"Bug do Pix", na verdade, é golpe; entenda e se proteja

"Bug do Pix", na verdade, é golpe; entenda e se proteja

No último fim de semana, as redes sociais foram bombardeadas com diversos posts sobre um suposto "bug do Pix", que realizava estornos duplicados para a conta de quem usava códigos aleatórios.

Segundo um vídeo que viralizou na web, bastava usar um dos códigos que aparentemente garantiam o estorno para transferir o dinheiro. Pouco tempo depois, o dobro da quantia voltaria para a conta. 

No entanto, a divulgação desses "estornos" não passa de um golpe, conforme anunciado pelo Nubank, em uma nota oficial no blog "Fala, Nubank". De acordo com o banco digital, "não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias". 

O Nubank também afirmou que o golpe usa engenharia social para fazer com que a mensagem chegue até o maior número de pessoas possível, através de um vídeo que poderia ter sido facilmente falsificado usando o Pix de outra pessoa para realizar as transferências, conforme dito na nota:

"Os vídeos que costumam acompanhar esse tipo de mensagem são editados ou contém truques. Para mostrar a transferência 'em dobro' funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar. 

Desconfie sempre de mensagens que prometem ganho de dinheiro fácil – e, em caso de problemas ou dúvidas, entre sempre em contato com a sua instituição financeira."

Dito isso, a mensagem é simples: seja qual for o banco usado, não existe o bug e, caso você envie qualquer quantia para um código aleatório, a única coisa que irá acontecer é uma transferência básica via Pix - o que elimina a possibilidade de qualquer estorno. 

Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que golpes ocorreram usando o Pix. Logo após o anúncio de lançamento da ferramenta, cibercriminosos enviaram milhares de SMS com supostos códigos e links - que serviam como isca para roubo de dados.

Fonte: Nubank

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.