NextPit

7 aplicativos para desinstalar do seu celular Android imediatamente

7 aplicativos para desinstalar do seu celular Android imediatamente

Um malware chamado "AbstractEmu" foi encontrado em diferentes serviços da Google Play Store. Se aproveitando de 7 apps específicos, o software malicioso conseguia obter os mais altos níveis de acesso de usuário do sistema Android. O problema é que os smartphones infectados estão agora comprometidos.


Direto ao ponto:

  • O malware "AbstractEmu" encontrado em 7 aplicativos na Google Play Store é particularmente perigoso.
  • O Google já removeu os aplicativos da loja, mas eles ainda podem estar em seu celular.
  • Aconselhamos verificar se os aplicativos estão instalados e apaga-los imediatamente.

Malwares se infiltram na Play Store o tempo todo, mas normalmente são encontrados na forma rastreadores inofensivos ou apenas aplicações indiscretas. Contudo, desta vez os pesquisadores de segurança da Lookout descobriram uma variante muito mais perigosa.

Além de ser muito bom de camuflagem, o malware "AbstractEmu" também consegue ter o "acesso root" (ou administrativo) em 7 aplicativos do celular. De acordo com a Lookout, as aplicações críticas são as seguintes:

  1. Anti-ads Browser
  2. Data Saver
  3. Life Launcher
  4. My Phone
  5. Night Light
  6. All Passwords
  7. Phone Plus

A questão aqui é que o malware com acesso root é capaz de instalar outros malwares no seu aparelho celular. Entretanto, com o direito administrativo é a mais alta permissão de usuário no Android, basicamente todas as portas do sistema estão abertas para estes malwares. O muito discutido spyware Pegasus, que foi encontrado nos celulares de políticos, jornalistas e ativistas, funciona da mesma forma, com acesso root.

Como ter certeza de que seu celular está seguro novamente

De acordo com o Lookout, os desenvolvedores do "AbstracteEmu" buscam um interesse financeiro, pois alguns dos comportamentos deste malware podem ser comparados aos dos Trojans bancários. Se você encontrou um dos aplicativos acima mencionados no seu celular, aconselhamos desinstalar cada um deles.

Além disso, tenha atenção redobrada aos e-mails de phishing que podem ter sido enviados para você, pois podem funcionar como via de acesso para os cibercriminosos obterem os seus dados bancários ou dados de login para serviços bancários online.

Também é aconselhável entrar em contato com o seu banco, pois medidas como novas credenciais ou outras opções de segurança podem ser tomadas se necessário.

nextpit surveillance img2
Um malware pode espionar você através de seu smartphone / © NextPit

Você não tem certeza se conseguiu remover o malware do seu smartphone? Recomendamos usar um antivírus para tanto, eis uma lista dos melhores aplicativos antivírus para Android. O artigo é um pouco mais antigo, mas os aplicativos mencionados estão disponíveis em novas versões.

Para ter certeza de que o aparelho está 100% seguro, indicamos instalar um backup dos dados do celular com uma data anterior à instalação do aplicativo comprometido se possível.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Marcio S. há 3 semanas Link para o comentário

    existem algumas medidas que vocês precisam tomar, a página está tão poluída com propagandas, e muitas delas ficam em cima dos textos. Impossível acompanhar uma matéria na integra.


  • Jairo rios há 3 semanas Link para o comentário

    Felizmente nunca usei nenhum da listagem