Sony Xperia 1: mais câmeras ajudam

AndroidPIT sony xperia 1 two 2cv
© nextpit

Ler em outras línguas:

Com o Sony Xperia 1, o produtor japonês finalmente quer mostrar o que ele realmente tem a oferecer para fotos e vídeos. Fomos convidados pela Sony a participar de um tour de fotos em Veneza para mostrar os resultados do primeiro teste das câmeras Sony Xperia 1.

Pegue um atalho:

Sony Xperia 1: especificações da câmera

Com o Xperia 1, a Sony aventurou-se pela primeira vez no campo das câmaras triplas. No entanto, os japoneses não utilizam o seu próprio sensor de 48 megapixels, mas sim um sensor com uma resolução máxima de 12 megapixels atrás de cada uma das 3 lentes.

AndroidPIT sony xperia 1 camera setup 2cv
Três câmeras: um novo território para a Sony! / © NextPit

Você pode escolher entre três distâncias focais diferentes: um grande ângulo, uma lente normal e um zoom duplo, pelo menos no modo automático. A lente ultra grande angular não pode ser usada no modo manual, muito má. O aplicativo de câmera Sony ainda não fornece uma maneira de salvar fotos no formato RAW. Se você precisar dele, você precisa instalar Open Camera ou outro aplicativo.

Dados técnicos das câmaras Sony Xperia 1:

  • Ultra-largo: 12 megapixels, distância focal de 16mm, abertura f/2.4, sensor de 1/3.4 polegadas, foco fixo
  • Distância focal normal: 12 megapixels, distância focal de 26 mm, abertura f/1.6, sensor de 1/2.6 polegadas, OIS, EIS, focagem automática
  • Telefoto: 12 megapixels, distância focal de 52mm, abertura f/2.4, sensor de 1/3.4 polegadas, OIS, EIS, focagem automática
  • Câmera frontal: 8 megapixels, abertura f/2.0, sensor de 1/4 de polegada, flash display, SteadyShot, HDR

Sony brilha à luz do dia

Em boas condições de iluminação, o Sony Xperia 1 tira fotos muito boas. A riqueza de detalhes, a exposição, a dinâmica da imagem e a nitidez são absolutamente impressionantes, o smartphone não produz quase nenhuma fotografia desfocada ou inutilizável.

No entanto, o ruído da imagem é visível um pouco mais frequentemente do que com alguns dos melhores camerafones. Embora o zoom duplo seja limitado em uso, a ampliação em comparação com a lente normal não é realmente o máximo, a lente ultra-angular pode ser muito útil.

DSC 0180
O Xperia 1 tira ótimas fotos em boa luz. / © NextPit

Isto também se deve a uma opção nas definições da aplicação da câmara. O utilizador pode decidir se o Xperia 1 deve corrigir a distorção causada pela lente ultra-angular. A imagem é recortada nas bordas, mas parece menos com uma lente olho-de-peixe. Nenhum outro fabricante oferece atualmente esta opção.

DSC 0241
Ângulo ultra amplo sem correção de distorção... / © NextPit
DSC 0242
... e com correcção de perspectiva. / © NextPit

Por falar em aplicação de câmara: embora muitas destas aplicações estejam sobrecarregadas com vários modos e opções de disparo, a aplicação Sony é simples de utilizar e reduzida ao essencial. Não existe um modo nocturno real, nem um modo para tirar retratos. A desfocagem do fundo pode ser ativada e desativada com o toque de um botão e sua intensidade pode ser alterada.

O efeito bokeh geralmente funciona bem, mas como todos os outros smartphones produz erros de vez em quando. A câmera reage muito rapidamente e está imediatamente pronta para uso em todas as situações, graças ao botão de liberação do obturador de curso duplo.

DSC 0481
Cores bonitas mesmo com mau tempo / © NextPit

Embora a câmera frontal tenha apenas 8 megapixels, ela ainda oferece boas fotos com muitos detalhes e excelente nitidez. No modo manual, contudo, apenas o balanço de brancos e a compensação de exposição podem ser ajustados.

DSC 0186
Xperia 1 tira fotos de selfies bonitas / © NextPit

Fotos com pouca luz têm muito charme

Se a luz diminuir, as fotos do Sony Xperia 1 ficam mais fracas em detalhes. A nitidez da imagem sofre de um aumento do ruído da imagem, que pode ser notado relativamente cedo e sem ampliar muito a imagem. Especialistas noturnos como o Huawei P30 Pro ou o Google Pixel 3 XL capturam fotos tecnicamente mais limpas.

DSC 0360
O Sony Xperia 1 captura imagens realistas e não excessivamente brilhantes. / © NextPit

No entanto, as fotos do Sony Xperia 1 são bastante boas em outros aspectos, mesmo em condições de pouca luz, ou seja, em termos de ambiente. Enquanto Huawei, por exemplo, ilumina as imagens muito em pouca luz e Samsung muitas vezes mostra uma tendência para fotos amarelas, o Sony Xperia 1 representa a realidade de uma forma muito mais natural e, portanto, fornece imagens que vêm muito perto do que o olho vê. Por conseguinte, existem apenas insuficiências nos pormenores a ultrapassar.

DSC 0366
A cena parecia tal e qual como você a vê. / © NextPit

Em condições de pouca luz, o Xperia 1 decide automaticamente se utiliza a teleobjectiva com a menor abertura ou se utiliza apenas a objectiva normal com abertura f/1.6. A abertura maior, que permite uma maior iluminação do sensor, melhora a qualidade da imagem, mas piora o zoom, pois só funciona digitalmente. O usuário não é informado e não vê nenhuma diferença na aplicação da câmera. Sony deve ainda trabalhar nele mesmo que muitos outros smartphones como o iPhone fazer o mesmo.

Os recursos de vídeo do Sony Xperia 1

O Sony Xperia 1 pode gravar vídeo em HD, FullHD a 30 ou 60 fps e em 4K a 30 fps. Aqui, também, o smartphone pode reproduzir naturalmente a situação de luz e as cores. A combinação de estabilização de imagem óptica e electrónica assegura uma imagem fixa e o Xperia 1 também é excelente para filmar enquanto corre. Vídeos em câmera lenta podem ser gravados a 120 ou 960 quadros por segundo, a maior taxa de quadros funciona apenas em HD.

Além disso, a Sony deu ao Xperia 1 um modo especial para todos os cineastas amadores. O aplicativo é chamado de Cinema Pro e oferece recursos que não são realmente necessários para o uso normal, mas que os entusiastas amadores de videomaker ambicioso pode usar para tirar ainda mais proveito da câmera do Xperia 1. Dedicaremos outro artigo a estas funções especiais.

Conclusão

A mudança para uma câmara tripla valeu a pena para a Sony. Seu smartphone oferece boas a muito boas imagens em quase todas as situações. O Xperia 1 compensa as ligeiras fraquezas em detalhe das fotografias de pouca luz com um aspecto particularmente realista. O smartphone Sony também tem muito para oferecer aos videomakers amadores.

Se você quiser ver mais, aqui estão as imagens de resolução completa:

  • Sony Xperia 1 foto de teste na resolução original
Ir para o comentário (12)
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
12 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen 28
    Penskemen 21/06/2019 Link para o comentário

    Para os fâs de carteirinha da Sony Mobile, olha a "desculpa esfarrapada" que o Presidente da Sony do Brasil deu para a saída do mercado de smartphones "SOMENTE AQUI NO BRASIL". Vou replicar o texto (de autoria do site Link do Estadão), pois não é permitido a divulgação de links aqui no site (se bem que tá abandonado... mas vamos obedecer as regras), segue o texto abaixo "NA ÍNTEGRA"

    'Paramos de vender celulares no Brasil por estratégia', diz presidente da Sony Brasil
    Segundo Kenichiro Hibi, agora o foco da empresa no País será principalmente na área de televisão e música, com produtos como fones de ouvido.

    19/06/2019 | 14h49
    Por Giovanna Wolf* - O Estado de S. Paulo

    O presidente da Sony Brasil, Kenichiro Hibi, confirmou nesta quarta-feira, 19, em entrevista ao Estado, que a Sony está parando de vender smartphones no Brasil – os celulares que ainda estão nas lojas são final de estoque. Segundo o executivo, agora o foco da empresa no País será principalmente na área de televisão e música, com produtos como fones de ouvido. Os rumores que a Sony havia encerrado as operações de celulares no Brasil existem desde março, e a informação foi confirmada pela empresa internacionalmente em abril. É a primeira vez que um executivo da filial local comenta o tema.
    “Paramos o nosso negócio de celular no Brasil por um tempo como parte de nossa estratégia. Aqui no País existem marcas muito grandes, a maior parte de venda de aparelhos é de categoria econômica, e nosso foco é em linhas premium”, disse Hibi. Segundo o presidente da Sony Brasil, a empresa também vai reduzir sua atuação no mercado de celulares a nível global: somente o Japão e uma parte da Europa continuarão recebendo grandes quantidades de smartphones da Sony.
    Hibi afirma que a empresa pretende voltar a expandir seus negócios de smartphones, mas ainda não há um planejamento específico nesse sentido. “Vai depender da situação e se tiver crescimento do mercado premium”, afirma.
    A Sony está há quase 50 anos no Brasil e tem plano de expandir sua operação no País com vários tipos de produtos. Nesta quarta-feira, 19, a empresa anunciou uma nova linha de fones de ouvido, com três modelos, com tecnologias como isolamento de ruído. “A cultura brasileira do áudio é muito forte, e o tipo de consumo de música está mudando”, diz Hibi, “as pessoas saem de casa e levam a música com elas, o uso é diário assim como o smartphone”.
    No evento do lançamento dos produtos em São Paulo, a Sony apresentou uma pesquisa que mostra um crescimento de 42% do mercado de fones de ouvido de 2018 em relação a 2017. As televisões também são uma aposta da Sony para o País – a estratégia da empresa é produzir aparelhos premium, com telas grandes.

    *É estagiária, sob supervisão do editor Bruno Capelas


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 15/06/2019 Link para o comentário

    Muito bom dispositivo, pena não ser mais comercializado no país e a fabricante cobrar horrores.


  • 5
    Jbs Souza 10/06/2019 Link para o comentário

    Se tivesse preço competitivo até que dava importar, mas com os preços praticados atualmente não dá.. saudade de quando a Sony brigava no topo e sempre tinha algo a mais que as concorrentes.


  • Penskemen 28
    Penskemen 09/06/2019 Link para o comentário

    Acho um disparate uma matéria dessa, se bem que os editores (tapa-buracos na Alemanha, não se darão ao trabalho de traduzir ou responder comentários daqui) A Sony mobile acabou, qual o sentido fazer reportagem enaltecendo as qualidades de uma marca "que deixou milhares de clientes na mão", estou certo ? Será que o editor quer dar uma ajudinha para as lojas que ainda tem esse modelo em estoque ???


    • Rodrigo 12
      Rodrigo 10/06/2019 Link para o comentário

      você não tem que achar nada mané...

      Paulo zOiO zuLLu


      • 7
        Bom senso FC 11/06/2019 Link para o comentário

        Cala a boca Rodrigo Zé Arruela e respeite os outros.


    • Henrique Ariel 29
      Henrique Ariel 10/06/2019 Link para o comentário

      Então eles devem para de fazer matérias sobre oneplus, oppo e qualquer outra marca q não seja vendida no Brasil?

      luian bedaDouglasPaulo zOiO zuLLuDouglas Charles Cunha


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 10/06/2019 Link para o comentário

      Nunca se vendeu Google Pixel no Brasil, por acaso não se deve fazer matérias sobre eles?

      Paulo zOiO zuLLu


      • Penskemen 28
        Penskemen 10/06/2019 Link para o comentário

        Bem Douglas agradeço pela sua opinião ao meu comentário de forma cortês, pois a "boa educação" nos ensina a aceitar e respeitar o contraditório, por isso que critiquei essa matéria publicada no Androidpit, FEITA NA ALEMANHA e traduzida para tapar buraco aqui no Androidpit do Brasil. No meu ponto de vista essa matéria faz uma propaganda "velada" da Sony mobile; que deixará centenas de milhares de clientes aqui no Brasil literalmente "NA MÃO", pois os aparelhos (fora de garantia) terão enorme dificuldade com peças de reposição, e como já passei por isso com um Xperia Z Ultra, que "tive que vender como sucata" por falta de peças, creio (na minha opinião), que a saída da Sony do mercado Brasileiro de dispositivos móveis, trará só prejuízos para seus clientes, pois isso critiquei a matéria, mas algumas pessoas não entenderam dessa forma. Mas o Androidpit Brasil não possui mais ninguém como moderador para fazer um filtro nos comentários, então por essa a razão, o bom senso manda evitar comentários nas matérias de agora em diante.


      • 7
        Bom senso FC 11/06/2019 Link para o comentário

        Parabéns pelo comentário e ignore esse Rodrigo...


  • David CD 80
    David CD 09/06/2019 Link para o comentário

    Uma pena ver que a Sony não está mais aqui no Brasil. É uma marca que não soube vender seus aparelhos.

    Henrique Ariel


  • 73
    Jairo rios 09/06/2019 Link para o comentário

    Só esqueceram de um detalhe , a linha Sony Xperia não é mais comercializada na América Latina, portanto ou o usuário importa direto ou procura outras opções.

    Henrique Ariel

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.