Anatel altera os padrões de segurança de roteadores Wi-Fi; entenda

Anatel altera os padrões de segurança de roteadores Wi-Fi; entenda

A Anatel emitiu um comunicado que deve modificar os padrões de segurança para roteadores fabricados e comercializados no Brasil. 

O Ato 77/2021 exige que as empresas sigam todos os requisitos técnicos para diminuir ao máximo os riscos trazidos por vulnerabilidades em roteadores - seja durante atualizações ou durante as primeiras configurações.

As configurações devem vir de fábrica e garantir segurança contra ataques, o que impede o uso de senhas simples para cadastro de redes WiFi (como números em sequência ou até mesmo o popular código "admin"). Além disso, os roteadores deverão ter, por padrão, configurações que forcem os usuários a alterar sua senha após a instalação. 

Os sistemas de atualização dos roteadores também devem sofrer mudança: o Ato 77/2021, obriga as empresas a configurarem atualizações automatizadas, que devem emitir um alerta aos usuários da rede quando acontecerem. 

O Ato foi publicado no site da Anatel, no dia 5 de janeiro - com uma versão disponível para download no Google Drive. Ele deve entrar em vigor em 180 dias, contando a partir da data de sua publicaçã e inclui "os produtos relacionados na Lisa de Referência de Produtos para Telecomunicações". As avaliações de novos produtos no mercado por parte da Anatel poderão acontecer a qualquer momento, a partir do primeiro dia do projeto em vigor.

Fonte: Anatel

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Boa medida.


    • Verdade. Tinha um roteador D-Link DIR-815 "encostado" aqui e meu filho precisou de repetidor.

      Pesquisando, descobri que pode ser usado como roteador e/ou repetidor ao atualizar firmware para última versão.

      Segui todos "caminhos" - eram 2 ou 3 atualizações que tinham que ser feitas uma após outra e funcionou!

      Atualização automática pode ser perigosa também, caso venha a ser hackeado (ou evitaria [ser hackeado] se atualizado automaticamente, sei lá...).