Não gostei:

  • Fixação nem sempre ideal (mais sobre isso abaixo);
  • Parte interna vai muito para dentro da orelha

Visualmente, você pode notar uma diferença entre o WF-1000XM3 e o WF-1000XM4. A Sony conseguiu se destacar com um design arredondado. E isso com um tipo de aparelho que, em princípio, não é fácil de se diferenciar da concorrência. Agora, se design vai ser do seu agrado, é claro que é uma questão de gosto.

NextPit Sony WF 1000XM4 6
O WF-1000XM4 tem um design bastante arrojado. Na minha opinião, porém, muito chique / © NextPit

O que não pode ser negado, no entanto, é que a Sony encolheu o estojo de recarga. Embora os earbuds individuais sejam bastante grandes, a caixinha mede apenas 6,5 x 3 x 3,5 centímetros (L x P x A). Com um peso de 41 gramas, é quase imperceptível nos bolsos das calças ou em uma pochete bolsa hipster. A mudança é bem vinda considerando o volume e peso do antecessor.

Se começar a chover enquanto os usa, você também pode deixar o WF-1000XM4 em seu ouvido. Eles são protegidos contra respingos de água de acordo com a norma IPx4 e, portanto, também são adequados como fones de ouvido esportivos. Em três voltas de jogging, os fones de ouvido intra-auriculares Bluetooth me convenceram como companheiro de música e podcasts.

Conforto no uso

E isso nos leva ao conforto de uso, o que não me convenceu muito no início. Por padrão, a Sony instala os fones de ouvido de tamanho médio e estes provavelmente eram grandes demais para meus tímpanos. Não necessariamente porque eles continuaram caindo, mas também porque eu estava lutando com dores de ouvido.

Uma vez que não consegui um ajuste seguro, enfiei os fones nos meus ouvidos mais à fundo e devo ter exagerado no processo, o que deve estar divertindo os alunos da quarta série neste momento. Além disso, a Sony fornece uma função para medir o isolamento externo do ar dos protetores auriculares.

Apesar deste ajuste, eu ainda não me sinto 100% confiante andando com os WF-1000XM4s. Pode ser uma questão de gosto, mas o design com pontas de silicone do Oppo Enco X me faz sentir mais seguro na bicicleta e durante a corrida. Talvez o medo de perdê-los seja devido ao preço dos fones de ouvido da Sony.

tl;dr: Na minha opinião, a Sony produziu uma verdadeira obra prima para os olhos com o WF-1000XM4. Se você não gostar do design, você pode ao menos ficar feliz com um estojo de recarga menor. O conforto de uso poderia ser melhor para os meus ouvidos, mas isso é uma questão de gosto. Ah, e parabéns pela embalagem ecológica - Arigatô, Sony-San!

Som: para mimar os ouvidos

Dentro do Sony WF-1000XM4 há drivers de 6 milímetros com ímãs de neodímio de alto desempenho. Eles cobrem uma faixa de freqüência de 20 a 40.000 hertz, se você fizer uso do codec de áudio LDAC de alta qualidade. Além disso, os fones de ouvido suportam amostragem DSEE Extreme e 96-kHz a 990 kilobits por segundo.

Gostei:

  • Som potente e personalizável;
  • Codecs de áudio de alta qualidade (LDAC & AAC);
  • O som de 360 graus colocou um grande sorriso no meu rosto;

Não gostei:

  • Sem AptX (HD);
  • O som de 360 graus é usado muito raramente;
  • Equalizador de apenas 5 bandas + otimização de graves;

Com drivers de alta qualidade e os codecs Bluetooth apropriados, a Sony criou as condições para som de alta qualidade no papel. Enquanto a Apple equipa seu próprio serviço de streaming de música com um recurso Lossless e seus próprios AirPods não têm necessariamente os requisitos técnicos necessários para isso, os WF-1000XM4 são tecnicamente equipados para o Tidal, Amazon Music HD e cia.

A razão tem nome: LDAC e é o codec Bluetooth proprietário da Sony. O suporte adicional para o AptX, no entanto, a Sony trouxe ao antecessor WH-1000XM3 mas ficou de fora no XM4. Já o codec AAC deve trazer um sorriso no rosto aos fãs da Apple.

NextPit Sony WF 1000XM4 2
Com um LED de status, você pode verificar o que os fones de ouvido estão pensando / © NextPit

Para meu teste, assinei o serviço premium de transmissão de música Tidal, que transmite em formato MQA a até 4.608 kilobits por segundo a 96 kHz e em 24 bits. No Android 11, você pode enviar a alta qualidade de streaming de forma ideal para os fones de ouvido graças ao LDAC e depois otimizar ainda mais o som com o DSEE Extreme da Sony. Enquanto o LDAC garante dados particularmente "densos" ao ouvir música, o DSEE Extreme otimiza a reprodução das respostas de frequência que são perdidas ao comprimir a fonte sonora original.

O resultado é uma qualidade sonora impressionante, mas também coerente com o Spotify Premium e sem o LDAC. Os drivers do WF-1000XM4 trazem muita energia em todas faixas de frequência e, com alguns ajustes nos equalizadores no aplicativo da Sony, você poderá adaptar bem os fones de ouvido aos seus hábitos musicais.

No Spotify, você pode encontrar minha playlist de teste para fones de ouvido, na qual eu listo vários gêneros. Como o som se resolve tão bem, eu me vi gravitando muito em direção ao jazz à la Chick Corea durante a semana de testes. Mas também metal à la Gojira ou o suculento hip-hop de Tyler, the Creator também soou espetacular. A propósito, ele lançou um novo álbum no dia da publicação deste teste, #ficaadica! 👌

360 graus soa impressionante, mas encontrar conteúdos não é fácil

Um recurso que não quero deixar de mencionar é o som de 360 graus da Sony. O recurso é mais comparável ao som 3D da Apple ou, claro, ao Dolby Atmos. O objetivo é trazer uma experiência surround realista a um par de fones de ouvido estéreo. Para ativar o recurso, você precisará tirar uma foto de seus ouvidos com seu telefone.

A Sony então analisa sua anatomia e depois calcula como o som espacial entraria em seus ouvidos. O conceito é o mesmo prometido pela tecnologia Tempest Audio usada no PlayStaiton 5, com o escaneamento 3D da sua orelha de acordo com a técnica HRTF (head-related transfer function, função de transferência relacionada à cabeça).

Sony App 02 NextPit
Para usar o som de 360 graus, você tem que tirar uma foto do ouvido. / © Sony

A Sony também simula som surround baseado na forma de seu ouvido, e mais uma vez, ela precisa da fonte de áudio correta. Entre outras coisas, o Tidal suporta gravações de 360 graus. Quando você desembrulha os fones de ouvido, você pode ativar um teste gratuito no Tidal, Deezer ou nugs.net através de um cupom. Há apenas 20 músicas 3D no catálogo do Tidal. Infelizmente, isso não é suficiente para que a tecnologia da Sony seja mais do que apenas uma demonstração tecnológica.

O aplicativo dedicado 360 do Deezer oferece muito mais, mas o serviço de streaming também custa R$ 26,90 para a versão HiFi. Portanto, após os três meses do cupom da Sony, pode se tornar uma diversão cara.

Isso não quer dizer que a demonstração tecnológica da Sony não seja divertida. Eu me vi sorrindo em meu apartamento enquanto ouvia os Foo Fighters com Everlong (Tidal). Isso é algo que a tecnologia, nessa forma, há muito tempo não me desperta em mim. Se você fechar os olhos enquanto a escuta, você literalmente se afunda na música enquanto ela acontece ao seu redor. Especialmente depois de meses de lockdown sem música ao vivo, isso ganha uma dimensão diferente.

Som ajustável graças ao equalizador de 5 bandas

Também tenho que destacar positivamente a otimização sonora da Sony via equalizador. Embora você tenha apenas um equalizador de 5 bandas à sua disposição, ele se mostra extremamente eficaz. Além disso, há uma otimização de graves e 10 predefinições, assim como dois ajustes personalizados.

Ficou de fora apenas uma análise da sua audição, encontrada por exemplo no ótimo aplicativo da Soundcore/Anker. Apesar disso, gostaria de criticar brevemente o aplicativo da Sony. Porque como ferramenta adicional para um produto de áudio caríssimo, achei o aplicativo da Sony simplesmente muito antiquado e incômodo.

Sim, o app brilha com uma boa gama de funções e com um pouco de familiarização você se acostuma com ele. Mas o aplicativo simplesmente parece antiquado e não oferece uma experiência de uso particularmente boa na minha opinião. Talvez você não se importe tanto com isso, mas especialmente depois de testar o Soundcore Life Q35, o aplicativo da Sony me vem à mente de uma forma negativa.

tl;dr: O Sony WF-1000XM4 está técnica e acusticamente acima da média sem sombra de dúvidas. No uso diário, os formatos modernos como DSEE Extreme e LDAC são particularmente convincentes, permitindo dar aos drivers de alta qualidade um sinal de áudio à altura. No total, eles estão tão próximos dos fones de ouvido de alta fidelidade quanto o Bluetooth sem fio pode obter.

Cancelamento de ruído: no mesmo nível dos modelos mais famosos da Sony

Como já citamos anteriormente, a Sony equipa seu WF-1000XM4 com cancelamento ativo de ruído (ANC). Além da atenuação passiva graças aos tampões de silicone, a Sony usa seu novo processador V1 para enviar um anti-ruído ainda mais preciso e sem latência. Há também um modo de transparência, mesmo automático, se você desejar.

Gostei:

  • ANC em geral muito eficaz;
  • Modo de transparência controlável em 12 horas;

Não gostei:

  • Sem níveis para ANC, somente em combinação com som ambiente;
  • Modo de transparência muito suscetível ao vento;
  • Controle de som adaptativo com notificação irritante por padrão.

A Sony já está estabelecida no segmento ANC, chegando ao topo das melhores listas de cancelamento ativo de ruído, especialmente em seus headsets. O que o Sony WH-1000XM4 faz no segmento dos fones que cobrem toda a orelha (over-ear), você finalmente encontra nos modelos intra-auriculares. Na minha opinião, os earbuds não ficam devendo em nada quando se trata de ANC.

NextPit Sony WF 1000XM4 4
A ponteira dos fones de ouvido já oferecem isolamento passivo de ruído / © NextPit

Especialmente o ruído, por exemplo, de carros no trânsito, é quase completamente filtrado. Se você alternar entre o modo de transparência e o ANC ativado, você fica com uma impressão como se estivesse mergulhando sua cabeça debaixo d'água. Típico para praticamente todos os fones de ouvido ANC, no entanto, é que ruídos repentinos são suprimidos de forma menos eficiente.

A rigor, a Sony não oferece uma regulagem gradual do ANC. Em vez disso, você pode regular a eficiência do cancelamento do ruído ligando o modo de transparência. A Sony chama tudo isso de "Ambient Sound Control" e oferece outro recurso de conforto muito legal aqui.

Antes de falar sobre a maravilha do Controle de Som Adaptativo, mais uma crítica. Embora a Sony ofereça um modo para reduzir o ruído do vento, ele passa muito fortemente no modo Transparente. Ao andar de bicicleta, tive que desligar o som ambiente porque o vento estava muito forte.

Controle de som adaptável

Mas agora para o recurso mais bacana, com o "Adaptive Sound Control" o aplicativo da Sony reconhece os movimentos de seu smartphone. Ao fazer isso, o aplicativo alterna automaticamente entre alguns modos. Por exemplo, se você estiver sentado à sua mesa de trabalho, o ANC bloqueará completamente os colegas irritantes [nota do tradutor: não que isso seja um problema no NextPit, certo Ben? Ben?]

Sony App 01 NextPit
O controle ANC funciona automaticamente ou manualmente / © Sony

Se você se levantar e não quiser perder nenhum recado no caminho para o banheiro, os fones de ouvido mudam automaticamente para o modo "andar" e ligam o modo de transparência com foco opcional nas vozes. Tudo isso me incomodava no início, pois sempre havia uma notificação e minha música ficava em silêncio por um instante. Você pode desligar o som, no entanto, e também pode configurar locais com configurações fixas se não precisar de ANC em casa, por exemplo.

tl;dr: Os fones de ouvido intra-auriculares Bluetooth da Sony não só cancelam muito bem os ruídos, como acrescentam características inteligentes ao recurso. O Controle de Som Adaptativo não é exatamente uma novidade, mas ainda convence na prática. A única coisa que eu gostaria de ver é uma regulagem do ANC sem o modo de transparência, pois este é bastante suscetível ao ruído do vento.

Duração da bateria: até 12 horas de autonomia

Você pode ouvir música com o WF-1000XM4 por até 12 horas, desde que você deixe o ANC desativado. Com o cancelamento de ruído habilitado, a autonomia cai para oito horas. O estojo de carga, que suporta recarga sem fio, guarda energia por mais 16 horas com ANC e outras 24 horas sem. A Sony também lembrou de incluir um recurso de carregamento rápido.

Gostei:

  • Duração geral da bateria muito boa;
  • Carregamento rápido e sem fio;
  • Notificação discreta de "bateria fraca".

Não gostei:

  • Fones de ouvido descarregados em diferentes velocidades.

Se você leu minha pequena introdução acima da lista de prós e contras, você já sabe tudo sobre a vida útil da bateria do Sony WF-1000XM4. A duração da bateria de até 12 horas é excelente no mercado de fones de ouvido Bluetooth intra-auriculares, e mesmo com o ANC habilitado, você conseguirá passar por um dia inteiro de trabalho.

NextPit Sony WF 1000XM4 8
A caixa de carga compacta oferece até 24 horas adicionais de autonomia / © NextPit

Você quer fazer uma corrida rápida e reparou que os fones de ouvido estão vazios? Você pode adicionar uma hora de diversão musical em apenas cinco minutos, graças ao carregamento rápido. Em termos da autonomia, a única coisa negativa que eu notei é que cada fone às vezes tinham níveis de bateria diferentes. No uso diário, porém, isto não foi um problema.

tl;dr: autonomia de até 12 horas são um ponto imbatível! O fato de a Sony também ter pensado em recursos práticos, como carregamento rápido e sem fio, completa o pacote. Muito bem feito.

Sony WF-1000XM4 – Especificações Técnicas

Especificações em um relance

Destaque Sony WF-1000XM4
Tamanho 6,5 x 3 x 3,5 centímetros (estojo) | 2,8 x 2 x 3 centímetros (fone)
Peso 41 gramas (estojo) | 7 gramas (fone)
Drivers Ímãs de neodímio de alto desempenho de 6 mm
Resposta de frequência Máx. 20 - 40.000 Hz
Bluetooth Bluetooth 5.2
ANC Sim, com o processador V1 da Sony
Codecs Bluetooth SCB, AAC, LDAC
Duração da bateria Até 12 horas (ANC desligado) | Até 8 horas (ANC ligado)
Autonomia extra com o estojo de recarga 24 horas (sem ANC)
Recursos DSEE Extreme, som 360 graus, Google Assistant, Alexa, chamadas viva-voz
Preço 279,00 euros na Europa (R$ 1.650, em conversão direta) 

O que mais você precisa saber sobre o WF-1000XM4

  • Para chamadas de áudio, o fone utiliza microfones beamform. A qualidade das chamadas ainda soa um pouco como se você estivesse falando em um viva-voz do celular;
  • A supressão do ruído do vento e do ruído de fundo é excelente em conversas;
  • Disponível em branco e preto.

Veredito Final

Bem, Sony, o que mais posso dizer? A empresa realmente cumpriu a missão com o WF-1000XM4! A qualidade do som é excelente, todos os padrões modernos e os recursos de praticidade estão a bordo e a vida útil da bateria também está acima da concorrência. Somente o ANC já ouvi melhor em outros modelos.

NextPit Sony WF 1000XM4 5
Os círculos nos fones de ouvido são perfeitos para colocar os fones de ouvido True Wireless de volta em seu ouvido / © NextPit

Mas isso não significa que você não possa filtrar muito bem o ruído ambiente com o WF-1000XM4. Especialmente em combinação com a música, você consegue ouvir os veículos antes que eles o atropelem. Mas graças a tecnologias como o Active Sound Control, a Sony cuidou para minimizar os riscos no dia a dia.

Quantas estrelas você daria ao Sony WF-1000XM4?

Em resumo, o Sony WF-1000XM4 é a nova referência para fones de ouvido Bluetooth intra-auriculares. Entretanto, estou confiante de que outros fabricantes não ficarão parados. Portanto, aguardo com expectativa os próximos meses do mercado de fones de ouvido.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.