NextPit

Conheça três alternativas ao app do Facebook para Android

facebook notifications
© NextPit

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Entretanto, o aplicativo oficial desenvolvido pelo Facebook é conhecido por seus inúmeros bugs e lentidões constantes. Por isso, resolvemos preparar uma seleção com os melhores aplicativos alternativos ao app oficial, como versões mai leves e clientes para múltiplas contas. Confira a seleção completa abaixo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Facebook Lite

O Facebook Lite foi desenvolvido com foco em dispositivos que possuem especificações mais modestas. No entanto, essa solução pode agradar à todos os usuários que procuram fugir da lentidão do aplicativo principal, independente do hardware do dispositivo. O Facebook Lite é econômico em todos os sentidos, gasta menos dados exibindo imagens mais compactadas e layout simplificado, além de desativar alguns recursos opcionais como, por exemplo, como auto-play em vídeos exibidos no feed de notícias.

O visual do Facebook Lite não fica devendo em nada para a versão padrão do Facebook, pelo contrário, a versão menor tem suas vantagens. Com o Lite, você pode utilizar o bate-papo do Facebook sem a necessidade de instalar o Messenger separadamente. Além disso, notificações e anúncios dinâmicos podem ser configurados pelo usuário.

facebookliteapp
Facebook Lite é a verão miúda do Facebook oficial. / © ANDROIDPIT

Friendcaster

O Friendcaster é uma ótima alternativa para quem procura por um cliente que ofereça suporte para múltiplos perfis. A interface é uma das melhores entre os aplicativos dessa seleção, principalmente por manter todas as sessões do Facebook expostas em uma única lista com ícones. Ao criar uma nova postagem, é possível escolher em qual conta a mesma será publicada.

Entre as opções de navegação, você irá encontrar uma aba que ajuda o usuário a gerenciar páginas que sejam administradas pelo mesmo, além de seguidores e páginas curtidas. O Friendcaster traz oito temas que trocam alguns contextos de seu layout, como a barra de navegação e a cor principal do aplicativo (branco e preto).

friendcaster
Friendcaster é simples e útil. / © ANDRODIPIT

Fast for Facebook

Essa opção é voltada para aqueles usuários que buscam por uma solução que seja extremamente leve. O Fast simplifica o feed de notícias e as postagens do perfil. Para se ter idéia, nem mesmo a foto e a imagem de fundo do perfil são exibidas. O Fast tem um único inconveniente: anúncios. Embora exista uma versão paga, dentro da proposta oferecida pelo app, ela passa a ser inviável pelo ausência de funções extras à rede social que é gratuita. 

A personalização do Fast é algo que chama atenção. Existe uma gama de cores que podem ser exploradas, além de novas opções de layout que configuram o conteúdo exibido, e tornam a navegação ainda mais interessante independente do tamanho de tela do dispositivo. Entre as configurações do Fast existem recursos que ajustam a perfomance do app entre otimizada, econômica e alta perfomance. Definitivamente uma ótima alternativa para fugir da lentidão do Facebook.

fastforfacebook
Fast for Facebook é leve e personalizável. / © ANDROIDPIT

E aí, qual dessas opções você irá testar em seu Android?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

51 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • mauro 27/09/2018 Link para o comentário

    Ja passou da hora de nós brasileiros nos valorizar-mos ,esse facebook nao respeita os usuarios e nos bloqueia sem aviso previo e sem motivos,eles alegam que fazemos coisas que nao fazemos.e nem tem uma opçao de contato direto para que o usuario possa saber o porque de tantos problemas,e por conta das eleiçoes muitos usuarios tem sido bloqueados por expressarem suas filosofias politicas e as opçoes que o facebook nos da de retomar a conta nao funcionam alem de serem absurdas,eu em menos de um mes fui bloqueado duas vezes e estou bloqueado,sei que existem outras redes sociais vamos abandonar o facebook de uma vez.ao invés deles nos tirarem a gente sai por conta propria.


  • luis idalgo 03/09/2015 Link para o comentário

    Serio que tem gente que esperava os MESMOS RECURSOS do facebook original pesando apenas 1,37 mb?e ainda tao reclamando que nao reproduz videos e a qualidade das fotos é muito ruim nisso tem razao mas a falta de recursos é compreensivel afinal esse facebook lite ou minifacebook foi feito para celulares lentos e/ou pouco armazenamento estou muito satisfeito todo app tinha que ter uma versao basica e leve quem nao gostou instale o original e gaste 40,73 mb ou mais.


  • Adriano D. 18/08/2015 Link para o comentário

    Uso no UC browser.


  • Alexandre Dos R. 17/08/2015 Link para o comentário

    Porque vcs indicam apps q foram descontinuados?


  • Alexandre Dos R. 17/08/2015 Link para o comentário

    Kd o link do Friendcaster?


  • Demian Fernando 17/08/2015 Link para o comentário

    Qual o problema com o facebook que nao faz um app decente?! Todos os dias tem atualização do Facebook e nada de ficar fluido e perfeito.... tenho o S6 Edge e ainda assim as vezes o face (app) trava ou fica lerdo!


  • Denilson Ortiz Lopes 17/08/2015 Link para o comentário

    Existe uma melhor: Não use facebook...


  • Quack 17/08/2015 Link para o comentário

    Fast é muito bom, usava ele na época de Galaxy Y hahahah. Esse Lite é pouco fluído, idêntico a aquele java app. Só não testei esse Friendcaster...


  • Thiago Gomes 17/08/2015 Link para o comentário

    No meu S6 EDGE não há problemas de lentidão com o facebook


  • Deivis Schuman 17/08/2015 Link para o comentário

    Facebook Lite o melhor!


  • Luiz Henrique Martins 16/08/2015 Link para o comentário

    Use o greenify, coloque o APP em hibernação quando não estiver em uso e resolva seus problemas (eu uso esse método e funciona bem) ou acesse pelo navegador.


  • Rafael M. 16/08/2015 Link para o comentário

    Facebook =👉 devorador de RAM


  • Bruno Mattos 16/08/2015 Link para o comentário

    O grande problema do uso do navegador é perder os avisos de mensagens quando fora do site... A não ser que o cara coloque que os avisos de mensagens sejam encaminhados para o Email e esse avise (como se fosse um Email comum).

    A minha reclamação nem é a lentidão, mas intromissão do facebook... Não suporto aquele APP só para mensagem, fiz até a malandragem do XDA do messenger enabler, para poder digitar as mensagens no próprio APP. Outra coisa que desativo é o navegador interno, que é uma porcaria... Junto a outras perfumarias, como sons próprios, e o facebook vira esse elefante azul.


    •   32
      Conta desativada 17/08/2015 Link para o comentário

      Se eu tivesse de usar um app do Facebook, usaria o Lite. No entanto, não vejo mal nenhum em não ser avisado das notificações, já´que não uso com função profissional nem relacionada aos estudos.


    • Paulo H. Lima 17/08/2015 Link para o comentário

      Use o UC Browser. Ele eh um navegador bem completo e possui um addon do Facebook que ativa notificações e mensagens do face igual o app oficial, mesmo o navegador estando fechado.


    • Marcos Viana 17/08/2015 Link para o comentário

      Se depende de notificações, uso só o lite mesmo, ele notifica e também dá pra teclar nele, sem precisar no Messenger.


    • Eduardo 17/08/2015 Link para o comentário

      Realmente, UC Browser ele da envia notificação como o APP oficial, e é navegador. Só uso assim agora.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.