NextPit

Os melhores gerenciadores de senhas para Android e iPhone

Atualizado: lista reformulada
Os melhores gerenciadores de senhas para Android e iPhone

Quase todos os anos são publicadas notícias sobre as senhas mais populares entre os brasileiros para acessar o Google, Apple e até bancos e lojas online. Para evitar problemas de senhas fáceis ou duplicadas, os apps de gerenciamento de senha são uma solução fácil. Conheça os melhores gerenciadores de senhas para Android e iOS.

No final do ano passado, a empresa NordPass apresentou as piores senhas, e como sempre muitas pessoas ainda usam combinações como "123456" ou "senha" para se cadastrar em serviços online.

Mas diferentemente do que parece, usar senhas variadas e difíceis de adivinhar não é mais um bicho de sete cabeças. O NextPit apresenta os melhores aplicativos para gerenciar suas senhas no celular Android ou iOS. Como eles geralmente criam senhas novas e super seguras ao mesmo tempo, acabam servindo ainda para protegê-lo de vários golpes praticados na internet.

Pegue um atalho

  1. Gerenciadores de senhas para Android
    1. Gpass
    2. Dashlane
    3. Nordpass
    4. Avira
    5. Keepass2Android
  2. Gerenciador de senhas para seu iPhone
    1. Chaves da Apple
    2. Dashlane
    3. NordPass
    4. Roboform
  3. O que um gerenciador de senhas precisa fazer?
  4. Dicas para melhores senhas seguras 
  5. Conclusão

Gerenciadores de senhas para Android

Gpass: o gerenciador de senhas do Google

Os celulares Android têm um gerenciador de senhas de fábrica graças aos serviços do Google Play. Usando o Smart Lock para senhas, você pode usar suas senhas salvas de aplicativos e  websites em múltiplos dispositivos.

O Smart Lock sincroniza as contas e senhas com seu perfil no Google, compatível com o Chrome no PC e em seu dispositivo Android. No PC, você pode acessar o serviço usando a palavra-chave "Gpass". Apenas no Google!

Google Keep Screenshot
O gerenciador de senhas do Google está totalmente integrado ao sistema / © NextPit

Convenientemente, o gerenciamento de senhas é integrado diretamente ao teclado Gboard. Então você só precisa selecionar o campo de nome de usuário ou senha em uma página e o teclado sugere o preenchimento com uma senha salva. Se você utiliza o navegador Google Chrome em seu computador, a sincronização funciona automaticamente.

Dashlane: particularmente poderoso com uma assinatura de baixo custo

Certamente a melhor alternativa ao Gpass, que você pode até mesmo usar no iOS: o Dashlane. O aplicativo de senha aparece no alto das lojas de aplicativos e com razão. O Dashlane é intuitivo, abrangente e já se concentra na segurança durante a configuração. Para quem gostou do app, fica a recomendação da assinatura anual do serviço.

Porque com o Dashlane gratuito você só pode armazenar 50 senhas em um único dispositivo. Isto elimina a opção de sincronizar entre dispositivos, que é um dos grandes pontos fortes da ferramenta. Ao mesmo tempo, a assinatura premium lhe dá acesso direto a um provedor VPN, que não só oferece segurança, mas também permite que você drible os bloqueios geográficos.

NordPass: ferramenta extensiva sem restrições de conta

Com o gerenciador de senhas do Google, você tem que ter uma conta como pré-requisito, é claro. Esse não é necessariamente o caso da NordPass. O aplicativo pertence à mesma empresa que executa o elogiado serviço de VPN NordVPN. No aplicativo gratuito para Android você pode armazenar senhas, cartões de crédito, anotações pessoais e muito mais.

NordPass Screenshot
Você pode usar o NordPass sem uma conta. Isto é muito prático / © NextPit

Sem uma assinatura e sem uma conta, você já pode armazenar senhas e cartões de crédito em seu dispositivo e usar um simples gerador de senhas. Entretanto, as funções de autopreenchimento para websites ou um scanner de vazamento de dados fazem parte da assinatura premium. Um último ponto: você pode habilitar o NordPass para preencher automaticamente senhas em sites da Web na tela de configurações. Útil!

Avira Password Manager

A solução de segurança da Avira ainda deve estar instalado em diversos computadores da comunidade NextPit. Embora o Avira Antivir nos PCs tenha perdido um pouco de sua importância graças à boa solução de segurança pré-instalada no Windows, a Avira continua firme e forte. Entre outras coisas, ela oferece um bom gerenciador de senhas para Android. O Avira Password Manager.

avira password manager
Infelizmente, o aplicativo Android não permite mais capturas de tela em 2021. Mas essas imagens antigas ainda funcionam / © NextPit

A segurança do aplicativo é controlada por uma senha mestra que você define no início. Convenientemente, você também pode usar sua impressão digital como controle de acesso. A Avira alega criptografar cada uma de suas senhas de acordo com o padrão AES 256-bit e não lê-las ela mesma. O gerador de senhas do aplicativo gera senhas com até 25 caracteres.

Para uso offline: Keepass2Android

O Keepass2Android é uma ferramenta de gerenciamento de senhas de código aberto. É baseado no software para PCs com o mesmo nome. Ele cria um banco de dados offline em seu celular Android. Como o formato é o mesmo usado no Windows, macOS e Linux, você pode usar o banco de dados em diferentes dispositivos. Você protege o banco de dados com uma senha mestra e, opcionalmente, com qualquer arquivo chave.

keepass 2 android de
O Keepass2Android não requer um cadastro e deixa você no controle de seus dados / © NextPit

Você pode visualizar as senhas após digitar os últimos três caracteres de sua senha mestra (com a opção QuickUnlock) ou com sua impressão digital. Uma chave nas configurações rápidas e um teclado especial Keepass2Android permitem que você digite rápida e facilmente seus dados de usuário em páginas da web.

A última atualização suporta o serviço Autofill do Android Oreo, e o Keepass2Android não cuida da sincronização do banco de dados de senhas por conta própria, em vez disso, depende da sincronização via Dropbox, Google Drive, OneDrive, FTP ou WebDAV. Se você não quiser usar este recurso, instale a versão offline, que não traz nenhuma conectividade de nuvem.

Gerenciadores de senhas para seu iPhone

O serviço integrado ao iOS

O iPhone também já tem um poderoso gerenciador de senhas, o que tem uma grande vantagem: Ele está diretamente integrado ao sistema operacional e se destaca com a função "Log in via Apple". Ao fazer isso, seu iPhone basicamente cria um e-mail e uma senha descartáveis para você imediatamente, automaticamente o registra em um serviço, e armazena as credenciais em um banco de dados.

Passwort Manager Apple
O gerenciador de senhas da Apple "Chaves" é muito bom! / © NextPit

Se você se conectar novamente ao serviço usando um dispositivo Apple, o iCloud Keychain irá inserir os dados gerados diretamente. Uma maneira muito boa de aumentar a proteção de dados na Internet. Mas você também pode armazenar senhas "normais" e dados de login no "chaveiro" do Apple iOS. Se você ainda não usa este sistema, você deve definitivamente experimentar. É a melhor solução para o gerenciamento de senhas no iOS.

Dashlane: a solução mais popular na AppStore

O app Dashlane marca presença em todos os artigos quando se trata de gerenciamento de senhas no Apple iOS. Afinal de contas, o Dashlane é o aplicativo de senhas mais popular na AppStore, mas requer uma conta. Logo quando você o configura, seu endereço de e-mail é verificado para ver se ele já foi incluído em um vazamento de dados. Se tudo estiver bem e sua senha mestra for suficientemente forte, você encontrará um app de senha particularmente intuitiva e bonita.

Dashlane Apple ioS
Dashlane permite a sincronização de senhas entre iOS e Android / © NextPit

O que é legal é que você pode usar o Face ID para se proteger ainda mais antes de digitar as senhas. Portanto, ao acessar páginas no navegador usando o preenchimento automático, o aplicativo confirmará o seu rosto para liberar a senha de acesso. O uso livre é limitado a um dispositivo com um máximo de 50 senhas. Portanto, vale a pena fazer a assinatura premium.

NordPass: solução sem restrição de conta também no iOS

Se você não pulou o início deste texto, você já conhece NordPass. O aplicativo de senha também está disponível para iPhone e isto vale especialmente a pena se você ainda usar um celular Android. Com uma conta NordPass você pode sincronizar facilmente suas senhas entre os dois dispositivos.

NordPass Apple ioS
Nordpass tem visual limpo e usa uma boa criptografia / © NextPit

Caso contrário, o NordPass no iOS oferece exatamente o que ele faz no Android. Você conta com um gerador de senhas para criar combinações fortes, e há também a ativação do preenchimento automático no iPhone. O NordPass tem uso gratuito, embora recursos como a verificação de vazamento de dados sejam reservados para a assinatura premium. Se você não quiser sincronizar senhas, também não precisa ter uma conta aqui.

RoboForm: boa alternativa com uma conta gratuita extensa

Uma alternativa para todos os apps mencionados acima é o RoboForm. Uma vantagem do aplicativo: ele é muito bonito e oferece muitos recursos sem nenhum custo. Estes incluem um gerenciador de senhas, a criação de inúmeros "logins" - combinações de senhas, e-mails e websites - e, é claro, o preenchimento automático.

Roboform Apple ioS
O Roboform parece muito legal no iPhone! O conjunto de recursos é bom também / © NextPit

O RoboForm também usa proteção por Face ID e oferece um recurso legal especialmente para pessoas mais velhas: você pode especificar uma pessoa de confiança que tenha acesso a todas as suas senhas em caso de emergência.

O que um gerenciador de senhas precisa fazer?

O que eu procurei quando busquei pelos apps de gerenciamento de senha? Basicamente, claro, como qualquer aplicativo recomendado no NextPit, o uso deve ser intuitivo e fácil. Como características básicas, procurei o seguinte nos aplicativos:

  • Gerador de senhas integrado;
  • Traz recursos de autopreenchimento para o navegador e outros apps;
  • Pode ser ativado com métodos de identificação biométrica (identificação facial, scanner de impressões digitais);
  • Sincroniza suas senhas entre múltiplos dispositivos ou a nuvem;
  • Alternativamente: pode ser usado em um dispositivo sem conexão à internet.

Basicamente, eu descreveria minhas exigências para os aplicativos seguindo a linha do "traz mais segurança sem ser chato". Esse é um bom resumo, certo? Fique à vontade para me escrever suas expectativas nos comentários.

Como criar boas senhas seguras

Você não está convencido pelo uso de gerenciadores de senhas e acha muito complicado confiar suas senhas a um aplicativo? Então deixo algumas dicas para senhas seguras. Basta passar por esta lista de verificação ao criar ou verificar suas contas de usuário:


Lista de verificação de senha

Crie senhas seguras
✓ Mesmo que seja difícil: Nunca use uma senha em mais de um serviço
✓ Use senhas longas com mais de 12 caracteres, se possível
✓ Uma boa opção é usar frases inteiras como senhas
✓ O uso de letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, etc. também proporciona mais segurança, mas não é garantia de segurança se a senha for muito curta
✓ Evite dados pessoais. Mesmo que um computador não consiga decifrá-los, as pessoas próximas a você ainda podem adivinhá-los

Para mais informações sobre por que algumas senhas são seguras e outras inseguras, visite o Centro de Pesquisa Gibson. Alternativamente, você pode baixar um gerenciador de senhas apenas para gerar senhas e depois excluí-lo.

Conclusão

Especialmente quando se trata de gerenciadores de senhas, eu acho que vale a pena gastar um pouco de dinheiro. Porque com opções como o Dashlane, você pode aumentar muito a segurança das suas contas. O valor já se paga, por verificar que sua conta não está listada em algum vazamento de dados.

Além disso, as empresas incluem funções adicionais, tais como verificações de segurança ou mesmo serviços VPN em suas aplicações. Portanto, é um pacote de segurança que começa com um aplicativo de senha correto.

Por outro lado, os serviços nativos do Google e da Apple também fazem um bom trabalho, funcionando de maneira integrada no celular, tablet e PC. Qual app de gerenciamento de senhas é o seu favorito? Deixe sua dica nos comentários!


Texto atualizado em junho de 2021, com novas opções e as ferramentas nativas do Android e iOS. Comentários anteriores à data podem mencionar aplicativos listados em versões anteriores da lista.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

42 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Davi Orzechowski há 1 mês Link para o comentário

    Muito bacana esse post! Acho que nosso aplicativo iSenhas poderia estar nessa lista. Você já o conhece? Da uma olhada lá e nos conte o que achou 😍


  • Luciana Coutinho-Crane 17/07/2016 Link para o comentário

    APass - DE GRACA - muito FACIL de usar, sem frescura. As suas senhas ficam guardadas no seu celular, evitando brechas em servidores. Usuarios avancados podem criar um arquivo CSV para transferir as senhas.

    APass Pro - caso voce queira usar Google Drive para armazenar os seus dados na nuvem, existe a versao APass Pro que custa $4.99 dolares. Super recomendo!


  • Richardson 05/04/2016 Link para o comentário

    Keep Pass!!!

    GRATUITO, sem limites, código fonte aberto.
    Plugins (que nem utilizo), dentre alguns sincronismo na nuvem.

    Disponível para todos os dispositivos possíveis e imagináveis, eu uso desde a época do Symbian S60.


  • Douglas 02/04/2016 Link para o comentário

    Impossível não citar o SafeInCloud, simplesmente o melhor.


    • Gabi Falavinha 19/08/2016 Link para o comentário

      Assino embaixo...pra mim o melhor também, foi os 18 reais mais bem gastos na Play Store até hoje por mim. Comprei com gosto, tanto a versão Pro do Android quanto a Pro do iOS, consigo fazer a triangulação entre meu smartphone Android, meu iPad e meu PC facilmente.


  • sergio koanbol 02/04/2016 Link para o comentário

    Uso o smart APP e gratis TB tem opcao tira foto de quem tenta usar meu smartphone sem minha permicao


  • Whebert Souza 01/04/2016 Link para o comentário

    Vejo que tem muita gente que não entende de criptografia. Enfim, usei durante algum tempo o LastPass, mas comecei a perder a confiança nos servidores do mesmo. Hoje uso o Keepass e sincronizo meu banco de dados criptografado com o Dropbox.


  • Júlio Gama 01/04/2016 Link para o comentário

    Eu utilizo o Keeper, e é fantástico, vale cada centavo, ele tem integração com navegadores e Apps, autenticação de 2 fatores, vale a pena investir em segurança.


  • Flavio Lima 01/04/2016 Link para o comentário

    Para proteger meus apps uso o CM SECURITY, ele tem muitas outras funções, mas desativo todas, só uso como App lock, anti furto e foto error senha, ele tira foto de quem tentar desbloquear meu celular (usando bloqueio tradicional) e de quem invadir meus App... Uso a 2 anos e não largo


  • Eduardo Rocha 01/04/2016 Link para o comentário

    Bacana os apps, mas a idéia de reunir todas as minhas senhas em um app não me parece agradável!


  • Cesar Oliver 01/04/2016 Link para o comentário

    Eu tenho a impressão de que muita gente aqui não entende muito bem do que escreve.

    "Os melhores"?


  • Eduardo VP 01/04/2016 Link para o comentário

    Se quer usar estes apps, por que não usa o da google mesmo? Simples, objetivo e sem esse monte de funções inúteis agregadas.


  • Victor Lima 01/04/2016 Link para o comentário

    app lock é bacana


  • Phelipe B. 01/04/2016 Link para o comentário

    Eu não compartilho muito da ideia de centralizar todas as minhas senhas em um app. Basta a pessoa quebrar a criptografia desse app pra ter acesso a tudo quanto é senha sua.


  • えもうちゃん 01/04/2016 Link para o comentário

    Uso o Chrome e todas as senhas ficam armazenadas lá. Caso eu entre em outro dispositivo, é só ir em passwords . google . com (sem espaço) e entra com minha conta :).


  • Giva Ferreira 01/04/2016 Link para o comentário

    Bom dia, ótimo artigo Rui,parabéns. Eu conheço um outro que não foi mencionado no artigo,o nome dele é o Finger Security. O Finger Security é bom,porém funciona somente em aparelhos que possua leitor biométrico.


  • Deivis Schuman 01/04/2016 Link para o comentário

    Não confio nem na própria roupa do corpo, quanto mais em aplicativos pra gerenciar senhas!


    • Phelipe B. 01/04/2016 Link para o comentário

      Exato! Tenho uma planilha , feita à mão, guardada em local seguro, com senha de sites e de bancos para caso de emergência. Somente duas pessoas sabem onde fica e como ter acesso a ela. Creio ser mais interessante que um app que centraliza tudo.


      • Deivis Schuman 01/04/2016 Link para o comentário

        Realmente brother Phelipe! Tu faz mto bem!


      • Eduardo Rocha 01/04/2016 Link para o comentário

        Gostei muito da ideia, me parece bem mais eficiente que qualquer app do tipo!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.