NextPit

10 dicas básicas para economizar a bateria do seu smartphone

BatteryNexus5
© NextPit

Todos sabem que os smartphones costumam devorar a bateria. Telas, aplicativos em alta definição, potência dos processadores… todos os componentes consomem muita energia, inclusive nos dispositivos high-end, tanto é que os aparelhos atuais contam com modos bem elaborados de economia, como você pode ver na nossa comparação entre o Galaxy S5 e o HTC One (M8) e seus serviços de economia.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Se você ainda não é um feliz proprietário de um desses aparelhos, mostramos aqui 10 dicas e conselhos básicos que otimizam a autonomia do seu Android.

BatteryNexus5
© NextPit

1. Se o seu dispositivo tiver uma tela AMOLED (como muitos dos fabricados pela Samsung), utilize um fundo de tela escuro. As telas AMOLED só iluminam os pixels coloridos. Dessa forma, os pixels pretos ficam apagados e o dispositivo irá economizar bateria com fundos mais escuros.

2. Se a sua tela for AMOLED, também ajudar usar launchers escuros.

3. Não use o brilho automático da tela. Pode parecer útil, mas na realidade trata-se de uma função que configura muito mais luz do que precisamos. Sugiro que você ajuste o brilho manualmente e selecione o nível médio. Você pode sempre elevá-lo quando realmente precisar de mais luz.

4. A menos que realmente precise, desative a função de vibração do seu smartphone. Ela consome muito mais energia do que um toque normal. Também desligue o Haptic Feedback (resposta tátil), pois ele consome a bateria sem acrescentar muito à sua experiência de usuário.

5. Use apenas baterias originais. Economizar dinheiro comprando baterias potencialmente prejudiciais ao seu dispositivo pode sair bem mais caro no final. Essa não é uma boa opção.

galaxy s4 mini 21
© NextPit

 

6. Configure o seu smartphone para que a tela seja desativada em pouco tempo. Do contrário, sua bateria será cosumida mais cedo com tempo de tela ativa desperdiçado. Um usuário médio olha a sua tela 150 vezes por dia. Não é difícil imaginar como poderíamos economizar energia fazendo com que ela seja desativada mais rapidamente.

7. Configure o modo de bloqueio para desligar a WiFi e a transferência de dados quando não precisar deles. Você também pode configurar o modo de voo enquanto dorme ou durante uma reunião no escritório.

Moto X notifications screen
© André Rigo/AndroidPIT

8. Desabilite as características e comandos gestuais, especialmente se tiver um Samsung. A menos que realmente use essas funções, que consomem muita bateria.

9. Desligue o GPS, Bluetooth, NFC e a WiFi quando não precisar. Se usar o smartphone sempre em casa ou no trabalho, é melhor ter o WiFi ativado e colocá-lo em suspenso em vez de ativá-lo e desativá-lo sempre.

10. Mantenha os seus aplicativos atualizados. Existe uma razão pela qual os desenvolvedores atualizam os seus aplicativos de tempos em tempos. Entre outras, há sempre a melhoria no rendimento do dispositivo e na vida útil da bateria.

Se quiser saber mais dicas, confira este artigo e os tópicos correspondentes do nosso fórum.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Getulio Andrade 13/04/2014

    Um android que passa mais de dois dias com bateria, é pq o dono não usa, ou usa muito pouco. Eu castigo o meu todos os dias, wifi, 3g, câmera, cabo otg e etc...É a bateria baixando e eu carregando. ..rsrs

17 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Caetano Pessoa 24/01/2016 Link para o comentário

    Como faço para desativar comandos gestuais? O que são isso?


  • vitor Barbosa 23/04/2014 Link para o comentário

    o greenify ajuda muito, alem de um melhor desmepenho.


  • Christiano Albuquerque 14/04/2014 Link para o comentário

    É engraçado né... fazem um celular com inúmeras funções e vc precisa desativar pra economizar bateria!!! Porque não resolvem esse problema de uma vez fazendo uma bateria que dure em uso uns 2,3 dias ao invés de monitores de batimento cardíaco e velocidade de processamento?!


    • Cleiton Silva 15/04/2014 Link para o comentário

      Pra piorar está chegando as telas 2k e 4k pra consumir mais um pouco.


  • gilberto 14/04/2014 Link para o comentário

    nao tenho problema com meu lg g2 a bateria dele e excelente.


    • Honi 29/07/2016 Link para o comentário

      qual a tecnologia da tela do seu g2?


  • Iago Profeta 14/04/2014 Link para o comentário

    Sem 3g e wifi o meu g2 dura quase 3 dias.. mas quem vive sem 3g e wifi.. só a minha avó...


  • Icaro Benjamin 14/04/2014 Link para o comentário

    sem rede de dados o meu nexus roda 2 dias


  • Getulio Andrade 13/04/2014 Link para o comentário

    Um android que passa mais de dois dias com bateria, é pq o dono não usa, ou usa muito pouco. Eu castigo o meu todos os dias, wifi, 3g, câmera, cabo otg e etc...É a bateria baixando e eu carregando. ..rsrs


  • Rudi Santos 13/04/2014 Link para o comentário

    em poste futuro vcs poderiam mostrar se tem alguma configuraçao qe possa ser feita nas opçoes do desenvolverdor qe ajude a economizar a bateria , seria legal eu sempre me perco pra usar aqeles comandos


  •   20
    Conta desativada 13/04/2014 Link para o comentário

    Três dias, Leandro Moreira? O___O


  • raphael 13/04/2014 Link para o comentário

    é, sem plano de dados ate o meu passa 2 dias. observei tbm que o 4G consome muita bateria.


  • Leandro Moreira 13/04/2014 Link para o comentário

    Meu note 3 é ottimo sigo essa regras certinho, ele leva quase 3 dias pra descarregar nunca pensei que ele fosse tão bom assim


  • Geovanny Soares 13/04/2014 Link para o comentário

    Os aplicativos que fica rodando em segundo plano também consome uso greenify para da um stop não precisa de root, mas que tem root ele hibernar automaticamente https://play.google.com/store/apps/details?id=com.oasisfeng.greenify


  • Ricardo Lúcio 13/04/2014 Link para o comentário

    muito bom esse tópico, mas o que realmente ajuda em conservar a bateria e ativar a renderização por GPU nas opções do desenvolvedor, isso faz com que apps 2D que vc utiliza (ex. a galeria) trabalhem com a GPU em vez da CPU, até hj não vi problemas aki :D testem, mas só marquem essa opção!


    • Dierro Santana 27/07/2015 Link para o comentário

      Explica melhor o caminho Ricardo por favor ! Agradeço !

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.